Santas e Santos de 06 de setembro

1.   Co­me­mo­ração de São Za­ca­rias, pro­feta, que va­ti­cinou o re­gresso do povo no exílio à terra pro­me­tida e anun­ciou a vinda de um rei pa­cí­fico, que Cristo Se­nhor ad­mi­ra­vel­mente cum­priu na sua en­trada triunfal na Ci­dade Santa de Jerusalém.

– Ver páginas 71-82: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2016.pdf

– Ver também “…Zacarias (em hebraico: זְכַרְיָה; “Lembrou do Senhor“), foi um dos profetas pós-exílicos do Antigo Testamento e da Tanakh no Judaísmo, ele é o autor do Livro de Zacarias.

Zacarias é um nome teofórico, com o sufixo -iah uma forma curta do tetragrama, que era muito comumente utilizado nesta época para nomes de pessoas e lugares…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Zacarias_(profeta)

2.   Co­me­mo­ração de Santo One­sí­foro, que muitas vezes re­con­fortou São Paulo em Éfeso e não se en­ver­go­nhou das suas ca­deias, mas ao con­trário, quando chegou a Roma, o pro­curou so­li­ci­ta­mente até o encontrar.

– Ver “… Onesíforo, nome que significa “dando lucro”[1], foi um dos primeiros cristãos, citado no Novo Testamento em II Timóteo (2 Timóteo 1:16-18 e 2 Timóteo 4:19)…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ones%C3%ADforo

3.   Co­me­mo­ração dos santos már­tires Do­na­ciano, Pre­sídio, Man­sueto (também na Folhinha do Coração de Jesus), Ger­mano e Fús­culo, bispos na África Se­ten­tri­onal, que, du­rante a per­se­guição dos Vân­dalos, por ordem do rei ariano Hu­ne­rico, foram du­ra­mente es­pan­cados e de­pois exi­lados por terem de­fen­dido a ver­dade ca­tó­lica. Com eles se co­me­mora também Leto (São Ledo, também na Folhinha do Coração de Jesus), bispo de Nepta, na Bi­za­cena, ac­tu­al­mente na Tu­nísia, homem co­ra­joso e de grande cul­tura, que, de­pois de um longo pe­ríodo de sór­dido ca­ti­veiro, foi quei­mado vivo. († s. V).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no séc. VI, a paixão de Seis bispos africanos, que como verdadeiros pastores ofereceram suas vidas por seus rebanhos, durante a perseguição do rei Hunerico. (M)

4.   Em Spo­leto, na Úm­bria, re­gião da Itália, Santo Eleu­tério, abade, que é lou­vado pelo papa São Gre­gório Magno pela sua exímia sim­pli­ci­dade e com­punção de espírito. († s. VI)

5*.   Em Laon, na Gália, ac­tu­al­mente na França, São Ca­no­aldo, bispo, dis­cí­pulo de São Co­lum­bano, que foi o seu único au­xi­liar no ermo de Bregenz. († c. 632)

– Ver “… São Chainoaldus, ou Cagnoald, Bispo de Laon. Este santo, comumente chamado de Cagnoald ou Cagnou na França, é de interesse principalmente por causa de sua associação com São Columbano, que se hospedou na casa de seu pai perto de Meaux, e causou uma profunda impressão em Chainoaldus e em seu irmão e irmã, Faro e Burgundofara, que o seguiu em santidade. Ele se tornou um monge em Luxeuil e, quando São Columbano foi banido, seguiu seu mestre em todas as suas andanças e o ajudou em sua pregação e ministério…”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DaySeptember06.html

6*.   No li­toral de Cum­ber­land, re­gião da In­gla­terra, numa ci­dade de­pois cha­mada com o seu nome, Santa Bega, monja. († c. 660). Em An­denne, no Bra­bante, ac­tu­al­mente na Bél­gica, Santa Bega, viúva, que, de­pois do as­sas­si­nato do es­poso, fundou o mos­teiro da Bem-aven­tu­rada Virgem Maria sob a regra de São Co­lum­bano e São Bento. († 693).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico (de 17 de dezembro), na Bélgica, perto de 690, Santa Bega, abadessa, filha de Pepino de Landen e irmã de Santa Gertrudes de Nivelles. A localidade de Ardennes-aux-Sept-Eglises desenvolveu-se em redor dos sete oratórios que ela havia construído em honra das sete basílicas romanas. (M). Ver também dia 17 de dezembro.

Ver “… Santa Begga de Landen (em francêsBegue615? – 17 de dezembro de 693) foi uma nobre e religiosa franca…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Begga_de_Landen

7*.   No mos­teiro de Füssen, ci­dade da Ba­viera, na Ale­manha, São Magno, abade. († s. VIII)

– Ver “… 666m – Magnus de Füssen , Abade companheiro missionário com os Santos Columbano e Gall (AC)…(também conhecido como Magne, Magnoaldus, Maginold, Mang)
São Magnus foi companheiro missionário com os Santos Columbanus e Gall. Fundou e tornou-se abade de um claustro transalpino em Füssen, na Baviera, que servia aos peregrinos (Beneditinos, Enciclopédia) .”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DaySeptember06.html

8*.   No mos­teiro cis­ter­ci­ense de Le Bou­chet, pró­ximo de Orange, na Pro­vença, re­gião da França, a co­me­mo­ração do Beato Bel­trando de Garrigues (São Beltrão, também na Folhinha do Coração de Jesus),, pres­bí­tero, um dos pri­meiros dis­cí­pulos de São Do­mingos, que pro­curou sempre imitar o exemplo do seu mestre. († c. 1230).

