Santas e Santos de 06 de setembro

1.   Co­me­mo­ração de São Za­ca­rias, pro­feta, que va­ti­cinou o re­gresso do povo no exílio à terra pro­me­tida e anun­ciou a vinda de um rei pa­cí­fico, que Cristo Se­nhor ad­mi­ra­vel­mente cum­priu na sua en­trada triunfal na Ci­dade Santa de Jerusalém. Ver páginas 71-82: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2016.pdf

2.   Co­me­mo­ração de Santo One­sí­foro, que muitas vezes re­con­fortou São Paulo em Éfeso e não se en­ver­go­nhou das suas ca­deias, mas ao con­trário, quando chegou a Roma, o pro­curou so­li­ci­ta­mente até o encontrar.

3.   Co­me­mo­ração dos santos már­tires Do­na­ciano, Pre­sídio, Man­sueto (também na Folhinha do Coração de Jesus), Ger­mano e Fús­culo, bispos na África Se­ten­tri­onal, que, du­rante a per­se­guição dos Vân­dalos, por ordem do rei ariano Hu­ne­rico, foram du­ra­mente es­pan­cados e de­pois exi­lados por terem de­fen­dido a ver­dade ca­tó­lica. Com eles se co­me­mora também Leto (São Ledo, também na Folhinha do Coração de Jesus), bispo de Nepta, na Bi­za­cena, ac­tu­al­mente na Tu­nísia, homem co­ra­joso e de grande cul­tura, que, de­pois de um longo pe­ríodo de sór­dido ca­ti­veiro, foi quei­mado vivo. († s. V). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no séc. VI, a paixão de Seis bispos africanos, que como verdadeiros pastores ofereceram suas vidas por seus rebanhos, durante a perseguição do rei Hunerico. (M)

4.   Em Spo­leto, na Úm­bria, re­gião da Itália, Santo Eleu­tério, abade, que é lou­vado pelo papa São Gre­gório Magno pela sua exímia sim­pli­ci­dade e com­punção de espírito. († s. VI)

5*.   Em Laon, na Gália, ac­tu­al­mente na França, São Ca­no­aldo, bispo, dis­cí­pulo de São Co­lum­bano, que foi o seu único au­xi­liar no ermo de Bregenz. († c. 632)

6*.   No li­toral de Cum­ber­land, re­gião da In­gla­terra, numa ci­dade de­pois cha­mada com o seu nome, Santa Bega, monja. († c. 660)

7*.   No mos­teiro de Füssen, ci­dade da Ba­viera, na Ale­manha, São Magno, abade. († s. VIII)

8*.   No mos­teiro cis­ter­ci­ense de Le Bou­chet, pró­ximo de Orange, na Pro­vença, re­gião da França, a co­me­mo­ração do Beato Bel­trando de Garrigues ( São Beltrão, também na Folhinha do Coração de Jesus),, pres­bí­tero, um dos pri­meiros dis­cí­pulos de São Do­mingos, que pro­curou sempre imitar o exemplo do seu mestre. († c. 1230). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, perto de 1230, o Bem-Aventurado Bertrando de Garriges. Foi um dos primeiros companheiros de São Domingos, e fundou diversos conventos em Paris e na Provença. (X)

9*.   Em Gata de Gorgos, lo­ca­li­dade da pro­víncia de Ali­cante, na Es­panha, o Beato Diogo Llorca Llópis, pres­bí­tero e mártir, que, du­rante a per­se­guição contra a Igreja, pelo seu tes­te­munho de Cristo re­cebeu a coroa do martírio. († 1936)

10*.   Em Car­cai­xent, lo­ca­li­dade da pro­víncia de Va­lência, também na Es­panha, o Beato Pas­coal Torres Lloret, mártir, pai de fa­mília, que, le­vando a cruz de Cristo, me­receu al­cançar a re­com­pensa celeste. († 1936)

11♦.   Em Gijón, também na Es­panha, o Beato Vídal Ruiz Vallejo, pres­bí­tero da Ordem de Santo Agos­tinho e mártir, que, du­rante a mesma per­se­guição, con­sumou glo­ri­o­sa­mente o seu com­bate pela fé. († 1936)

12*.   Em Var­sóvia, na Po­lónia, o Beato Mi­guel Czar­toryski, pres­bí­tero da Ordem dos Pre­ga­dores e mártir, que, de­pois da in­vasão da Po­lónia pelos ini­migos de Cristo, por não ab­dicar da fé foi fu­zi­lado junto da igreja do lugar. († 1944)

13. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no séc. VII, Santo Imberto, eremita que viveu na solidão da região de Nevers.

14. Bem-Aventurado Pedro Acotanto e vários outros de seu tempo. Ver páginas 65-70: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2016.pdf

15. Bem-Aventurado Liberato. Ver páginas 83-85: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2016.pdf

16. Outros santos do dia 06 de setembro: págs. 66-89, em: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2016.pdf

 Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XIII – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores e Santas virgens.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex. ou português da época em que o livro foi puado.

BIBLIOGRAFIA e DIVERSOS

1.MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia – Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/

2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf

3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf

4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para  Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997

5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com

6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.