DESTAQUES DE NOSSA SENHORA EM 09 DE JULHO:
- NOSSA SENHORA DA PAZ
- NOSSA SENHORA DA GRAÇA
- NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE CHIQUINQUIRÁ (Colômbia)
- NOSSA SENHORA DO ITATI (Argentina)
A, 09 DE JULHO: 01. FESTA DE NOSSA SENHORA, RAINHA DA PAZ
– Ver: https://pt.qwe.wiki/wiki/Our_Lady_of_Peace
– Ver também: “9 de julho é a festa de Nossa Senhora da Paz, a padroeira da diocese de Honolulu, em homenagem a quem a catedral do Havaí é nomeada.”: https://www.hawaiicatholicherald.com/2014/07/04/the-saga-of-our-lady-of-peace/
– Ver: https://arquidiocesesalvador.org.br/um-mes-inteiro-com-maria-nossa-senhora-da-paz/
– https://pt.qwe.wiki/wiki/Our_Lady_of_Peace
– Ver: A SAGA DE NOSSA SENHORA DA PAZ
04/07/2014 PELO HAWAII CATHOLIC HERALD
A estátua original de Nossa Senhora da Paz, de 500 anos, consagrada na capela do convento da Congregação Sagrado Corações, em Paris.
A história de como um presente de casamento de 500 anos veio para determinar o nome da catedral de Honolulu
9 de julho é a festa de Nossa Senhora da Paz, a padroeira da Diocese de Honolulu, onde a catedral do Havaí é nomeada.
Nossa catedral no centro de Honolulu tem o nome de uma pequena estátua da Mãe Santíssima esculpida de uma madeira escura desconhecida no início de 1500 na França.
A história é contada que um certo Jean de Joyeuse apresentou a estátua como um presente de casamento para sua jovem noiva, Françoise e Voisins. Excluindo seu pedestal, a figura tem apenas 11 polegadas de altura, e é moldada no estilo renascentista do período. Maria é retratada como uma digna matrona grega com a Criança Cristo em seu braço esquerdo e um ramo de oliveira em sua mão direita.
A estátua era conhecida como a “Virgem de Joyeuse” e tornou-se uma herança querida da família Joyeuse através dos anos que se seguiram. Nosso relato desta pequena Madonna é derivado de conjecturas históricas dispersas.
Na década de 1570, a estátua foi passada para Henri Joyeuse, um neto de Jean de Joyeuse. Depois que a jovem esposa de Henri, Catherine, morreu no início de seu casamento, Henri tomou uma decisão pessoal significativa que determinaria o destino da “Virgem de Joyeuse”. Por volta do ano de 1588, ele se juntou aos franciscanos capuchinhos em Paris e, sob o nome religioso Irmão Ange, serviu fielmente esta comunidade religiosa pelo resto de sua vida.
A autora deste artigo, à esquerda, e um amigo decorando a estátua de Nossa Senhora da Paz de Honolulu na véspera de sua festa, provavelmente por volta de 1950.
Quando Henri entrou no mosteiro, ele trouxe a estátua da família com ele. E aqui com a comunidade capuchinha ela permaneceria pelos próximos 200 anos.
Através desses dois séculos, esta figura sagrada foi venerada e invocada pelo povo da região. Com o tempo, ela foi concedida com um nome apropriado. Com o ramo de oliveira na mão e o Príncipe da Paz no braço, ela foi aclamada Notre Dame de Paix… Nossa Senhora da Paz! Sua popularidade aumentou. Em 1657, a comunidade capuchinha ergueu uma capela maior para acomodar o crescente número de fiéis que buscavam sua intercessão. Naquele ano, diante de uma grande multidão que incluía o rei Luís XIV, o núncio papal à França abençoou e solenemente entronizou a estátua da Mãe Santíssima. A data era 9 de julho. O Papa Alexandre VII mais tarde designaria esta data para a comunidade capuchinha celebrar a festa de Nossa Senhora da Paz.
A Revolução Francesa
A Revolução Francesa, que eclodiu em 1789, adicionou uma grande reviravolta à contínua saga de Nossa Senhora da Paz. Em meio à agitação política, os ataques implacáveis à Igreja Católica expulsaram os monges capuchinhos franciscanos de seu mosteiro. Levaram com eles sua amada Madonna para evitar sua destruição pelos rebeldes saqueados. Nossa Senhora permaneceria silenciosamente escondida durante este período caótico da história da França.
Quando a paz foi restaurada na terra, uma certa mulher piedosa, Madame Coipel, tirou a estátua do esconderijo e a confiou ao seu diretor espiritual, um padre em Paris. O padre deu a estátua a uma freira que, em 6 de maio de 1806, a consagrou em uma capela convento no distrito de Picpus, em Paris. O nome do padre era Padre Marie-Joseph Pierre Coudrin e a freira era Madre Henriette Aymer de la Chevalerie. Juntos, foram os co-fundadores, no ano de 1800, de uma comunidade de irmãs, irmãos e sacerdotes – a Congregação dos Sagrados Corações de Jesus e Maria e a Adoração Perpétua do Santíssimo Sacramento. Os membros também eram conhecidos mais simplesmente como os picpus ou corações sagrados religiosos.
