Santas e Santos de 22 de julho

1. Festa de Santa Maria Madalena (também na Folhinha do Coração de Jesus), que, li­berta de sete de­mó­nios pelo Se­nhor, se tornou sua dis­cí­pula, se­guindo-O até ao monte Cal­vário e, na manhã da Páscoa, me­receu ser a pri­meira a ver o Sal­vador res­sus­ci­tado de entre os mortos e levar aos ou­tros dis­cí­pulos o anúncio da ressurreição.

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, Memória de Santa Maria Madalena. Libertada dos demônios por Cristo, colocou-se a seu serviço e o seguiu até o Calvário. Foi ela a primeira a reconhecer o Senhor Ressurgido da morte e a anunciar aos Apóstolos a Ressurreição. O culto de Santa Maria Madalena teve um grande brilho na abadia de Vézelay assim como na de Sainte-Baume, na diocese de Toulouse-Fréjus. (R).

Ver páginas 250-267: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2013.pdf

– Ver também “…Maria Madalena (em grego: Μαρία ἡ Μαγδαληνή) ou Maria de Magdala, é descrita no Novo Testamento como uma das seguidoras mais dedicadas de Jesus Cristo. É considerada santa pelas diversas denominações cristãs e sua festa é celebrada no dia 22 de julho”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Madalena

2.   Em An­cira, na Ga­lácia, hoje An­cara, na Tur­quia, São Platão, mártir. († s. III-IV).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Ancyra, atual Ancara, na Turquia, o martírio de São Platão, que deu testemunho de Cristo sob a perseguição de Diocleciano (M).

3.   Na África Pro­con­sular, em ter­ri­tório da ac­tual Tu­nísia, os santos már­tires Mas­si­li­tanos, sobre os quais Santo Agos­tinho fez um sermão no ani­ver­sário da sua morte. († s. III-IV)

4.   Em An­ti­o­quia, na Síria, hoje An­takya, na Tur­quia, São Ci­rilo, bispo, que, no tempo do im­pe­rador Di­o­cle­ciano, pa­deceu o cár­cere e o exílio. († c. 306).

Conforme o Martirológio Romano-Monástico, perto de 306, São Cirilo, que trabalhou no anúncio do Evangelho em Antioquia durante episcopado que durou cerca de 30 anos (M).

5.   Na for­ta­leza de Sche­maris, nos montes do Cáu­caso, Santo Anas­tásio, monge, que foi dis­cí­pulo de São Má­ximo Con­fessor, com o qual su­portou o cár­cere e a tor­tura por causa da ver­da­deira fé e, tendo che­gado a esta for­ta­leza, ou talvez du­rante o ca­minho, partiu desta vida. († 662)

6.   No mos­teiro de Fon­te­nelle, na Nêus­tria, na ac­tual França, São Van­dre­gi­silo, abade, que, dei­xando a corte do rei Da­go­berto, se­guiu a vida mo­nás­tica em di­versos lu­gares e, pro­mo­vido ao sa­cer­dócio por Santo Au­duíno, bispo de Ruão, fundou e di­rigiu um mos­teiro na flo­resta de Jumièges. († c. 668).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano da graça de 668, São Vandregísilo, abade. Tomou o hábito no mosteiro de Saint-Faucon-en-Argonne. Retirou-se depois no Jura suíço, antes de fundar, às margens de Fontenelle, perto de Ruão, a abadia que hoje tem o seu nome. (M).

7.   Em Menat, na Gália Ar­ve­nense, também na ac­tual França, São Me­neleu, abade. († c. 700).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano do Senhor de 720, São Meneleu, monge. Originário de Précigné, no Anjou, onde uma capela ainda lhe é dedicada, restaurou o antigo mosteiro de Menat, na Auvergne (M).

– Ver “… Meneleu, cuja família era intimamente ligada ao imperador Carlos Magno, sempre quis servir a Cristo de todo o coração. Quando atingiu a maioridade, seus pais o forçaram a aceitar um anel enviado a ele por um grande senhor, chamado Baronte, como um símbolo de seu noivado com a filha do senhor. Desejando apenas servir a Deus, ele fugiu para Auvergne, onde se tornou um monge da Abadia de Corméry-en-Velay perto de Puy, provavelmente nas mãos de São Chaffre. Aqui Meneleu viveu sete anos sob o abade Santo Eudo. Depois disso, ele se tornou o abade-restaurador do mosteiro de Ménat, perto de Clermont. Meneleu é altamente venerado em Auvergne e Anjou (Beneditinos, Husenbeth)…”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJuly22.html#

8*.   Em Pavia, na Lom­bardia, re­gião da Itália, São Je­ró­nimo, bispo. († s. VIII)

9*.   Em Lódi, também na Lom­bardia, São Gualter, fun­dador da Casa Hos­pital da Misericórdia. († 1224)

10*.   Em Ve­neza, ci­dade do Vé­neto, re­gião da Itália, o Beato Agos­tinho de Bi­ella Fángi, pres­bí­tero da Ordem dos Pre­ga­dores, que re­a­lizou muitos bons ser­viços em Son­cino, Vi­gé­vano e Veneza. († 1493)

11.   Em Lisboa, ci­dade de Por­tugal, o dia natal de São Lou­renço de Brindes, cuja me­mória é ce­le­brada no dia anterior. († 1619)

12.   Em Car­diff, no País de Gales, os santos Fi­lipe Evans (também na Folhinha do Coração de Jesus), da Com­pa­nhia de Jesus, e João Lloyd, pres­bí­teros e már­tires, que, no rei­nado de Carlos II, foram en­for­cados ao mesmo tempo por se des­co­brir que exer­ciam o sa­cer­dócio na sua pátria. († 1679).

