Santas e Santos de 29 de setembro

1. Festa dos santos Mi­guel, Ga­briel e Ra­fael (também na Folhinha do Coração de Jesus), ar­canjos. No dia da de­di­cação da ba­sí­lica de São Mi­guel, an­ti­ga­mente edi­fi­cada na Via Sa­lária, a seis mi­lhas da ci­dade de Roma, ce­le­bram-se jun­ta­mente os três ar­canjos, cujas mis­sões sin­gu­lares são re­ve­ladas na Sa­grada Es­cri­tura e que, ser­vindo a Deus dia e noite e con­tem­plando o seu rosto, in­ces­san­te­mente O glorificam.

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, festa dos Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, honrados pela tradição bíblica como mensageiros de Deus junto aos homens. Entre eles, o Arcanjo São Miguel conheceu uma veneração especial, como protetor do povo eleito e adversário do mal. Segundo o Evangelho, o Arcanjo Gabriel – cujo nome significa “o que está diante de Deus” – coube anunciar à Virgem Maria que ela seria a mãe do Salvador. Também é ele que explica ao profeta Daniel como se dará a plena restauração, da volta do exílio à vinda do Messias, e que anuncia o nascimento do Precursor, João Batista, filho de Zacarias e Isabel. São Rafael Arcanjo, citado em um só livro das Escrituras, é o acompanhante do Tobias, e por isso sua função é a de guiar os que viajam. Foi ele que sugeriu ao seu jovem protegido o remédio para a cura da cegueira de seu pai; também é invocado como curador: seu nome, etimologicamente, significa “Deus cura”. (R).

– No VIDAS DOS SANTOS, São Miguel e os Anjos Bons. Ver páginas 126-132: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2017.pdf

– VER SÃO RAFAEL:  páginas 454-472: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2018.pdf

– Ver também:

– “… Gabriel (em hebraico גַּבְרִיאֵל, no hebraico moderno Gavriʼel, no hebraico tiberiano Gaḇrîʼēl; em latim Gabrielus; em grego Γαβριήλ, transl. Gabriēl; em árabe جبريل, trans. Jibrīl ou جبرائيل, transl. Jibrail; todos do aramaico Gabri-el, “homem forte de Deus”[1]) é, nas religiões abraâmicas, um anjo que serve como mensageiro de Deus. Aparece pela primeira vez numa menção no Livro de Daniel, na Bíblia hebraica. Em algumas tradições é tido como um dos arcanjos, noutras como anjo da morte…”:  https://pt.wikipedia.org/wiki/Gabriel_(anjo)

– Ver “… O nome Gabriel significa “ homem de Deus ” , Gabriella é a forma feminina de Gabriel, ou “Deus se mostrou poderoso.” Aparece primeiro nas profecias de Daniel no Antigo Testamento. O anjo anunciou a Daniel a profecia das setenta semanas. Seu nome também ocorre no livro apócrifo de Henoch. Ele foi o anjo que apareceu a Zacarias para anunciar o nascimento de São João Batista. Finalmente, ele anunciou a Maria que ela teria um Filho que seria concebido pelo Espírito Santo, Filho do Altíssimo e Salvador do mundo. O dia da festa é 29 de setembro. São Gabriel é o patrono dos trabalhadores da comunicação.
Gabriella é a forma feminina de Gabriel. Os anjos são espíritos sem corpos, que possuem inteligência superior, força gigantesca e santidade insuperável. Eles desfrutam de um relacionamento íntimo com Deus como Seus filhos adotivos especiais, contemplando, amando e louvando-O no céu. Alguns deles são frequentemente enviados como mensageiros aos homens do alto. O nome Gabriel significa “homem de Deus.”, ou “Deus mostrou-se poderoso.” Aparece primeiro nas profecias de Daniel no Antigo Testamento. O anjo anunciou a Daniel a profecia das setenta semanas. Seu nome também ocorre no livro apócrifo de Henoch. Ele foi o anjo que apareceu a Zacarias para anunciar o nascimento de São João Batista. Finalmente, ele anunciou a Maria que ela teria um Filho que seria concebido pelo Espírito Santo, Filho do Altíssimo e Salvador do mundo. O dia da festa é 29 de setembro. São Gabriel é o patrono dos trabalhadores da comunicação.”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DaySeptember29.html