Uma nova era tinha começado para a estátua de Nossa Senhora da Paz. Por mais de 200 anos ela encontrou um lar de boas-vindas nesta capela do convento em Paris. Em 9 de julho de 1906, celebrando seu centenário lá, Nossa Senhora foi homenageada pela Arquidiocese de Paris. Em uma cerimônia formal, o Arcebispo Leon Adolphe Amette colocou coroas de ouro nas cabeças da Mãe Santíssima e da Criança Cristo. O velho ramo de oliveira em sua mão foi substituído por um feito de ouro brilhante.
Em 1954, durante o Ano Mariano, outra honraria foi concedida a ela. Nossa Senhora da Paz, juntamente com a Medalha Nossa Senhora do Milagroso, ambas de Paris, tiveram o privilégio de participar da assembleia de “Virgens Coroadas” do mundo em uma celebração na Basílica de São Pedro, em Roma. Hoje, a pequena Madonna continua a ficar alta em um alto nicho de um santuário elaborado na capela do convento na Rue de Picpus (Rua Picpus), em Paris.
Para as Ilhas
Chamados a pregar a fé católica no Havaí, os missionários do Sagrado Coração trouxeram consigo sua devoção à Nossa Senhora da Paz. Em 1843, eles dedicaram e nomearam a catedral em Honolulu em homenagem a ela. Meio século depois, em 1893, eles ergueram uma magnífica estátua de Nossa Senhora da Paz no venerável terreno de missão da Rua Fort, perto da catedral. A estátua não era exatamente uma cópia da pequena Madonna em Paris. Nossa Senhora em Honolulu era uma mãe grega feita no modo renascentista clássico, mas, lançada em bronze pesado, ela era uma figura impressionante em tamanho real colocada no alto de um pedestal sob um céu havaiano azul brilhante.
O bispo do Havaí, Gulstan Ropert, havia definido a bênção da estátua para a véspera de Natal. O jornal local, o Pacific Commercial Advertiser, publicou seu relato na edição de 26 de dezembro de 1893: “Às 2h30 da tarde de domingo, Sua Senhoria, assistida pelo clero, desvelou a estátua de Nossa Senhora da Paz, padroeira da igreja. Uma grande multidão estava presente”.
A grande multidão era composta principalmente de católicos portugueses do crescente distrito de Punchbowl da cidade. Também estava presente uma multidão de alunos de duas prósperas instituições católicas próximas, Sacred Hearts Convent na Fort Street e St. Louis College na River Street.
Após a inauguração da estátua, o bispo falou dos dias de luta da perseguição católica no Havaí. Ele lembrou a inesquecível véspera de Natal de 1831, quando o padre Alexis-Jean Augustin Bachelot, o primeiro missionário católico do Havaí, foi forçado a sair do complexo de missão de Fort Street e, “escoltado por um soldado batendo em um tambor”, levou ao cais de Honolulu para ser banido das ilhas. Esses anos difíceis, graças a Deus, passaram, disse o Bispo Ropert. Hoje, concluiu, rezamos pelas bênçãos contínuas do Senhor e pela intercessão de Nossa Senhora para a missão nos próximos dias.
Chegamos ao fim da nossa história sobre Nossa Senhora da Paz. Mas uma última palavra precisa ser mencionada. A palavra havaiana para a paz é “malu”. “Maria o ka malu” é um dos nomes inscritos no pedestal da estátua. A paz é normalmente definida como a “ausência de guerra” ou o “fim das hostilidades”. “Malu” também significa isso, mas o significado básico desta palavra havaiana é muito mais amplo. O dicionário havaiano define “malu” como “abrigo”, “proteção”, “seguro”. Aplicando esse entendimento à Nossa Senhora da Paz, então verdadeiramente ela é nossa Mãe Santíssima que abriga e protege e cuida de nós seus filhos.
Maria o ka malu… e pule o no makou. Maria da Paz… orai por nós.
Padre Yim, um padre aposentado da Diocese: https://www.hawaiicatholicherald.com/2014/07/04/the-saga-of-our-lady-of-peace/
Ver “…A devoção à imagem de Nossa Senhora Rainha da Paz, começou no ano de 1085, quando os cristãos alcançaram um grande milagre por intercessão da Virgem… A transladação da imagem se realizou no dia 9 de julho de 1652. O Papa Alexandre VII confirmou as honras prestadas à Rainha da Paz concedendo uma indulgência plenária a todos os que visitassem a Capela no dia 9 de julho…”: https://arquidiocesesalvador.org.br/um-mes-inteiro-com-maria-nossa-senhora-da-paz/
– Ver: https://www.instagram.com/paroquianspaz/?hl=pt-br
B. 09 DE JULHO: 02. FESTA DE NOSSA SENHORA DA GRAÇA, padroeira da Diocese de Belém do Pará (No Martirológio Romano Monástico de 08 de julho). No DIRETÓRIO DA LITURGIA DA CNBB-2020, dia 09 de julho na Catedral de Belém do Pará, NOSSA SENHORA DA GRAÇA, SOLENIDADE.
