Santas e Santos de 15 de agosto

SO­LE­NI­DADE DA AS­SUNÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA (também na Folhinha do Coração de Jesus), Mãe de Deus e Nosso Se­nhor Jesus Cristo, que, ter­mi­nado o curso da sua vida ter­rena, foi ele­vada em corpo e alma à glória ce­leste. Esta ver­dade de fé re­ce­bida da tra­dição da Igreja foi so­le­ne­mente de­fi­nida pelo papa Pio XII. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, a solenidade do DORMITIO de Maria Santíssima foi celebrada no Oriente a partir do séc. VII, por decreto do imperador bizantino Maurício. Foi logo introduzida em Roma, pelo Papa oriental Sérgio I. Um século após, o termo “dormitio”, que significa “passagem para a outra vida”, deu lugar a “ASSUNÇÃO”. Em 1950 Pio XII promulgou uma definição dogmática declarando que Maria não precisou esperar, como as outras criaturas, o fim dos tempos, para obter também a ressurreição corpórea, colocando em evidência o caráter único de santificação pessoal da Mãe de Deus (R). Ver páginas 432-435: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2014.pdf

– Ver: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Munificentissimus_Deus

– Ver: http://www.vatican.va/content/pius-xii/pt/apost_constitutions/documents/hf_p-xii_apc_19501101_munificentissimus-deus.html

– Ver PAPA PIO XII: https://pt.wikipedia.org/wiki/Papa_Pio_XII

OBSERVAÇÕES CONFORME O DIRETÓRIO DA LITURGIA E DA ORGANIZAÇÃ5 DA IGREJA NO BRASIL:

  1. HÁ LUGARES EM QUE A CELEBRAÇÃO DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA É HOJE; EM OUTROS LUGARES É NO DOMINGO MAIS PRÓXIMO. Em 2021, neste caso, será dia 16 de agosto;
  2. O DIRETÓRIO DE LITURGIA DE 2021 DESTACA 30 TÍTULOS E PATROCÍNIO DE 15 DE AGOSTO

01.Belo Horizonte: Nossa Senhora da Boa Viagem: Titular da catedral e Padroeira municipal.

02.Campo Grande: Nossa Senhora da Abadia, Padroeira da Arquidiocese.

03.Fortaleza: Nossa Senhora da Assunção, Padroeira municipal.

04.Mariana: Nossa Senhora da Assunção, Padroeira da Arquidiocese.

05.Maringá: Nossa Senhora da Glória, Titular da catedral-basílica (menor), Padroeira da Arquidiocese e municipal.

06.São Paulo: Nossa Senhora da Assunção, Titular da catedral.

07.Sorocaba: Nossa Senhora da Ponte, Padrocira da Arquidiocese e municipal.

08.Vitória da Conquista: Nossa Senhora das Vitórias, Padroeira da Arquidiocese.

09.Alto Solimões:Nossa Senhora da Assunção, Padroeira diocesana.

10.Araçuaí: Nossa Senhora da Assunção, Padroeira diocesana.

11.Cruzeiro do Sul: Nossa Senhora da Glória, Titular da catedral.

12.Francisco Beltrão: Nossa Senhora da Assunção, Titular da concatedral.

13.Ilhéus: Nossa Senhora da Vitória, Padroeira diocesana secundária.

14.Jales: Nossa Senhora da Assunção, Titular da catedral.

15.Jundiaí: Nossa Senhora do Desterro, Titular da catedral, Padroeira diocesana e municipal.

16.Lages: Nossa Senhora dos Prazeres, Titular da catedral e Padroeira municipal.

17.Livramento de Nossa Senhora: Nossa Senhora da Assunção, Padroeira diocesana e municipal.

18.Lorena: Nossa Senhora da Glória, Titular da catedral.

19.Luz: Nossa Senhora da Assunção, Titular da catedral.

20.Nossa Senhora do Paraíso: Padroeira da Eparquia e Titular da catedral.

21.Oeiras: Nossa Senhora da Vitória, Titular da catedral.

22.Oliveira: Nossa Senhora da Oliveira, Titular da catedral e Padroeira municipal.

23.Paranavaí: Nossa Senhora Mãe da Igreja, Padroeira Diocesana e Titular da catedral.

24.Patos de Minas: Nossa Senhora da Glória, Padroeira diocesana secundária.

25.Petrolina: Nossa Senhora dos Anjos, Padroeira municipal.

