Santas e Santos de 25 de setembro

1.   Co­me­mo­ração de São Cléofas (também na Folhinha do Coração de Jesus), dis­cí­pulo do Se­nhor, que, se­guindo em vi­agem com outro dis­cí­pulo, sentiu arder-lhe o co­ração quando Cristo, na tarde da Páscoa, lhes apa­receu no ca­minho e lhes ex­pli­cava as Es­cri­turas e de­pois, na po­vo­ação de Emaús, re­co­nheceu o Sal­vador na fracção do pão.

– Ver páginas 435-440: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2016.pdf

– Ver “ … Cléofas ou Cléopas é uma das figuras do antigo Cristianismo, um dos dois discípulos que Jesus encontrou na estrada para Emaús[1]. Ele é também um dos Setenta Discípulos”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cl%C3%A9ofas

2.   Em Amiens, na Gália Bél­gica, ac­tu­al­mente na França, São Fir­mino, ve­ne­rado como bispo e mártir. († data inc.).

Ver ainda 14 de janeiro.

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, igualmente São Firmino, primeiro bispo de Amiens, que para lá levou o Evangelho de Cristo. (M).

– Ver páginas 441-442: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2016.pdf

– Ver “… São Firmino, do latim Firminus (Pamplona272 – Amiens25 de setembro de 303) foi um missionário cristão navarro, primeiro bispo de Pamplona[1] (provável) e primeiro bispo de Amiens, onde fundou a igreja local. Foi decapitado aos 31 anos de idade. É patrono de AmiensLesaka, da diocese de Pamplona, e co-patrono de Navarra junto com São Francisco Xavier”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Firmino_de_Amiens

– Ver também “Firmino ou Firmin, como foi batizado, nasceu na Espanha, na cidade de Pamplona, na última metade do século III. Era filho de uma família rica, influente e bem firmada nos princípios do cristianismo. Mas foi na França que seu trabalho de evangelização destacou-se, de tal forma que foi considerado uma das figuras mais importantes da Igreja daquele tempo.”: http://arquisp.org.br/liturgia/santo-do-dia/sao-firmino-ou-firmin

3.   Em Da­masco, na Síria, os santos már­tires Paulo e Tata, es­posos, e seus fi­lhos Sa­bi­niano, Má­ximo, Rufo e Eu­génio, que, acu­sados de serem cris­tãos, de­pois de su­por­tarem açoites e ou­tros su­plí­cios, en­tre­garam a sua alma a Deus. († c. s. IV).

Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no mesmo dia, receberam a palma do martírio São Paulo e sua Família, em Damasco; bem como os Bem-Aventurados Bardoniano e Eucarpo e mais vinte e seis cristãos, na Ásia. (M)

– Ver “… Paulo e Tatta eram um casal em Damasco que, com seus filhos, foram mortos pelas autoridades romanas durante a perseguição da Igreja… Acusados ​​de professar a religião cristã, foram açoitados e torturados de muitas maneiras até que entregaram suas almas a Deus.”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DaySeptember25.html

4.   Em Char­tres, na Gália Li­o­nense, na ho­di­erna França, São So­lene, bispo. († a. 511).

Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no começo do séc. VI, São Solênio, bispo de Chartres. Conselheiro muito ouvido por Clóvis, assistiu a seu batismo juntamente com São Remígio e São Gastão. (M).

– Ver páginas 443-444: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2016.pdf

5.   Em Sois­sons, na Gália Bél­gica, também na ac­tual França, São Prin­cípio, bispo, irmão de São Remígio. († s. VI)

6*.   Em Cork, na Mor­mónia, pro­víncia da Ir­landa, São Fin­barro, bispo. († s. VI)

– Ver “… FINBAR, ou Bairre, fundador da cidade e sé de Cork, é dito ter sido o filho natural de uma senhora real e de um mestre ferreiro. Ele foi batizado de Lochan, mas os monges que o educaram em Kilmacahill em Kilkenny mudaram seu nome para Fionnbharr… Ele teria morrido em Cloyne, e seu corpo foi levado para o enterro em sua igreja em Cork. A festa de São Finbar é mantida neste dia em toda a Irlanda…”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DaySeptember25.html

7.   Em Au­xerre, na Nêus­tria, ac­tu­al­mente na França, Santo Ana­cário ou Au­na­cário, bispo, du­rante cujo epis­co­pado se con­cluiu o cha­mado Mar­ti­ro­lógio Jeronimiano. († 605).

– Ver páginas 445-446: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2016.pdf

8*.   Em Cu­sance, no ter­ri­tório de Be­sançon, na Nêus­tria, também na ac­tual França, Santo Er­men­fredo, abade. († c. 670)

9*.   No mos­teiro da San­tís­sima Trin­dade, na re­gião de Mos­covo, na Rússia, São Sérgio de Ra­donez, que, de­pois de viver como ere­mita na as­pe­reza da flo­resta, se­guiu a vida ce­no­bí­tica, que pro­pagou desde que foi eleito he­gú­meno; foi sempre um homem de ín­dole afável, con­se­lheiro de prín­cipes e con­so­lador dos fiéis. († 1392).

