02 de agosto: NOSSA SENHORA DOS ANJOS
NOSSA SENHORA DOS ANJOS é padroeira da Costa Rica “Sua festa principal acontece no dia 2 de agosto, data em que, no ano de 1821, foi proclamada solenemente Padroeira de Costa Rica”. Ver: https://www.a12.com/academia/titulos-de-nossa-senhora?s=nossa-senhora-dos-anjos
– Ver ainda, Nossa Senhora dos Anjos “… Diz a lenda que, nas vésperas de algumas solenidades, desciam de noite numerosos coros de anjos, que cantavam aleluias em muitas vozes e faziam grandes festas. Por essa razão, era conhecida como Santa Maria dos Anjos. Chamavam-na também de Porciúncula, porque, conforme a tradição, os beneditinos tinham vivido ali antes de se instalar no Monte Subásio, e lhes haviam dado uma pequena porção de terra para o cumprimento de suas obrigações monásticas…”:https://www.a12.com/academia/titulos-de-nossa-senhora/historia-de-nossa-senhora-dos-anjos
– Ver “…Nossa Senhora dos Anjos é um dos muitos títulos[1] e devoções à Virgem Maria. Era a Santa de Devoção de São Francisco de Assis junto de São Miguel Arcanjo.
Diz a lenda que na véspera de algumas solenidades, desciam de noite, numerosos coros de anjos do céu, festejando e cantando, em honra a Deus, Jesus e à Virgem Rainha Maria.
Nossa Senhora dos Anjos é a santa padroeira da Costa Rica e da Cidade Norte-Americana de Los Angeles, na Califórnia…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_dos_Anjos
– Ver também “… No calendário litúrgico franciscano, o dia 2 de agosto é dedicado à celebração da Festa de Nossa Senhora dos Anjos, popularmente conhecida como “Porciúncula”. Na introdução do texto litúrgico do missal e da liturgia das horas, se diz o seguinte: “O Seráfico Pai Francisco, por singular devoção à Santíssima Virgem, consagrou especial afeição à capela de Nossa Senhora dos Anjos ou da Porciúncula. Aí deu início à Ordem dos Frades Menores e preparou a fundação das Clarissas; e aí completou felizmente o curso de seus dias sobre a terra. Foi aí também que o Santo Pai alcançou a célebre Indulgência , que os Sumos Pontífices confirmaram e estenderam a outras muitas igrejas. Para celebrar tantos e tão grandes favores ali recebidos de Deus, instituiu-se também esta Festa Litúrgica, como aniversário da consagração da pequenina ermida”…”: https://www.franciscanosrondinha.com.br/noticias/visualizar-noticia.vm?id=102667043
– Ver VIRGEN DE LOS ANGELES “… A Virgem de Los Angeles (a Virgem dos Anjos) é a padroeirada Costa Rica,também conhecida como La Negrita. O Dia de Virgen de Los Angeles é um feriado da Costa Rica celebrando a Virgen. [1]… De acordo com a tradição, La Negrita, a Virgem Negra, é uma pequena (menos de um metro de altura), provavelmente mulato, representação da Virgem Maria encontrada em 2 de agosto de 1635 por uma mulher nativa. Como diz a história, quando ela tentou levar a estatueta com ela, milagrosamente reapareceu duas vezes de volta onde ela a encontrou. Os habitantes da cidade então construíram um santuário ao seu redor. [2]
Em 1824, a Virgem foi declarada santa padroeira da Costa Rica. La Negrita agora reside em uma plataforma de ouro, cravejada de joias no altar principal da Basílica de Nuestra Señora de los Ángeles em Cartago. A cada 2 de agosto, no aniversário da milagrosa descoberta da estatueta, peregrinos de todos os cantos do país (e além) caminham pelos 22 km de São José até a basílica. Muitos dos penitentes completam as últimas centenas de metros da peregrinação de joelhos. Esta basílica é igualmente visitada por turistas e moradores locais. [3]…”: Virgen de los Angeles – Wikipédia (wikipedia.org)
– Ver também: págs. 144-153: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2014.pdf
– Ver “Conheça a belíssima história de São Francisco com a igreja de Nossa Senhora dos Anjos da Porciúncula.”: https://blog.cancaonova.com/tododemaria/a-historia-de-nossa-senhora-dos-anjos/
02 de agosto: INDULGÊNCIA DA PORCIÚNCULA
Conforme o DIRETÓRIO DA LITURGIA da CNBB de 2021, INDULGÊNCIA DA PORCIÚNCULA: “No dia 2 de agosto (ou em outro dia a ser marcado pela autoridade diocesana para a utilidade dos fiéis), nas igrejas paroquiais, pode ser adquirida a Indulgência Plenária da Porciúncula: a obra prescrita para lucrá-la é
a piedosa visita à Igreja, onde se rezam o Pai-nosso e o Credo, sendo necessárias ainda a confissão sacramental, a S. Comunhão e a oração na intenção do Sumo Pontífice. Esta Indulgência só pode ser lucrada uma vez; a visita à igreja pode ser feita desde o meio-dia da véspera até a meia-noite que encerra o dia marcado (Enchir. Indulg., Normas 18,25-26, n. 65)”.