– “… Miguel (em hebraico: מִיכָאֵל (Micha’el ou Mîkhā’ēl; em grego: Μιχαήλ, Mikhaḗl; em latim: Michael ou Míchaël; em árabe: ميخائيل, Mīkhā’īl) é um arcanjo nas doutrinas religiosas judaicascristãs e islâmicas. Os católicosanglicanosortodoxos e luteranos se referem a ele como Arcanjo Miguel ou simplesmente como Miguel. É sincretizado nas religiões afro-brasileiras com o orixá Exu.[7] Em Pernambuco, é sincretizado com o orixá Oxóssi.[8]…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Miguel_(arcanjo)

– Ver “… São Miguel, o Arcanjo… No Monte Gargano, a comemoração do bendito arcanjo Miguel. Esta festa é guardada na memória do dia em que, sob a sua invocação, foi consagrada uma igreja, despretensiosa no seu exterior, mas dotada de virtude celestial. Patrono de merceeiros, marinheiros, paraquedistas, polícia e doenças.”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DaySeptember29.html

– “… Rafael (do hebraico רָפָאֵל, transl. Rāp̄āʾēl, “Deus cura”; em árabe: رافائيل; transl. Rāfāʾīlamárico: ሩፋዔል, transl. Rāfāʾīl), também conhecido como São Rafael Arcanjo, é o nome de um arcanjo comum às religiões judaicacristã e islâmica, responsável por executar todos os tipos de cura (física, psíquica ou espiritual). Enviado por Deus para curar em Seu Nome, Rafael significa “Deus cura” em hebraico; a palavra correspondente a médico é Rophe.”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rafael_(arcanjo)

– Ver “…Os memoriais de Gabriel (24 de março) e Rafael (24 de outubro) foram adicionados ao calendário romano em 1921. A revisão de 1970 do calendário juntou suas festas às de Miguel São Rafael {“Deus cura.”} É um dos sete Arcanjos. que estão diante do trono do Senhor. Ele foi enviado por Deus para ajudar Tobit, Tobias e Sara. Na época, Tobit era cego e a noiva de Tobias, Sara, sofreu com a morte de sete noivos na noite de seus casamentos. Raphael acompanhou Tobias até a mídia disfarçado de um homem chamado Azariah. Raphael o ajudou em suas dificuldades e o ensinou como se casar com Sarah com segurança. Tobias disse que Raphael fez com que ele tivesse sua esposa e que ele deu alegria aos pais de Sara por expulsar o espírito maligno dela.
Ele também deu a Rafael o crédito por seu pai ver a luz do céu e por receber todas as coisas boas por meio de sua intercessão.
Além de Raphael, Miguel e Gabriel são os únicos Arcanjos mencionados pelo nome na Bíblia. O nome de Rafael significa “Deus cura“. Essa identidade surgiu por causa da história bíblica que afirma que ele “curou” a terra quando ela foi contaminada pelos pecados dos anjos caídos no livro apócrifo de Enoque. Rafael também é identificado como o anjo que moveu as águas do tanque das ovelhas que curam. Ele também é o patrono dos cegos, dos encontros felizes, das enfermeiras, dos médicos e dos viajantes…”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DaySeptember29.html

2.   Em Pe­rinto, mais tarde cha­mada He­ra­cleia, na Trácia, na ac­tual Tur­quia, Santo Eu­tí­quio, bispo e mártir. († c. s. III)

3.   Em Va­le­roc­tista, hoje Et­ch­mi­adzin, na Ar­ménia, as santas Ríp­simes, Gaiana e com­pa­nheiras, mártires. († s. IV in.).

Conforme o Martirológio Romano-Monástico, na Armênia, no séc. V, Santa Ripsima e suas companheiras, que preferiram morrer a profanar sua virgindade consagrada a Cristo. (M)

– Ver páginas 137-138: VIDAS DOS SANTOS – 17.pdf (obrascatolicas.com)

4.   Em Au­xerre, na Gália Li­o­nense, na ac­tual França, São Fra­terno, bispo. († d. 450)

5.   Na Pa­les­tina, São Ci­ríaco, ana­co­reta, que ha­bitou du­rante quase no­venta anos em ca­vernas numa vida aus­te­rís­sima e foi exemplo ad­mi­rável para os ana­co­retas e de­fensor da ver­da­deira fé contra os origenistas. († 557).

Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no séc. IV, São Ciríaco, eremita. Nascido em Corinto, foi para a Palestina aos dezoito anos. Recebeu o hábito monástico das mãos de Santo Eutímio, e depois apresentou-se a São Gerásimo, às margens do Jordão. Sempre buscando a solidão para evitar seus admiradores e os perigos do mundo, fixou-se afinal na laura de Suca, onde morreu quarenta anos mais tarde. (M).

