Santas e Santos de 13 de setembro

1. Me­mória de São João (também na Folhinha do Coração de Jesus), bispo de Cons­tan­ti­nopla e doutor da Igreja, que, nas­cido em An­ti­o­quia e or­de­nado sa­cer­dote, me­receu pela sua eloquência su­blime ser cha­mado Cri­sós­tomo e, eleito bispo desta sede, se re­velou como grande pastor da Igreja e mestre da fé. Con­de­nado pelos seus ini­migos ao exílio, foi daí cha­mado de novo à sua sede por de­creto do papa Ino­cêncio I e, du­rante a vi­agem de re­gresso, so­frendo muitos maus tratos dos sol­dados que o acom­pa­nhavam, en­tregou a sua alma a Deus no dia ca­torze de Se­tembro, em Co­mana, no Ponto, hoje Gu­menek, na Turquia. († 407).

Conforme o Martirológio Romano-Monástico, memória de São João Crisóstomo, cognominado “Boca de Ouro”. Filho de um general do exército imperial, passou vários anos na solidão nas vizinhanças de Antioquia antes de ser ordenado presbítero, em 386. Eleito Patriarca de Constantinopla doze anos mais tarde, consagrou sua extraordinária eloquência à defesa da ortodoxia da fé e a denunciar a corrupção dos grandes. Por este motivo, foi deposto e banido, morrendo em 407.  Figura entre os maiores doutores da Igreja do Oriente. (R).

Ver VIDAS DOS SANTOS, 27 de janeiro, páginas 199-211: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%202.pdf

– Ver “Festa Litúrgica: no oriente: 14 de setembro (morte);[3] 13 de novembro (ascensão ao patriarcado),[4] 30 de janeiro (Três Grandes Hierarcas)[5] e 27 de janeiro (traslado das relíquias)[6]
No ocidente: 13 de setembro

… ‘Desejas honrar o corpo de Cristo? Não o ignores quando está nu. Não o homenageies no templo vestido com seda quando o negligencias do lado de fora, onde ele está mal vestido e passando frio. Ele, que disse “Este é o meu corpo”, é o mesmo que diz “tive fome e destes-me de comer”[18] e «quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes» (Mateus 25:40)… Que importa se a mesa eucarística está lotada de cálices de ouro quando teu irmão está morrendo de fome? Começa por satisfazer a sua fome e, depois, com o que sobrar, poderás adornar também o altar. (comentário sobre Mateus)…”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/João_Crisóstomo

– Ver também “João Crisóstomo (c.347Antioquia14 de setembro de 407Comana Pôntica) foi um arcebispo de Constantinopla e um dos mais importantes patronos do cristianismo primitivo. É conhecido por suas poderosas homilias, por sua habilidade em oratória, por sua denúncia dos abusos cometidos por líderes políticos e eclesiásticos de sua época, por sua “Divina Liturgia” e por suas práticas ascetas. O epíteto Χρυσόστομος (“Chrysostomos”aportuguesado como “Crisóstomo”) significa “da boca de ouro” em língua grega e lhe foi dado por conta de sua lendária eloquência. O título apareceu pela primeira vez na “Constituição” do papa Vigílio em 553, sendo João Crisóstomo considerado o maior pregador cristão da história.[2][8]”…: João Crisóstomo – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

– Ver também “,… Os Três Hierarcas Sagrados (em grego: Οι Τρείς Ιεράρχες) do Cristianismo oriental se referem à Basílio Magno (conhecido como Basílio de Cesareia), Gregório de Nazianzo (Gregório, o Teólogo) e São João Crisóstomo. Eles foram bispos muito influentes durante o Cristianismo primitivo e tiveram papéis fundamentais na formação da teologia cristã. No oriente, eles são também conhecidos como Três Grandes Hierarcas e Professores Ecumênicos, enquanto que no Catolicismo romano, os três são honrados como Doutores da Igreja. Os três são venerados como santos pelas Igrejas cristãs, Igreja Ortodoxa e Catolicismo, bem como no protestantismo, como pelo Anglicanismo e por uma série de outras igrejas cristãs…”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Três_Hierarcas_Sagrados e 02 de janeiro (São Basílio e São Gregório)

– Ver ainda: https://web.archive.org/web/20080625090730/http://www.goarch.org/en/special/listen_learn_share/threehierarchs/learn/

– Ver também “… Seu zelo o levou a uma ação decisiva. Os bispos que subornaram para entrar em seus cargos foram depostos. Muitos de seus sermões pediam medidas concretas para compartilhar a riqueza com os pobres. Os ricos não gostavam de ouvir de João que a propriedade privada existia por causa da queda de Adão, assim como os homens casados ​​não gostavam de ouvir que estavam ligados à fidelidade conjugal tanto quanto suas esposas. Quando se tratava de justiça e caridade, John não reconhecia padrões duplos… Comentário: A pregação de João Crisóstomo, por palavra e exemplo, exemplifica o papel do profeta para confortar os perturbados e perturbar os confortáveis. Por sua honestidade e coragem, ele pagou o preço de um ministério turbulento como bispo, difamação pessoal e exílio.

