1. Memória de São João Maria Vianney (também na Folhinha do Coração de Jesus), presbítero, que durante mais de quarenta anos exerceu de modo admirável o seu ministério na paróquia que lhe foi confiada na localidade de Ars, perto de Belley, na França, com a pregação assídua, a oração e o exemplo de penitência. Todos os dias explicava o catecismo aos mais pequenos e aos adultos, reconciliava os penitentes e com a sua ardente caridade, que hauria da sua fonte primordial, a Santíssima Eucaristia, resplandeceu de tal modo que difundiu os seus conselhos ao longe e ao largo e sapientemente conduziu muitos a Deus.
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, memória de São João Maria Vianney, morto em 1859. Ordenado padre depois de laboriosos estudos, foi primeiro vigário em Ecully. Tornando-se o pároco de Ars, três anos depois, exerceu durante mais de quarenta anos uma influência considerável sobre todos os que se beneficiaram de sua oração, dos méritos de sua vida austera e de seu ministério no sacramento da penitência. Pio XI, ao canonizá-lo, proclamou-o patrono celeste dos padres encarregados de paróquias. (R).
– Ver páginas 292-299: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2014.pdf
– Ver “…João Maria Batista Vianney – Santo Cura d’Ars (Dardilly, Ródano, 8 de maio de 1786 — Ars-sur-Formans, 4 de agosto de 1859) foi um sacerdote francês, canonizado pela Igreja Católica.[1] Foi nomeado padroeiro dos Párocos em 23 de abril de 1928.[2] Também é conhecido como o Santo Cura de Ars…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Batista_Maria_Vianney
– Ver ainda “… Padre Trochu escreveu esta história em seu livro sobre o Cura d’Ars: Um dia, alguns paroquianos indiscretos subiram ao primeiro andar de sua casa e ouviram a voz de uma mulher conversando com seu padre. A surpresa deles foi indescritível, pois sabiam que o padre era muito reservado com o sexo feminino. Alguns garantiram que não era a primeira vez. Então, eles juntaram coragem e bisbilhotaram a porta. O que eles ouviram foram recomendações para cuidar de fulano de tal, depois salvar fulano de tal etc. Eles ficaram ali ouvindo uma conversa muito particular … Depois de meia hora, o santo abriu a porta e surpreendeu os visitantes … que foram obrigados a explicar o motivo da sua presença. Eles conseguiram se desculpar sem muito constrangimento. Foi o Cura d’Ars quem pareceu o mais envergonhado. Depois de refletir um pouco – e para afastar qualquer suspeita -, ele confessou que tinha o prazer de, às vezes, receber a Virgem Maria em sua casa para falar sobre suas preocupações e se aconselhar sobre casos difíceis… “Não podemos compreender o poder que uma alma pura tem sobre Deus. Não é a alma que faz a vontade de Deus, mas Deus quem faz a vontade da alma…
… Entre os traços imitáveis da prodigiosa santidade de John Vianney, a mais notável é provavelmente sua devoção a Maria. (…) Deixou-nos o exemplo da sua vida de sacerdote e pastor, pontilhada de festas marianas, onde vemos claramente o domínio resplandecente e maternal de Maria sobre a alma daquele santo, devido à consagração total que lhe fez de sua própria pessoa e trabalho. Seria exagero ver nessa consagração a chave da sua santidade pessoal e fecundidade apostólica?”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayAugust04.html
2. Comemoração de Santo Aristarco de Tessalónica, que foi discípulo do Apóstolo São Paulo, fiel companheiro nas suas viagens e também seu companheiro de prisão em Roma.