– Ver páginas 133-134: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2017.pdf

– Ver também “… Ciríaco, o Anacoreta (ou Ciríaco, o Eremita; em grego: Κυριακός ο Αναχωρητής; romaniz.: Kyriakos o Anachōritēs; 448557) foi um eremita e monge do século V. São Ciríaco durante sua vida prestou ajuda à Igreja combatendo através da palavra a heresia origenista.[1]”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cir%C3%ADaco,_o_Anacoreta

6*.   Em Met­tlach, nas mar­gens do rio Saar, na Re­nânia, ac­tu­al­mente na Ale­manha, o se­pul­ta­mento de São Lu­do­vino, bispo de Tré­veris, que fundou o mos­teiro deste lugar e morreu em Reims. († c. 717)

7*.   Na ilha de Ufnau, junto ao lago de Zu­rique, no ter­ri­tório dos Hel­vé­cios, ac­tu­al­mente na Suíça, Santo Adel­rico, pres­bí­tero e eremita. († s. X)

8*.   Na Bre­tanha Menor, re­gião da França, São Mau­rício, abade do mos­teiro cis­ter­ci­ense de Lan­gonet e pos­te­ri­or­mente do mos­teiro de Car­noet, por ele fun­dado, onde morreu com fama de santidade. († 1191)

9*.   No mos­teiro cis­ter­ci­ense de Long­pont, também na França, o Beato João de Montmirail, que deixou a sua pro­fissão de nobre ca­va­leiro para se tornar hu­milde monge. († 1217).

Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano do Senhor de 1217, o Bem-Aventurado João de Montmirail, monge cisterciense da abadia de Longpont, na diocese de Soissons. Em sua dedicação, não recusava nem mesmo diante das tarefas mais repugnantes. (X).

– Ver páginas 135-137: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2017.pdf

10*.   Em Vannes, no li­toral da Bre­tanha Menor, re­gião da França, o Beato Carlos de Blois, homem pi­e­doso, manso e hu­milde, que, sendo duque da Bre­tanha, de­se­java en­trar na Ordem dos Frades Me­nores, mas, cons­tran­gido a rei­vin­dicar o prin­ci­pado contra um ad­ver­sário, su­portou com fir­meza de ânimo as tri­bu­la­ções de um longo ca­ti­veiro e foi morto em com­bate junto de Auray. († 1364)

– Ver página 139: VIDAS DOS SANTOS – 17.pdf (obrascatolicas.com)

11*.   Em Roma, o Beato Ni­colau de Furca Palena, pres­bí­tero da Ordem dos Ere­mitas de São Je­ró­nimo, que fundou no monte Ja­ní­culo o mos­teiro de Santo Onofre, onde, já cen­te­nário, des­cansou no Senhor. († 1449)

12*.   Em L’viv, na Ucrânia, São João de Dukla, pres­bí­tero da Ordem dos Me­nores, que viveu uma vida oculta e as­cé­tica, se­gundo os cos­tumes dos Ob­ser­vantes, fer­vo­ro­sa­mente de­di­cado ao mi­nis­tério pas­toral das almas e à uni­dade dos cristãos. († 1484)

13*.   Em Na­ga­sáki, no Japão, a paixão dos santos mártires Mi­guel de Aoxaraza, Gui­lherme Courtet, Vi­cente Shiwozuka, pres­bí­teros da Ordem dos Pre­ga­dores, Lá­zaro de Kioto e Lou­renço de Ma­nila Ruiz, pais de fa­mília, que, en­car­ce­rados du­rante mais de um ano por serem cris­tãos, so­freram o su­plício da cruz e de­pois foram de­go­lados. A sua me­mória, jun­ta­mente com a dos seus com­pa­nheiros, ce­lebra-se no dia precedente. († 1636)

14.   Em Os­ser­nenon, no ter­ri­tório do Ca­nadá, a paixão de São Re­nato Goupil, mártir, um mé­dico que era co­la­bo­rador de Santo Isaac Jo­gues e foi as­sas­si­nado a golpes de ma­chado por um nativo. († 1642)

15*.   Em Gilet, lo­ca­li­dade pró­xima de Va­lência, na Es­panha, o Beato Jaime Mestre Iborra, pres­bí­tero da Ordem dos Frades Me­nores Ca­pu­chi­nhos e mártir, que, du­rante a per­se­guição re­li­giosa, der­ramou o seu sangue por Cristo. († 1936)

16*.   Em Va­lência, ci­dade da Es­panha, os be­atos már­tires Paulo Bori Puig, pres­bí­tero, e Vi­cente Sales Ge­novês, re­li­gioso, ambos da Com­pa­nhia de Jesus, que tra­varam o glo­rioso com­bate por Cristo. († 1936)