Citação: Os Bispos “devem definir as formas pelas quais devem ser resolvidas as questões muito graves relativas à propriedade, aumento e distribuição justa dos bens materiais, paz e guerra, e relações fraternas entre todas as pessoas” (Decreto sobre a Pastoral dos Bispos, 12) …”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DaySeptember13.html

2.   Em An­cira, na Ga­lácia, hoje An­cara, também na Tur­quia, São Ju­liano, pres­bí­tero e mártir no tempo do im­pe­rador Licínio. († s. IV)

Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no séc. VI, o martírio de São Juliano. (M)

3.   Em Je­ru­salém, a de­di­cação das ba­sí­licas que o im­pe­rador Cons­tan­tino quis pi­e­do­sa­mente edi­ficar sobre o monte Cal­vário e sobre o se­pulcro do Senhor. († 355)

4.   Em Tours, na Gália Li­o­nense, hoje na França, São Li­tório (também na Folhinha do Coração de Jesus, São Ligório), bispo, que foi o pri­meiro a cons­truir uma igreja dentro dos muros da ci­dade, onde já an­te­ri­or­mente havia cristãos. († 371)

5.   Em Va­lence, na Gália Li­o­nense, também na ac­tual França, Santo Emi­liano, ve­ne­rado como o pri­meiro bispo desta cidade. († d. 374)

6.   Em Car­tago, na ho­di­erna Tu­nísia, São Mar­ce­lino, mártir, que, sendo tri­buno e muito amigo de Santo Agos­tinho e de São Je­ró­nimo, sob a pressão do usur­pador He­ra­cliano foi acu­sado fal­sa­mente e morto ino­cente pelos he­reges do­na­tistas, por de­fenser a fé católica. († 413)

7.   Em An­gers, na Gália Li­o­nense, ac­tu­al­mente na França, São Mau­rílio (também na Folhinha do Coração de Jesus), bispo, que, nas­cido em Milão, foi ao en­contro de São Mar­tinho de Tours, pelo qual foi or­de­nado pres­bí­tero e en­viado a di­rigir a Igreja de Cha­lonnes-sur-Loire; eleito bispo, em­pe­nhou-se in­fa­ti­ga­vel­mente em er­ra­dicar as su­pers­ti­ções pagãs dos povos rurais. († 453).

Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano do Senhor de 435, São Maurílio. Filho de rica família milanesa, abandonou todo o seu patrimônio, perto dos vinte anos,  para colocar-se sob a direção de São Martinho de Tours, que o ordenou presbítero. Depois de quarenta anos de ministério sacerdotal, governou durante trinta anos a Igreja de Angers. (M).

– Ver páginas 170-171: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2016.pdf

8.   Nos montes Vosgos, na Nêus­tria, também na ac­tual França, Santo Amado, pres­bí­tero e abade, in­signe pela sua aus­te­ri­dade, je­juns e amor à so­lidão, que di­rigiu sa­bi­a­mente o mos­teiro de Ha­bend, de­pois de­no­mi­nado Re­mi­re­mont, por ele fun­dado jun­ta­mente com São Romarico. († c. 629).

Conforme o Martirológio Romano-Monástico, perto de 630, a volta para Deus de Santo Amado. Primeiro foi monge em Saint-Maurice-em-Valais e passou depois para Luxeuil, de onde acompanhou São Romarico na fundação do duplo mosteiro de Ramoremont, na região dos Vosges. (M).

