1. Memória de Santa Beatriz da Silva Meneses (também na Folhinha do Coração de Jesus), virgem, que, nascida de uma família nobre em Campo Maior, vila de Portugal, depois de ter acompanhado seus pais para Ceuta, daqui passou à corte de Castela, região da Espanha, como dama de honor da sua parente, a infanta Dona Isabel de Portugal. Para se dedicar a uma vida cristã mais perfeita, retirou-se para o convento da Ordem de São Domingos, em Toledo, onde permaneceu mais de trinta anos, obedecendo religiosa e solicitamente à superiora do convento e submetendo-se fielmente à disciplina regular, especialmente quanto ao silêncio e à celebração diária dos Ofícios Divinos. Nesse convívio de vida consagrada tomou a resolução de instituir uma nova família religiosa consagrada à Santíssima Mãe de Deus. Apoiada no poder da rainha Isabel, a Católica, transferiu-se em 1484 com doze companheiras para a casa vulgarmente chamada “Palácio de Galiana’’, na mesma cidade, e assim começou a fundação da Ordem da Imaculada Conceição de Nossa Senhora; pouco depois de fazer profissão religiosa, faleceu com fama de santidade. († 1492).
– Ver “… Santa Beatriz da Silva (Campo Maior, 1426[1] – Toledo, 9 de Agosto de 1492), nascida D. Beatriz da Silva e Menezes[2], foi uma nobre portuguesa e santa católica…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Beatriz_da_Silva
2. Em Cízico, no Helesponto, hoje na Turquia, São Míron, presbítero e mártir, que, segundo a tradição, no tempo do imperador Décio e do governador Antípatro, depois de muitos suplícios foi decapitado. († s. III).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no mesmo dia, receberam a coroa do martírio: São Miro, sacerdote grego, decapitado em meados do séc. III; os Santos Estrato, Felipe e Eutíquio, queimados vivos na Ásia Menor e os Sete Monges Africanos, mortos a golpes de remo; dando todos, assim, o supremo testemunho de sua fidelidade a Cristo. (M)
3. Em Cesareia da Capadócia, hoje Kayseri, na Turquia, São Mamede (também na Folhinha do Coração de Jesus),, mártir, que, sendo um pastor de condição muito humilde, vivia solitário nas florestas dos montes com rigorosa frugalidade e, por ter professado a sua fé em Cristo, no tempo do imperador Aureliano consumou o martírio. († 273/274).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, na Palestina, perto de 274, o martírio de São Mamnés, jovem pastor da Capadócia, morto na perseguição de Aureliano. Sua fama se espalhou até o Ocidente, graças a Santa Radegunda (M).
– Ver “… Mamede de Cesareia conhecido por São Mamede é um santo cristão, venerado pela Igreja Católica e Ortodoxa…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mamede_de_Cesareia
4. Na Sicília, actualmente região da Itália, o dia natal de Santo Eusébio, papa, valoroso testemunho de Cristo, que foi deportado pelo imperador Maxêncio para esta ilha e, exilado da pátria terrena, mereceu entrar na pátria celeste; o seu corpo foi trasladado para Roma e depositado no cemitério de Calisto. († 310).
