1. Comemoração de São Cléofas (também na Folhinha do Coração de Jesus), discípulo do Senhor, que, seguindo em viagem com outro discípulo, sentiu arder-lhe o coração quando Cristo, na tarde da Páscoa, lhes apareceu no caminho e lhes explicava as Escrituras e depois, na povoação de Emaús, reconheceu o Salvador na fracção do pão.
– Ver páginas 435-440: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2016.pdf
– Ver “ … Cléofas ou Cléopas é uma das figuras do antigo Cristianismo, um dos dois discípulos que Jesus encontrou na estrada para Emaús[1]. Ele é também um dos Setenta Discípulos…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cl%C3%A9ofas
2. Em Amiens, na Gália Bélgica, actualmente na França, São Firmino, venerado como bispo e mártir. († data inc.).
Ver ainda 14 de janeiro.
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, igualmente São Firmino, primeiro bispo de Amiens, que para lá levou o Evangelho de Cristo. (M).
– Ver páginas 441-442: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2016.pdf
– Ver “… São Firmino, do latim Firminus (Pamplona, 272 – Amiens, 25 de setembro de 303) foi um missionário cristão navarro, primeiro bispo de Pamplona[1] (provável) e primeiro bispo de Amiens, onde fundou a igreja local. Foi decapitado aos 31 anos de idade. É patrono de Amiens, Lesaka, da diocese de Pamplona, e co-patrono de Navarra junto com São Francisco Xavier…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Firmino_de_Amiens
– Ver também “Firmino ou Firmin, como foi batizado, nasceu na Espanha, na cidade de Pamplona, na última metade do século III. Era filho de uma família rica, influente e bem firmada nos princípios do cristianismo. Mas foi na França que seu trabalho de evangelização destacou-se, de tal forma que foi considerado uma das figuras mais importantes da Igreja daquele tempo.”: http://arquisp.org.br/liturgia/santo-do-dia/sao-firmino-ou-firmin
3. Em Damasco, na Síria, os santos mártires Paulo e Tata, esposos, e seus filhos Sabiniano, Máximo, Rufo e Eugénio, que, acusados de serem cristãos, depois de suportarem açoites e outros suplícios, entregaram a sua alma a Deus. († c. s. IV).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no mesmo dia, receberam a palma do martírio São Paulo e sua Família, em Damasco; bem como os Bem-Aventurados Bardoniano e Eucarpo e mais vinte e seis cristãos, na Ásia. (M)
– Ver “… Paulo e Tatta eram um casal em Damasco que, com seus filhos, foram mortos pelas autoridades romanas durante a perseguição da Igreja… Acusados de professar a religião cristã, foram açoitados e torturados de muitas maneiras até que entregaram suas almas a Deus.…”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DaySeptember25.html
4. Em Chartres, na Gália Lionense, na hodierna França, São Solene, bispo. († a. 511).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no começo do séc. VI, São Solênio, bispo de Chartres. Conselheiro muito ouvido por Clóvis, assistiu a seu batismo juntamente com São Remígio e São Gastão. (M).
– Ver páginas 443-444: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2016.pdf
5. Em Soissons, na Gália Bélgica, também na actual França, São Princípio, bispo, irmão de São Remígio. († s. VI)
6*. Em Cork, na Mormónia, província da Irlanda, São Finbarro, bispo. († s. VI)
– Ver “… FINBAR, ou Bairre, fundador da cidade e sé de Cork, é dito ter sido o filho natural de uma senhora real e de um mestre ferreiro. Ele foi batizado de Lochan, mas os monges que o educaram em Kilmacahill em Kilkenny mudaram seu nome para Fionnbharr… Ele teria morrido em Cloyne, e seu corpo foi levado para o enterro em sua igreja em Cork. A festa de São Finbar é mantida neste dia em toda a Irlanda…”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DaySeptember25.html
7. Em Auxerre, na Nêustria, actualmente na França, Santo Anacário ou Aunacário, bispo, durante cujo episcopado se concluiu o chamado Martirológio Jeronimiano. († 605).
– Ver páginas 445-446: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2016.pdf
8*. Em Cusance, no território de Besançon, na Nêustria, também na actual França, Santo Ermenfredo, abade. († c. 670)
9*. No mosteiro da Santíssima Trindade, na região de Moscovo, na Rússia, São Sérgio de Radonez, que, depois de viver como eremita na aspereza da floresta, seguiu a vida cenobítica, que propagou desde que foi eleito hegúmeno; foi sempre um homem de índole afável, conselheiro de príncipes e consolador dos fiéis. († 1392).
