Santas e Santos de 05 de setembro

1.   Em Porto Ro­mano, perto do ac­tual Fiu­mi­cino, na Itália, os santos Aconto, Nono, Her­cu­lano e Tau­rino, mártires. († data inc.)

2.   Em Cápua, na Cam­pânia, re­gião da Itália, São Quinto, mártir. († data inc.)

3.   Em Ni­co­média, na Bi­tínia, hoje Izmit, na Tur­quia, os santos már­tires Ur­bano, Te­o­doro, Me­ne­demo e com­pa­nheiros, clé­rigos e leigos, que, por ordem do im­pe­rador Va­lente, foram me­tidos num barco e nele quei­mados em ódio à fé católica. († 370)

4.   No ter­ri­tório de The­rou­anne, na Flan­dres, ac­tu­al­mente na França, São Ber­tino (também na Folhinha do Coração de Jesus), abade de Sithieu, que foi se­pul­tado no mos­teiro por ele mesmo fun­dado jun­ta­mente com São Mu­mo­lino e que ficou de­sig­nado com o seu nome. († c. 698).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no fim do séc. VIII, São Bertino, monte de Luxeuil, primeiro abade de Sithiu, mosteiro do Artois, que mais tarde tomou seu nome, e em torno do qual se formou a cidade de Saint-Omer. (M)

5*.   Em Tor­tona, na Li­gúria, hoje no Pi­e­monte, re­gião da Itália, Santo Al­berto, que é con­si­de­rado o fun­dador e pri­meiro abade do mos­teiro de Bú­trio, perto de Pavia. († c. 1073)

6*.   Na Dal­mácia, na ho­di­erna Croácia, o Beato João o Bom de Siponto, abade, que edi­ficou o mos­teiro de São Mi­guel no li­toral da Dal­mácia, frente ao monte Gargano. († s. XII)

7*.   Em Ripon, na In­gla­terra, o Beato Gui­lherme Browne, mártir, que, con­de­nado à morte, no rei­nado de Jaime I, por ter in­du­zido ou­tras pes­soas a aceitar a fé ca­tó­lica, foi en­for­cado e atroz­mente esquartejado. († 1605).

Conforme o Martirológio Romano-Monástico, na Inglaterra, o Bem-aventurado Guilherme Browne, martirizado em 1605, em comunhão com a Igreja Católica. (X)

8*.   Num sór­dido barco an­co­rado ao largo de Ro­che­fort, na França, o Beato Flo­rêncio Du­montet de Cardaillac, pres­bí­tero e mártir, que, con­de­nado à morte por causa do sa­cer­dócio du­rante a Re­vo­lução Fran­cesa, con­sumou o seu mar­tírio na en­fer­mi­dade, ví­tima da sua grande ca­ri­dade e zelo na as­sis­tência aos com­pa­nheiros de ca­ti­veiro enfermos. († 1794)

9.   Em Nihn Tai, ci­dade do Ton­quim, no ac­tual Vi­etnam, os santos már­tires Pedro Nguyen Van Tu, pres­bí­tero da Ordem dos Pre­ga­dores, e José Huang Luong Canh, mé­dico, que foram de­go­lados em ódio ao nome de Cristo. († 1838)

– Ver “… 1838 – St. Joseph Canh médico nativo Mártir do Vietnã Ele era um médico nativo do Vietnã, um terciário dominicano, e foi decapitado pelas autoridades japonesas por causa de sua recusa em negar Cristo. José foi canonizado em 1988 pelo Papa João Paulo II.
Abençoado Joseph Canh, OP Tert. M (AC); beatificado em 1900. Joseph, um terciário dominicano, era um médico nativo de Tonkin (Vietnã) que foi decapitado pela fé (beneditinos)… 1838 São Pedro Tu vietnamita mártir padre nativo vietnamita, juntou-se tornou-se padre em seu próprio país. Ele foi decapitado. O Papa João Paulo II o canonizou em 1988…”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DaySeptember05.html

10*.   Em Cal­cutá, na Índia, Santa Te­resa (Inês Go­nhxa Bo­jaxhiu), (também na Folhinha do Coração de Jesus), virgem, na­tural da Al­bânia, que apagou a sede de Cristo aban­do­nado na cruz as­sis­tindo com exímia ca­ri­dade os ir­mãos mais po­bres e fundou as Con­gre­ga­ções das Mis­si­o­ná­rias e dos Mis­si­o­ná­rios da Ca­ri­dade, des­ti­nadas in­tei­ra­mente ao ser­viço dos en­fermos e dos abandonados. († 1997).