– Ver páginas 270-271: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2013.pdf

13*.   Num barco-prisão an­co­rado ao largo de Ro­che­fort, na França, o Beato Tiago Lom­bardie, pres­bí­tero de Li­moges e mártir, que, du­rante a grande per­se­guição contra a Igreja, foi en­car­ce­rado em con­di­ções de­su­manas por causa do seu sa­cer­dócio e morreu con­ta­giado por uma en­fer­mi­dade incurável. († 1794)

14.   Em Ma­ji­azhuang, lo­ca­li­dade pró­xima de Dai­ning, no Hebei, pro­víncia da China, os santos már­tires Ana Wang, virgem, Lúcia Wang Wangzhi e seu filho André Wang Tianking, que, du­rante a per­se­guição de­sen­ca­deada pelos “Yihe­tuan”, foram mortos pelo nome de Cristo. († 1900)

15.   Também pró­ximo de Dai­ning, nos ar­re­dores de Yong­nian, ci­dade do Hebei, pro­víncia da China, Santa Maria Wang Lizhi, mártir, que, na mesma per­se­guição, apesar de al­guns pa­gãos a acon­se­lharem a negar ser cristã para salvar a vida, ela de­clarou aber­ta­mente ser serva de Cristo e por isso foi ime­di­a­ta­mente assassinada. († 1900)

16♦.   Em To­ledo, na Es­panha, os be­atos Eu­sébio do Me­nino Jesus (Ovídio Fer­nández Are­nillas), pres­bí­tero da Ordem dos Car­me­litas Des­calços e com­pa­nheiros már­tires, que, du­rante a cruel per­se­guição re­li­giosa, foram ví­timas da vi­o­lência dos ini­migos da Igreja e par­tiram ao en­contro do Senhor.  São estes os seus nomes: Eliseu de Jesus Cru­ci­fi­cado (Es­têvão Cu­evas Cas­quero), Her­milo de Santo Eliseu (Pedro Rai­mundo Ro­drí­guez Calle), José Agos­tinho do San­tís­simo Sa­cra­mento (Tomás Ma­teos Sán­chez), Per­feito de Nossa Se­nhora do Carmo (Per­feito Do­mín­guez Monge), Cle­mente dos Sa­grados Co­ra­ções (Cle­mente López Yagüe), re­li­gi­osos da Ordem dos Car­me­litas Descalços. († 1936)

17♦.   Em Bar­ce­lona, na Es­panha, o Beato Luís de Jesus (José Luís Marcou Pe­cavel), re­li­gioso da Con­gre­gação dos Ir­mãos das Es­colas Cristãs e mártir, que, na mesma per­se­guição contra a Igreja, con­firmou com o seu sangue a sua fi­de­li­dade ao Senhor. († 1936)

18♦.   Em Roma, a Beata Maria Inês Te­resa do San­tís­simo Sacramento (Ma­nuela de Jesus Árias Es­pi­nosa), virgem, fun­da­dora das Mis­si­o­ná­rias Cla­rissas do San­tís­simo Sacramento. († 1981)

19. São José da Palestina, na Folhinha do Coração de Jesus.

– Ver “… José da Palestina (RM). São José era um judeu, que pertencia à escola bíblica de Tiberíades, uma das várias estabelecidas pelos judeus após a destruição do Templo. O de Tiberíades produziu médicos massoréticos, famosos pela invenção dos pontos vocálicos para preservar a pronúncia do hebraico escrito. Após prolongada resistência interior, tornou-se cristão e foi muito favorecido pelo imperador Constantino, que lhe conferiu o título de conde. Ele se dedicou a construir igrejas e divulgar o Evangelho na Terra Santa. Ele hospedou Santo Eusébio de Vercelli, Santo Epifânio e outros (beneditinos)…”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJuly22.html#

20. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no mesmo dia o martírio de São Teófilo. Preso na ilha de Chipre, confessou até a morte sua fé na Divina Trindade (M).

21. Outros santos do dia 21 de JULHO, páginas: 250 -272

http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-

%2013.pdf

Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XII – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santase Santos”.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.

– Sobre 22 de julho, ver ainda: 22 de julho – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

BIBLIOGRAFIA:

  1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
  2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi eCaterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 565-568: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-
  3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes,sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%2 0-

%201.pdf

DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)

* Senhor, nosso Deus e Pai amado, obrigado por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!

Querida Mãe Virgem Maria, socorra-nos, proteja-nos

São José, Anjos e Santos, intercedam por nós! Obrigado! Amém!

PAI AMADO, DÊ-NOS A GRAÇA PARA LUTAR COM ENTUSIASMO

E FORÇA DE VONTADE,

POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO E TRABALHO,

MESMO EM SITUAÇÕES DIFÍCEIS E ESPINHOSAS,

PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ

DE BONS COSTUMES E SANTIDADE!

LIVRA-NOS DA CERVIZ DURA E DO CORAÇÃO EMPEDERNIDO!

EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO!

AMÉM!

* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DESANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA:

barpuri@uol.com.br

* SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!

“O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)

“Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio,lembrado em 10 de fevereiro)

“Ó meu Deus, “sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia, 14 de fevereiro). Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!

“Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu sempre lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo,na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica apóso Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)

Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”

“Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível.

(conforme: Saint of the Day (lngplants.com)

ou

Saint of the Day May 20 (lngplants.com)

“…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio, lembrados em 21 de maio)

* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO: “Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html

* Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém!

* PAI, ABRACE-NOS! JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!

DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS UNA!

MÃEZINHA MARIA, VELE POR NÓS!

EM NOME DE JESUS, PAI! AMÉM!

* Ver o blog https://vidademartiressantasesantos.blog/MUITO OBRIGADO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.