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, neste mesmo dia, comemoração DA INDULGÊNCIA DA PORCIÚNCULA, capela que São Francisco de Assis amava acima de qualquer outro lugar no mundo, “pois lá havia tido a certeza de que todos os seus pecados haviam sido perdoados, e a confiança de que respirava na graça de Deus” (São Boaventura). (M). Todos os anos, os fiéis que visitem uma igreja franciscana em qualquer lugar do mundo desde o meio-dia de hoje e todo o dia 2 de agosto, poderão obter a chamada indulgência plenária da Porciúncula… Em 1966 o Papa Paulo VI publicou a Carta Apostólica “Sacrosancta Portiunculae ecclesia” com ocasião do 750º aniversário da concessão da indulgência da Porciúncula, onde expressou que “a instituição desta indulgência seja celebrada de maneira que verdadeiramente a Porciúncula seja aquele lugar santo onde se consegue o perdão total e se faz estável a paz com Deus”. Ver: http://c.vatican.va/content/paul-vi/la/letters/1966/documents/hf_p-vi_let_19660714_sacrosancta-portiunculae.html
– Ver também: https://w2.vatican.va/content/paul-vi/la/letters/1966/documents/hf_p-vi_let_19660714_sacrosancta-portiuncul ae.html e também: https://translate.google.com/translate?hl=pt-BR&sl=es&u=http://www.franciscanos.org/docpontificios/pablovi-indulgenciaporciuncula.html&prev=search
– Ver “Porciúncula (em italiano: Porziuncola) é uma pequena igreja fora de Assis, na fracção comunal de Santa Maria degli Angeli, atualmente contida dentro de uma basílica muito maior, a Basílica de Santa Maria dos Anjos, construída para proteger e venerar a tradição da pequena igreja.
É o lugar mais sagrado da Ordem Franciscana. Ali morreu Francisco de Assis…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Porci%C3%BAncula_(igreja)
– Ver: https://www.acidigital.com/noticias/assim-se-vivera-o-perdao-de-assis-em-tempos-de-pandemia-76946
OUTROS SANTOS DE 02 DE AGOSTO
1. Santo Eusébio (também na Folhinha do Coração de Jesus, Santo Eusébio de Vercelli), primeiro bispo de Vercelas, que consolidou a Igreja em toda a região do Piemonte, na actual Itália, e, por ter confessado a verdadeira fé do Concílio de Niceia, foi exilado pelo imperador Constâncio, primeiro para Citópolis, depois para a Capadócia e para a Tebaida; tendo regressado oito anos mais tarde à sua sede, trabalhou valorosamente para restaurar a fé contra os arianos. († 371).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano do Senhor de 371, o nascimento no céu de Santo Eusébio, bispo de Vercelli, no Piemonti que foi um dos primeiros a introduzir no Ocidente a vida comum dos clérigos. Defensor inabalável de Santo Atanásio, foi exilado pelos semi-arianos por ter confessado firmemente a fé da Igreja na divindade de Cristo. (M).
