1. Festa dos santos Miguel, Gabriel e Rafael (também na Folhinha do Coração de Jesus), arcanjos. No dia da dedicação da basílica de São Miguel, antigamente edificada na Via Salária, a seis milhas da cidade de Roma, celebram-se juntamente os três arcanjos, cujas missões singulares são reveladas na Sagrada Escritura e que, servindo a Deus dia e noite e contemplando o seu rosto, incessantemente O glorificam.
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, festa dos Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, honrados pela tradição bíblica como mensageiros de Deus junto aos homens. Entre eles, o Arcanjo São Miguel conheceu uma veneração especial, como protetor do povo eleito e adversário do mal. Segundo o Evangelho, o Arcanjo Gabriel – cujo nome significa “o que está diante de Deus” – coube anunciar à Virgem Maria que ela seria a mãe do Salvador. Também é ele que explica ao profeta Daniel como se dará a plena restauração, da volta do exílio à vinda do Messias, e que anuncia o nascimento do Precursor, João Batista, filho de Zacarias e Isabel. São Rafael Arcanjo, citado em um só livro das Escrituras, é o acompanhante do Tobias, e por isso sua função é a de guiar os que viajam. Foi ele que sugeriu ao seu jovem protegido o remédio para a cura da cegueira de seu pai; também é invocado como curador: seu nome, etimologicamente, significa “Deus cura”. (R).
– No VIDAS DOS SANTOS, São Miguel e os Anjos Bons. Ver páginas 126-132: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2017.pdf
– VER SÃO RAFAEL: páginas 454-472: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2018.pdf
– Ver também:
– “… Gabriel (em hebraico גַּבְרִיאֵל, no hebraico moderno Gavriʼel, no hebraico tiberiano Gaḇrîʼēl; em latim Gabrielus; em grego Γαβριήλ, transl. Gabriēl; em árabe جبريل, trans. Jibrīl ou جبرائيل, transl. Jibrail; todos do aramaico Gabri-el, “homem forte de Deus”[1]) é, nas religiões abraâmicas, um anjo que serve como mensageiro de Deus. Aparece pela primeira vez numa menção no Livro de Daniel, na Bíblia hebraica. Em algumas tradições é tido como um dos arcanjos, noutras como anjo da morte…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gabriel_(anjo)
– Ver “… O nome Gabriel significa “ homem de Deus ” , Gabriella é a forma feminina de Gabriel, ou “Deus se mostrou poderoso.” Aparece primeiro nas profecias de Daniel no Antigo Testamento. O anjo anunciou a Daniel a profecia das setenta semanas. Seu nome também ocorre no livro apócrifo de Henoch. Ele foi o anjo que apareceu a Zacarias para anunciar o nascimento de São João Batista. Finalmente, ele anunciou a Maria que ela teria um Filho que seria concebido pelo Espírito Santo, Filho do Altíssimo e Salvador do mundo. O dia da festa é 29 de setembro. São Gabriel é o patrono dos trabalhadores da comunicação.
