1. Santa Teresa Benedita da Cruz (Edite Stein, também na Folhinha do Coração de Jesus), virgem da Ordem das Carmelitas Descalças e mártir, que, nascida e educada na religião judaica, depois de ter ensinado filosofia durante alguns anos entre numerosas tribulações, recebeu no Baptismo uma vida nova em Cristo, prosseguindo-a sob o véu das virgens consagradas, até que, sob um nefasto regime hostil à dignidade humana e cristã, foi exilada e encarcerada no campo de concentração de Auschwitz, próximo de Cracóvia, na Polónia, onde foi morta numa câmara de gás. († 1942).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em 1942, no campo de extermínio de Auschwitz, na Polônia ocupada, a Bem-Aventurada Irmã Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein), carmelita. Filósofa de origem judia, converteu-se ao catolicismo e entrou para o Carmelo. Foi beatificada pelo Papa João Paulo II em 1º de maio de 1987. (M). Canonizada em 11 de outubro de 1998 pelo Papa João Paulo II (Santo). É co-padroeira da Europa juntamente com Santa Catarina de Sena.
– Ver “… Edith Theresa Hedwig Stein, O.C.D., canonizada como Santa Teresa Benedita da Cruz (12 de outubro de 1891 – 9 de agosto de 1942), foi uma santa, filósofa e teóloga alemã nascida judia que se converteu à Igreja Católica. Ela foi canonizada em 11 de outubro de 1998 pelo Papa João Paulo II, sendo mártir da Igreja e uma das seis santas co-padroeiras da Europa…”: – https://pt.wikipedia.org/wiki/Edith_Stein
2. Em Roma, no cemitério de São Lourenço, junto à Via Tiburtina, São Romão (Romano), mártir. († c. 258)
3*. No mosteiro de Achonry, na Irlanda, São Nateu (também na Folhinha do Coração de Jesus), bispo e abade. († s. VI)
4*. Em Kilmore, também na Irlanda, São Fedlimino, bispo. († c. s. VI)
5. Em Constantinopla, hoje Istambul, na Turquia, a comemoração dos santos mártires, que, segundo a tradição, foram mortos por ter defendido uma antiga imagem do Salvador colocada na Porta de Bronze, que o imperador Leão o Isáurico mandara destruir. († c. 729).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Constantinopla, no séc. VIII, os Santos Juliano, Mariano e outros oito mártires, que depois de inúmeros tormentos foram mortos pela espada, por terem defendido o culto das santas imagens. (M).
6*. Em Palena, na Calábria, actualmente nos Abruzos, região das Itália, o Beato Falco, eremita. († s. X/XI)
7*. Em Florença, na Etrúria, actualmente na Toscana, também região da Itália, o Beato João de Salerno, presbítero da Ordem dos Pregadores, que fundou o convento de Santa Maria Novella e lutou corajosamente contra os hereges patarinos. († c. 1242).
– Ver página 291: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2014.pdf
– Ver “… John Guarna nasceu em Salerno por volta de 1190. Enquanto estudava em Bolonha, conheceu São Domingos; eles foram mutuamente atraídos um pelo outro, e John adquiriu o hábito da nova ordem. Em 1219, treze frades foram enviados para pregar na Etrúria e destes, embora fosse facilmente o mais jovem, João de Salerno foi feito superior. Foi-lhes dada uma casa em Ripoli, perto de Florença, de onde saíram para toda a vizinhança, mas particularmente para a própria Florença, onde João pregava todos os dias nas ruas e procurava as ovelhas perdidas. Este arranjo logo foi considerado muito inconveniente e uma perda de tempo, e a comunidade mudou-se para San Pancrazio, adjacente às muralhas da cidade. Aqui Bd John teve uma experiência difícil com uma jovem de desejos indisciplinados que se entregou à paixão por ele. Ela fingiu estar doente, foi para a cama e mandou chamar o irmão John para ouvir sua confissão; o frade foi imediatamente, apenas para descobrir seu “penitente” se aproveitando descaradamente de estar sozinho. Ele repreendeu a garota severamente e tentou levá-la à razão, mas ela não deu atenção, então ele só poderia ir embora e deixá-la. Mas ele não a esqueceu, e suas orações eventualmente levaram a menina ao arrependimento para com Deus e humilde desculpas a si mesmo. Diz-se que este incidente foi tornado público da seguinte maneira. Uma mulher possuída estava sendo exorcizada por um sacerdote quando o espírito maligno, falando por sua boca, exclamou: “Só aquele que não foi queimado no fogo pode me expulsar!” Ele foi ajudado a explicar quem e o que ele quis dizer, e ele nomeou o prior dos dominicanos e contou a história; Bd John foi chamado e a mulher foi libertada.