– Ver “FESTIVIDADE DE NOSSA SENHORA DA GRAÇA – 09 de julho”: https://catedraldebelem.com.br/noticias/festividade-de-nossa-senhora-da-graca/
– Ver também “…Os altares laterais expõem telas do pintor Domenico de Angelis e no centro do altar-mor onde, hoje, existe a pintura de Santa Maria de Belém, originalmente, teve lugar uma tela de Santa Maria da Graça (Mater Gratiae), do pintor Alexandrino de Carvalho…”: http://www.fundacaonazare.com.br/novoportal/index.php?action=Canal.interna&oCanal=7&id=20910&classe=N
– Ver ainda: https://arquidiocesedebelem.com.br/
– Ver: https://www.oliberal.com/belem/fieis-de-bel%C3%A9m-celebram-nossa-senhora-da-gra%C3%A7a-1.169337
C. 09 DE JULHO: 03. 09 DE JULHO E 18 DE NOVEMBRO: NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE CHIQUINQUIRÁ.
– Ver “Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá ou Virgem de Chiquinquirá é uma das invocações que venera a Virgem Maria no catolicismo. Ela é a padroeira e rainha da Colômbia, do Estado de Zulia, na Venezuela, e da cidade de Caraz, no departamento de Ancash, no Peru.
Na Colômbia a imagem repousa na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá, onde milhares de peregrinos, não só no dia de sua festa em 9 de julho, mas a cada domingo, quando missas e procissões são realizadas. Em 3 de julho de 1986 o Papa João Paulo II visitou o santuário e rezou pela paz na Colômbia aos pés da Virgem Maria. Em 9 de julho de 1999, a última tela visitou a cidade de Bogotá para presidir a oração pela paz. É conhecido pelo nome da cidade de Chiquinquirá, onde o primeiro dos seus eventos miraculosos teve lugar, e em que a tela original repousa…
Uma imagem da Virgem de Chiquinquirá de Venezuela repousa na Basílica de Maracaibo. Nesta cidade, A CADA ANO, 18 DE NOVEMBRO é comemorado a tradicional “Feria de La Chinita” e missas e procissões em honra da Virgem.”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_do_Rosário_de_Chiquinquirá
– Ver também “Pio VII a declarou patrona da Colômbia em 1829. A imagem foi canonicamente coroada em 1919.”: https://www.acidigital.com/Maria/chiquinquira.htm
– Ver ainda “Colômbia: centenário da coroação da Padroeira… ”: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2019-07/chiquinquir-colombia-papas-quadro-milagre.html
– Ver FESTA 09 DE JULHO “Título Oficial: Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá – Padroeira: Colômbia – Festa em 09 de Julho – Padroeira: cidade de Maracaibo, Venezuela – Festa 18 de novembro”: https://www.a12.com/academia/palavra-do-associado/devocao-a-virgem-de-chiquinquira-na-colombia
– Ver também: “Em meados doséculo XVI, o pintor espanhol Alonso de Narvaez criou um retrato da Virgem do Rosário. Ele pintou em pigmentos do solo, ervas e flores da região da Colômbiamoderna , e sua tela era um pano áspero de 44 polegadas x 49 polegadas tecido por índios locais. A imagem de Maria tem cerca de um metro de altura, e fica a cerca de meia lua. Ela tem um sorriso pequeno e doce, tanto o rosto quanto o da Criança são de cor clara, e parece que ela está prestes a dar um passo. Ela usa um toque branco, um roupão cor de rosa, e uma capa azul celeste. Um rosário está pendurado no dedinho da mão esquerda, e ela segura um cetro na direita. Ela segura a Criança Cristo embalada em seu braço esquerdo, e olha para ele. Cristo tem um passarinho amarrado ao polegar, e um pequeno rosário pendurado na mão esquerda. Para ambos os lados de Maria estão Santo Antônio de Pádua e Santo André o Apóstolo, os padroeiros pessoais do colono, Dom Antonio de Santana, e do monge, Andrés Jadraque, que encomendou a obra.
Em 1562, o retrato foi colocado em uma capela rústica. Foi exposto ao ar, o telhado vazou, e logo os danos causados pela umidade e sol obscureceram completamente a imagem. Em 1577, a pintura danificada foi movida para Chiquinquirá, Colômbia,e armazenada em uma sala nãousada. Em 1585, Maria Ramos, uma mulher piedosa de Sevilha, limpou a pequena capelae pendurou a tela desbotada nela. Embora a imagem estivesse em péssima forma, ela adorava sentar e contemplar.