Conforme o Martirológio Romano-Monástico, perto de 1230, o Bem-Aventurado Bertrando de Garriges. Foi um dos primeiros companheiros de São Domingos, e fundou diversos conventos em Paris e na Provença. (X)

9*.   Em Gata de Gorgos, lo­ca­li­dade da pro­víncia de Ali­cante, na Es­panha, o Beato Diogo (Diego) Llorca Llópis, pres­bí­tero e mártir, que, du­rante a per­se­guição contra a Igreja, pelo seu tes­te­munho de Cristo re­cebeu a coroa do martírio. († 1936)

10*.   Em Car­cai­xent, lo­ca­li­dade da pro­víncia de Va­lência, também na Es­panha, o Beato Pas­coal Torres Lloret, mártir, pai de fa­mília, que, le­vando a cruz de Cristo, me­receu al­cançar a re­com­pensa celeste. († 1936)

11♦.   Em Gijón, também na Es­panha, o Beato Vídal Ruiz Vallejo, pres­bí­tero da Ordem de Santo Agos­tinho e mártir, que, du­rante a mesma per­se­guição, con­sumou glo­ri­o­sa­mente o seu com­bate pela fé. († 1936)

12*.   Em Var­sóvia, na Po­lónia, o Beato Mi­guel Czar­toryski, pres­bí­tero da Ordem dos Pre­ga­dores e mártir, que, de­pois da in­vasão da Po­lónia pelos ini­migos de Cristo, por não ab­dicar da fé foi fu­zi­lado junto da igreja do lugar. († 1944)

13. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no séc. VII, Santo Imberto, eremita que viveu na solidão da região de Nevers. Seu corpo está enterrado na Igreja de Chantenay, na diocese daquela cidade (M).

14. Bem-Aventurado Pedro Acotanto e vários outros de seu tempo. Ver páginas 65-70: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2016.pdf

15. Bem-Aventurado Liberato, franciscano. Ver páginas 83-85: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2016.pdf

– Ver “…  O culto deste beato foi aprovado pelo Papa Pio IX em 1868, mas sua história está envolvida em um boa parte da obscuridade. Diz-se que pertenceu à nobre família de Brunforte, ingressou na Ordem dos Frades Menores, mas levou uma vida de contemplativo e de eremita. Ele também deve ter sido associado com Bd Humilis e Bd Pacificus em um projeto de observância mais estrita; mas a tentativa de identificá-lo com o frade anônimo de Soffiano que teve uma visão de Nossa Senhora (ver o Fioretti, caps. 46 e 47) não é isenta de dificuldades. Nasceu em Piceno, Itália; culto proibido em 1730, restaurado em 1731 e novamente aprovado em 1868… São Liberato nasceu na família Brumforti. Juntou-se aos franciscanos e mais tarde introduziu a austeridade inicial dos Frades menores com a ajuda dos Beatos Humilis e Pacificus. É difícil saber por que seu culto foi suprimido Beneditinos)

 (1896...”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DaySeptember06.html

16. Outras santas e santos do dia 06 de setembro, págs. 65-89, em: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2016.pdf

 Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XIII – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

 “E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.

– Sobre 06 de setembro, ver ainda: 6 de setembro – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

BIBLIOGRAFIA:

  1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
  2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi eCaterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS  701-702: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-
  3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%2 0-%201.pdf
  4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
  5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livrariaon line – www.editorapermanencia.com
  6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
  7. https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DaySeptember06.html

DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)

* Senhor, nosso Deus e Pai amado, obrigado por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!

Querida Mãe Virgem Maria, socorra-nos, proteja-nos

São José, Anjos e Santos, intercedam por nós! Obrigado! Amém!

PAI AMADO, DÊ-NOS A GRAÇA PARA LUTAR COM ENTUSIASMO

E FORÇA DE VONTADE,

POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO E TRABALHO,

MESMO EM SITUAÇÕES DIFÍCEIS E ESPINHOSAS,

PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ

DE BONS COSTUMES E SANTIDADE!

LIVRA-NOS DA CERVIZ DURA E DO CORAÇÃO EMPEDERNIDO!

EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO!

AMÉM!

* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DESANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA:

barpuri@uol.com.br

* SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!

“O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)

“Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio,lembrado em 10 de fevereiro)

“Ó meu Deus, “sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia, 14 de fevereiro). Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!

“Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu sempre lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)

Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”

“Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível.

(conforme: Saint of the Day (lngplants.com)

ou

Saint of the Day May 20 (lngplants.com)

“…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio, lembrados em 21 de maio)

* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO: “Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html

* Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém!

* PAI, ABRACE-NOS! JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!

DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS UNA!

MÃEZINHA MARIA, VELE POR NÓS!

EM NOME DE JESUS, PAI! AMÉM!

* Ver o blog https://vidademartiressantasesantos.blog/E

MUITO OBRIGADO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.