– Ver “… Sérgio de Radonege (em russo: Сергий Радонежский, Siergui Rádoniezhsky) (aprox.1314 – 1392), também Sergey Radonezhsky foi um Stáret (mestre e conselheiro de monastério ortodoxo) e o reformador monástico mais importante da História Medieval da Rússia…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9rgio_de_Radonege
10*. Na serra de Alpujarras, próximo de Granada, na Andaluzia, região da Espanha, o Beato Marcos Criado, presbítero da Ordem da Santíssima Trindade dos Cativos e mártir, que foi morto pelos Mouros. († 1569)
11*. Em Carrión de Calatrava, povoação próxima de Ciudad Real, também na Espanha, os beatos mártires João Pedro de Santo António (José Maria Bengoa Arangúren), presbítero, e Paulo Maria de São José (Pedro Leoz y Portillo), religioso da Congregação da Paixão, e Jesus Hita Miranda, religioso da Companhia de Maria, que, durante o furor da perseguição religiosa, foram fuzilados pelos milicianos em ódio à Igreja. († 1936)
12♦. Em Madrid, também na Espanha, os beatos João Codera Marquês e Tomás Gil de la Cal, religiosos da Sociedade Salesiana e mártires na mesma perseguição contra a Igreja. († 1936)
13*. Em Urda, próximo de Toledo, na Espanha, o Beato Félix das Cinco Chagas (Félix Ugalde Irurzun), religioso da Congregação da Paixão, que, fuzilado por causa da sua fé cristã durante a grande perseguição, alcançou a palma do martírio. († 1936)
14. Santa Aurélia, também na Folhinha do Coração de Jesus.
– Ver página 448 “… Em Anagni, as santas virgens Aurélia e Neomísia.”: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2016.pdf
15. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano do Senhor de 716, São Ceolfrido, abade de Wearmouth, que mostrou-se muito unido à Santa Sé. (M)
16. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, na Baviera, em 1054, o Bem-Aventurado Hermano, o Coxo, monge de Reichenau, cantor da Virgem Maria. (X)
17. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em 1838, a paixão do Bem-Aventurado Francisco Jaccard, missiohário da Savóia, martirizado na Indochina. (X).
– Ver página 447: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2016.pdf
18. Outras santas e santos do dia 25 de setembro, págs. 427-448 em: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2016.pdf
Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XIII – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.
“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.
R/: Demos graças a Deus!”
OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.
– Sobre 25 de setembro, ver ainda: 25 de setembro – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
BIBLIOGRAFIA:
- MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
- MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi eCaterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 753-754: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-
- VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%2 0-%201.pdf
- Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
- Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livrariaon line – www.editorapermanencia.com
- Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
- https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DaySeptember25.html
DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)
* Senhor, nosso Deus e Pai amado, obrigado por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!
Querida Mãe Virgem Maria, socorra-nos, proteja-nos
São José, Anjos e Santos, intercedam por nós! Obrigado! Amém!
PAI AMADO, DÊ-NOS ESPÍRITO DE ORAÇÃO, VIGILÂNCIA, RENÚNCIA, PENITÊNCIA! DÊ-NOS ARDOR MISSIONÁRIO PELO E PARA O SENHOR! TIRE-NOS O TORPOR E A TIBIEZA! DÊ-NOS A GRAÇA, AMADO PAI, DE LUTAR COM ENTUSIASMO E FORÇA DE VONTADE, MESMO EM SITUAÇÕES DIFÍCEIS E ESPINHOSAS, PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ DE BONS COSTUMES E SANTIDADE POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO, CORAGEM E TRABALHO. DÊ-NOS, SOBRETUDO, A DOCILIDADE DAS OVELHAS. PEDIMOS EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!
* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DESANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA:
* SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!
“O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)
“Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio,lembrado em 10 de fevereiro)
“Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia, 14 de fevereiro). Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!
“Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu sempre lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)
Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”
“Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível.
(conforme: Saint of the Day (lngplants.com)
ou
Saint of the Day May 20 (lngplants.com)
“…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio, lembrados em 21 de maio)
* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO: “Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html
* Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém!
* PAI, ABRACE-NOS! JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!
DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS UNA!
MÃEZINHA MARIA, CUIDE DE NÓS!
EM NOME DE JESUS, PAI! AMÉM!
* Ver o blog https://vidademartiressantasesantos.blog/E
MUITO OBRIGADO!