Na sexta-feira, 26 de dezembro de 1586, a imagem desbotada e danificada foi subitamente restaurada. Suas cores eram brilhantes, o limpador de tela, a imagem clara e aparentemente novinha. A cura da imagem continuou como pequenos buracos e lágrimas na tela auto-seladas. Ele ainda tem traços de seus danos anteriores, e os números parecem mais brilhantes e claros de uma distância do que de perto. Durante 300 anos, a pintura ficou desprotegida, e milhares de objetos foram tocados contra o frágil pano de algodão pelos peregrinos. Este tratamento áspero deveria tê-lo destruído, mas ele se curou e sobreviveu. Em 1829, o Papa Pio VII declarou Nossa Senhora de Chiquinquirá padroeira da Colômbia,e concedeu uma liturgia especial. Em 1897, uma placa de vidro espessa foi colocada sobre ela para proteger a pintura do tempo e do excesso de zelo dos fiéis. A imagem foi canonizada canonicamente em 1919, e em 1927 seu santuário declarou basílica...”: CatholicSaints.Info » Arquivo do Blog » Nossa Senhora de Chiquinquirá
D. 09 DE JULHO: NOSSA SENHORA DO ITATI
9 de julho – Nossa Senhora do Itati (Argentina) O Rosto Deslumbrante de Nossa Senhora do Itati
Em 1615, dois missionários espanhóis (Irmão Alonso de Buenaventura e Luis de Bolanos) chegaram a Itati, uma pequena aldeia às margens do grande rio Paraná, onde fundaram uma missão. Trouxeram consigo uma estátua da Santíssima Virgem e construíram um pequeno oratório para abrigar a imagem sagrada. Mas, alguns meses depois, o oratório foi saqueado por índios hostis e a estátua de Maria desapareceu. Segundo a tradição, poucos dias depois, duas crianças guaranis – que por acaso estavam descendo o rio de canoa – viram a estátua de Maria de pé sobre uma pedra cercada por uma luz radiante.
Missionários alertados e toda a aldeia vieram em procissão para recolher a estátua da Virgem, encontrada milagrosamente.
Desta vez foi construído um santuário próprio para Nossa Senhora do Itati. Em pouco tempo uma grande maravilha ocorreu repetidamente à imagem de Nossa Senhora: seu rosto foi transformado. A primeira transformação ocorreu no Sábado Santo de 1624. Padre Gamarra, que oficiou este dia, testemunhou que enquanto cantava a “Regina Coeli” o rosto da Virgem se tornou de um esplendor nunca visto neste mundo. Então o pai chamou os índios da aldeia e todos tiveram a mesma visão deslumbrante, que durou até a quinta-feira depois da Páscoa, quando o rosto assumiu seu aspecto normal. Foram pelo menos 60 outras testemunhas das deslumbrantes transformações do rosto de Nossa Senhora do Itati, que estão consignadas nos Anais do Santuário.
Nossa Senhora de Itati foi solenemente coroada em 16 de julho de 1900, por um favor obtido do Papa Leão XIII. Em 1910, Nossa Senhora de Itati foi proclamada Padroeira da recém-criada diocese, a atual diocese de Corrientes, no norte da Argentina. Hoje existe um esplêndido santuário em Itati, nesta pobre região onde vêm peregrinos, muitas vezes a pé de grandes distâncias, eles próprios também muito pobres, mas devotados à Santa Mãe como crianças pequenas. Este centro de fé religiosa, enraizado na tradição histórica, foi o local do primeiro desembarque dos espanhóis em território provincial.
A Festa de Nossa Senhora do Itati é celebrada no dia 9 de julho. Adaptado de http://www.reinadelcielo.org/estructura.asp.
Conforme: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJuly09.html#
-Ver “… Nossa Senhora de Itatí ( em castelhano: Nuestra Señora de Itatí ), também conhecida como Virgem de Itatí, é um título católico romano da Virgem Maria, cujo principal santuário fica na cidade de Itatí, província de Corrientes, Argentina. Sua festa é celebrada em 9 de julho, com uma celebração de aniversário em 16 de julho…
… A primeira comunidade franciscana instalou-se na área de Santa Ana, também conhecida como Redução de Yaguari, em 1528. O reflexo da Senhora de Itatí apareceu três vezes sob uma rocha ao longo de um rio da Bacia do Paraná, o que levou os colonos franciscanos a construir uma estátua dedicada à Senhora de Itatí em 1589.[1]
Pouco depois, os índios locais lutaram contra os franciscanos e capturaram a estátua. Em seguida, questionaram a localização precisa da aparição da Virgem de Itatí e alegaram ter encontrado outra pedra de onde emanava uma luz brilhante e um som sobrenatural. Franciscanos e índios concordaram em um lugar para a Virgem e criaram a nova cidade Pueblo de Indios de la Pura y Limpia concepción de Nuestra Señora de Itatí. O santuário desempenhou um papel central na redução das correntes de água da região para permitir a construção de assentamentos.
