Festa da TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR (também na Folhinha do Coração de Jesus), na qual Jesus Cristo, Filho Unigénito, em quem o Eterno Pai pôs toda a sua complacência, diante dos apóstolos Pedro, Tiago e João, com o testemunho da lei e dos profetas, manifestou a sua glória, para significar que a nossa humilde condição de servos por Ele assumida foi pela graça gloriosamente renovada, e proclamar até aos confins da terra que a imagem de Deus, plasmada no homem criado, embora corrompida em Adão, foi restaurada em Cristo.
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, Festa da Transfiguração do Senhor, mistério pelo qual Cristo manifestou sua glória divina, atestada pela voz do Pai e pela presença de Moisés e de Elias, para preparar seus discípulos para a provação da cruz. Esta festa é celebrada neste mesmo dia pelos orientais bizantinos, sírios e coptas, ao passo que os armênios a celebram no domingo seguinte. (R).
– Ver páginas 419-422: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%207.pdf
– Ver também “… A Transfiguração de Jesus é um episódio do Novo Testamento no qual Jesus é transfigurado (ou “metamorfoseado”) e se torna “radiante” no alto de uma montanha.[1][2] Os evangelhos sinóticos (Mateus 17:1-9, Marcos 9:2-8 e Lucas 9:28-36) e uma epístola (II Pedro 1:16-18) fazem referência ao evento.[1] Nestes relatos, Jesus e três de seus apóstolos vão para uma montanha (conhecida como Monte da Transfiguração). Lá, Jesus começa a brilhar e os profetas Moisés e Elias aparecem ao seu lado, conversando com ele. Jesus é então chamado de “Filho” por uma voz no céu – presumivelmente Deus Pai – como já ocorrera antes no seu batismo.[1]…”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Transfiguração_de_Jesus
– Ver 06 de agosto na Igreja Ortodoxa: https://pt.wikipedia.org/wiki/6_de_agosto_na_Igreja_Ortodoxa
BOM JESUS DA LAPA
Conforme o DIRETÓRIO DA LITURGIA DA CNBB DE 2021 do dia 05 de agosto, “… dia 6, nas Arquidioceses de Olinda e Recife e nas Dioceses de Bom Jesus da Lapa, Campos, Ourinhos e Palmas; SANTÍSSIMO SALVADOR ou SENHOR BOM JESUS, Padroeiro (Arqui)diocesano, festa”.
– Ver “… O Bom Jesus da Lapa é uma devoção católica nascida no território hoje correspondente à cidade baiana homônima, de onde se espalhou para várias regiões do Brasil, sobretudo no Nordeste.[1] Sua origem remonta ao fim do século XVII, por iniciativa do peregrino, e posteriormente monge, português Francisco Mendonça. Segundo os relatos históricos, Francisco Mendonça teria se estabelecido na gruta em que hoje está situado o Santuário do Bom Jesus da Lapa nos por volta de 1690, após uma longa peregrinação pelo interior da Bahia.[2][1]
Consigo carregava a imagem de Jesus crucificado e de Nossa Senhora da Soledade, trazida por ele de Portugal. Tendo-se fixado no morro da Lapa, nas proximidades do Rio São Francisco, transformou uma reentrância na rocha num oratório para a veneração pessoal dos dois ícones religiosos que trazia.[1] Logo, grupos de pessoas das proximidades começaram a afluir em direção à Lapa, venerar o Bom Jesus, dentre os quais garimpeiros, vaqueiros e escravos alforriados.[3]…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bom_Jesus_da_Lapa_(devo%C3%A7%C3%A3o_cat%C3%B3lica)
– Ver também “Município Bom Jesus da Lapa”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bom_Jesus_da_Lapa
– Ver Romaria de Bom Jesus da Lapa: https://www.youtube.com/watch?v=N6EVBDQCc-E
– Ver ainda “05 de agosto de 2020: Tradicional evento religioso costuma atrair milhares de fiéis para cidade no oeste baiano. Por causa da pandemia do novo coronavírus, horário de visitação à gruta sagrada foi reduzido e tem limite de pessoas.”: https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2020/08/05/com-romaria-virtual-visitacao-a-gruta-sagrada-e-reduzida-para-evitar-aglomeracao-em-bom-jesus-da-lapa-na-bahia.ghtml
