1. Santo Apolinário (também na Folhinha do Coração de Jesus de 20 de julho), bispo, que, manifestando ao povo as insondáveis riquezas de Cristo, caminhava à frente do seu rebanho como bom pastor e, segundo a tradição, honrou com o seu ilustre martírio a Igreja de Classe, em Ravena, na Flamínia, actualmente na Emília-Romanha, região da Itália. No dia 23 de Julho partiu para o banquete eterno. († c. s. II).
– Também lembrado dia 23 de julho.
– Ver “…Apolinário de Ravena, o Santo Apolinário foi o primeiro bispo da cidade de Ravena, sendo seu padroeiro….”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Apolin%C3%A1rio_de_Ravena
– Em 23 de julho, Em Classe, próximo de Ravena, na Flamínia, hoje na Emília-Romanha, região da Itália, a comemoração de Santo Apolinário, bispo, cuja memória é celebrada no dia 20 de Julho. († c. s. II).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, de 23 de julho, perto do ano 200, Santo Apolinário, primeiro bispo de Ravena. Inicialmente exerceu o ministério entre soldados e marinheiros daquela importante cidade portuária e militar do Império. Os duros trabalhos que teve que suportar em seu apostolado sacerdotal e episcopal conferiram-lhe o título de mártir (M).
– Ver também página 290: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2013.pdf
2. A comemoração de Santo Elias o Tesbita, profeta do Senhor no tempo de Acab e Acazias, reis de Israel, que reivindicou os direitos do Deus único contra a infidelidade do povo com tanto ardor que prefigurava não só João Baptista mas o próprio Cristo. Não deixou oráculos escritos, mas a sua memória é fielmente conservada, especialmente no monte Carmelo.
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no séc. IX antes da nossa era, o Profeta Elias. Depois de algum tempo de vida solitária, escondida perto da torrente de Carit, a leste do Jordão, deixou inflamar, sobre o monte Carmelo, seu zelo devoto pela fidelidade à Aliança, antes de ir se recolher dentro da fenda do rochedo no alto do monte Horeb, para sentir o suave sopro da voz divina. Foi carregado o céu num turbilhão de fogo, mas retornou na pessoa de João Batista para preparar a vinda do Messias. Em nome de todos os Profetas do Antigo Testamento, Elias deu testemunho da divina missão de Cristo, por ocasião de Sua Transfiguração. (M).
– Ver páginas 195-213: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2013.pdf
– Ver também “Elias (em hebraico: אֱלִיָּהוּ, transl. Eliyahu, lit. “Meu Deus é Javé“;[1][2] em grego: Ηλίας, transl. Elías; em árabe: إلياس, transl. Ilyās) foi um profeta e taumaturgo que viveu no reino de Israel[3] durante o reinado de Acabe (século IX a.C.)…”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Elias
– https://pt.wikipedia.org/wiki/Elias
3. A comemoração de São José Barsabás, chamado o Justo, discípulo do Senhor, que os Apóstolos propuseram, juntamente com o apóstolo São Matias, para que um deles ocupasse o lugar de Judas o traidor; mas, embora a sorte tenha caído sobre Matias, exercitou igualmente o ministério da pregação e da santidade.