Gabriella é a forma feminina de Gabriel. Os anjos são espíritos sem corpos, que possuem inteligência superior, força gigantesca e santidade insuperável. Eles desfrutam de um relacionamento íntimo com Deus como Seus filhos adotivos especiais, contemplando, amando e louvando-O no céu. Alguns deles são frequentemente enviados como mensageiros aos homens do alto. O nome Gabriel significa “homem de Deus.”, ou “Deus mostrou-se poderoso.” Aparece primeiro nas profecias de Daniel no Antigo Testamento. O anjo anunciou a Daniel a profecia das setenta semanas. Seu nome também ocorre no livro apócrifo de Henoch. Ele foi o anjo que apareceu a Zacarias para anunciar o nascimento de São João Batista. Finalmente, ele anunciou a Maria que ela teria um Filho que seria concebido pelo Espírito Santo, Filho do Altíssimo e Salvador do mundo. O dia da festa é 29 de setembro. São Gabriel é o patrono dos trabalhadores da comunicação.”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DaySeptember29.html
– “… Miguel (em hebraico: מִיכָאֵל (Micha’el ou Mîkhā’ēl; em grego: Μιχαήλ, Mikhaḗl; em latim: Michael ou Míchaël; em árabe: ميخائيل, Mīkhā’īl) é um arcanjo nas doutrinas religiosas judaicas, cristãs e islâmicas. Os católicos, anglicanos, ortodoxos e luteranos se referem a ele como Arcanjo Miguel ou simplesmente como Miguel. É sincretizado nas religiões afro-brasileiras com o orixá Exu.[7] Em Pernambuco, é sincretizado com o orixá Oxóssi.[8]…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Miguel_(arcanjo)
– Ver “… São Miguel, o Arcanjo… No Monte Gargano, a comemoração do bendito arcanjo Miguel. Esta festa é guardada na memória do dia em que, sob a sua invocação, foi consagrada uma igreja, despretensiosa no seu exterior, mas dotada de virtude celestial. Patrono de merceeiros, marinheiros, paraquedistas, polícia e doenças.”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DaySeptember29.html
– “… Rafael (do hebraico רָפָאֵל, transl. Rāp̄āʾēl, “Deus cura”; em árabe: رافائيل; transl. Rāfāʾīl; amárico: ሩፋዔል, transl. Rāfāʾīl), também conhecido como São Rafael Arcanjo, é o nome de um arcanjo comum às religiões judaica, cristã e islâmica, responsável por executar todos os tipos de cura (física, psíquica ou espiritual). Enviado por Deus para curar em Seu Nome, Rafael significa “Deus cura” em hebraico; a palavra correspondente a médico é Rophe.”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rafael_(arcanjo)
– Ver “…Os memoriais de Gabriel (24 de março) e Rafael (24 de outubro) foram adicionados ao calendário romano em 1921. A revisão de 1970 do calendário juntou suas festas às de Miguel… São Rafael {“Deus cura.”} É um dos sete Arcanjos. que estão diante do trono do Senhor. Ele foi enviado por Deus para ajudar Tobit, Tobias e Sara. Na época, Tobit era cego e a noiva de Tobias, Sara, sofreu com a morte de sete noivos na noite de seus casamentos. Raphael acompanhou Tobias até a mídia disfarçado de um homem chamado Azariah. Raphael o ajudou em suas dificuldades e o ensinou como se casar com Sarah com segurança. Tobias disse que Raphael fez com que ele tivesse sua esposa e que ele deu alegria aos pais de Sara por expulsar o espírito maligno dela.
Ele também deu a Rafael o crédito por seu pai ver a luz do céu e por receber todas as coisas boas por meio de sua intercessão.
Além de Raphael, Miguel e Gabriel são os únicos Arcanjos mencionados pelo nome na Bíblia. O nome de Rafael significa “Deus cura“. Essa identidade surgiu por causa da história bíblica que afirma que ele “curou” a terra quando ela foi contaminada pelos pecados dos anjos caídos no livro apócrifo de Enoque. Rafael também é identificado como o anjo que moveu as águas do tanque das ovelhas que curam. Ele também é o patrono dos cegos, dos encontros felizes, das enfermeiras, dos médicos e dos viajantes…”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DaySeptember29.html
2. Em Perinto, mais tarde chamada Heracleia, na Trácia, na actual Turquia, Santo Eutíquio, bispo e mártir. († c. s. III)
3. Em Valeroctista, hoje Etchmiadzin, na Arménia, as santas Rípsimes, Gaiana e companheiras, mártires. († s. IV in.).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, na Armênia, no séc. V, Santa Ripsima e suas companheiras, que preferiram morrer a profanar sua virgindade consagrada a Cristo. (M)
– Ver páginas 137-138: VIDAS DOS SANTOS – 17.pdf (obrascatolicas.com)
4. Em Auxerre, na Gália Lionense, na actual França, São Fraterno, bispo. († d. 450)
5. Na Palestina, São Ciríaco, anacoreta, que habitou durante quase noventa anos em cavernas numa vida austeríssima e foi exemplo admirável para os anacoretas e defensor da verdadeira fé contra os origenistas. († 557).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no séc. IV, São Ciríaco, eremita. Nascido em Corinto, foi para a Palestina aos dezoito anos. Recebeu o hábito monástico das mãos de Santo Eutímio, e depois apresentou-se a São Gerásimo, às margens do Jordão. Sempre buscando a solidão para evitar seus admiradores e os perigos do mundo, fixou-se afinal na laura de Suca, onde morreu quarenta anos mais tarde. (M).