– Ver páginas 124-128 http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2014.pdf
3. Em Roma, junto à Via Tiburtina, os santos Justino e Crescenciano, mártires. († 258)
4. Em Társia, na Bitínia, actualmente na Turquia, Santo Eleutério, mártir.
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Constantinopla, Santo Eleutério, mártir de Tarso, cujo túmulo foi o começo de uma célebre peregrinação feita naquela cidade imperial. (M). († s. IV)
5. Na antiga Pérsia, Santa Ia (também na Folhinha do Coração de Jesus), mártir no tempo do rei Sapor II.
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, na Pérsia, o martírio de Santa Ia e seus companheiros, que suportaram a morte por causa da fé cristã, depois de terem sofrido cruéis suplícios sob o rei Sapor. (M) († c. 362)
– Ver “…Fontes não confiáveis fizeram de Santa Ia (que significa “violeta“) uma grega, talvez uma escrava, que teve tanto sucesso em converter mulheres persas ao cristianismo que foi presa durante a perseguição aos cristãos pelo rei Sapor II da Pérsia. Ela foi torturada por meses na tentativa de forçá-la a apostatar, mas não teve efeito. Por fim, ela foi açoitada até a morte e depois decapitada, supostamente com outras 9.000 pessoas. Muito pouco se sabe sobre esta santa – até o gênero é incerto – e nenhuma passio existe (Beneditinos, Delaney, Enciclopédia).”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayAugust04.html
6. Em Tours, na Nêustria, na hodierna França, a comemoração de Santo Eufrónio, bispo, que tomou parte em vários concílios, reconstruiu muitas igrejas na cidade, fundou paróquias em todo o território e promoveu diligentemente a veneração à Santa Cruz.
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano do Senhor de 573, Santo Eufrônio, bispo de Tours. Teve grande prestígio junto aos poderosos, e consagrou seu trabalho na restauração ou construção de santuários de sua cidade episcopal. (M) († 573).
– Ver páginas 129-130: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2014.pdf
7*. Na floresta de Panaia, perto de Catanzaro, na Calábria, região da Itália, Santo Onofre, eremita, insigne pela sua vida de jejuns e austeridade. († 995)
8*. Em Split, na Dalmácia, na actual Croácia, São Rainério (Raniero), bispo e mártir, que, depois de ter sido monge, por defender os direitos da Igreja suportou numerosos tormentos na sede de Cágli e depois morreu apedrejado em Split. († 1180).
– Ver São Reinier, bispo, arcebispo e mártir. Páginas 133-140: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2014.pdf
9*. Em Bolonha, na Emília-Romanha, região da Itália, a Beata Cecília, virgem, que recebeu o hábito monacal das mãos de São Domingos, de cuja vida e espiritualidade foi fidelíssima testemunha. († 1290)
10*. Em Londres, na Inglaterra, o Beato Guilherme Horne, mártir, monge na Cartuxa desta cidade, sempre fiel à observância da Regra, que suportou um longo cativeiro no reinado de Henrique VIII e, submetido finalmente ao suplício no patíbulo de Tyburn, partiu desta vida e tomou lugar à direita de Cristo. († 1540)
11*. Em Montréal, no Quebec, província do Canadá, o Beato Frederico Janssoone, presbítero da Ordem dos Frades Menores, que difundiu muito as peregrinações à Terra Santa para progredir na fé. († 1916)
12*. Em Madrid, na Espanha, o Beato Gonçalvo Gonçalo, religioso da Ordem de São João de Deus e mártir, que, durante a perseguição contra a religião, confirmou com o seu sangue a sua fé em Cristo. († 1936)
13. Em Barcelona, também na Espanha, os beatos mártires José Batalla Parramon, presbítero, José Rabasa Bentanachs e Gil Rodício Rodício, religiosos da Sociedade Salesiana, que na mesma perseguição, vencendo o bom combate da fé, alcançaram a vida eterna. († 1936)
14*. No campo de concentração de Dachau, perto de Munique, cidade da Baviera, na Alemanha, o Beato Henrique Krzystofik, presbítero e mártir, que, durante a guerra, deportado da Polónia para um cárcere estrangeiro por causa da sua fé cristã, com numerosos suplícios consumou o seu martírio. († 1942)
15. Na Folhinha do Coração de Jesus, São Lugaido.
– No VIDA DOS SANTOS, São Molua, ou Mo-lua, ou Ludgid, ou Ludgaid, Lughaedh, abade. Ver páginas 131-132: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2014.pdf
– Ver “… 622 Molua educado em Bangor sob Saint Comgall fundou mais de 100 mosteiros na Irlanda Abbot (AC);distinguiu-se por milagres (também conhecido como Lua, Da Lua, Luanus, Lugid, Lughaidh)
Nasceu em Limerick; morreu em 4 de agosto. São Molua foi educado em Bangor sob o comando de São Comgall e era conhecido como monge, eremita e construtor. Como São Bernardo nos assegura, Molua fundou mais de 100 mosteiros na Irlanda, incluindo o de Killaloe (County Clare) e Cluain-Fearta Molua, nas fronteiras de Ossory e Queen’s County em Leinster. São Molua prescreve uma regra monástica austera que foi observada por muito tempo na Irlanda. Impedia o mais estrito silêncio e recolhimento, e proibia as mulheres de se aproximarem da igreja dos monges.