– Ver Santo Amado, abade em Lorena e seu amigo São Romarico,páginas 166-169: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2016.pdf

9.   Na ilha de Tino, no golfo de La Spézia, na Li­gúria, re­gião da Itália, São Ve­nério, eremita. († s. VII)

10.   Em Breuil, na Gália Am­bi­a­nense, hoje na França, o pas­sa­mento de Santo Amado, bispo de Sion, na Suíça, que, por ordem do rei Te­o­do­rico II, foi man­dado para o exílio e aí morreu. († c. 690)

11*.   Em To­ledo, na Es­panha, a Beata Maria de Jesus (Maria López de Rivas), virgem da Ordem das Car­me­litas Des­calças, que teve a graça ex­tra­or­di­nária da co­mu­ni­cação das dores da Paixão do Se­nhor, tanto na alma como no corpo, per­ma­ne­cendo sempre hu­milde e pa­ci­ente em tudo. († 1640)

12*.   Num barco-prisão an­co­rado ao largo de Ro­che­fort, na França, o Beato Cláudio Du­monet, pres­bí­tero e mártir, que, sendo mestre de artes, du­rante a per­se­guição re­li­giosa foi en­cer­rado na esquá­lida ga­lera, onde, com os pés en­ca­de­ados e des­fa­le­cido pela febre e con­di­ções de­su­manas, morreu por Cristo. († 1794)

13*.   Em Al­meria, na An­da­luzia, re­gião da Es­panha, o Beato Au­rélio Maria (Ben­vindo Vil­lalon Ace­bron), irmão da Con­gre­gação dos Ir­mãos das Es­colas Cristãs e mártir, as­sas­si­nado em ódio à Igreja. († 1936)

14. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no início do séc. II, Santo Eulógio, patriarca de Alexandria, que foi amigo do Papa São Gregório Magno e lutou contra os heréticos, sobretudo os monofisitas. (M).

– Ver “… Eulógio de Alexandria foi o patriarca grego ortodoxo de Alexandria entre 580 e 608. Ele combateu com sucesso muitas heresias então correntes no Egito, principalmente as várias fases do monofisismo. Ele foi um correspondente de São Gregório Magno, de quem recebeu muitos elogios e expressões de admiração.[1]”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Eul%C3%B3gio_I_de_Alexandria

– Sobre  MONOFISISMO, ver “… Monofisismo (do grego μονο- [«único»] e ϕύσις [«natureza»]) é o ponto de vista cristológico que defende que, depois da união do divino e do humano na encarnação histórica, Jesus Cristo, como encarnação do Filho ou Verbo (Logos) de Deus, teria apenas uma única “natureza”, a divina, e não uma síntese de ambas. O monofisismo é contraposto pelo diofisismo (ou “diafisismo”), que defende que Jesus preservou em si as duas naturezas.”: Monofisismo – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

15. Outras santas e santos do dia 13 de setembro, págs. 166-172, em: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2016.pdf

 Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XIII – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

 “E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.

– Sobre 13 de setembro, ver ainda: 13 de setembro – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

BIBLIOGRAFIA:

  1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
  2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi eCaterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS  719-722: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-
  3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%2 0-%201.pdf
  4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
  5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livrariaon line – www.editorapermanencia.com
  6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
  7. https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DaySeptember13.html

DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)

* Senhor, nosso Deus e Pai amado, obrigado por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!

Querida Mãe Virgem Maria, socorra-nos, proteja-nos

São José, Anjos e Santos, intercedam por nós! Obrigado! Amém!

PAI AMADO, DÊ-ME ESPÍRITO DE ORAÇÃO, VIGILÂNCIA, RENÚNCIA, PENITÊNCIA E DOCILIDADE! DÊ-ME ARDOR MISSIONÁRIO PELO E PARA O SENHOR! TIRE-ME O TORPOR E A TIBIEZA! DÊ-ME A GRAÇA, AMADO PAI, DE LUTAR COM ENTUSIASMO E FORÇA DE VONTADE, MESMO EM SITUAÇÕES DIFÍCEIS E ESPINHOSAS, PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ DE BONS COSTUMES POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO, CORAGEM E TRABALHO. PEÇO EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! O MESMO PEÇO PARA A FAMÍLIA! AMÉM!

* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DESANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA:

barpuri@uol.com.br

* SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!

“O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)

“Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio,lembrado em 10 de fevereiro)

Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia, 14 de fevereiro). Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!

Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu sempre lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)

Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”

“Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível.

(conforme: Saint of the Day (lngplants.com)

ou

Saint of the Day May 20 (lngplants.com)

“…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio, lembrados em 21 de maio)

* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO: “Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html

* Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém!

* PAI, ABRACE-NOS! JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!

DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS UNA!

MÃEZINHA MARIA, CUIDE DE NÓS!

EM NOME DE JESUS, PAI! AMÉM!

* Ver o blog https://vidademartiressantasesantos.blog/E

MUITO OBRIGADO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.