Santas e Santos de 17 de agosto

1. Me­mória de Santa Be­a­triz da Silva Meneses (também na Folhinha do Coração de Jesus), virgem, que, nas­cida de uma fa­mília nobre em Campo Maior, vila de Por­tugal, de­pois de ter acom­pa­nhado seus pais para Ceuta, daqui passou à corte de Cas­tela, re­gião da Es­panha, como dama de honor da sua pa­rente, a in­fanta Dona Isabel de Por­tugal. Para se de­dicar a uma vida cristã mais per­feita, re­tirou-se para o con­vento da Ordem de São Do­mingos, em To­ledo, onde per­ma­neceu mais de trinta anos, obe­de­cendo re­li­giosa e so­li­ci­ta­mente à su­pe­riora do con­vento e sub­me­tendo-se fi­el­mente à dis­ci­plina re­gular, es­pe­ci­al­mente quanto ao si­lêncio e à ce­le­bração diária dos Ofí­cios Di­vinos. Nesse con­vívio de vida con­sa­grada tomou a re­so­lução de ins­ti­tuir uma nova fa­mília re­li­giosa con­sa­grada à San­tís­sima Mãe de Deus. Apoiada no poder da rainha Isabel, a Ca­tó­lica, trans­feriu-se em 1484 com doze com­pa­nheiras para a casa vul­gar­mente cha­mada “Pa­lácio de Ga­liana’’, na mesma ci­dade, e assim co­meçou a fun­dação da Ordem da Ima­cu­lada Con­ceição de Nossa Se­nhora; pouco de­pois de fazer pro­fissão re­li­giosa, fa­leceu com fama de santidade. († 1492).

– Ver “… Santa Beatriz da Silva (Campo Maior1426[1] – Toledo9 de Agosto de 1492), nascida D. Beatriz da Silva e Menezes[2], foi uma nobre portuguesa e santa católica…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Beatriz_da_Silva

2.   Em Cí­zico, no He­les­ponto, hoje na Tur­quia, São Míron, pres­bí­tero e mártir, que, se­gundo a tra­dição, no tempo do im­pe­rador Décio e do go­ver­nador An­tí­patro, de­pois de muitos su­plí­cios foi decapitado. († s. III).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no mesmo dia, receberam a coroa do martírio: São Miro, sacerdote grego, decapitado em meados do séc. III; os Santos Estrato, Felipe e Eutíquio, queimados vivos na Ásia Menor e os Sete Monges Africanos, mortos a golpes de remo; dando todos, assim, o supremo testemunho de sua fidelidade a Cristo. (M)

3.   Em Ce­sa­reia da Ca­pa­dócia, hoje Kay­seri, na Tur­quia, São Ma­mede (também na Folhinha do Coração de Jesus),, mártir, que, sendo um pastor de con­dição muito hu­milde, vivia so­li­tário nas flo­restas dos montes com ri­go­rosa fru­ga­li­dade e, por ter pro­fes­sado a sua fé em Cristo, no tempo do im­pe­rador Au­re­liano con­sumou o martírio. († 273/274).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, na Palestina, perto de 274, o martírio de São Mamnés, jovem pastor da Capadócia, morto na perseguição de Aureliano. Sua fama se espalhou até o Ocidente, graças a Santa Radegunda (M).

– Ver “… Mamede de Cesareia conhecido por São Mamede é um santo cristão, venerado pela Igreja Católica e Ortodoxa…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mamede_de_Cesareia

4.   Na Si­cília, ac­tu­al­mente re­gião da Itália, o dia natal de Santo Eu­sébio, papa, va­lo­roso tes­te­munho de Cristo, que foi de­por­tado pelo im­pe­rador Ma­xêncio para esta ilha e, exi­lado da pá­tria ter­rena, me­receu en­trar na pá­tria ce­leste; o seu corpo foi tras­la­dado para Roma e de­po­si­tado no ce­mi­tério de Calisto. († 310).

