Santas e Santos de 27 de setembro

1. Me­mória de São Vi­cente de Paulo (também na Folhinha do Coração de Jesus), que, cheio de es­pí­rito sa­cer­dotal, se en­tregou ao cui­dado dos po­bres em Paris, na França, re­co­nhe­cendo em cada pessoa atri­bu­lada o rosto do seu Se­nhor. Fundou a Con­gre­gação da Missão e, com a co­la­bo­ração de Santa Luísa de Ma­rillac, também a Con­gre­gação das Fi­lhas da Ca­ri­dade, para con­fi­gurar a Igreja à sua imagem pri­mi­tiva, para formar san­ta­mente o clero e para so­correr os necessitados. († 1660).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, memória de São Vicente de Paulo, sacerdote, morto em 1660. Depois de ter se dedicado aos prisioneiros, fundou em Paris o Instituto dos Padres da Missão, cujos membros, mais conhecidos por lazaristas, se dedicam à evangelização das regiões do interior e à formação do clero. Pai dos pobres e das crianças abandonadas, contribuiu com Santa Luiza de Marillac na fundação das Filhas da Caridade. (R).

– Ver também páginas 60-99: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2017.pdf

– ver também “… Vicente de Paulo,[1] nascido Vincent de Paul ou Vincent Depaul, (Pouy,[2] 24 de abril de 1581 — Paris27 de setembro de 1660) foi um sacerdote católico francês, declarado santo pelo Papa Clemente XII em 1737. Foi um dos grandes protagonistas da Reforma Católica na França do século XVII”:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Vicente_de_Paulo

– Ver “… Para São Vicente, o compromisso social e a vida espiritual estavam unidos. Ele fundou seminários para moldar padres missionários para a França rural. Ele integrou atos de misericórdia corporal e espiritual. Ele combinou o compromisso altruísta com os pobres com suas conexões com os ricos e poderosos.
Disse São Vicente: “Vou me preparar para servir aos pobres. Vou tentar fazê-lo de maneira alegre e modesta, para consolá-los e edificá-los; falarei com eles como se fossem meus senhores e senhores. ..Mesmo quando alguém me repreende e critica em mim, eu não irei omitir o cumprimento do meu dever, mas prestarei … o respeito e a honra devidos.”…”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DaySeptember27.html

2.   Em Milão, na Gália Trans­pa­dana, hoje na Lom­bardia, re­gião da Itália, São Caio, bispo. († s. III)

3.   Na for­ta­leza de Bremur, no ter­ri­tório dos Éduos, na Gália, ac­tu­al­mente na França, São Flo­ren­tino (também na Folhinha do Coração de Jesus), que, se­gundo a tra­dição, foi de­ca­pi­tado pelos Vân­dalos jun­ta­mente com Santo Hi­lário. († s. V)

4.   No ce­nóbio de Li­es­sies, no Hai­naut da Aus­trásia, também na ac­tual França, Santa Hil­trudes, virgem, que viveu pi­e­do­sa­mente re­ti­rada com seu irmão Gun­tardo, abade. († d. 800).

Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no Hainaut (Bélgica), no começo do século IX, Santa Hiltrude, monja. Passou dezessete anos em recolhimento perto da abadia de Liessies, que seu pai havia fundado, e da qual seu irmão Gontrão foi o primeiro abade. (M).

– Ver páginas 104-105: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2017.pdf

5.   Em Cór­dova, na An­da­luzia, re­gião da Es­panha, os santos már­tires Adolfo e João, ir­mãos, que, du­rante a per­se­guição dos Mouros, no tempo do rei ‘Abd ar-Rahman II, foram co­ro­ados com o mar­tírio por Cristo. († c. 825).

Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no mesmo dia receberam a palma do martírio São Florenciano, na Borgonha, no séc. V; e os Bem-Aventurados Adolfo e João, em Córdova, no séc. IX. (M)

6.   Em Fara, pró­ximo de Cín­goli, no Pi­ceno, hoje nas Marcas, re­gião da Itália, São Bon­fílio, que, de­pois de ter sido bispo de Fo­linho, passou dez anos na Terra Santa e, ao re­gressar a Itália, se re­tirou no mos­teiro de Stó­raco, do qual tinha sido abade, mor­rendo fi­nal­mente na solidão. († c. 1115)

7.   Em Paris, na França, Santo Eleá­zaro ou Eleázar de Sabran, conde de Ariano, que, ob­ser­vando a vir­gin­dade e todas as vir­tudes com sua es­posa, a Beata Del­fina, morreu na flor da idade. († 1323).

Santo Elzeário, na Folhinha do Coração de Jesus (dia 26 de setembro). No VIDAS DOS SANTOS, Santo Elzeário e Santa Delfina, sua esposa. NOS MARTIROLÓGIOS – na bibliografia abaixo –, DIA 27 DE SETEMBRO.

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano do Senhor de 1323, a volta para Deus de Santo Eleazário, nobre provençal que soube conciliar o manejo de armas e a política com seus deveres de terciário franciscano. Sua esposa, a Bem-Aventurada Delfina, sobreviveu-lhe por trinta e sete anos e pôde assistir sua canonização. (M).