– Ver páginas 133-134: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2017.pdf
– Ver também “… Ciríaco, o Anacoreta (ou Ciríaco, o Eremita; em grego: Κυριακός ο Αναχωρητής; romaniz.: Kyriakos o Anachōritēs; 448–557) foi um eremita e monge do século V. São Ciríaco durante sua vida prestou ajuda à Igreja combatendo através da palavra a heresia origenista.[1]…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cir%C3%ADaco,_o_Anacoreta
6*. Em Mettlach, nas margens do rio Saar, na Renânia, actualmente na Alemanha, o sepultamento de São Ludovino, bispo de Tréveris, que fundou o mosteiro deste lugar e morreu em Reims. († c. 717)
7*. Na ilha de Ufnau, junto ao lago de Zurique, no território dos Helvécios, actualmente na Suíça, Santo Adelrico, presbítero e eremita. († s. X)
8*. Na Bretanha Menor, região da França, São Maurício, abade do mosteiro cisterciense de Langonet e posteriormente do mosteiro de Carnoet, por ele fundado, onde morreu com fama de santidade. († 1191)
9*. No mosteiro cisterciense de Longpont, também na França, o Beato João de Montmirail, que deixou a sua profissão de nobre cavaleiro para se tornar humilde monge. († 1217).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano do Senhor de 1217, o Bem-Aventurado João de Montmirail, monge cisterciense da abadia de Longpont, na diocese de Soissons. Em sua dedicação, não recusava nem mesmo diante das tarefas mais repugnantes. (X).
– Ver páginas 135-137: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2017.pdf
10*. Em Vannes, no litoral da Bretanha Menor, região da França, o Beato Carlos de Blois, homem piedoso, manso e humilde, que, sendo duque da Bretanha, desejava entrar na Ordem dos Frades Menores, mas, constrangido a reivindicar o principado contra um adversário, suportou com firmeza de ânimo as tribulações de um longo cativeiro e foi morto em combate junto de Auray. († 1364)
– Ver página 139: VIDAS DOS SANTOS – 17.pdf (obrascatolicas.com)
11*. Em Roma, o Beato Nicolau de Furca Palena, presbítero da Ordem dos Eremitas de São Jerónimo, que fundou no monte Janículo o mosteiro de Santo Onofre, onde, já centenário, descansou no Senhor. († 1449)
12*. Em L’viv, na Ucrânia, São João de Dukla, presbítero da Ordem dos Menores, que viveu uma vida oculta e ascética, segundo os costumes dos Observantes, fervorosamente dedicado ao ministério pastoral das almas e à unidade dos cristãos. († 1484)
13*. Em Nagasáki, no Japão, a paixão dos santos mártires Miguel de Aoxaraza, Guilherme Courtet, Vicente Shiwozuka, presbíteros da Ordem dos Pregadores, Lázaro de Kioto e Lourenço de Manila Ruiz, pais de família, que, encarcerados durante mais de um ano por serem cristãos, sofreram o suplício da cruz e depois foram degolados. A sua memória, juntamente com a dos seus companheiros, celebra-se no dia precedente. († 1636)
14. Em Ossernenon, no território do Canadá, a paixão de São Renato Goupil, mártir, um médico que era colaborador de Santo Isaac Jogues e foi assassinado a golpes de machado por um nativo. († 1642)
15*. Em Gilet, localidade próxima de Valência, na Espanha, o Beato Jaime Mestre Iborra, presbítero da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos e mártir, que, durante a perseguição religiosa, derramou o seu sangue por Cristo. († 1936)
16*. Em Valência, cidade da Espanha, os beatos mártires Paulo Bori Puig, presbítero, e Vicente Sales Genovês, religioso, ambos da Companhia de Jesus, que travaram o glorioso combate por Cristo. († 1936)
17*. Em Picadero de Paterna, localidade da província de Valência, o Beato Dario Hernández Morató, presbítero da Companhia de Jesus e mártir, que na mesma perseguição religiosa entregou a sua alma a Deus. († 1936)
18*. Em Lérida, também na Espanha, o Beato Francisco de Paula Castelló i Aleu, mártir, que, condenado na mesma perseguição religiosa, enfrentou a morte por Cristo com ânimo sereno e grande fortaleza. († 1936)
19♦. Em Madrid, também na Espanha, os beatos José Villanova Tormo, presbítero e Francisco Edreira Mosquera, religioso, ambos da Sociedade Salesiana e mártires, assassinados em ódio à fé cristã na mesma perseguição. († 1936)
20♦. Em Milão, na Itália, o Beato Luís Monza, presbítero da diocese de Milão, fundador das Pequenas Apóstolas da Caridade. († 1954)
21. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano da graça de 1349, o Bem-Aventurado Ricardo Rolle, eremita inglês, autor de várias obras místicas. (X)
