INVENÇÃO DO CORPO DE SANTO ESTÊVÃO (ver também 26 de dezembro), primeiro mártir e dos Santos Gamaliel (também na Folhinha do Coração de Jesus), Nicodemos (também na Folhinha do Coração de Jesus) e Abibão.
(a)- Ver páginas 56-64: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2014.pdf
(b)- Ver (youtube): https://www.youtube.com/watch?v=s8IhjDeMRig
(c)- Ver (SITE LIGADO A MARCEL LEFEBVRE) “A Igreja instituiu esta segunda festa do Santo Protomártir Estevão para comemorar a descoberta (invenção) de suas relíquias junto às de Gamaliel, Habib e Nicodemos, pelo Padre Luciano, em Gamala da Palestina, em dezembro do ano 415, e no túmulo constava a inscrição “KEAYEA CELIEL”, que significa “Servo de Deus”. O Bispo de Lidda, avisado pelo Padre Luciano, estava presente na exumação. Chamamos também de “invenção das relíquias“, que é o fato do descobrimento delas, assim como também se diz “invenção da Santa Cruz” ou “invenção do Brasil”, significando, neste caso, descobrimento, achado…
… O segredo do lugar do sepultamento de Estevão foi deixado com Nicodemos, o discípulo que, durante a noite, visitava Jesus (Jo 3, 1-21; 7, 50-52; 19, 38-42). Depois de mortos, os corpos de Gamaliel e de seu filho Habib foram sepultados perto do lugar onde estava sepultado Estêvão. […]”: http://farfalline.blogspot.com/2015/08/encontro-das-reliquias-de-santo-estevao.html
(d)- Ver também: Santo Estêvão “… Santo Estêvão é o primeiro mártir do cristianismo, sendo considerado santo por algumas das denominações cristãs (católica, ortodoxa e a anglicana). É celebrado em 26 de Dezembro no Ocidente e em 27 de Dezembro no Oriente por tais denominações. Ele também está listado entre os Setenta Discípulos…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%AAv%C3%A3o_(m%C3%A1rtir)
(e)- Ver São Nicodemos às páginas 65-80: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2014.pdf
(f)- Ver também “São Nicodemos: Nicodemos (em grego: Νικόδημος) viveu no século I, foi um fariseu e contemporâneo de Jesus Cristo. Defendeu-o perante o Sinédrio e sepultou-o. Atribuem-lhe um evangelho apócrifo, outrora chamado de Atos de Pilatos.[1]…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Nicodemos
(g)- VER: PORTADORES DE MIRRA “… No contexto da Igreja Ortodoxa, Mirróforos ou Portadores de Mirra (Grego: Μυροφόροι, Latim: Myrophorae; Eslavo eclesiástico: Жены́-мѷроно́сицы) são os indivíduos mencionados no Novo Testamento que estiveram diretamente envolvidos no enterro ou que descobriram o túmulo vazio após a Ressurreição de Jesus. O termo geralmente refere-se às mulheres que teriam levado mirra ao túmulo de Cristo de manhã cedo e o descobriram vazio. Na Igreja Ocidental, são geralmente usados os termos Três Marias ou outras variantes. Entre os mirróforos estão também José de Arimateia e São Nicodemos, que removeram o corpo de Jesus da cruz, o embalsamaram com mirra e aloe, o envolveram com linho e o depositaram no túmulo.[1]”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Portadores_de_Mirra
(h)- Ver São Gamaliel e Santo Abibão, às páginas 81-85: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2014.pdf
(i)- Ver também “Gamaliel, o Ancião (גמליאל), ou rabino Gamaliel I (segunda metade do século I a.C. — cerca de 50 d.C.) foi o neto do grande educador judeu Hilel, o Ancião. Líder dentre as autoridades do Sinédrio de meados do século I, reconhecido mestre e Doutor da Lei (Torá). Morreu vinte anos antes da destruição do Segundo Templo em Jerusalém.[carece de fontes]…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gamaliel
(j)- Ver “… Abibas (Abibo) (RM). Abibas, o segundo filho de Gamaliel (Atos 5:34; 22: 3), converteu-se ao cristianismo como seu pai e discípulo do pai, São Paulo. Parece que ele escapou da destruição de Jerusalém e viveu até os 80 anos. Em 415, seus restos mortais, junto com os santos Estêvão, Gamaliel e Nicodemos, foram encontrados em Capergamela, perto de Jerusalém (Beneditinos, Enciclopédia).”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayAugust03.html
(k) VER 26 DE DEZEMBRO
– Festa de Santo Estêvão (26 de dezembro) protomártir, homem cheio de fé e do Espírito Santo, que foi um dos sete primeiros diáconos escolhidos pelos Apóstolos como seus colaboradores no ministério e foi também o primeiro dos discípulos do Senhor a derramar o seu sangue em Jerusalém, onde, enquanto era apedrejado pelos perseguidores, deu testemunho de Cristo Jesus, afirmando que O via sentado na glória à direita do Pai.