26.Picos: Nossa Senhora dos Remédios, Padroeira diocesana e Titular da catedral.

27.Rubiataba: Nossa Senhora da Glória, Padroeira diocesana e Titular da catedral.

28.Tocantinópolis: Nossa Senhora da Consolação, Titular da catedral e Padroeira municipal.

29.Valença: Nossa Senhora da Glória, Titular da catedral.

30.São Félix: Nossa Senhora da Glória, Titular da catedral e Padroeira municipal.

– Ver também: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Assunção_de_Maria

– Ver ainda: https://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_da_Assun%C3%A7%C3%A3o

– Ver outros Títulos de Maria na Wikipedia de 15 de agosto: Assunção de Maria

https://pt.wikipedia.org/wiki/15_de_agosto

– Ver ainda “Dormição de Maria”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dormi%C3%A7%C3%A3o_de_Maria

. NOSSA SENHORA DA OLIVEIRA, na Wikipedia em 02 de fevereiro. Ver “Nossa Senhora da Oliveira, ou simplesmente Senhora da Oliveira, é uma das invocações marianas ligadas à veneração pela Paixão de Cristo. Entre muitas outras localidades, é orago da Fajã de Cima (em Ponta DelgadaAçores), da Oliveira do Castelo (Guimarães), do Sobral da Abelheira (Mafra) e da vila de Tortosendo no concelho da Covilhã, onde segundo a lenda Nossa Senhora apareceu sobre uma Oliveira dando a uma menina paraplégica uma roca de fiar, a imagem de Nossa Senhora se venera na Igreja Matriz de Tortosendo onde tem lugar a sua festa no 1º Domingo de Setembro.

COMEÇA A FESTA DE NOSSA SENHORA DE OLIVEIRA - Nossa FM 96,3 - Tá todo mundo  Ouvindo! | Oliveira-MG.No Brasil, Nossa Senhora de Oliveira também é padroeira das cidades Oliveira e Senhora de Oliveira , ambas no estado de Minas Gerais, onde possuem uma igreja matriz de Nossa Senhora de Oliveira.

Existe a Igreja de Nsa. Sra. da Oliveira, no Distrito de Oliveira dos Campinhos, no município de Santo Amaro (Bahia), Bahia. Concluída a construção na segunda metade do século XVIII, por volta de 1770. Tombada pelo IPHAN, sob nº 788 do livro de história, em 24/06/1942.”: Nossa Senhora da Oliveira – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

– Ver também: Festa de Nossa Senhora da Oliveira – Pesquisa Google

– Conforme informações da Mitra da Diocese de Oliveira, a FESTA DE NOSSA SENHORA DE OLIVEIRA é dia 15 de agosto.

– Ver “… 15 de agosto – Assunção da Virgem Maria 
  A Virgem Maria compartilha o destino celestial do Salvador em corpo e alma  

O Concílio Vaticano II afirma que a Virgem Imaculada “foi elevada em corpo e alma à glória celeste, quando terminou a sua vida terrena” (Lumen gentium, n. 59) …
O dogma da Assunção afirma que o corpo de Maria foi glorificado após a sua morte . De fato, enquanto para outros seres humanos a ressurreição do corpo acontecerá no fim do mundo, para Maria a glorificação de seu corpo foi antecipada por um privilégio especial …
Esta união, que se manifesta desde o tempo da miraculosa concepção do Salvador, na participação da Mãe na missão do Filho e especialmente na sua associação com o seu sacrifício redentor, não pode deixar de requerer uma continuação após a morte. Perfeitamente unida à vida e obra salvadora de Jesus, Maria compartilha de corpo e alma seu destino celestial …

A Assunção é, portanto, o culminar da luta que envolveu o amor generoso de Maria na redenção da humanidade e é fruto da sua participação única na vitória da Cruz. ( São João Paulo II Audiência geral de 2 de julho de 1997 – w2.vatican.va).