Segundo a lenda, a representação de madeira da Virgem Maria salvou a vida do missionário jesuíta do século 17, Luis de Bolaños, conhecido por suas tentativas de converter os nativos ao catolicismo. Também é dito que a Virgem interveio em uma batalha entre duas tribos nativas, resultando na vitória da tribo com a ajuda dos conquistadores. [2]
Em 16 de julho de 1900, a estátua de Nossa Senhora foi concedida uma coroação canônica sob o pontificado do Papa Leão XIII, que a proclamou como a padroeira de Corrientes, criando a diocese de Corrrientes. Em 1950, uma basílica para consagrar a imagem foi construída com uma das cúpulas mais altas da América do Sul…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_de_Itat%C3%AD
OUTRAS SANTAS E SANTOS DE 09 DE JULHO
2. MEMÓRIA DE SANTA PAULINA DO CORAÇÃO AGONIZANTE DE JESUS (também na Folhinha do Coração de Jesus). Em São Paulo, no Brasil, Santa Paulina do Coração de Jesus Agonizante (Amábile Visintainer), virgem, que, emigrada da Itália ainda muito jovem, fundou a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, destinada ao serviço dos enfermos e dos pobres e, depois de muitos sofrimentos e adversidades, serviu a Congregação na condição de simples Irmã com grande humildade e contínua oração. († 1942).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, Memória da Bem-Aventurada Madre Paulina do Coração Agonizante de Jesus, religiosa. Nascida Amábile Lúcia Wisenteiner em 1865, na região de Trento, na Itália, emigrou com a família para o Brasil em 1875, fixando-se em Vígolo-Nova Trento, em Santa Catarina. Lá, em 12 de julho de 1890, juntamente com Virgínia Rosa Nicolodi (Ir. Matilde da Imaculada Conceição), deu início à Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, cujas metas são desenvolver atividades educacionais, assistenciais, promocionais e pastorais. Apaixonada pelo anúncio do Evangelho, Madre Paulina fez, em momento crucial de sua vida, uma total entrega de si mesma aos desígnios de Deus, eo fruto de seu sacrifício foi o crescimento da Congregação, que hoje se faz presente em dezesseis Estados brasileiros e em mais dez países. Foi beatificada por João Paulo II em 18 de outubro de 1991.
– Conforme a Folhinha do Coração de Jesus de 08/07/2004: “09/07: SANTA MADRE PAULINA. A 19 de maio de 2002, a Igreja católica do Brasil se encheu de júbilo ao assistir à solene canonização de Madre Paulina, a primeira santa do Brasil. Ainda pequena, veio da Itália para o Brasil com a família, estabelecendo-se em Santa Catarina, em uma área agreste onde surgiria a cidade de Nova Trento. Ao crescer, a jovem Amábile – seu nome de batismo -, além de trabalhar no campo, ajudava aos pobres e doentes da localidade. Surgiu daí a Congregação das Irmāzinhas da Imaculada Conceição. Aprovada pelo bispo local, a nova instituição se espalhou pelo Brasil e por outras partes do mundo. Santa Madre Paulina veio então a brilhar no mundo, dando esperança a corações desalentados e alívio à imensa dor humana. Antonio Angonese – Petrópolis/RJ”.
– Conforme a Folhinha do Coração de Jesus de 08/07/2020: “09/07: SANTA MADRE PAULINA. Nasceu em dezembro de 1865, na cidade de Vigolo Vattaro, região de Trento, Itália. Quando ela tinha nove anos, sua família emigrou para o Brasil, mais precisamente para a região de Nova Trento, SC. Desde muito jovem dedicou-se totalmente à caridade para com os mais pobres, ajudando os doentes e idosos, enfim, todos que precisassem. Juntamente com uma amiga e com a ajuda do seu pai transformaria uma pequena casa de madeira, perto da capela da comunidade, num pequeno hospital onde ela se dedicou ao cuidado dos doentes e da instrução das crianças. Nascia assim a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, primeira congregação feminina fundada no Brasil, sendo aprovada em 1895. Madre Paulina do Coração Agonizante de Jesus foi canonizada em 19 de maio de 2002 pelo Papa João Paulo II. Frei Marcos Antônio de Andrade, OFM-Petrópolis/RJ”.