– Ver “… O Papa Eusébio (em latimEusebiusSardenha[1] ou Grécia,[2] 255? – Sicília17 de agosto de 309 (ou 310)[nota 1] foi o trigésimo primeiro papa da Igreja Católica, que o venera como santo e mártir, tendo sido eleito em 18 de abril de 309 (ou 310) e permanecendo como Sucessor de Pedro até 17 de agosto de 309 (ou 310)…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Papa_Eus%C3%A9bio

5*.   Na Frísia, no ter­ri­tório da ac­tual Ho­landa, São Jerão, pres­bí­tero e mártir, que se narra ter sido morto por uns pa­gãos normandos. († 856)

6*.   Em Tes­sa­ló­nica, na Ma­ce­dónia, na ac­tual Grécia, o pas­sa­mento de Santo Elias o Jovem, monge se­gundo as re­gras dos Pa­dres ori­en­tais, que de­pois de ter so­frido muito da parte dos Sar­ra­cenos por causa da sua fé, com grande for­ta­leza de ânimo se­guiu uma vida de con­tínua oração e ri­go­rosa aus­te­ri­dade na Ca­lá­bria e na Sicília. († 903)

7*.   Em Ar­cária, perto de Mi­lazzo, na Si­cília, São Ni­colau Políti, ere­mita, que passou a vida em su­prema aus­te­ri­dade numa caverna. († 1107)

8*.   Em Colle di Val d’Elsa, pró­ximo de Sena, na Etrúria, hoje na Tos­cana, re­gião da Itália, o Beato Al­berto, pres­bí­tero, que deu ao povo um egrégio exemplo de virtude. († 1202)

9.   Em Mon­te­falco, na Úm­bria, também na Itália, Santa Clara da Cruz, virgem da Ordem das Ere­mitas de Santo Agos­tinho, que di­rigiu o mos­teiro da Santa Cruz, abra­sada no amor à Paixão de Cristo. († 1308).

– Ver página 39: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2015.pdf

– Ver também “… Clara de Montefalco (também conhecida como Santa Clara da Cruz) foi uma freira agostiniana e santa católica…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Clara_de_Montefalco

10.   Em Na­ga­sáki, no Japão, os santos már­tires Tiago Kyuhei Gorobioye, pres­bí­tero da Ordem dos Pre­ga­dores, e Mi­guel Kurobioye, que, no tempo do co­man­dante su­premo To­ku­gawa Ye­mitsu, foram con­de­nados à pena ca­pital e mor­reram por Cristo. († 1633)

11.   Em Saumur, perto de An­gers, na França, Santa Joana Delanoue, virgem, que, to­tal­mente con­fiada no au­xílio da di­vina pro­vi­dência, aco­lheu du­rante vá­rios anos na sua casa órfãs, an­ciãs, en­fermas e mu­lheres dis­so­lutas e, fi­nal­mente fundou com al­gumas com­pa­nheiras o Ins­ti­tuto das Irmãs de Santa Ana da Providência. († 1736)

– Ver “… 1736 Santa Joana da Cruz Anjou. Uma velha pobre que muitos rejeitaram como louca levou Santa Joana a dedicar sua vida aos pobres; fundou a Congregação de Santa Ana da Providência (1666-1736). Para Joana, que tinha uma reputação de mulher de negócios voltada para o sucesso monetário, essa foi uma conversão significativa…

… A história cristã está cheia de penitentes, de pessoas que, cooperando com a graça concedida por Deus, são capazes de dar as costas a uma vida de pecado e vergonha, e não raramente de subir às próprias alturas da piedade. A vida anterior de muitos penitentes tem uma espécie de impressão paradoxal na própria enormidade de sua maldade, na profundidade de sua depravação; mas Bd Joan Delanoue foi alguém que se libertou, não da escravidão de alguma iniquidade “pitoresca”, mas do pântano da mesquinhez do mundanismo e do egoísmo, da avareza e avareza dos pequeno-burgueses materialistas…”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayAugust17.html

12*.   Num barco-prisão an­co­rado ao largo de Ro­che­fort, na França, o Beato Natal Hi­lário Le Conte, mártir, que, sendo clé­rigo da ca­te­dral de Bourges como mestre-ca­pela, du­rante a vi­o­lenta per­se­guição re­li­giosa foi en­cer­rado na ga­lera, na qual, con­su­mido pela en­fer­mi­dade, morreu por Cristo. († 1794)

13*.   Em Cas­tel­fullit de la Roca, perto de Ge­rona, na Es­panha, o Beato Hen­rique Ca­na­dell Quintana, pres­bí­tero da Ordem dos Clé­rigos Re­grantes da Es­colas Pias e mártir, as­sas­si­nado em ódio à Igreja. († 1936)

14. São Jacinto, da Ordem de São Domingos. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano da graça de 1257, a volta para Deus de São Jacinto (também na Folhinha do Coração de Jesus, São Jacinto de Cracóvia). Depois de ter estudado em Cracóvia, tomou o hábito dos frades pregadores em Roma, do próprio São Domingos. Fundou a província dominicana da Polônia, e estendeu seu apostolado para a Rússia e a Prússia. (M).Lembrado dia 16 de agosto no VIDAS DOS SANTOS.