Ao ascender hoje ao céu, aumenta significativamente a felicidade das almas que nele habitam. A gloriosa Virgem, agora subida ao céu, aumentou significativamente a felicidade dos almas que o habitam. Ela é aquela cuja saudação é suficiente para emocionar os bebês ainda no útero (Lc 1: 41). Se a alma de uma criança por nascer ficou completamente cheia de alegria quando Maria falou, pode-se imaginar o que os habitantes do céu sentiram,
 aqueles que tiveram o privilégio de ouvir sua voz, contemplar seu rosto e desfrutar de sua presença.
E quanto a nós, meus queridos irmãos? Quais são as festividades que cercam sua Assunção?
… Precisamos participar, ainda que à distância, das celebrações e particularmente desta torrente de alegria que, neste dia, inunda a cidade de Deus e deságua em nossa terra. Nossa Rainha veio antes de nós e teve uma recepção tão maravilhosa que nós, seus humildes servos, podemos seguir com segurança os passos de nosso Soberano gritando com a Noiva do Cântico: “delicada é a fragrância de seus perfumes … corramos!” (Cântico dos Cânticos 1: 3).”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayAugust15.html

2. Em Roma, no ce­mi­tério de Ca­listo, junto à Via Ápia, a co­me­mo­ração de São Tar­císio (também na Folhinha do Coração de Jesus), mártir, que, ao de­fender a San­tís­sima Eu­ca­ristia de Cristo que uma mul­tidão fu­riosa de gen­tios pre­ten­diam pro­fanar, pre­feriu ser ape­dre­jado até à morte, em vez de en­tregar aos cães as sa­gradas espécies. († c. 257).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no séc. III, São Tarcísio, jovem cristão romano, assassinado por ter-se recusado a permitir a profanação do Corpo Eucarístico de Cristo, que trazia consigo (conforme inscrição damasiana). (M). Ver página 437: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2014.pdf

– Ver também: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tarc%C3%ADsio

3.   Em Ni­co­média, na Bi­tínia, hoje Izmit, na Tur­quia, os santos Es­tratão, Fi­lipe e Eu­ti­quiano, mártires. († data inc.)

4.   Em Milão, na Li­gúria, hoje na Lom­bardia, re­gião da Itália, São Sim­pli­ciano, bispo, que Santo Am­brósio de­signou como seu su­cessor e Santo Agos­tinho ce­le­brou com grandes elogios. († 401)

5.   Co­me­mo­ração de Santo Alípio (também na Folhinha do Coração de Jesus), bispo de Ta­gaste, na Nu­mídia, ac­tu­al­mente na Ar­gélia, que foi dis­cí­pulo de Santo Agos­tinho, de­pois seu com­pa­nheiro na con­versão, co­la­bo­rador no mi­nis­tério pas­toral, as­so­ciado na luta contra os he­reges e, fi­nal­mente, par­ti­ci­pante da mesma glória celeste. († c. 430). Conforme o Martirológio Romano Monástico, perto de 430, Santo Alípio. Bérbere da África do Norte, amigo íntimo de Santo Agostinho, que o havia seguido na conversão, foi sagrado bispo na Igreja de Tagaste. (M) Ver: https://pt.wikipedia.org/wiki/Al%C3%ADpio_de_Tagaste

6*.   Em Hil­desheim, na Sa­xónia, re­gião da Ale­manha, Santo Al­fredo, bispo, que cons­truiu a igreja ca­te­dral e fa­vo­receu a fun­dação de vá­rios mosteiros. († 874)

7*.   Em Alba Regia, na Pa­nónia, hoje Sze­kes­fehervar, na Hun­gria, Santo Es­têvão, rei da Hun­gria, cuja me­mória se ce­lebra amanhã. († 1038)

8.   Em Cra­cóvia, na Po­lónia, São Ja­cinto, pres­bí­tero da Ordem dos Pre­ga­dores, que foi de­sig­nado por São Do­mingos para pro­pagar a Ordem nesta nação e, com o Beato Ceslau e Hen­rique Ger­mâ­nico, pregou o Evan­gelho nos ter­ri­tó­rios da Boémia e da Silésia. († 1257)

9*.   Em Sa­vi­gliano, no Pi­e­monte, re­gião da Itália, o Beato Aimão Ta­pa­rélli, pres­bí­tero da Ordem dos Pre­ga­dores, in­can­sável de­fensor da verdade. († 1495)

10*.   Em Pal­lanza, pró­ximo de No­vara, também na Itália, a Beata Ju­liana de Busto Arsízio, virgem da Ordem de Santo Agos­tinho, in­signe pela sua in­ven­cível for­ta­leza de ânimo, ad­mi­rável pa­ci­ência e as­sídua con­tem­plação das re­a­li­dades celestes. († 1501)