– Ver “… Paulina do Coração Agonizante de Jesus (Vigolo Vattaro, 16 de dezembro de 1865 — São Paulo, 9 de julho de 1942), foi uma religiosa tirolesa canonizada em 19 de maio de 2002 pelo Papa João Paulo II, recebendo o título de Santa Paulina. Seu nome de batismo era Amabile Lúcia Visintainer…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Paulina_do_Cora%C3%A7%C3%A3o_Agonizante_de_Jesus
– Ver também: Ver: SANTIDADE E POLÍTICA de Dom Demétrio Valentini “… A coincidência de datas, entre a festa de uma Santa (Santa Paulina) e a celebração de um feriado estadual (Revolução Constitucionalista), ajuda a perceber o relacionamento fecundo que pode haver entre fé e política. Parodiando São Tiago, de que a fé sem obras é morta, podemos dizer que a vida comunitária sem incidência política é morta e que a política sem motivação cristã perde seu horizonte e frustra suas finalidades (Dom Demétrio Valentini, Bispo de Jales e presidente da Cáritas brasileira)”:
http://www.acidadevotuporanga.com.br/artigo/2011/07/santidade-e-politica-n5709
3. MEMÓRIA DIA 08 DE JULHO: SANTOS AGOSTINHO ZHAOM RONG (também na Folhinha do Coração de Jesus de 09 de julho), PRESBÍTERO, PEDRO SANS I JORDÁ, BISPO, E COMPANHEIROS, MÁRTIRES, que, em diversos tempos e lugares da China, deram valoroso testemunho do Evangelho de Cristo com palavras e obras e, morrendo vítimas da perseguição por ter pregado e professado a sua fé, foram saciados no banquete da glória celeste. São estes os seus nomes: Bispos: Luís Versiglia, Antonino Fantosáti, Francisco Fogolla, Gabriel Taurino Dufresse e Gregório Grássi. Presbíteros: Cesídio Giacomantónio, Elias Facchíni, João de Triora (Francisco Maria Lântrua), José Maria Gambaro, Teodorico Balat, da Ordem dos Frades Menores; Francisco Diaz del Rincón, Francisco Fernandez de Capillas, Francisco Serrano, Joaquim Royo, João Alcober, da Ordem dos Pregadores; Leão Inácio Mangin, Modesto Andlauer, Paulo Denn, Remígio Isoré, da Companhia de Jesus; Alberico Crescitélli, do Instituto Pontifício para as Missões Estrangeiras; Augusto Chapdelaine e João Pedro Néel, da Sociedade das Missões Estrangeiras de Paris; Calisto Caravário, da Sociedade Salesiana; Francisco Régis Clet, da Congregação da Missão; Paulo Liu Hanzuo e Tadeu Liu Ruiting; e ainda Maria da Paz (Maria Ana Giuliáni), Maria de Santa Natália (Joana Maria Kerguin), Maria de São Justo (Ana Francisca Moreau), Maria Adolfina (Ana Catarina Dierk), Maria Amandina (Paulina Jeuris), Maria Clara (Clélia Nanétti), Maria Ermelinda de Jesus (Irma Grivot), virgens do Instituto das Franciscanas Missionárias de Maria; José Zhang Wenlan e Paulo Chen Changpin, alunos do seminário; João Wang Rui, João Zhang Huan, João Zhang Jingguang, Patrício Dong Bodi, Filipe Zhang Zhihe, André Bauer, Francisco Zhang Rong, Matias Feng De, Pedro Wu Anpeng, Pedro Zhang Banniu, Simão Chen Ximan, Tomé Shen Jihe, religiosos; Jerónimo Lu Tingmei, Joaquim He Kaizhi, João Chen Xianheng, João Zzang Tianshen, José Zhang Dapeng, Lourenço Wang Bing, Lúcia Yi Zhenmei, Martinho Wu Xuesheng, Pedro Liu Wenyuan, Pedro Wu Guosheng, catequistas; e Águeda Lin Zhao, Inês Cao Kuiying, André Wang Tianqing, Ana An Jiaozhi, Ana An Xinzhi, Ana Wang, Bárbara Cui Lianxhi, Isabel Qin Bianzhi, Tiago Yan Guodong, Tiago Zhao Quanxin, João Baptista Lou Tingyin, João Baptista Wu Mantang, João Baptista Zhao Mingxi, João Baptista Zhou Wurui, João Wang Guixin, João Wu Wenyin, José MaTaishun, José Wang Guiji, José Wang Yumei, José Yuan Gengyin, José Yuan Zaide, Lang Yangzhi, Lourenço Bai Xiaoman, Lúcia Wang Cheng, Lúcia Wang Wangzhi, Madalena Du Fengju, Marcos Ji Tianxiang, Maria An Guoxhi, Maria An Lihua, Maria Du Tianshi, Maria Du Zhaozhi, Maria Fan Kun, Maria Fu Guilin, Maria Guo Lizhi, Maria Qi Yu, Maria Wang Lizhi, Maria Zhao Guozhi, Maria Zhao, Maria Zheng Xu, Maria Zhou Wuxhi, Marta Wang Louzhi, Paulo Ke Tingzhu, Paulo Lang Fu, Paulo Liu Jinde, Paulo Wu Juan, Paulo Wu Wanshu, Pedro Li Quanhui, Pedro Liu Ziyu, Pedro Wang Erman, Pedro Wang Zuolong, Pedro Zhao Mingzhen, Pedro Zhou Rixin, Raimundo Li Quanzhen, Rosa Chen Aixie, Rosa Fan Hui, Rosa Zhao, Simão Qin Chunfu, Teresa Chen Jinxie, Teresa Zhang Hezhi, Xi Guizi e Zhang Huailu, leigos. († s. XVII-XX).