– Ver páginas 214-215: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2013.pdf
4. Em Antioquia da Pisídia, na actual Turquia, Santa Marinha, ou Marina ou Margarida, que, segundo a tradição, consagrou o seu corpo a Cristo na santidade e no martírio. († data inc.).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Antioquia, no fim do séc. III, Santa Margarida, que consagrou seu corpo a Cristo pela virgindade e pelo martírio. Muito popular durante a Idade Média, foi uma das “vozes” de Santa Joana D’Arc. (M). Ver páginas 216-218: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2013.pdf
– Ver “Margarida de Antioquia (Antioquia da Pisídia),? – ?, 304 d.C.) também conhecida como Santa Margarida é uma santa cristã, virgem e mártir, inscrita no grupo dos Catorze santos auxiliares, cuja celebração litúrgica se situa, tal como na Igreja Anglicana, a 20 de julho. Na Igreja Ortodoxa é venerada como Marina de Antioquia, três dias antes, a 17 de julho. A sua veracidade histórica não está comprovada. De facto, o papa Gelásio I declarou-a como apócrifa em 494, mas a devoção Ocidental a esta personagem foi reavivada com as Cruzadas. A sua reputação incluía indulgências muito poderosas para todos quanto escrevessem ou lessem a sua vida, ou invocassem a sua intercessão. Não há dúvidas que isto contribuiu decisivamente para o alastramento do seu culto.[1]…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Margarida_de_Antioquia
– Ver “Catorze Santos Auxiliares: Catorze santos auxiliares – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
5. Na Etiópia, São Frumêncio, bispo, que, tendo sido prisioneiro, foi depois ordenado bispo por Santo Atanásio e propagou o Evangelho nesta região. († s. IV)
6. Em Cartago, na actual Tunísia, Santo Aurélio (também na Folhinha do Coração de Jesus, Santo Aurélio de Cartago), bispo, coluna firmíssima da Igreja, que protegeu os fiéis contra os costumes pagãos e estabeleceu a sede episcopal no lugar onde antes se encontrava uma estátua da deusa Celeste. († c. 430).
– Ver páginas 219-220: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2013.pdf
– Ver “Aurélio de Cartago (em latim: Aurelius Episcopus Carthaginensis) foi um santo cristão que morreu por volta de 430. Foi bispo de Cartago desde cerca de 391 e deixou vários conselhos eclesiásticos da doutrina Cristã. Agostinho de Hipona admirava o trabalho de Aurélio e várias cartas destes sobreviveram ao tempo. A festa de Santo Aurélio, no calendário da Igreja Católica Romana é 20 de julho…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Aur%C3%A9lio_de_Cartago
7. No território de Boulogne, na Gália, actualmente na França, São Vulmaro, presbítero, que da condição de humilde pastor foi conduzido aos estudos e admitido ao ministério sacerdotal; depois retirou-se num ermo para viver segundo o costume dos padres antigos e finalmente fundou em Hautmont, no Hainaut, entre os bosques da sua terra natal, dois mosteiros, um para os monges e outro para as sagradas virgens. († c. 700).
8. Em Córdova, na Andaluzia, região da Espanha, São Paulo (também na Folhinha do Coração de Jesus, São Paulo da Espanha), diácono e mártir, que, instruído pelo exemplo e pela palavra de São Sisenando, não teve medo de censurar aos príncipes e magistrados dos Mouros a falsidade do seu culto e foi morto confessando a fé em Cristo como verdadeiro Deus. († 851).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Córdova, em 851, São Paulo, diácono, martirizado ao confessar a divindade de Cristo diante do Islamismo. (M)
9*. Em Hildesheim, na Saxónia, região da actual Alemanha, o Beato Bernardo, bispo, que, embora cego, governou a sua Igreja durante vinte e três anos. († 1153)