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico (26 de dezembro), festa de Santo Estêvão (também na Folhinha do Coração de Jesus), protomártir, que após pouco mais de sete anos depois do Calvário foi o primeiro a dar testemunho de Cristo pelo sacrifício de sua vida. O livro dos Atos relata como, cheio da graça e do Espírito Santo, foi ele escolhido pelos Apóstolos para ser um dos sete primeiros diáconos, e também como foi apedrejado, depois de ter confessado a fé em Jesus Cristo, exaltado à direita de Deus, e orado por seus perseguidores. (R).
OUTROS SANTOS DE 03 DE AGOSTO
1. Em Nápoles, na Campânia, região da Itália, Santo Asprenate (Asprenato), primeiro bispo desta cidade. († s. II-III).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico,no séc. III, Santo Aspreno, primeiro bispo de Nápoles, que semeou o Evangelho naquele território. (M)
2. Em Autun, na Gália Lionense, hoje na França, Santo Eufrónio, bispo, que edificou a basílica do mártir São Sinfroniano e adornou com maior decoro o túmulo de São Martinho de Tours. († d. 475).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, perto do ano 475, Santo Eufrônio. Herdeiro de uma antiga e rica família galo-romana, renunciou a todos os seus privilégios para colocar-se a serviço de Cristo e da Igreja. Foi depois consagrado bispo de Autun. (M)
– Ver “…Santo Eufrônio, bispo de Autun, antecedeu São Flaviano de Autun na cátedra desta diocese e é venerado em 3 de agosto…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Eufr%C3%B4nio_de_Augustoduno
3. No monte Mássico, na Campânia, região da Itália, São Martinho, que permaneceu durante muitos anos recluso numa estreitíssima caverna. († 580)
4. Em Anágni, no Lácio, também região da Itália, São Pedro, bispo, que resplandeceu pela observância monástica, depois pela sua diligência pastoral e finalmente pela edificação da igreja catedral. († 1105).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no mesmo dia, São Pedro. Originário da nobre família dos príncipes de Salerno, tomou o hábito beneditino. Depois, feito bispo de Anagnie, exerceu a função de apocrisiário em Constantinopla. Enfim, de volta à suas diocese, construiu uma nova catedral. (M).
– Ver página 88: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2014.pdf
5*. Em Lucera, na Apúlia, também região da Itália, o Beato Agostinho Kazotic, bispo, da Ordem dos Pregadores, que, primeiro governou a Igreja de Zagreb; e depois, por causa da hostilidade do rei da Dalmácia, transitou para a sede de Lucera, onde se dedicou com grande diligência ao cuidado dos pobres e dos necessitados. († 1323)
6*. Em Alicante, na Espanha, o Beato Salvador Ferrándis Segui, presbítero e mártir, que, durante a perseguição contra a fé, derramou o seu sangue por Cristo e alcançou a palma da glória. († 1936)
7*. Em Samalus, localidade próxima de Barcelona, também na Espanha, os beatos mártires Afonso López López, presbítero, e Miguel Remon Salvador, religioso, ambos da Ordem dos Frades Menores Conventuais, que na mesma perseguição foram coroados com o supremo testemunho de Cristo. († 1936)
8*. Em Barcelona, também na Espanha, o Beato Francisco Bandrés Sánchez, presbítero da Sociedade Salesiana e mártir, que, durante a mesma perseguição, confirmou com o seu sangue a plena fidelidade a Cristo. († 1936)
9♦. Em Ronda, perto de Málaga, também na Espanha, os beatos António Mohedano Larriva e António Pancorbo López, presbíteros da Sociedade Salesiana e mártires, que foram assassinados em ódio ao sacerdócio. († 1936)
10. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Beréia, atual Alepo, na Síria, no séc. V, Santas Marana e Cira, monjas que viveram na mais estrita reclusão, na escuta da Palavra de Deus. (M).