Ele tinha o dom de ler mentes e consciências, e às vezes envergonhava ou iluminava um penitente ou um de seus súditos por seu conhecimento deles. Em 1221, ele encontrou sua comunidade afastada da igreja na qual costumavam cantar o Ofício Divino; ele logo os estabeleceu em Santa Maria Novella, cuja famosa igreja atual foi iniciada cinquenta anos depois. Florença foi perturbada nesta época pelos patarinos, uma seita que havia penetrado na Itália a partir da Bósnia; Papa Gregório IX. encarregou Bd John de lidar com esses hereges, cujos princípios e vida eram semelhantes aos dos albigenses que primeiro exercitaram São Domingos. Eles ficaram indignados com sua campanha, mas ele se recusou a ser intimidado por suas ameaças ou irritado com seus insultos, e conseguiu trazer números de volta à Igreja e à vida cristã. Enquanto ele estava morrendo, Bd John lembrou a seus irmãos que nenhuma ação requer tanto cuidado, devoção e pureza quanto o recebimento da sagrada comunhão. Seu culto foi aprovado em 1783…”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayAugust09.html
8*. No monte de Verna, também na Etrúria, hoje na Toscana, região da Itália, o Beato João de Fermo, presbítero da Ordem dos Menores, que viveu na solidão, mortificando o corpo com jejuns e um admirável espírito de penitência. († 1322).
– Ver João de Fermo ou João de Auvergne, páginas 273-288: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2014.pdf
9*. Em Londres, na Inglaterra, o Beato Ricardo Bere, presbítero e mártir, que, por ter permanecido fiel ao Romano Pontífice e defendido o matrimónio cristão, por ordem do rei Henrique VIII, morreu por ter permanecido fiel ao Romano Pontífice e defendido o matrimónio cristão, juntamente com os seus confrades da Cartuxa desta cidade, extenuado pelas inumanas condições do cárcere suportadas durante muito tempo e pela fome. († 1537)
10*. Num sórdido barco-prisão, ancorado ao largo de Rochefort, na França, o Beato Cláudio Richard, presbítero da Ordem de São Bento e mártir, que, durante a Revolução Francesa, por ser sacerdote, foi arrebatado do mosteiro de Moyen-Moutier e encarcerado na galera, onde morreu contagiado pela enfermidade dos seus companheiros de prisão a quem prestava assistência. († 1794)
11*. Em Salamanca, na Espanha, Santa Cândida Maria de Jesus (Joana Josefa Cipítria), virgem, que fundou a Congregação das Filhas de Jesus, para colaborar na obra da educação cristã das crianças. († 1912)
12♦. Em Molokai, ilha do arquipélago do Hawai, Santa Mariana Cope de Molokai (Bárbara Kobb), virgem das Irmãs da Ordem Terceira de São Francisco de Siracusa, que se dedicou com extraordinária generosidade ao serviço dos leprosos, aliando o cuidado físico à instrução e conforto espiritual. († 1918)
13*. Em Barbastro, na Espanha, o Beato Florentino Asêncio Barroso, bispo e mártir, que, fuzilado pelos milicianos durante a violenta perseguição contra a Igreja, com o seu sangue deu testemunho da fé que incessantemente pregava ao povo que lhe foi confiado. († 1936)
14*. Em Barcelona, também na Espanha, os beatos Rúben de Jesus (Rúben López Aguilar) e seis companheiros, religiosos da Ordem de São João de Deus e mártires, que, na mesma perseguição, assassinados em ódio à vida religiosa, foram ao encontro do Senhor. Os seus nomes são: Artur (Luís Ayala Niño), João Baptista (José Velásquez Peláez), Eugénio Afonso (António Ramírez Salazar), Estêvão (Gabriel Maya Gutiérrez), Melquíades (Raimundo Ramírez Zuluaga), Gaspar (Luís Modesto Páez Perdono). († 1936)
15*. Em Azanuy, localidade da província de Huesca, também na Espanha, os beatos Faustino Oteiza Segura, presbítero, e Florentino Filipe Naya, religiosos da Ordem dos Clérigos Regrantes das Escolas Pias e mártires, que, na mesma perseguição, morreram por Cristo. († 1936)
16*. Em Argés, localidade próxima de Toledo, também na Espanha, o Beato Guilherme Plaza Hernández, presbítero da Irmandade dos Sacerdotes Operários e mártir, que foi morto no mesmo dia e no mesmo combate. († 1936)
17*. Em Carcaixent, localidade próxima de Valência, também na Espanha, o Beato Germano Maria (José Maria Garrigues Hernández), presbítero da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos e mártir, que, na violenta perseguição contra a fé cristã, venceu os suplícios corporais com a sua preciosa morte. († 1936)
18♦. Em Villa de Don Fradique, perto de Toledo, também na Espanha, o Beato Francisco López-Gasco Fernández Largo, presbítero da diocese de Toledo e mártir, assassinado em ódio ao sacerdócio. († 1936)
19♦. Em Madrid, também na Espanha, o Beato José Maria Celaya Badiola, religioso da Sociedade Salesiana e mártir, que, na mesma perseguição, derramou o seu sangue por Cristo. († 1936)
20♦. Em Barcelona, também na Espanha, o Beato Lourenço Gabriel (José Figueras Rey), religioso da Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs e mártir, que, na mesma perseguição, acolhendo fielmente as palavras de Cristo, passou da morte à vida gloriosa. († 1936)
21♦. Em Brandeburgo, na Alemanha, o Beato Francisco Jägerstätter, mártir, assassinado durante a opressão de um regime hostil à religião e à dignidade humana. († 1943)
22. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano do Senhor de 1067, São Maurílio. Foi inicialmente monge na abadia de Fécamp. Retirou-se a seguir para a Itália, para viver como eremita próximo ao monge Gerberto, futuro abade de São Vandrilo. Por seus méritos, foi escolhido como abade de Santa Maria de Florença, mas logo abandonou aquela comunidade de monges indisciplinados para retornar a Fécamp, sendo eleito arcebispo de Rouen em 1054 (X).