– Ver “… O Papa Eusébio (em latim: Eusebius, Sardenha[1] ou Grécia,[2] 255? – Sicília, 17 de agosto de 309 (ou 310)[nota 1] foi o trigésimo primeiro papa da Igreja Católica, que o venera como santo e mártir, tendo sido eleito em 18 de abril de 309 (ou 310) e permanecendo como Sucessor de Pedro até 17 de agosto de 309 (ou 310)…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Papa_Eus%C3%A9bio
5*. Na Frísia, no território da actual Holanda, São Jerão, presbítero e mártir, que se narra ter sido morto por uns pagãos normandos. († 856)
6*. Em Tessalónica, na Macedónia, na actual Grécia, o passamento de Santo Elias o Jovem, monge segundo as regras dos Padres orientais, que depois de ter sofrido muito da parte dos Sarracenos por causa da sua fé, com grande fortaleza de ânimo seguiu uma vida de contínua oração e rigorosa austeridade na Calábria e na Sicília. († 903)
7*. Em Arcária, perto de Milazzo, na Sicília, São Nicolau Políti, eremita, que passou a vida em suprema austeridade numa caverna. († 1107)
8*. Em Colle di Val d’Elsa, próximo de Sena, na Etrúria, hoje na Toscana, região da Itália, o Beato Alberto, presbítero, que deu ao povo um egrégio exemplo de virtude. († 1202)
9. Em Montefalco, na Úmbria, também na Itália, Santa Clara da Cruz, virgem da Ordem das Eremitas de Santo Agostinho, que dirigiu o mosteiro da Santa Cruz, abrasada no amor à Paixão de Cristo. († 1308).
– Ver página 39: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2015.pdf
– Ver também “… Clara de Montefalco (também conhecida como Santa Clara da Cruz) foi uma freira agostiniana e santa católica…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Clara_de_Montefalco
10. Em Nagasáki, no Japão, os santos mártires Tiago Kyuhei Gorobioye, presbítero da Ordem dos Pregadores, e Miguel Kurobioye, que, no tempo do comandante supremo Tokugawa Yemitsu, foram condenados à pena capital e morreram por Cristo. († 1633)
11. Em Saumur, perto de Angers, na França, Santa Joana Delanoue, virgem, que, totalmente confiada no auxílio da divina providência, acolheu durante vários anos na sua casa órfãs, anciãs, enfermas e mulheres dissolutas e, finalmente fundou com algumas companheiras o Instituto das Irmãs de Santa Ana da Providência. († 1736)
– Ver “… 1736 Santa Joana da Cruz Anjou. Uma velha pobre que muitos rejeitaram como louca levou Santa Joana a dedicar sua vida aos pobres; fundou a Congregação de Santa Ana da Providência (1666-1736). Para Joana, que tinha uma reputação de mulher de negócios voltada para o sucesso monetário, essa foi uma conversão significativa…
… A história cristã está cheia de penitentes, de pessoas que, cooperando com a graça concedida por Deus, são capazes de dar as costas a uma vida de pecado e vergonha, e não raramente de subir às próprias alturas da piedade. A vida anterior de muitos penitentes tem uma espécie de impressão paradoxal na própria enormidade de sua maldade, na profundidade de sua depravação; mas Bd Joan Delanoue foi alguém que se libertou, não da escravidão de alguma iniquidade “pitoresca”, mas do pântano da mesquinhez do mundanismo e do egoísmo, da avareza e avareza dos pequeno-burgueses materialistas…”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayAugust17.html
12*. Num barco-prisão ancorado ao largo de Rochefort, na França, o Beato Natal Hilário Le Conte, mártir, que, sendo clérigo da catedral de Bourges como mestre-capela, durante a violenta perseguição religiosa foi encerrado na galera, na qual, consumido pela enfermidade, morreu por Cristo. († 1794)
13*. Em Castelfullit de la Roca, perto de Gerona, na Espanha, o Beato Henrique Canadell Quintana, presbítero da Ordem dos Clérigos Regrantes da Escolas Pias e mártir, assassinado em ódio à Igreja. († 1936)
14. São Jacinto, da Ordem de São Domingos. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano da graça de 1257, a volta para Deus de São Jacinto (também na Folhinha do Coração de Jesus, São Jacinto de Cracóvia). Depois de ter estudado em Cracóvia, tomou o hábito dos frades pregadores em Roma, do próprio São Domingos. Fundou a província dominicana da Polônia, e estendeu seu apostolado para a Rússia e a Prússia. (M).Lembrado dia 16 de agosto no VIDAS DOS SANTOS.