– Ver também “… A devoção ao Senhor Bom Jesus possui suas raízes em Portugal, de onde foi levada aos países de colonização portuguesa, como Brasil, Angola e Açores. Sob essa invocação, venera-se a imagem de Jesus Cristo, especialmente em diferentes episódios de sua Paixão…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Senhor_Bom_Jesus
BOM JESUS DE IGUAPE
Ver “… A cidade de Iguape está localizada no litoral sul do Estado de São Paulo, numa região denominada “Vale do Ribeira”. O Santuário Senhor Bom Jesus de Iguape está situado no Centro de Iguape, na Praça da Basílica, nº 114, onde encontra-se a Basílica do Senhor Bom Jesus de Iguape…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Senhor_Bom_Jesus_de_Iguape
– Ver também “Festa dia 06 de agosto…”: https://www.senhorbomjesusdeiguape.com.br/
OUTRAS MEMÓRIAS DE SANTAS E SANTOS DE 06 DE AGOSTO
2. Em Roma, junto à Via Ápia, no cemitério de Calisto, a paixão de São Sisto II, papa, e seus companheiros (dia 07 de agosto, também na Folhinha do Coração de Jesus), cuja memória se celebra amanhã. († 258).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, de 07 de agosto, em 258, São Xisto II, papa, vítima do segundo edito do imperador Valeriano contra os cristãos. Segundo um testemunho de seu tempo, foi preso enquanto celebrava a liturgia juntamente com quatro diáconos, no cemitério de Calixto, em Roma. (R).
– Ver, no VIDAS DOS SANTOS, São Sixto, Papa Santos Felicíssimo, Agapito e Companheiros: quatro Diáconos, Janeiro, Magno, Vicente e Estêvão e outros dois, Felicíssimo e Agapito. Um sétimo, Lourenço, foi morto alguns dias depois.
– Ver páginas 187-189: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2014.pdf
3. Em Alcalá de Henares, na Hispânia Cartaginense, hoje na Espanha, os santos irmãos Justo e Pastor, mártires, que, ainda crianças, deixando na escola as tabelas de escritura, correram espontaneamente ao encontro do martírio, onde o governador ordenou que fossem presos e fustigados; e encorajando-se um ao outro com recíprocas exortações, foram degolados com a espada, dando a vida por Cristo. († 304).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, na Espanha, no ano da graça de 304, a paixão dos Santos Justo e Pastor, patronos celestes de Alcalá e Madrid e titulares da catedral de Norbonne. Estes dois jovens foram torturados sem julgamento, por causa de sua fé. (M).
– Ver página 190: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2014.pdf
4. Em Roma, junto de São Pedro, o sepultamento de Santo Hormisdas – Ormisda – (também na Folhinha do Coração de Jesus, Hormisda), papa, que, como bom promotor da paz, conseguiu que no Oriente fosse resolvido o cisma de Acácio e no Ocidente fossem respeitados pelos novos povos os direitos da Igreja. († 523).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Roma, no ano do Senhor de 523, Santo Hormisdas, papa, que teve a alegria de recuperar o imperador bizantino para a doutrina ortodoxa do Concílio de Calcedônia. (M).
– Ver páginas 171-186: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2014.pdf
– Ver também “… Hormisda (em latim: Hormisdas; em grego: Ορμισδας) foi Papa entre 20 de julho de 514 até 6 de agosto de 523,[1] data da sua morte. É considerado santo pela Igreja Católica e o dia que lhe é dedicado é 6 de agosto.[2][3]…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Papa_Hormisda
5*. Em Savona, na Ligúria, região da Itália, o Beato Octaviano, bispo e irmão do papa Calisto II, que, tanto no claustro como na cátedra episcopal, resplandeceu no serviço de Deus e dos irmãos. († 1132)
6*. No território do Luxemburgo, o Beato Gecelino (Gezzelino), eremita, que viveu num bosque, sem tecto nem roupa, confiado em Deus que faz cair a neve como lã. († c. 1138)
7. Em Bolonha, na Emília-Romanha, região da Itália, o dia natal – dies natalis – (aniversário da morte) de São Domingos de Gusmão, presbítero, cuja memória se celebra no dia oito deste mês. († 1221).