– Conforme a Folhinha do Coração de Jesus de 08/07/2010: 09/07: SANTOS AGOSTINHO
ZHAO RONG E COMPS. Agostinho Zhao Rong & o mais célebre de um grande número de mártires que sofreu a perseguição e a morte por causa da fé cristã na China, entre os séculos XIX e XX, Agostinho converteu-se através do testemunho de monsenhor Dufresne, que ele acompanhou como soldado até a execução. Impressionado com a coragem e constância do padre ao enfrentar a morte por causa da fé, Agostinho pediu que ele intercedesse pela sua própria conversão. Uma vez cristão, Agostinho foi ordenado sacerdote. Descoberto pelas autoridades, foi preso e torturado, até ser decapitado, em 1815. Durante os séculos XIX e XX a perseguição e morte de cristãos – a maioria anônima continuou na China. Em outubro de 2000, junto com Agostinho, foram beatificados muitos destes mártires. Frei Sandro Roberto da Costa, OFM. Petrópolis/RJ”
– Ver: http://arquisp.org.br/liturgia/santo-do-dia/agostinho-zhao-rong-e-119-companheiros e
– Ver ainda: http://www.vatican.va/news_services/liturgy/saints/ns_lit_doc_20001001_zhao-rong-compagni_en.html
– Ver “… Comentário: O martírio é o risco ocupacional dos missionários. Em toda a China, durante a Revolta dos Boxers, cinco bispos, 50 padres, dois irmãos, 15 irmãs e 40.000 cristãos chineses foram mortos. Os 146.575 católicos servidos pelos franciscanos na China em 1906 haviam crescido para 303.760 em 1924 e eram servidos por 282 franciscanos e 174 padres locais. Grandes sacrifícios geralmente trazem grandes resultados.
Citação: “O martírio faz parte da natureza da Igreja, pois manifesta a morte cristã em sua forma pura, como a morte da fé desenfreada, que de outra forma se esconde na ambivalência de todos os acontecimentos humanos. Através do martírio a santidade da Igreja, em vez de permanecer puramente subjetiva , alcança pela graça de Deus a expressão visível de que necessita. Já no segundo século, aquele que aceitava a morte por causa da fé ou da moral cristã era visto e reverenciado como um ‘martus’ (testemunha). O termo é bíblico porque Jesus Cristo é a ‘testemunha fiel’ absolutamente (Apocalipse 1: 5; 3:14) “(Karl Rahner, Theological Dictionary, volume 2, pp. 108-09)…”: https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJuly09.html#
– Ver Agostinho Zhao Rong (1746-1815), um padre diocesano, foi considerado o primeiro mártir nativo chinês. O seu processo de conversão iniciou-se quando, em 1785, fez parte de um grupo de guardas que escoltou o prisioneiro e padre Gabriel-Taurin Dufresse a Pequim. Também contribuiu para a sua conversão o seu contacto com o padre Jean-Martin Moye, que foi beatificado em 1954. Posteriormente, foi baptizado e tornou-se padre, acabando por desenvolver a sua missão em Yunnan, junto da minoria étnica Yi ou Lolo. Foi preso e severamente torturado, acabando por morrer na prisão uns dias mais tarde, no dia 21 de Março de 1815, em Chengdu.[2][7]…Os 120 Mártires da China, ou Agostinho Zhao Rong e 119 Companheiros, mártires na China, são mártires católicos da China e santos da Igreja Católica canonizados no dia 1 de Outubro de 2000 pelo Papa João Paulo II.
Entre 1648 e 1930, 87 chineses e 33 missionários ocidentais (incluindo sete religiosas) foram martirizados simplesmente por serem católicos e, em vários casos, pela sua recusa a apostatar. Muitos morreram no Levante dos Boxers (1899-1900), em que camponeses e ultra-nacionalistas chineses xenófobos mataram milhares de cristãos chineses, missionários e outros estrangeiros ocidentais. Na Igreja Católica, os 120 mártires chineses são lembrados todos os anos no dia 9 de Julho como uma memória facultativa.[1][2]”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Os_120_M%C3%A1rtires_da_China
– VER: MÁRTIRES DA CHINA (COMEMORAÇÃO EM VÁRIOS DIAS. Matéria mais completa em 08 de julho)
19 DE JUNHO: https://catholicsaints.info/martyrs-of-china/
29 DE JUNHO: “… No território de Xiaoluyi, junto de Shenxian, no Hebei, província da China, os santos mártires Paulo Wu Juan e seu filho João Baptista Wu Mantang e seu sobrinho Paulo Wu Wanshu, que, durante a perseguição dos «Yihetuan», porque se declararam cristãos, mereceram todos ao mesmo tempo a coroa do martírio…”: https://catholicsaints.info/martyrs-of-china/
8 DE JULHO – MÁRTIRES DE SHANXI: https://catholicsaints.info/martyrs-of-shanxi/
http://www.santiebeati.it/dettaglio/90024
9 DE JULHO – MÁRTIRES FRANCISCANOS DA CHINA e MÁRTIRES DA CHINA: https://catholicsaints.info/martyrs-of-china/
4*. Em Réggio Emília, região da Itália, a Beata Joana Scopélli, virgem da Ordem das Carmelitas, que construiu um mosteiro com a contribuição dos concidadãos e, pela oração, conseguiu que não faltasse no refeitório o pão necessário para as irmãs. († 1491)
– Ver “Giovanna Scopelli (Reggio Emilia, 1428 — Mântua, 9 de julho de 1491) foi uma religiosa carmelita católica italiana.