– Ver páginas 289-290: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2014.pdf
23. Na Folhinha do Coração de Jesus, São Rústico.
– Em Verona, os santos mártires Firmo e Rústico, no tempo do Imperador Maximiano.
– Ver página 301: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2014.pdf
– Ver “… Em Verona, os santos mártires Firmus e Rusticus. Quando eles se recusaram a sacrificar aos ídolos e permaneceram constantes na confissão de Cristo, depois de terem superado muitos outros tormentos, foram condenados a serem açoitados e decapitados por Anolinus, um juiz, durante o reinado do imperador Maximiano.
Firmus e Rusticus MM (RM). As histórias que chegaram até nós sobre esses parentes não são confiáveis. Diz-se que eram cidadãos proeminentes de Bérgamo, que foram martirizados em Verona durante o governo de Maximiano. É possível que as relíquias de dois mártires africanos com esses nomes tenham sido traduzidas para Verona e histórias apropriadas desenvolvidas para torná-los heróis locais (beneditinos)…”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayAugust09.html
24. São Clemente de Ocrida (na Wikipedia de 08 de dezembro, dizendo que sua festa litúrgica é 27 de julho e 25 de novembro (calendário gregoriano) e 9 de agosto e 8 de dezembro (calendário juliano)) “Clemente de Ocrida (em antigo eslavo eclesiástico: Климє́нтъ Охрїдьскъ; em búlgaro: Свети Климент Охридски), também conhecido como Clemente de Ohrid, foi um escritor e estudioso búlgaro reconhecido como santo pelo seu papel como missionário entre os eslavos.[6][7][8][9][10] Ele foi o mais importante discípulo dos irmãos e santos Cirilo e Metódio e é geralmente associado aos dois como criador do alfabeto glagolítico, um antecessor do alfabeto cirílico, especialmente por tê-los tornado popular entre os eslavos recém-cristianizados. Ele foi o fundador da Escola Literária de Ocrida e é considerado como o patrono da educação e da língua por algumas nações eslavas. Além disso, ele é também considerado como sendo o primeiro bispo da Igreja Ortodoxa Búlgara,[11][12] um dos sete apóstolos do Império Búlgaro, o padroeiro da Macedónia do Norte, da cidade de Ocrida[3] e da Igreja Ortodoxa Macedônica.[4]”: Clemente de Ocrida – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
25. Outros santos do dia 09 de agosto, páginas: 234-301: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2014.pdf
Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XII – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.
“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santase Santos”.
R/: Demos graças a Deus!”
OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.
– Sobre 09 de agosto, ver ainda: 9 de agosto – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
BIBLIOGRAFIA:
- MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
- MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi eCaterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 620-623: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-
- VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%2 0-%201.pdf
- Martirológio Romano-Monástico – adaptado para Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
- Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livrariaon line – www.editorapermanencia.com
- Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
- https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayAugust09.html
DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)
* Senhor, nosso Deus e Pai amado, obrigado por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!
Querida Mãe Virgem Maria, socorra-nos, proteja-nos
São José, Anjos e Santos, intercedam por nós! Obrigado! Amém!
PAI AMADO, DÊ-NOS A GRAÇA PARA LUTAR COM ENTUSIASMO
E FORÇA DE VONTADE,
POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO E TRABALHO,
MESMO EM SITUAÇÕES DIFÍCEIS E ESPINHOSAS,
PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ
DE BONS COSTUMES E SANTIDADE!
LIVRA-NOS DA CERVIZ DURA E DO CORAÇÃO EMPEDERNIDO!
EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO!
AMÉM!
* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DESANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA:
* SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!
“O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)
“Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio,lembrado em 10 de fevereiro)
“Ó meu Deus, “sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia, 14 de fevereiro). Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!
“Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu sempre lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo,na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)
Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”
“Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível.
(conforme: Saint of the Day (lngplants.com)
ou
Saint of the Day May 20 (lngplants.com)
“…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio, lembrados em 21 de maio)
* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO: “Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html
* Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém!
* PAI, ABRACE-NOS! JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!
DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS UNA!
MÃEZINHA MARIA, VELE POR NÓS!
EM NOME DE JESUS, PAI! AMÉM!
* Ver o blog https://vidademartiressantasesantos.blog/
MUITO OBRIGADO!