– Ver “… Sérgio de Radonege (em russo: Сергий Радонежский, Siergui Rádoniezhsky) (aprox.1314 – 1392), também Sergey Radonezhsky foi um Stáret (mestre e conselheiro de monastério ortodoxo) e o reformador monástico mais importante da História Medieval da Rússia…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9rgio_de_Radonege

10*.   Na serra de Al­pu­jarras, pró­ximo de Gra­nada, na An­da­luzia, re­gião da Es­panha, o Beato Marcos Criado, pres­bí­tero da Ordem da San­tís­sima Trin­dade dos Ca­tivos e mártir, que foi morto pelos Mouros. († 1569)

11*.   Em Car­rión de Ca­la­trava, po­vo­ação pró­xima de Ciudad Real, também na Es­panha, os be­atos már­tires João Pedro de Santo António (José Maria Bengoa Aran­gúren), pres­bí­tero, e Paulo Maria de São José (Pedro Leoz y Por­tillo), re­li­gioso da Con­gre­gação da Paixão, e Jesus Hita Mi­randa, re­li­gioso da Com­pa­nhia de Maria, que, du­rante o furor da per­se­guição re­li­giosa, foram fu­zi­lados pelos mi­li­ci­anos em ódio à Igreja. († 1936)

12♦.   Em Ma­drid, também na Es­panha, os be­atos João Co­dera Marquês e Tomás Gil de la Cal, re­li­gi­osos da So­ci­e­dade Sa­le­siana e már­tires na mesma per­se­guição contra a Igreja. († 1936)

13*.    Em Urda, pró­ximo de To­ledo, na Es­panha, o Beato Félix das Cinco Chagas (Félix Ugalde Irurzun), re­li­gioso da Con­gre­gação da Paixão, que, fu­zi­lado por causa da sua fé cristã du­rante a grande per­se­guição, al­cançou a palma do martírio. († 1936)

14. Santa Aurélia, também na Folhinha do Coração de Jesus.

– Ver página 448 “… Em Anagni, as santas virgens Aurélia e Neomísia.”: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2016.pdf

15. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano do Senhor de 716, São Ceolfrido, abade de Wearmouth, que mostrou-se muito unido à Santa Sé. (M)

16. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, na Baviera, em 1054, o Bem-Aventurado Hermano, o Coxo, monge de Reichenau, cantor da Virgem Maria. (X)

17. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em 1838, a paixão do Bem-Aventurado Francisco Jaccard, missiohário da Savóia, martirizado na Indochina. (X).

– Ver página 447: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2016.pdf

18. Outras santas e santos do dia 25 de setembro, págs. 427-448 em: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2016.pdf

 Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XIII – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

 “E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.

– Sobre 25 de setembro, ver ainda: 25 de setembro – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

BIBLIOGRAFIA:

  1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
  2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi eCaterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS  753-754: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-
  3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%2 0-%201.pdf
  4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
  5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livrariaon line – www.editorapermanencia.com
  6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
  7. https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DaySeptember25.html

DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)

* Senhor, nosso Deus e Pai amado, obrigado por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!

Querida Mãe Virgem Maria, socorra-nos, proteja-nos

São José, Anjos e Santos, intercedam por nós! Obrigado! Amém!

PAI AMADO, DÊ-NOS ESPÍRITO DE ORAÇÃO, VIGILÂNCIA, RENÚNCIA, PENITÊNCIA! DÊ-NOS ARDOR MISSIONÁRIO PELO E PARA O SENHOR! TIRE-NOS O TORPOR E A TIBIEZA! DÊ-NOS A GRAÇA, AMADO PAI, DE LUTAR COM ENTUSIASMO E FORÇA DE VONTADE, MESMO EM SITUAÇÕES DIFÍCEIS E ESPINHOSAS, PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ DE BONS COSTUMES E SANTIDADE POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO, CORAGEM E TRABALHO. DÊ-NOS, SOBRETUDO, A DOCILIDADE DAS OVELHAS. PEDIMOS EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!

* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DESANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA:

barpuri@uol.com.br

* SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!

“O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)

“Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio,lembrado em 10 de fevereiro)

Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia, 14 de fevereiro). Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!

Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu sempre lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)

Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”

“Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível.

(conforme: Saint of the Day (lngplants.com)

ou

Saint of the Day May 20 (lngplants.com)

“…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio, lembrados em 21 de maio)

* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO: “Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html

* Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém!

* PAI, ABRACE-NOS! JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!

DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS UNA!

MÃEZINHA MARIA, CUIDE DE NÓS!

EM NOME DE JESUS, PAI! AMÉM!

* Ver o blog https://vidademartiressantasesantos.blog/E

MUITO OBRIGADO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.