– Ver “… Anjezë Gonxhe Bojaxhiu M.C. (Skopje26 de agosto de 1910 — Calcutá5 de setembro de 1997), conhecida como Madre Teresa de Calcutá ou Santa Teresa de Calcutá, foi uma religiosa católica de etnia albanesa naturalizada indiana, fundadora da congregação das Missionárias da Caridade, cujo carisma é o serviço aos mais pobres dos pobres[2] por meio da vivência do Evangelho de Jesus Cristo. Em 2015, a congregação fundada por ela contava com mais de 5 mil membros em 139 países.[3] Por seu serviço aos pobres, tornou-se conhecida ainda em vida pelo codinome de “Santa das Sarjetas”… Foi beatificada em 19 de outubro de 2003, devido ao milagre ocorrido com Monica Besra, uma indiana que terá sido curada de um tumor no estômago de forma inexplicável, graça que foi atribuída à intercessão de Madre Teresa de Calcutá.[21]

Papa Francisco proclamou Madre Teresa de Calcutá como santa no Jubileu da Misericórdia, em 4 de setembro de 2016. A canonização aconteceu depois de a Igreja Católica ter aprovado, por unanimidade, a cura extraordinária do brasileiro Marcílio Haddad Andrino em 2008,[22] que se encontrava em coma devido a abscessos no cérebro e hidrocefalia. Apesar de sua discrição e de evitar entrevistas, ele participou da cerimônia de canonização.[23][24]”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Madre_Teresa_de_Calcut%C3%A1

– Ver “… Na homilia da cerimônia de canonização, Francisco elogiou seu trabalho “em defesa da vida humana”, garantindo que ela fez “sentir sua voz aos poderosos da terra para que reconhecessem suas culpas diante dos crimes da pobreza criado por eles mesmos”… Em 1952, ao observar uma mulher agonizante, abandonada na rua e com os pés atacados por ratos, ela sentiu uma profunda comoção e decidiu assumir uma nova tarefa: ajudar os mais pobres entre os pobres… ”: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/09/madre-teresa-e-canonizada-pelo-papa-francisco.html

11. Santo Eudócio (também na Folhinha do Coração de Jesus).

– Ver “… Santos Soldados Eudóxio, Zenon Macário, e de seus companheiros mil e cento e quatroÉ santo no dia 05 de setembro, em Militina, cidade de Arménia.

os quais, depondo a insignia militar do tiracolo foram mortos pela confissao de cristo, na perseguição de Diocleciano…”:  http://lhs.unb.br/atlas/Santos_Soldados_Eud%C3%B3xio,_Zenon_Mac%C3%A1rio,_e_de_seus_companheiros_mil_e_cento_e_quatro

12. São Justiniano (também na Folhinha do Coração de Jesus). No VIDAS DOS MÁRTIRES, São Lourenço Justiniano, primeiro patriarca de Veneza. Ver páginas 40-58: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2016.pdf

– Ver “… Lorenzo Giustiniani (1381 – 8 de Janeiro de 1456), o Laurentius Justinianus (Lourenço Justiniano) do Calendário romano, foi bispo e o primeiro Patriarca de Veneza, sendo venerado como santo pela Igreja Católica… Foi canonizado pelo Papa Alexandre VIII, sendo comemorado no calendário litúrgico, a partir de Inocêncio XII a 5 de Setembro, no aniversário da sua elevação a bispo. As suas obras, que consistem em sermões, cartas e tratados sobre a ascese, foram várias vezes reimpressas, sendo a compilação mais conhecida a que foi levada a cabo pelo beneditino P. N. A. Giustiniani, publicado em Veneza em 2 volumes em 1751. Foi biografado por Bernardo Giustiniani, por Scipio Maffei, bem como pelos Bolandistas”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lorenzo_Giustiniani

13. Conforme o Martirológio Romano-Monástico,  neste mesmo dia, receberam a coroa do martírio reservada às testemunhas de Cristo, Quatro cristãos do Porto. Um, de Cápua, assim como Vinte e cinco outros de Constantinopla. (M)

14. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no séc. VI, São Genivaldo ou Genival, primeiro bispo de Laon, que introduziu o evangelho naquela região. (M).