11.   Em Roma, Santo Es­ta­nislau Kostka (na Folhinha do Coração de Jesus, em 13 de novembro), na­tural da Po­lónia, que, mo­vido pelo de­sejo de en­trar na Com­pa­nhia de Jesus, fugiu da casa pa­terna e em­pre­endeu a ca­mi­nhada a pé para Roma, onde, ad­mi­tido no no­vi­ciado por São Fran­cisco de Borja, viveu pouco tempo, re­a­li­zando ser­viços hu­mildes, e morreu com au­réola de santidade. († 1568). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano do Senhor de 1586, Santo Estanislau Kostka. Jovem príncipe polonês, de caráter fino e decidido, estudou em Viena e entrou, aos dezesseis anos de idade, no noviciado dos jesuítas em Roma, sob recomendação de São Pedro Canísio, mas colocou sua vida nas mãos de Deus dez meses depois (M).

– Ver “Estanislau Kostka ou Stanisław KostkaS.J., foi um jesuíta polaco canonizado pelo Papa Bento XIII, em 1726. Nasceu em Rostkowo, no condado de Przasnysz, na Polônia, em 28 de outubro de 1550 e morreu em Roma durante a noite de 14 a 15 de agosto de 1568. Entrou na Companhia de Jesus em RomaFesta litúrgica 15 de agosto e 13 de novembro”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Estanislau_Kostka

 – Ver também: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2018-08/papa-francisco-mensagem-polonia-santo-estanislau-kostka.html

– Ver Folhinha do Coração de Jesus de 13 de novembro. “13/11: SANTO ESTANISLAU KOSTKA. Santo Estanislau Kostka nasceu em 1550, na Polônia, de família nobre e influente. Em 1564, partiu para Viena a fim de estudar junto aos jesuítas. Com o fechamento do internato dos jesuítas, passou a residir juntamente com o. irmão e seu preceptor. Estes muito o fizeram sofrer, pela vida dissipada que levavam. Decidiu, então, ingressar na Companhia de Jesus. Fugiu secretamente para Dillingen, vestido de mendigo, a fim de despistar o irmão. Foi recebido por São Pedro Canísio. Em 1567 entrou no noviciado em Roma. Após dez meses de noviciado, caiu doente e seu estado foi se agravando cada vez mais. No dia da festa da Assunção, veio a falecer. Profundo devoto de Nossa Senhora, havia predito que morreria no dia de sua elevação ao céu. Era o ano de 1568 e

ele tinha 18 anos. É considerado o padroeiro dos jovens. Ре. Нonório (Folhinha do Coração de Jesus, de 12/11/2010)”.

12*.   Na ci­dade de Wendo, pró­ximo de Bu­sira, na ac­tual Re­pú­blica De­mo­crá­tica do Congo, o Beato Isi­doro Ba­kanja, mártir, que, ini­ciado na fé cristã ainda jovem, a cul­tivou com di­li­gência e dela deu va­lo­roso tes­te­munho no seu tra­balho; por isso, em ódio à re­li­gião cristã, foi ator­men­tado com con­tí­nuas fla­ge­la­ções pelo di­rector da com­pa­nhia co­lo­nial onde tra­ba­lhava e, poucos meses de­pois, per­do­ando ao seu per­se­guidor, en­tregou o es­pí­rito a Deus. († 1909)

Santo Isidoro Bakanja. Ver “…Beato Isidoro Bakanja (Bokendela) (Congo), entre 1880/1890 – 15 de Agosto de 1909) foi um católico leigo mártir africano.

Conhecido como Mártir do Escapulário, pertencia à tribo dos Boangi. Ainda menino foi obrigado a trabalhar como pedreiro ou nos campos. Converteu-se ao cristianismo em 1906. Em seguida recebeu o escapulário e assim começou a fazer parte da “Família Carmelitana”. Enquanto trabalhava para os colonizadores em uma plantação em Ikili, foi proibido pelo patrão de catequizar os seus companheiros de trabalho que eram pagãos. No dia de 22 de abril de 1909 o superintendente, depois de rasgar o escapulário carmelita que Isidoro usava como testemunho visível da própria sua fé cristã, mandou açoitá-lo duramente até sangrar. Apesar das feridas causadas por este castigo, com fé suportava pacientemente e perdoava. Morreu, por consequência dos açoites, no dia 15 de Agosto, do mesmo ano.