– Ver páginas 9-12: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2015.pdf

– Ver também “… São JacintoJacek Odrowąż, em polonês (Kamień Śląski, c. 1185 – Cracóvia15 de agosto de 1257) é um santo polonês, da Ordem dos Pregadores (dominicano). As notícias sobre as suas origens são todas provenientes de textos hagiográficos tardios (século XVI) e pouco confiáveis, escritas por ocasião da sua canonização (1594)…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jacinto_de_Crac%C3%B3via

15. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano de 755m, São Carlomano. Filho mais velho de Carlos Martel, renunciou a todos os seus direitos em favor de seu irmão Pepino, o Breve, e retirou-se para a abadia beneditina de São Silvestre, sobre o Monte Sorato, não longe de Roma. Veio a morrer em um mosteiro em Vienne, no Dauphiné. (X).

– Ver páginas 26-27: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2015.pdf

16. Conforme o VIDAS DOS SANTOS, em Cartago, os santos mártires Liberato, abade, Bonifácio, diácono, Servo (também na Folhinha do Coração de Jesus) e Rústico, subdiáconos, Rogato, e Sétimo, monges, e Máximo, ainda menino, que, durante a perseguição dos vândalos, sob o rei Hunerico, tendo sofrido diversos e horríveis tormentos pela defesa da fé católica, e da unidade do batismo, foram pregados com pregos sôbre madeira, onde deviam ser queimados; mas o fogo, depois de aceso por diversas vêzes, sempre se apagava por virtude divina e o tirano mandou-os bater com remos, de modo que, tendo a cabeça esmagada, terminaram felizmente a carreira e conquistaram a coroa que Deus lhes tinha preparado. Ver página 31: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2015.pdf

17. Bem-Aventurada Emília Bicchieri. Ver páginas 21-25: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2015.pdf

18. Bem-Aventurado Francisco de Santa Maria e companheiros, mártires.  Ver páginas 28-29: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2015.pdf

19. Outros santos do dia 17 de agosto: págs. 21-32, em: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2015.pdf

 Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XIII – Editora das Américas – 10 de julho de 1959

“E em outras partes , muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.

– Sobre 17 de agosto, ver ainda: 17 de agosto – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

BIBLIOGRAFIA:

  1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
  2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIAN6 – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi eCaterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS  644-641: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-
  3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%2 0-%201.pdf
  4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
  5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livrariaon line – www.editorapermanencia.com
  6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
  7. https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayAugust17.html

DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)

* Senhor, nosso Deus e Pai amado, obrigado por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!

Querida Mãe Virgem Maria, socorra-nos, proteja-nos

São José, Anjos e Santos, intercedam por nós! Obrigado! Amém!

PAI AMADO, DÊ-NOS A GRAÇA PARA LUTAR COM ENTUSIASMO

E FORÇA DE VONTADE,

POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO E TRABALHO,

MESMO EM SITUAÇÕES DIFÍCEIS E ESPINHOSAS,

PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ

DE BONS COSTUMES E SANTIDADE!

LIVRA-NOS DA CERVIZ DURA E DO CORAÇÃO EMPEDERNIDO!

EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO!

AMÉM!

* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DESANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA:

barpuri@uol.com.br

* SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!

“O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)

“Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio,lembrado em 10 de fevereiro)

“Ó meu Deus, “sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia, 14 de fevereiro). Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!

“Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu sempre lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo,na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)

Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”

“Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível.

(conforme: Saint of the Day (lngplants.com)

ou

Saint of the Day May 20 (lngplants.com)

“…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio, lembrados em 21 de maio)

* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO: “Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html

* Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém!

* PAI, ABRACE-NOS! JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!

DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS UNA!

MÃEZINHA MARIA, VELE POR NÓS!

EM NOME DE JESUS, PAI! AMÉM!

* Ver o blog https://vidademartiressantasesantos.blog/E

MUITO OBRIGADO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.