17*.   Em Pi­ca­dero de Pa­terna, lo­ca­li­dade da pro­víncia de Va­lência, o Beato Dario Her­nández Mo­rató, pres­bí­tero da Com­pa­nhia de Jesus e mártir, que na mesma per­se­guição re­li­giosa en­tregou a sua alma a Deus. († 1936)

18*.   Em Lé­rida, também na Es­panha, o Beato Fran­cisco de Paula Cas­telló i Aleu, mártir, que, con­de­nado na mesma per­se­guição re­li­giosa, en­frentou a morte por Cristo com ânimo se­reno e grande fortaleza. († 1936)

19♦.   Em Ma­drid, também na Es­panha, os be­atos José Vil­la­nova Tormo, pres­bí­tero e Fran­cisco Edreira Mosquera, re­li­gioso, ambos da So­ci­e­dade Sa­le­siana e már­tires, as­sas­si­nados em ódio à fé cristã na mesma perseguição. († 1936)

20♦.   Em Milão, na Itália, o Beato Luís Monza, pres­bí­tero da di­o­cese de Milão, fun­dador das Pe­quenas Após­tolas da Caridade. († 1954)

21. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano da graça de 1349, o Bem-Aventurado Ricardo Rolle, eremita inglês, autor de várias obras místicas. (X)

– Ver “… Richard Rolle de Hampole Místico e eremita inglês. Richard Rolle morreu em Hampole a 29 de Setembro de 1349; as circunstâncias não são conhecidas mas é extremamente provável que tenha sido vítima da Peste Negra que grassou em Yorkshire nesse ano. O tipo de homem que Richard era, como se vê nas suas obras escritas, não é menos atraente do que as próprias obras, que ele era o oposto de todas as qualidades que a ignorância e o preconceito atribuem àqueles que escolhem ser eremitas e procuram Deus sozinhos em vez de em companhia. “O santo amante de Deus não se mostra nem demasiado alegre, nem muito pesado nesta habitação de exílio, mas tem alegria com maturidade. Alguns, de fato, repreendem o riso e alguns elogiam-no. O riso, portanto, que é de leveza e vaidade de espírito, deve ser reprovado, mas o que é verdadeiramente de alegria de consciência e de alegria espiritual deve ser louvado; o que está apenas nos justos, e é chamado de alegria no amor de Deus. Por isso, se nos alegramos e alegramos, os ímpios chamam-nos de desgraçados; e se nós, pesados, hipócritas”…”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DaySeptember29.html

22. Outras santas e santos do dia 29 de setembro, págs. 126-140 em:

http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2017.pdf

 Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XIII – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

 “E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.

– Sobre 29 de setembro, ver ainda: 29 de setembro – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

BIBLIOGRAFIA:

  1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
  2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi eCaterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS  765-768: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-
  3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%2 0-%201.pdf
  4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
  5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livrariaon line – www.editorapermanencia.com
  6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
  7. https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DaySeptember29.html

DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)

* Senhor, nosso Deus e Pai amado, obrigado por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!

Querida Mãe Virgem Maria, socorra-nos, proteja-nos

São José, Anjos e Santos, intercedam por nós! Obrigado! Amém!

PAI AMADO, DÊ-NOS ESPÍRITO DE ORAÇÃO, VIGILÂNCIA, RENÚNCIA, PENITÊNCIA! DÊ-NOS ARDOR MISSIONÁRIO PELO E PARA O SENHOR! TIRE-NOS O TORPOR E A TIBIEZA! DÊ-NOS A GRAÇA, AMADO PAI, DE LUTAR COM ENTUSIASMO, CORAGEM E FORÇA DE VONTADE, MESMO EM SITUAÇÕES DIFÍCEIS E ESPINHOSAS, PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ DE BONS COSTUMES E SANTIDADE POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO E TRABALHO. DÊ-NOS, SOBRETUDO, A DOCILIDADE DAS OVELHAS. PEDIMOS EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DESANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA:

barpuri@uol.com.br

* SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!

“O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)

“Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio,lembrado em 10 de fevereiro)

Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia, 14 de fevereiro). Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!

Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu sempre lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)

Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”

“Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível.

(conforme: Saint of the Day (lngplants.com)

ou

Saint of the Day May 20 (lngplants.com)

“…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio, lembrados em 21 de maio)

* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO: “Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html

* Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém!

* PAI, ABRACE-NOS! JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!

DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS UNA!

MÃEZINHA MARIA, CUIDE DE NÓS!

EM NOME DE JESUS, PAI! AMÉM!

* Ver o blog https://vidademartiressantasesantos.blog/E

MUITO OBRIGADO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.