Foi beatificado pelo Papa João Paulo II no dia 24 de Abril de 1994 durante a Assembléia Especial para a África.

Sua festa é comemorada dia 12 de Agosto”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Isidoro_Bakanja

13.   Em Chal­chihuites, na re­gião de Du­rango, no Mé­xico, os santos már­tires Luís Batis Sáinz, pres­bí­tero, Ma­nuel Mo­rales, pai de fa­mília, Sal­vador Lara Pu­ente e David Roldán Lara, que, na per­se­guição me­xi­cana, foram mortos em ódio ao nome cristão. († 1926)

14*.   Em Bar­bastro, pró­ximo de Hu­esca, no ter­ri­tório de Aragão, na Es­panha, os be­atos Luís Mas­ferrer Vila, pres­bí­tero, e de­za­nove com­pa­nheiros[1], már­tires, re­li­gi­osos da Con­gre­gação dos Mis­si­o­ná­rios Fi­lhos do Ima­cu­lado Co­ração de Maria, que, du­rante a vi­o­lenta per­se­guição contra a Igreja, pu­seram nas mãos de Cristo a sua vida e foram juntar-se, na glória do Se­nhor, aos seus ir­mãos da Ordem as­sas­si­nados no dia an­te­rior e no mesmo lugar. São estes os seus nomes: José Maria Blasco Juan, Afonso Sor­ribes Tei­xidó, acó­litos; José Maria Badía Mateu, José Fi­gueiro Bel­trán, Edu­ardo Ri­poll Diego, Fran­cisco Maria Roura Farró, Agos­tinho Viela Ez­cúrdia, lei­tores; José Maria Amorós Her­nández, João Bai­xeras Be­ren­guer, Ra­fael Briega Mo­rales, Luís Es­calé Bi­nefa, Rai­mundo Illa Salvía, Luís Lladó Tei­xidó, Mi­guel Masip Gon­zález, Faus­tino Pérez Garcia, Se­bas­tião Riera Co­ro­mina, José Maria Ros Flo­rensa, Fran­cisco Castan Mes­se­guer e Ma­nuel Mar­tínez Ja­rauta, religiosos. († 1936)

15*.   Em Al­ma­zora, lo­ca­li­dade pró­xima de Cas­tellón, no li­toral da Es­panha, o Beato José Maria Peris Polo, pres­bí­tero da So­ci­e­dade dos Sa­cer­dotes Ope­rá­rios Di­o­ce­sanos e mártir, que, na mesma per­se­guição, morto no ce­mi­tério, al­cançou a palma do martírio. († 1936)

16*.   Em Ma­drid, também na Es­panha, a Beata Maria do Sa­crário de São Luís Gonzaga (El­vira Mo­ragas Can­ta­rero), virgem da Ordem das Car­me­litas Des­calças e mártir na mesma perseguição. († 1936)

17*.   Também em Ma­drid, o Beato Do­mingos Maria de Al­bo­raya (Agos­tinho Hur­tado Soler), pres­bí­tero da Con­gre­gação dos Ter­ciá­rios Ca­pu­chi­nhos de Nossa Se­nhora das Dores, que, na mesma per­se­guição, por dar tes­te­munho de Cristo, re­cebeu a coroa do martírio. († 1936)

18*.   Em Mo­tril, lo­ca­li­dade pró­xima de Gra­nada, no li­toral da Es­panha, o Beato Vi­cente Soler, pres­bí­tero da Ordem dos Agos­ti­nhos Re­co­letos e mártir, que, na mesma per­se­guição, com de­zoito com­pa­nheiros de ca­ti­veiro por ele pi­e­do­sa­mente pre­pa­rados para a morte, foi con­de­nado à pena ca­pital e, fu­zi­lado junto aos muros do ce­mi­tério, al­cançou a glória do triunfo em Cristo. († 1936)

19*.   Em Palma de Gandia, lo­ca­li­dade da re­gião de Va­lência, também na Es­panha, o Beato Car­melo Sastre Sastre, pres­bí­tero e mártir, que, na mesma per­se­guição, se­guindo os passos de Cristo, com o au­xílio da graça al­cançou o reino da vida eterna. († 1936)

20*.   Em Tár­rega, po­vo­ação pró­xima de Bar­ce­lona, também na Es­panha, o Beato Jaime Bonet Nadal, pres­bí­tero da So­ci­e­dade Sa­le­siana e mártir, que, na mesma per­se­guição, como fiel dis­cí­pulo, me­receu a sal­vação no sangue de Cristo. († 1936)