– Ver páginas 86-87: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2014.pdf
– Ver “… Século 5. As santas Marana e Cyra foram duas donzelas que se tornaram eremitas perto de Beroea, na Síria. Diz-se que eles mantiveram silêncio sagrado durante todo o ano, exceto em Pentecostes (Beneditinos)…”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayAugust03.html
11. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Constantinopla, São Dalmácio. Era monge há quarenta e oito anos quando, em 431, saiu pela primeira vez de sua clausura, acompanhado de sua comunidade, para intervir no Concílio de Éfeso em favor dos bispos ortodoxos, privados de sua liberdade pelos nestorianos. (X)
12. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano do Senhor de 940, o Bem-Aventurado Beno, bispo de Metz, que se retirou para o ermo de Nossa Senhora dos Eremitas, hoje Ensielden, na Suíça. (X).
– Bem-Aventurado Bennon, ver página 91: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2014.pdf
13. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, na Rússia, no séc. XII, Santo Antônio, monge de origem italiana, que fundou em Novigorod um mosteiro dedicado à natividade de Nossa Senhora. (M)
14. São Valteno, abade. Ver páginas 89-90: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2014.pdf
15. Dia 31 de julho, no Martirológio Romano, em Ravena, na Flamínia, na hodierna Emília-Romanha, região da Itália, o passamento de São Germano (também na Folhinha do Coração de Jesus do dia 03 de agosto), bispo de Auxerre, que libertou por duas vezes a Bretanha da heresia pelagiana e, tendo-se dirigido a Ravena para promover a paz na região da Armórica, foi recebido com honras solenes pelos imperadores Valeriano e Gala Placídia, subindo dali ao reino celeste. († 448).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico (31 de julho), em 448, São Germano, inicialmente alto funcionário do império, residia em Auxerre, sua cidade natal. Fundou um mosteiro além do rio Yonne, para reunir o exemplo e a oração dos monges à atividade do clero. Reavivou a religião católica nas Ilhas Britânicas, ameaçadas pela heresia pelagiana. Foi “pai espiritual” de Santa Genoveva, e é honrado em Paris na Igreja de Saint-Germain-l’Auxerrois, paróquia dos reis de França. (M).
– No VIDAS DOS SANTO do dia 30 de julho, São Germano, bispo de Auxerre. Ver Páginas 429-445: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2013.pdf
16. Santa Lídia. Ver “Lídia, inscrita na lista dos santos católicos pelo cardeal César Barónio em 1607[1]. Ela e os familiares da sua casa estavam entre os primeiros na Europa a aceitar o cristianismo, por volta de 50 EC, em resultado da actividade do apóstolo Paulo em Filipos.”: https://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADdia_(B%C3%ADblia)
17. Outros santos do dia 03 de agosto, páginas: 56-93: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2014.pdf
Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XII – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.
“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santase Santos”.
R/: Demos graças a Deus!”
OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.
– Sobre 03 de agosto, ver ainda: 3 de agosto – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
BIBLIOGRAFIA:
- MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
- MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi eCaterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 605-606: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-
- VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%2 0-%201.pdf
- Martirológio Romano-Monástico – adaptado para Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
- Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livrariaon line – www.editorapermanencia.com
- Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
- https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayAugust03.html
DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)
* Senhor, nosso Deus e Pai amado, obrigado por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!
Querida Mãe Virgem Maria, socorra-nos, proteja-nos
São José, Anjos e Santos, intercedam por nós! Obrigado! Amém!
PAI AMADO, DÊ-NOS A GRAÇA PARA LUTAR COM ENTUSIASMO
E FORÇA DE VONTADE,
POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO E TRABALHO,
MESMO EM SITUAÇÕES DIFÍCEIS E ESPINHOSAS,
PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ
DE BONS COSTUMES E SANTIDADE!
LIVRA-NOS DA CERVIZ DURA E DO CORAÇÃO EMPEDERNIDO!
EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO!
AMÉM!
* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DESANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA:
* SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!
“O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)
“Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio,lembrado em 10 de fevereiro)
“Ó meu Deus, “sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia, 14 de fevereiro). Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!
“Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu sempre lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo,na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)
Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”
“Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível.
(conforme: Saint of the Day (lngplants.com)
ou
Saint of the Day May 20 (lngplants.com)
“…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio, lembrados em 21 de maio)
* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO: “Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html
* Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém!
* PAI, ABRACE-NOS! JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!
MÃEZINHA MARIA, VELE POR NÓS!
DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS UNA!
EM NOME DE JESUS, PAI! AMÉM!
* Ver o blog https://vidademartiressantasesantos.blog/MUITO OBRIGADO