– Ver: https://pt.wikipedia.org/wiki/Eus%C3%A9bio_de_Vercelli
2. São Pedro Julião Eymard (também na Folhinha do Coração de Jesus), presbítero, que, depois de ter sido sacerdote diocesano e mais tarde membro da Sociedade de Maria, foi exímio apóstolo do mistério eucarístico e fundou novas Congregações, uma de clérigos e outra de religiosas, para venerarem e difundirem o culto do Santíssimo Sacramento. Morreu na localidade de La Mure, perto de Grenoble, na França, onde tinha nascido. († 1868).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em La Mure, diocese de Grenoble, em 1868, São Pedro Julião Eymard, fundador da Congregação dos Padres do Santíssimo Sacramento, que buscam na Eucaristia o espírito de sua vida e de seu apostolado. O Padre Eymard esteve em Solesmes para estudar com Dom Guéranger o projeto das constituições de sua instituição e o justo lugar que a liturgia deveria ter dentro dela. (X).
– Ver “…Pedro Julião Eymard (em francês: Pierre-Julien Eymard; La Mure, Isère, 4 de Fevereiro de 1811 – La Mure, 1 de Agosto de 1868) foi um sacerdote e aceite como santo católico. Como fundador da Congregação do Santíssimo Sacramento[1] é visto como sendo o apóstolo da Eucaristia.
Filho de um comerciante, foi primeiro padre secular e depois membro da Sociedade de Maria ou Marista (1839–1856) que deixou para criar a referida congregação religiosa dos padres sacramentinos e das irmãs sacramentinas.
Os últimos dias de sua vida foram cheios de contrariedades e de sofrimentos. Suas relíquias estão na igreja Santi Claudio e Andrea dei Borgognoni, em Roma.
Sua festa eclesiástica está fixada no dia 2 de Agosto…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_Juli%C3%A3o_Eymard
3. Na África Setentrional, na actual Tunísia, a comemoração de São Rutílio, mártir, que, mudando várias vezes de residência para fugir à perseguição e pagando por vezes o resgate com dinheiro, por fim foi inesperadamente preso e entregue ao governador; depois de ter sofrido inumeráveis suplícios, foi lançado ao fogo e coroado gloriosamente com o martírio. († a. 212)
4. Em Roma, no cemitério de Calisto, Santo Estêvão I, papa, que, para afirmar claramente que a união baptismal dos fiéis com Cristo se realizava uma só vez, proibiu que os hereges que quisessem voltar à plena comunhão com a Igreja fossem de novo baptizados. († 257).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Roma, em 257, Santo Estêvão I, Papa. Opôs-se energicamente ao costume de rebatizar os hereges, quando estes retornavam à Igreja Católica (M).
– Ver páginas 33-50: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2014.pdf
– Ver também “…O Papa Estêvão I (em latim: Stephanus) foi o 23º papa. Foi eleito em 12 de Maio de 254 e morreu em 2 de Agosto de 257. Sucedeu ao Papa Lúcio I…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Papa_Est%C3%AAv%C3%A3o_I
5. No território de Burgos, na Hispânia, Santa Centola (Centolla), mártir. († data inc.)
6. Em Pádua, na Venécia, hoje na Itália, São Máximo, bispo, que é considerado sucessor de São Prosdócimo. († s. III-IV)
7*. Em Marselha, na Provença, região da Gália, actualmente na França, São Sereno, bispo, que deu hospitalidade a Santo Agostinho e seus companheiros enviados pelo papa São Gregório Magno para a evangelização da Inglaterra e, quando se dirigia a Roma, morreu em Vercelas, território da actual Itália. († d. 601)
8*. Em Chartres, na Nêustria, hoje também na França, São Betário, bispo. († c. 623)
– Ver “… 623 São Betharius Bispo Bispo de Chartres, França. Ele serviu nesta capacidade de 595 a 623. Ele também participou do Conselho de Sens…7º v.São Boetário. Bispo Chartres. Bispo e capelão do rei Clotário II da França. Boetharius foi bispo de Chartres, recebendo aquela sede por volta de 595.”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayAugust02.html
9*. Em Palência, na região de Castela, na Espanha, o passamento de São Pedro, bispo de Osma, que primeiramente foi monge, depois arcediago da Igreja de Toledo e finalmente eleito para a sede de Osma, pouco tempo antes libertada do domínio dos Mouros, que ele reconstituiu com grande zelo pastoral. († 1109).