10. Em Seul, na Coreia, as santas Madalena Yi Yong-hui, Teresa Yi Mae-im, Marta Kim Song-im, Luzia Kim, Rosa Kim, Ana Kim Chang-gum e Maria Won Kwi-im, virgem, e São João Baptista Yi Kwang-nyol, mártires. († 1839)
11. Em Nam Dinh, cidade do Tonquim, no actual Vietnam, São José Maria Díaz Sanjurgo, bispo da Ordem dos Pregadores e mártir, que, na perseguição desencadeada pelo imperador Tu Duc, foi condenado à morte em ódio à fé cristã. († 1857)
12. Em Zhoujiahe, cidade próxima de Yingxian, no Hebei, província da China, a paixão dos santos Leão Inácio Mangin e Paulo Denn, presbíteros da Companhia de Jesus, que, na perseguição desencadeada pela seita dos “Yihetuan”, quando confortavam ardentemente os fiéis reunidos na igreja, foram surpreendidos pelos inimigos que irromperam no templo e mortos diante do altar. Com eles pereceu também Santa Maria Zhou Wuzhi, que, intentando proteger com o seu corpo São Leão, ministro da sagrada Eucaristia, caiu ferida de morte. († 1900).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em 1900, o martírio do Bem-Aventurado Leão-Inácio Mengin, jesuíta de Lorena, que confessou a fé cristã até o derramamento de sangue, juntamente com outros cinquenta e quatro católicos chineses. (X)
13. Em Lujiazhuang, próximo de Yingzian, também no Hebei, São Pedro Zhou Rixin, mártir, que, na mesma perseguição dos “Yihetuan”, perante as insistências do prefeito para abjurar, negou poder renegar a sua fé no Deus criador do mundo, e por isso foi decapitado. († 1900)
14. Em Daliacum, cidade próxima de Wuyi, na mesma província da China, Santa Maria Fu Guilin, uma professora que, na mesma perseguição, foi entregue às mãos dos inimigos do Evangelho de Cristo e morreu decapitada enquanto invocava Cristo Salvador. († 1900)
15. Em Wuqiao Zhaojia, também no Hebei, a comemoração das santas Maria Zhao Guozhi e suas filhas Rosa Zhao e Maria Zhao, que, na mesma perseguição, para não serem violadas se lançaram num poço; mas foram de lá retiradas e consumaram o seu martírio. († 1900)
16. Em Dechau, também no Hebei, a comemoração de São Xi Guizi, mártir, que, ainda catecúmeno, na praça em tumulto declarou ser cristão e, dilacerado pelos golpes dos inimigos da fé, foi baptizado com o seu sangue. († 1900)
17*. Em Madrid, na Espanha, as beatas Rita Dolores do Coração de Jesus (Rita Dolores Pujalte y Sánchez) e Francisca do Coração de Jesus (Francisca Aldea y Araújo), virgens da Congregação das Irmãs da Caridade do Sagrado Coração de Jesus e mártires, que, durante a perseguição religiosa na guerra civil, foram presas pelos inimigos da Igreja na capela do colégio e pouco depois fuziladas na praça pública. († 1936)
18♦. Em Sevilha, na Espanha, o Beato António Fernandez Camacho, presbítero da Sociedade Salesiana e mártir, que, na mesma perseguição contra a Igreja, confirmou com o seu sangue a sua fidelidade ao Senhor. († 1936)
19♦. Em Madrid, na Espanha, os beatos Luís Furones Furones (Abraão Furones Furones), presbítero, e Jacinto Garcia Riesco, religioso, ambos da Ordem dos Pregadores e mártires, que, na mesma perseguição, pela sua invencível constância na fé alcançaram o reino celeste. († 1936)
20♦. Em Barcelona, na Espanha, os beatos mártires Lucas de São José (José Tristañy Pujol), presbítero da Ordem dos Carmelitas Descalços, e João José de Jesus Crucificado (João Páfila Montlleó), presbítero da Ordem da Santíssima Trindade, que, na mesma perseguição, mereceram diante de Deus omnipotente a palma da vitória. († 1936)
21♦. Em Moiá, perto de Barcelona, na Espanha, o Beato Jorge de São José (António Bosch Verdura), presbítero da Ordem dos Carmelitas Descalços e mártir, que, durante a perseguição contra a Igreja, alcançou a recompensa eterna pelo combate da fé. († 1936)