– Ver no VIDAS DOS SANTOS, páginas 39-59: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2017.pdf

8*.   Em Pis­tóia, na Etrúria, hoje na Tos­cana, re­gião da Itália, o Beato Lou­renço de Ripafratta, pres­bí­tero da Ordem dos Pre­ga­dores, que ob­servou fi­el­mente du­rante ses­senta anos a dis­ci­plina re­li­giosa e foi as­síduo na ad­mi­nis­tração sa­cra­mental da Penitência. († 1456)

9*.   Num sór­dido barco-prisão an­co­rado ao largo de Ro­che­fort, no li­toral da França, o Beato João Bap­tista La­bo­rier du Vivier, diá­cono e mártir, que, em tempo de per­se­guição contra a Igreja, por causa do seu es­tado cle­rical foi con­de­nado a cruel ca­ti­veiro, onde morreu con­su­mido por grave enfermidade. († 1794)

10*.   Em Sa­gunto, na Es­panha, os be­atos már­tires José Fe­nol­losa Alcayna, pres­bí­tero, e Fidel de Puzol (Ma­riano Cli­mente San­chis), re­li­gioso da Ordem dos Frades Me­nores Ca­pu­chi­nhos, que, du­rante o furor da per­se­guição re­li­giosa, der­ra­maram o seu sangue por Cristo. († 1936)

11*.   Em Gilet, po­vo­ação da pro­víncia de Va­lência, também na Es­panha, as be­atas már­tires Fran­cisca Xa­vier de Rafelbunol (Maria Fe­nol­losa Al­cayna), da Ordem Ter­ceira das Ca­pu­chi­nhas da Sa­grada Fa­mília, e Her­mínia Mar­tínez Amigó, mãe de fa­mília, que, na mesma per­se­guição re­li­giosa, con­fir­maram com o seu sangue a sua fi­de­li­dade ao Senhor. († 1936)

12♦.   Em Lloret del Mar, perto de Ge­rona, também na Es­panha, as be­atas Ma­da­lena Fra­dera Ferragutcasas, Maria do Carmo Fra­dera Ferragutcasas e Maria Rosa Fra­dera Ferragutcasas, vir­gens da Con­gre­gação das Mis­si­o­ná­rias do Co­ração de Maria e már­tires, que me­re­ceram as­so­ciar-se às núp­cias eternas com seu Es­poso, Jesus Cristo. († 1936)

13. São Fidêncio, também na Folhinha do Coração de Jesus.

– Ver “…    Em Todi, na Úmbria, sob o mesmo Diocleciano, os santos mártires Fidentius e Terence. Mártires cujas relíquias foram descobertas em Todi, Itália, no século XII. Em Todi, na Úmbria, os santos mártires Fidentius e Terence, que sofreram sob o mesmo Diocleciano.”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DaySeptember27.html

14. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no séc. III, Santo Adérito, segundo bispo de Ravena, que estimulou o crescimento do Evangelho, semeado por seu predecessor. (M)

– Ver “… Adheritus era grego de nascimento. Ele entrou para o sacerdócio e foi feito bispo de Ravenna, após São Apolinário.
Seus restos mortais são venerados na Basílica Beneditina de Classe perto de Ravenna, Itália .”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DaySeptember27.html

15. São Sigisberto, rei e mártir. Ver página 103: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2017.pdf

16. Outras santas e santos do dia 27 de setembro, págs. 39-106 em:

http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2017.pdf

 Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XIII – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

 “E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.

– Sobre 27 de setembro, ver ainda: 27 de setembro – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

BIBLIOGRAFIA:

  1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
  2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi eCaterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS  758-760: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-
  3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%2 0-%201.pdf
  4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
  5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livrariaon line – www.editorapermanencia.com
  6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
  7. https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DaySeptember27.html

DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)

* Senhor, nosso Deus e Pai amado, obrigado por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!

Querida Mãe Virgem Maria, socorra-nos, proteja-nos

São José, Anjos e Santos, intercedam por nós! Obrigado! Amém!

PAI AMADO, DÊ-NOS ESPÍRITO DE ORAÇÃO, VIGILÂNCIA, RENÚNCIA, PENITÊNCIA! DÊ-NOS ARDOR MISSIONÁRIO PELO E PARA O SENHOR! TIRE-NOS O TORPOR E A TIBIEZA! DÊ-NOS A GRAÇA, AMADO PAI, DE LUTAR COM ENTUSIASMO E FORÇA DE VONTADE, MESMO EM SITUAÇÕES DIFÍCEIS E ESPINHOSAS, PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ DE BONS COSTUMES E SANTIDADE POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO, CORAGEM E TRABALHO. DÊ-NOS, SOBRETUDO, A DOCILIDADE DAS OVELHAS. PEDIMOS EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DESANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA:

barpuri@uol.com.br

* SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!

“O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)

“Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio,lembrado em 10 de fevereiro)

Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia, 14 de fevereiro). Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!

Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu sempre lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)

Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”

“Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível.

(conforme: Saint of the Day (lngplants.com)

ou

Saint of the Day May 20 (lngplants.com)

“…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio, lembrados em 21 de maio)

* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO: “Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html

* Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém!

* PAI, ABRACE-NOS! JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!

DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS UNA!

MÃEZINHA MARIA, CUIDE DE NÓS!

EM NOME DE JESUS, PAI! AMÉM!

* Ver o blog https://vidademartiressantasesantos.blog/E

MUITO OBRIGADO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.