08 de agosto – 1.0. MEMÓRIA DE SÃO DOMINGOS E O ROSÁRIO: Memória de São Domingos de Gusmão (também na Folhinha do Coração de Jesus), presbítero, cónego de Osma, cidade da província de Sória, na Espanha, que humildemente se dedicou ao ministério da pregação nas regiões perturbadas pela heresia dos Albigenses e viveu voluntariamente nas privações da pobreza, falando sempre com Deus ou de Deus. Desejoso de encontrar uma nova forma de propagar a fé, fundou a Ordem dos Pregadores, para renovar na Igreja a forma de vida apostólica, mandando aos seus irmãos que se dedicassem ao serviço do próximo com a oração, o estudo e o ministério da palavra. Morreu em Bolonha, cidade da Itália, no dia seis de Agosto. († 1221).
1.1. 07 de outubro: Memória de Nossa Senhora do Rosário (também na Folhinha do Coração de Jesus), no dia em que, pela recitação do Rosário ou coroa mariana, se invoca o auxílio da Santa Mãe de Deus, meditando os mistérios de Cristo, tendo por guia aquela que esteve associada de modo singular à Encarnação, Paixão e Ressurreição do Filho de Deus. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, memória de Nossa Senhora do Rosário, proclamada bem-aventurada por todas as gerações no coração dos mistérios da encarnação e da redenção.(R)
1.2. FESTA DO ROSÁRIO: 1º DOMINGO DE OUTUBRO conforme VIDAS DOS SANTOS. Ver páginas 171-176: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2017.pdf
1.3.- FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO: 07 DE OUTUBRO: Ver DIRETÓRIO DA LITURGIA DA CNBB e também: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_do_Rosário Ver páginas 390-400: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2017.pdf
1.4.- CONFORME ANOTAÇÕES DE 08 DE AGOSTO: Em Bolonha, na Emília-Romanha, região da Itália, o dia natal (aniversário da morte) de São Domingos de Gusmão, presbítero, cuja memória se celebra no dia oito deste mês. († 1221). No Martirológio Romano-Monástico, de 08 de agosto, memória de São Domingos de Gusmão, sacerdote, morto em Bolonha no dia 06 de agosto de 1221. Originário da Província de Burgos, na Espanha, tomou aos vinte e oito anos o hábito dos cônegos regulares de Osma. Após ter esta estabelecido um convento de religiosas em Prouille, perto de Toulouse, fundou nesta cidade a Ordem Mendicante dos Frades Pregadores, para a difusão, através da pregação, da verdade contemplada e aprofundada pelos estudos Teológicos. (R). Conforme o Martirológio Romano e o Martirológio Romano Italiano de 08 de agosto, memória de São Domingos de Gusmão, presbítero, cónego de Osma, cidade da província de Sória, na Espanha, que humildemente se dedicou ao ministério da pregação nas regiões perturbadas pela heresia dos Albigenses e viveu voluntariamente nas privações da pobreza, falando sempre com Deus ou de Deus. Desejoso de encontrar uma nova forma de propagar a fé, fundou a Ordem dos Pregadores, para renovar na Igreja a forma de vida apostólica, mandando aos seus irmãos que se dedicassem ao serviço do próximo com a oração, o estudo e o ministério da palavra. Morreu em Bolonha, cidade da Itália, no dia seis de Agosto. Ver VIDAS DOS SANTOS de 04 de agosto: págs. 94-123: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2014.pdf
1.5.- Ver também, a prática e a instituição do Santo Rosário por São Domingos, às páginas 109-123: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2014.pdf
1.6.-Ver carta Encíclica de Leão XIII: Octobri mense: http://w2.vatican.va/content/leo-xiii/pt/encyclicals/documents/hf_l-xiii_enc_22091891_octobri-mense.html
1.7.- Ver ainda “Palavras de João Paulo II sobre o Rosário”: https://www.acidigital.com/rosario/papa.htm
1.8. Ver ainda: ainda “O Rosário do Papa João Paulo II incluindo os mistérios luminosos”: http://www.derradeirasgracas.com/2.%20Segunda%20P%C3%A1gina/As%20Devo%C3%A7%C3%B5es/3.%20ORA%C3%87%C3%95ES%20GERAIS/O%20Ros%C3%A1rio%20do%20papa%20Jo%C3%A3o%20Paulo%20II.htm
1.9.- e mais, a “CARTA APOSTÓLICA ROSARIUM VIRGINIS MARIAE”: http://w2.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/apost_letters/2002/documents/hf_jp-ii_apl_20021016_rosarium-virginis-mariae.html
OBSERVAÇÃO: SÃO JOÃO PAULO II ERA DOMINICANO.