– Ver páginas 9-12: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2015.pdf
– Ver também “… São Jacinto, Jacek Odrowąż, em polonês (Kamień Śląski, c. 1185 – Cracóvia, 15 de agosto de 1257) é um santo polonês, da Ordem dos Pregadores (dominicano). As notícias sobre as suas origens são todas provenientes de textos hagiográficos tardios (século XVI) e pouco confiáveis, escritas por ocasião da sua canonização (1594)…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jacinto_de_Crac%C3%B3via
15. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano de 755m, São Carlomano. Filho mais velho de Carlos Martel, renunciou a todos os seus direitos em favor de seu irmão Pepino, o Breve, e retirou-se para a abadia beneditina de São Silvestre, sobre o Monte Sorato, não longe de Roma. Veio a morrer em um mosteiro em Vienne, no Dauphiné. (X).
– Ver páginas 26-27: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2015.pdf
16. Conforme o VIDAS DOS SANTOS, em Cartago, os santos mártires Liberato, abade, Bonifácio, diácono, Servo (também na Folhinha do Coração de Jesus) e Rústico, subdiáconos, Rogato, e Sétimo, monges, e Máximo, ainda menino, que, durante a perseguição dos vândalos, sob o rei Hunerico, tendo sofrido diversos e horríveis tormentos pela defesa da fé católica, e da unidade do batismo, foram pregados com pregos sôbre madeira, onde deviam ser queimados; mas o fogo, depois de aceso por diversas vêzes, sempre se apagava por virtude divina e o tirano mandou-os bater com remos, de modo que, tendo a cabeça esmagada, terminaram felizmente a carreira e conquistaram a coroa que Deus lhes tinha preparado. Ver página 31: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2015.pdf
17. Bem-Aventurada Emília Bicchieri. Ver páginas 21-25: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2015.pdf
18. Bem-Aventurado Francisco de Santa Maria e companheiros, mártires. Ver páginas 28-29: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2015.pdf
19. Outros santos do dia 17 de agosto: págs. 21-32, em: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2015.pdf
Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XIII – Editora das Américas – 10 de julho de 1959
“E em outras partes , muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.
R/: Demos graças a Deus!”
OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.
– Sobre 17 de agosto, ver ainda: 17 de agosto – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
BIBLIOGRAFIA:
- MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
- MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIAN6 – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi eCaterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 644-641: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-
- VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%2 0-%201.pdf
- Martirológio Romano-Monástico – adaptado para Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
- Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livrariaon line – www.editorapermanencia.com
- Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
- https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayAugust17.html
DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)
* Senhor, nosso Deus e Pai amado, obrigado por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!
Querida Mãe Virgem Maria, socorra-nos, proteja-nos
São José, Anjos e Santos, intercedam por nós! Obrigado! Amém!
PAI AMADO, DÊ-NOS A GRAÇA PARA LUTAR COM ENTUSIASMO
E FORÇA DE VONTADE,
POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO E TRABALHO,
MESMO EM SITUAÇÕES DIFÍCEIS E ESPINHOSAS,
PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ
DE BONS COSTUMES E SANTIDADE!
LIVRA-NOS DA CERVIZ DURA E DO CORAÇÃO EMPEDERNIDO!
EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO!
AMÉM!
* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DESANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA:
* SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!
“O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)
“Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio,lembrado em 10 de fevereiro)
“Ó meu Deus, “sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia, 14 de fevereiro). Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!
“Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu sempre lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo,na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)
Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”
“Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível.
(conforme: Saint of the Day (lngplants.com)
ou
Saint of the Day May 20 (lngplants.com)
“…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio, lembrados em 21 de maio)
* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO: “Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html
* Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém!
* PAI, ABRACE-NOS! JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!
DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS UNA!
MÃEZINHA MARIA, VELE POR NÓS!
EM NOME DE JESUS, PAI! AMÉM!
* Ver o blog https://vidademartiressantasesantos.blog/E
MUITO OBRIGADO!