22. Santa Severa, na Folhinha do Coração de Jesus.
– Em Trèves, Santa Severa, virgem, irmã de Modoaldo, bispo daquela cidade. Falecida em 660. Ver página 224: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2013.pdf
– Ver “… Severa (Sevère) de Villeneuve, Abadessa (RM). Santa Severa, irmã de São Modoald de Trier, foi a primeira abadessa de Santa Gema (mais tarde Sainte-Sevère) em Villeneuve, na diocese de Bourges (Beneditinas)”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJuly20.html
23. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no começo do séc. VIII, São Vulmério, eremita. Os discípulos que vieram reunir-se em torno dele formaram um novo centro de vida monástica em Flandres, que se colocou mais tarde sob seu patrocínio. (M)
24. Bem-Aventurado Gregório Lopes, confessor. Ver páginas 221-223: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2013.pdf
25. No ano do Senhor de 833, Santo Ansegísio, nobre franco, excelente administrador do imperador. Foi nomeado abade de Fontenelle. (X)
– Ver “… Sob Ansegisus, os monges de Fontenelle tornaram-se famosos por sua biblioteca e seu scriptorium, e não menos pelo trabalho do abade em fazer uma coleção de capitulares, que por muito tempo permaneceram um livro de leis oficial no império. Essas capitulares eram leis ou decretos promulgados pelos reis francos, e a coleção de Ansegisus foi dividida em livros contendo decretos civis e eclesiásticos de Carlos Magno e Luís…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJuly20.html
26. Santa Vilgeforte, ou Santa Liberata. Ver “Vilgeforte,[3] também conhecida como Santa Liberata[1] (Lusitânia, c. 119 — Lusitânia, c. 139), é uma santa lendária de tradição católica, cuja lenda data do século XIV.[4] Retratada como uma mulher barbada, algumas referências indicam que o seu nome provém do alto-alemão antigo heilige Vartez (santa face),[5] uma tradução do italiano Volto Santo, e outras referências indicam que teria se originado do latim virgo fortis (virgem forte).[6]
Na Inglaterra, é conhecida como Uncumber (não oprimida), em holandês como Ontkommer (libertada), e em alemão como Kümmernis (aflita ou ansiosa). Na Itália e Galiza é conhecida por Liberata, em Espanha por Librada (libertada), e na França por Débarras (libertada). Na cidade espanhola de Siguença, é por vezes confundida com a Santa Liberata, uma das irmãs de Santa Marinha de Águas Santas, cuja festa litúrgica também é celebrada a 20 de julho.[7] É considerada a padroeira das mulheres malcasadas…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Vilgeforte
– Ver também: página 224: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2013.pdf
27. Outros santos do dia 20 de JULHO, páginas: 183 -224
http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-
Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XII – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.
“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.
R/: Demos graças a Deus!”
OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.
– Sobre 20 de julho, ver ainda: 20 de julho – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
BIBLIOGRAFIA:
- MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
- MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 560-563: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-
- VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-
- Martirológio Romano-Monástico – adaptado para Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
- Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com
- Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
- http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJuly20.html
DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)
* Senhor, nosso Deus e Pai amado, obrigado por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!
Querida Mãe Virgem Maria, socorra-nos, proteja-nos
São José, Anjos e Santos, intercedam por nós! Obrigado! Amém!
PAI AMADO, DÊ-NOS A GRAÇA PARA LUTAR
COM ENTUSIASMO E FORÇA DE VONTADE,
POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO E TRABALHO,
MESMO EM SITUAÇÕES DIFÍCEIS E ESPINHOSAS,
PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ
DE BONS COSTUMES E SANTIDADE!
LIVRA-NOS DA CERVIZ DURA E DO CORAÇÃO EMPEDERNIDO!
EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO!
AMÉM!
OBSERVAÇÕES:
* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DESANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA:
* SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!
* “O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)
* “Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio,lembrado em 10 de fevereiro)
* “Ó meu Deus, “sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia, 14 de fevereiro). Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!
* “Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu sempre lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)
* Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”
* “Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível.
(conforme: Saint of the Day (lngplants.com)
ou
Saint of the Day May 20 (lngplants.com)
“…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio, lembrados em 21 de maio)
* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO: “Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html
* Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém!
* PAI, ABRACE-NOS! JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO! DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS UNA! MÃEZINHA MARIA, VELE POR NÓS! EM NOME DE JESUS, PAI! AMÉM!
* Ver o blog https://vidademartiressantasesantos.blog/
MUITO OBRIGADO!