Apesar de sua estrita observância da disciplina monástica, ele era um homem de grande ternura para com os homens e os animais. Seu principal discípulo foi Saint Flannan , que o sucedeu no governo de Killaloe. O oratório de Molua na Ilha dos Frades, a algumas centenas de metros da catedral, foi reerguido antes que a área fosse submersa pelas obras hidroelétricas de Shannon em 1929 (Beneditinos, Enciclopédia, Fazendeiro, Husenbeth)…
… Em seu leito de morte, São Molua dirigiu-se a seus monges e disse: “Queridos irmãos, cultivem sua terra diligentemente, para que tenham comida, bebida e roupas suficientes; pois onde há o suficiente, há estabilidade; onde há estabilidade, há verdadeira religião; e o fim da verdadeira religião é a vida eterna”…
… Existe alguma confusão entre este Molua e outros santos do mesmo nome. Killaloe (Cill da Lua) pode receber o nome deste Molua ou de outro que se chamava “o Leproso”, ou podem ser ambos a mesma pessoa. Existem três recensões em latim da Vida de São Molua; um foi impresso na Acta Sanctorum, agosto, vol. eu; outro na edição de De Smedt do Codex Salmanticensis, e o terceiro por C. Plummer em VSH., vol. ii, pp. 206-225. AP Forbes em KSS. (pp. 409-411) repudia qualquer identidade entre São Moloc ( 25 de junho )e São Molua …”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayAugust04.html
16. Bem-Aventurado Francisco Cecco, ermitão (PÁGINAS 141-153). Inclui texto sobre a INDULGÊNCIA DA PORCIÚNCULA (ver 02 de agosto). Ver páginas 144-153: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2014.pdf
17. Outros santos do dia 04 de agosto, páginas: 94-155: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2014.pdf
Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XII – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.
“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santase Santos”.
R/: Demos graças a Deus!”
OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.
– Sobre 04 de agosto, ver ainda: 4 de agosto – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
BIBLIOGRAFIA:
- MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
- MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi eCaterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 607-609: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-
- VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%2 0-%201.pdf
- Martirológio Romano-Monástico – adaptado para Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
- Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livrariaon line – www.editorapermanencia.com
- Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
- https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayAugust04.html
DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)
* Senhor, nosso Deus e Pai amado, obrigado por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!
Querida Mãe Virgem Maria, socorra-nos, proteja-nos
São José, Anjos e Santos, intercedam por nós! Obrigado! Amém!
PAI AMADO, DÊ-NOS A GRAÇA PARA LUTAR COM ENTUSIASMO
E FORÇA DE VONTADE,
POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO E TRABALHO,
MESMO EM SITUAÇÕES DIFÍCEIS E ESPINHOSAS,
PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ
DE BONS COSTUMES E SANTIDADE!
LIVRA-NOS DA CERVIZ DURA E DO CORAÇÃO EMPEDERNIDO!
EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO!
AMÉM!
* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DESANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA:
* SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!
“O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)
“Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio,lembrado em 10 de fevereiro)
“Ó meu Deus, “sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia, 14 de fevereiro). Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!
“Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu sempre lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo,na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)
Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”
“Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível.
(conforme: Saint of the Day (lngplants.com)
ou
Saint of the Day May 20 (lngplants.com)
“…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio, lembrados em 21 de maio)
* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO: “Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html
* Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém!
* PAI, ABRACE-NOS! JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!
DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS UNA!
MÃEZINHA MARIA, VELE POR NÓS!
EM NOME DE JESUS, PAI! AMÉM!
* Ver o blog https://vidademartiressantasesantos.blog/
MUITO OBRIGADO!