– Ver no VIDAS DOS SANTOS São Genebaldo, bispo, páginas 59-60; http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2016.pdf

15. Santa Isabel. Ver (wikipedia de 05 de setembro) “Isabel (do hebraico: אֱלִישֶׁבַע / אֱלִישָׁבַע “Meu Deus jurou”; hebraico padrãoElišévaʿ ~ ElišávaʿTiberianoʾĔlîšéḇaʿ ~ ʾĔlîšāḇaʿ) (em árabe: إليزابيث, Ilizabith) é uma personagem do Novo Testamento da Bíblia, mencionada no Evangelho segundo Lucas como esposa do sacerdote Zacarias e mãe de João Batista.”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Isabel_(B%C3%ADblia)

16. São Zacarias. Ver (wikipedia de 05 de setembro) “Zacarias (do hebraico זְכַרְיָה, Zekariyah, “Deus se lembrou”, em árabe: زكريا – Zakariya) foi, segundo a Bíblia, um sacerdote do Templo de Jerusalém, pai de João Batista e esposo de Isabel. É um profeta Bíblico. Entretanto, é considerado pelos muçulmanos como um dos profetas no Alcorão, onde é mencionado como o protetor de Maria, mãe de Jesus (ou Isa, como é conhecido no islamismo).”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Zacarias_(sacerdote)

– Ver “… O profeta Zacarias, pai de São João Batista, por ordem de Herodes, soldados assassinaram este santo profeta, esfaqueando-o entre o templo e o altar (MT 23: 35). Elizabeth morreu quarenta dias depois de seu marido, e São João, preservado pelo Senhor, habitou no deserto até o dia de sua aparição na nação de Israel. O Santo Profeta Zacarias e a Justa Elizabeth eram pais do santo profeta, precursor e batista do Senhor, João.”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DaySeptember05.html

17. Outras santas e santos do dia 05 de setembro, págs. 40-64, em: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2016.pdf

 Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XIII – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

 “E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.

– Sobre 05 de setembro, ver ainda: 5 de setembro – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

BIBLIOGRAFIA:

  1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
  2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi eCaterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS  699-700: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-
  3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%2 0-%201.pdf
  4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
  5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livrariaon line – www.editorapermanencia.com
  6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
  7. https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DaySeptember05.html

DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)

* Senhor, nosso Deus e Pai amado, obrigado por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!

Querida Mãe Virgem Maria, socorra-nos, proteja-nos

São José, Anjos e Santos, intercedam por nós! Obrigado! Amém!

PAI AMADO, DÊ-NOS A GRAÇA PARA LUTAR COM ENTUSIASMO

E FORÇA DE VONTADE,

POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO E TRABALHO,

MESMO EM SITUAÇÕES DIFÍCEIS E ESPINHOSAS,

PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ

DE BONS COSTUMES E SANTIDADE!

LIVRA-NOS DA CERVIZ DURA E DO CORAÇÃO EMPEDERNIDO!

EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO!

AMÉM!

* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DESANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA:

barpuri@uol.com.br

* SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!

“O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)

“Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio,lembrado em 10 de fevereiro)

“Ó meu Deus, “sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia, 14 de fevereiro). Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!

“Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu sempre lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)

Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”

“Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível.

(conforme: Saint of the Day (lngplants.com)

ou

Saint of the Day May 20 (lngplants.com)

“…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio, lembrados em 21 de maio)

* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO: “Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html

* Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém!

* PAI, ABRACE-NOS! JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!

DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS UNA!

MÃEZINHA MARIA, VELE POR NÓS!

EM NOME DE JESUS, PAI! AMÉM!

* Ver o blog https://vidademartiressantasesantos.blog/E

MUITO OBRIGADO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.