8*. Em Montevideu, no Uruguai, a Beata Maria Francisca de Jesus (Ana Maria Rubatto), virgem, que, em Loano, cidade próxima de Savona, na Itália, fundou o Instituto das Irmãs Terciárias Capuchinhas e, partindo para a América Latina, se dedicou totalmente ao serviço dos pobres. († 1904)
9*. Perto de Gandia, no território de Valença, na Espanha, o Beato Carlos López Vidal, mártir, que, durante a perseguição contra a fé, alcançou a glória celeste. († 1936)
10♦. Em Roda-Holot, na Catalunha, também na Espanha, o Beato Adolfo Jaime (António Serra Hortal), religioso da Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs e mártir, que, no tempo da perseguição, mereceu passar à felicidade eterna. († 1936)
11♦. Em Talavera de la Reina, próximo de Toledo, também na Espanha, o Beato Saturnino Ortega Montealegre, presbítero da diocese de Toledo e mártir, que, durante a mesma perseguição contra a fé cristã, derramou o seu sangue por Cristo. († 1936)
12*. Perto de Munique, cidade da Baviera, na Alemanha, o Beato Tadeu Dulny, mártir, que, durante a ocupação militar da Polónia, por causa da sua fé em Cristo foi deportado para o campo de concentração de Dachau e, depois de terríveis suplícios, partiu deste mundo para a glória celeste. († 1942)
13. Na Folhinha do Coração de Jesus, Santo Estêvão, abade. Ver no VIDAS DOS SANTOS “Os mártires de São Pedro de Cardenha (Duzentos)”, mais Santo Estêvão.
– Ver página 191: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2014.pdf
– Ver “… Em Burgos, na Espanha, no mosteiro de São Pedro de Cardegna, da Ordem de São Bento, duzentos monges, com seu abade Estêvão, foram condenados à morte pelos sarracenos pela fé em Cristo e sepultados no mosteiro pelos cristãos.
Monges beneditinos no mosteiro de Cardena, Espanha, sob o abade Estêvão. Mais de duzentos monges aqui foram executados pelos árabes durante a conquista da península. Seu culto foi aprovado em 1603…”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayAugust06.html
14. Na Folhinha do Coração de Jesus, São Tiago, eremita.
15. Outros santos do dia 06 de agosto, páginas: 171-191: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2014.pdf
Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XII – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.
“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santase Santos”.
R/: Demos graças a Deus!”
OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.
– Sobre 06 de agosto, ver ainda: 6 de agosto – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)” 6 de agosto – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
BIBLIOGRAFIA:
- MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
- MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi eCaterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 611-613: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-
- VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%2 0-%201.pdf
- Martirológio Romano-Monástico – adaptado para Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
- Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livrariaon line – www.editorapermanencia.com
- Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
- https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayAugust06.html
DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)
* Senhor, nosso Deus e Pai amado, obrigado por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!
Querida Mãe Virgem Maria, socorra-nos, proteja-nos
São José, Anjos e Santos, intercedam por nós! Obrigado! Amém!
PAI AMADO, DÊ-NOS A GRAÇA PARA LUTAR COM ENTUSIASMO
E FORÇA DE VONTADE,
POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO E TRABALHO,
MESMO EM SITUAÇÕES DIFÍCEIS E ESPINHOSAS,
PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ
DE BONS COSTUMES E SANTIDADE!
LIVRA-NOS DA CERVIZ DURA E DO CORAÇÃO EMPEDERNIDO!
EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO!
AMÉM!
* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DESANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA:
* SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!
“O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)
“Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio,lembrado em 10 de fevereiro)
“Ó meu Deus, “sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia, 14 de fevereiro). Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!
“Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu sempre lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo,na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)
Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”
“Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível.
(conforme: Saint of the Day (lngplants.com)
ou
Saint of the Day May 20 (lngplants.com)
“…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio, lembrados em 21 de maio)
* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO: “Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html
* Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém!
* PAI, ABRACE-NOS! JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!
DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS UNA!
MÃEZINHA MARIA, VELE POR NÓS!
EM NOME DE JESUS, PAI! AMÉM!
* Ver o blog https://vidademartiressantasesantos.blog/
MUITO OBRIGADO!