– Ver páginas 51-52: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2014.pdf
10*. Em Caleruega, também na região de Castela, a comemoração da Beata Joana, mãe de São Domingos, que, com grande espírito de fé, fez grandes obras de misericórdia em favor dos miseráveis e dos aflitos. († s. XIII in.)
11*. Em Barbastro, também na Espanha, os beatos Filipe de Jesus Munárriz Azcona, João Díaz Nosti e Leôncio Pérez Ramos, presbíteros e mártires, que eram Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria e, durante a perseguição contra a Igreja, foram fuzilados às portas do cemitério, em ódio à vida religiosa. († 1936)
12*. Também em Barbastro, o Beato Zeferino Giménez Malla, mártir, que, sendo de etnia cigana, se dedicou a promover a paz e concórdia entre o seu povo e os vizinhos, até que, durante a mesma perseguição, por ter defendido um sacerdote maltratado pelos milicianos, foi metido no cárcere e depois levado ao cemitério e fuzilado com o Rosário nas mãos, terminando assim a sua peregrinação terrena. († 1936)
13*. Em Híjar, localidade próxima de Teruel, na Espanha, o Beato Francisco Calvo Burillo, presbítero da Ordem dos Pregadores e mártir, que na mesma perseguição contra a fé sofreu o martírio. († 1936)
14*. Em Madrid, também na Espanha, o Beato Francisco Tomás Serer, presbítero da Congregação dos Terciários Capuchinhos de Nossa Senhora das Dores, que na mesma perseguição derramou o seu sangue por Cristo. († 1936)
15♦. Em Pianura, na Campânia, região da Itália, o Beato Justino Maria Russolíllo, presbítero da diocese de Nápoles, fundador da Sociedade das Divinas Vocações. († 1955)
16. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Nicéia, no séc. VI, Santa Teódota (Santa Teodata, também na Folhinha do Coração de Jesus), queimada viva com seus três filhos, em testemunho da fé em Cristo. (M).
– Em Nicéia, na Bitínia, martírio de Santa Teódota, com seus três filhos, dos quais o mais velho, chamado Evódio, confessando generosamente a Jesus Cristo, foi primeiramente ferido a porretadas, por ordem do cônsul Niceto, que depois os fez queimar, com sua mãe. Ver páginas 54-55: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2014.pdf
17. Bem-Aventurado Gualter, franciscano. Ver página53: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2014.pdf
18. Outros santos do dia 02 de agosto, páginas: 33-55: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2014.pdf
Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XII – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.
“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santase Santos”.
R/: Demos graças a Deus!”
OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.
– Sobre 02 de agosto, ver ainda: 2 de agosto – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
BIBLIOGRAFIA:
- MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
- MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi eCaterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 602-605: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-
- VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%2 0-%201.pdf
- Martirológio Romano-Monástico – adaptado para Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
- Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livrariaon line – www.editorapermanencia.com
- Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
- https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayAugust02.html
DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)
* Senhor, nosso Deus e Pai amado, obrigado por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!
Querida Mãe Virgem Maria, socorra-nos, proteja-nos
São José, Anjos e Santos, intercedam por nós! Obrigado! Amém!
PAI AMADO, DÊ-NOS A GRAÇA PARA LUTAR COM ENTUSIASMO
E FORÇA DE VONTADE,
POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO E TRABALHO,
MESMO EM SITUAÇÕES DIFÍCEIS E ESPINHOSAS,
PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ
DE BONS COSTUMES E SANTIDADE!
LIVRA-NOS DA CERVIZ DURA E DO CORAÇÃO EMPEDERNIDO!
EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO!
AMÉM!
* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DESANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA:
* SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!
“O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)
“Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio,lembrado em 10 de fevereiro)
“Ó meu Deus, “sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia, 14 de fevereiro). Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!
“Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu sempre lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo,na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)
Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”
“Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível.
(conforme: Saint of the Day (lngplants.com)
ou
Saint of the Day May 20 (lngplants.com)
“…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio, lembrados em 21 de maio)
* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO: “Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html
* Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém!
* PAI, ABRACE-NOS! JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!
DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS UNA!
MÃEZINHA MARIA, VELE POR NÓS!
EM NOME DE JESUS, PAI! AMÉM!
* Ver o blog https://vidademartiressantasesantos.blog/
MUITO OBRIGADO!