21♦.   Em Ma­drid, também na Es­panha, o Beato José San­toja Pinsach, pres­bí­tero da Ordem dos Pre­ga­dores e mártir, que na mesma per­se­guição re­li­giosa en­tregou a sua alma a Deus. († 1936)

22♦.   Em Má­laga, também na Es­panha, os be­atos már­tires Ma­nuel For­migo Giráldez, pres­bí­tero da Ordem de Santo Agos­tinho, e Fran­cisco Mí­guez Fernández, pres­bí­tero da So­ci­e­dade Sa­le­siana, que, du­rante a mesma per­se­guição, al­can­çaram a palma da vi­tória no com­bate pela fé. († 1936)

23♦.   Em Caldas de Oviedo, nas As­tú­rias, também na Es­panha, o Beato Se­ve­riano Montes Fernández, pres­bí­tero da Ordem de Santo Agos­tinho e mártir, que, con­de­nado na mesma per­se­guição re­li­giosa, en­frentou a morte por Cristo com ânimo se­reno e grande fortaleza. († 1936)

24*.   Em Pádua, na Itália, o Beato Cláudio (Ri­cardo Gran­zotto), re­li­gioso da Ordem dos Frades Me­nores, que soube aliar o exer­cício da pro­fissão re­li­giosa com a arte da es­cul­tura e em poucos anos con­se­guiu a vida per­feita na imi­tação de Cristo. († 1947)

25. Santo Arduíno, sacerdote. Ver página 436: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2014.pdf  

26. Santo Arnulfo, na Folhinha do Coração de Jesus.

27. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano do Senhor de 1087, retorno para Deus de Santo Arnoldo, bispo de Soissons, zeloso empreendedor da reforma gregoriana. Terminou seus dias na abadia de Oudenbourg, perto de Bruges, que havia fundado depois de ter conseguido a pacificação de Flandres (X).

28. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em 1145 o Bem-Aventurado Ruperto, abade beneditino, que deu um novo impulso à abadia de Ottobeuren, na Baviera (X).

29. São Basílio, o louco por Cristo (Igreja Ortodoxa): https://pt.wikipedia.org/wiki/Bas%C3%ADlio,_o_Louco_por_Cristo

30. 15 de agosto na IGREJA ORTODOXA: https://pt.wikipedia.org/wiki/15_de_agosto_na_Igreja_Ortodoxa

31. Outros santos do dia 15 de agosto, páginas: 432-437: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2014.pdf

Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XII – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santase Santos”.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.

– Sobre 15 de agosto, ver ainda: 15 de agosto – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

BIBLIOGRAFIA:

  1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
  2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi eCaterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS  637-641: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-
  3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%2 0-%201.pdf
  4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
  5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livrariaon line – www.editorapermanencia.com
  6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
  7. https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayAugust15.html

DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)

* Senhor, nosso Deus e Pai amado, obrigado por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!

Querida Mãe Virgem Maria, socorra-nos, proteja-nos

São José, Anjos e Santos, intercedam por nós! Obrigado! Amém!

PAI AMADO, DÊ-NOS A GRAÇA PARA LUTAR COM ENTUSIASMO

E FORÇA DE VONTADE,

POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO E TRABALHO,

MESMO EM SITUAÇÕES DIFÍCEIS E ESPINHOSAS,

PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ

DE BONS COSTUMES E SANTIDADE!

LIVRA-NOS DA CERVIZ DURA E DO CORAÇÃO EMPEDERNIDO!

EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO!

AMÉM!

* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DESANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA:

barpuri@uol.com.br

* SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!

“O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)

“Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio,lembrado em 10 de fevereiro)

“Ó meu Deus, “sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia, 14 de fevereiro). Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!

“Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu sempre lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo,na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)

Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”

“Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível.

(conforme: Saint of the Day (lngplants.com)

ou

Saint of the Day May 20 (lngplants.com)

“…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio, lembrados em 21 de maio)

* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO: “Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html

* Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém!

* PAI, ABRACE-NOS! JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!

DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS UNA!

MÃEZINHA MARIA, VELE POR NÓS!

EM NOME DE JESUS, PAI! AMÉM!

* Ver o blog https://vidademartiressantasesantos.blog/E

MUITO OBRIGADO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.