– Ver “… Richard Rolle de Hampole Místico e eremita inglês. Richard Rolle morreu em Hampole a 29 de Setembro de 1349; as circunstâncias não são conhecidas mas é extremamente provável que tenha sido vítima da Peste Negra que grassou em Yorkshire nesse ano. O tipo de homem que Richard era, como se vê nas suas obras escritas, não é menos atraente do que as próprias obras, que ele era o oposto de todas as qualidades que a ignorância e o preconceito atribuem àqueles que escolhem ser eremitas e procuram Deus sozinhos em vez de em companhia. “O santo amante de Deus não se mostra nem demasiado alegre, nem muito pesado nesta habitação de exílio, mas tem alegria com maturidade. Alguns, de fato, repreendem o riso e alguns elogiam-no. O riso, portanto, que é de leveza e vaidade de espírito, deve ser reprovado, mas o que é verdadeiramente de alegria de consciência e de alegria espiritual deve ser louvado; o que está apenas nos justos, e é chamado de alegria no amor de Deus. Por isso, se nos alegramos e alegramos, os ímpios chamam-nos de desgraçados; e se nós, pesados, hipócritas”…”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DaySeptember29.html
22. Outras santas e santos do dia 29 de setembro, págs. 126-140 em:
http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2017.pdf
Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XIII – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.
“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.
R/: Demos graças a Deus!”
OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.
– Sobre 29 de setembro, ver ainda: 29 de setembro – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
BIBLIOGRAFIA:
- MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
- MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi eCaterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 765-768: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-
- VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%2 0-%201.pdf
- Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
- Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livrariaon line – www.editorapermanencia.com
- Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
- https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DaySeptember29.html
DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)
* Senhor, nosso Deus e Pai amado, obrigado por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!
Querida Mãe Virgem Maria, socorra-nos, proteja-nos
São José, Anjos e Santos, intercedam por nós! Obrigado! Amém!
PAI AMADO, DÊ-NOS ESPÍRITO DE ORAÇÃO, VIGILÂNCIA, RENÚNCIA, PENITÊNCIA! DÊ-NOS ARDOR MISSIONÁRIO PELO E PARA O SENHOR! TIRE-NOS O TORPOR E A TIBIEZA! DÊ-NOS A GRAÇA, AMADO PAI, DE LUTAR COM ENTUSIASMO, CORAGEM E FORÇA DE VONTADE, MESMO EM SITUAÇÕES DIFÍCEIS E ESPINHOSAS, PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ DE BONS COSTUMES E SANTIDADE POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO E TRABALHO. DÊ-NOS, SOBRETUDO, A DOCILIDADE DAS OVELHAS. PEDIMOS EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!
* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DESANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA:
* SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!
“O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)
“Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio,lembrado em 10 de fevereiro)
“Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia, 14 de fevereiro). Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!
“Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu sempre lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)
Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”
“Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível.
(conforme: Saint of the Day (lngplants.com)
ou
Saint of the Day May 20 (lngplants.com)
“…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio, lembrados em 21 de maio)
* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO: “Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html
* Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém!
* PAI, ABRACE-NOS! JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!
DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS UNA!
MÃEZINHA MARIA, CUIDE DE NÓS!
EM NOME DE JESUS, PAI! AMÉM!
* Ver o blog https://vidademartiressantasesantos.blog/E
MUITO OBRIGADO!