Órfã precoce, após a morte dos pais retirou-se com outras mulheres e, posteriormente, construíram um mosteiro. Dedicou sua vida à caridade e à oração…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Giovanna_Scopelli
– Ver também “… Chegada a hora, expirou docemente em 9 de junho de 1491, aos 63 anos. Ainda depois de morta, continuou seu ofício de priora, pois apareceu a algumas religiosas para aconselhá-las e guiá-las… Atualmente o corpo incorrupto se encontra na catedral de Reggio, desde que os conventos da Congregação Mantuana foram suprimidos. Em 2009 se fez um reconhecimento dos restos, que se achavam em bom estado de conservação. Sua festa originalmente era em 9 de junho, logo trasladada, como memória livre, para 9 de julho…”: http://heroinasdacristandade.blogspot.com/2016/07/beata-joana-scopelli-virgem-carmelita-9.html
– Ver ainda: Bem-Aventurada Joana Scopello, carmelita. Ver páginas 368-371: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2012.pdf
5*. Em Londres, na Inglaterra, o Beato Adriano Fortescue, mártir, pai de família e cavaleiro, que, acusado falsamente de conspiração, foi encarcerado duas vezes, no reinado de Henrique VIII, e finalmente decapitado consumou o seu martírio. († 1539).
– Ver páginas 325-326: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2012.pdf
6. Em Brielle, junto ao rio Mosa, na Holanda, a paixão dos santos mártires Nicolau Pieck (também na Folhinha do Coração de Jesus), presbítero, e dez companheiros da Ordem dos Frades Menores e oito do clero diocesano ou regular, que, por terem defendido a presença real de Cristo na Eucaristia e a autoridade da Igreja Romana, foram submetidos pelos calvinistas a numerosas torturas e humilhações e, finalmente, suspensos na forca, consumaram o seu combate. São estes os seus nomes: Jerónimo de Weert, Teodorico van der Eem, Nicásio van Heeze, Vileado da Dinamarca, Godefredo de Melveren Coart, António de Hoornaert, António de Werta e Francisco de Roye, presbíteros da Ordem dos Frades Menores; e ainda Pedro de Assche van der Slagmolen e Cornélio de Wijck Bij Duursteed, religiosos da mesma Ordem; João Lenaerts, cónego regular de Santo Agostinho; João de Colónia, presbítero da Ordem dos Pregadores; Adriano de Hilvarenbeek, Tiago Lacops, presbítero da Ordem Premonstratense; Leonardo Vechel, Nicolau Poppel, Godefredo van Duynen e André Wouters, presbíteros. († 1572).
– No Martirológio Romano-Monástico, em Brielle, nos Paises Baixos, em 1572, a paixão de Dezenove católicos, originários de Gorcum (mártires de Gorcum). Presos quando os calvinistas tomaram a cidade, sofreram o suplício da forca poor haverem defendido a autoridade da Igreja Católica e a presença real de Cristo na Eucaristia (M).
– Ver páginas 319-321: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2012.pdf
– Ver também “Mártires de Gorcum (ou Mártires gorcumienses) foi um grupo de dezenove religiosos católicos martirizados em 1572 na cidade holandesa de Gorcum.”: https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1rtires_de_Gorcum
7. Em Città di Castello, na Úmbria, região da Itália, Santa Verónica Giuliáni (também na Folhinha do Coração de Jesus, dia 10 de julho), abadessa da Ordem das Clarissas Capuchinhas, que, dotada de carismas espirituais, recebeu em corpo e alma os estigmas da Paixão do Senhor, e por isso foi colocada sob custódia durante cinquenta dias, dando sempre admirável exemplo de paciência e obediência. († 1727).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, na Itália, no ano da graça de 1727, Santa Verônica Giuliani, Clarissa. Mestra de noviças e depois abadessa de seu convento, foi agraciada com os estigmas da Paixão na Sexta-Feira Santa do ano de 1697. Os relatos de suas experiências místicas revelam uma alma fervente de amor por Cristo sofredor, e cheia de humanidade, paz e alegria. (M).
– Ver páginas 323-324: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2012.pdf
– Ver “Santa Verônica Giuliani, OSC Cap. (também “Veronica de Julianis”; 27 de dezembro de 1660 – 9 de julho de 1727), foi uma freira e mística italiana Clarissa Capuchinha. Ela foi canonizada pelo papa Gregório XVI em 1839 [1].”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ver%C3%B4nica_Giuliani
8*. Em Orange, na Provença, região da França, as beatas Santa Melânia Marianna (Maria Ana Madalena de Guilhermier), Maddalena de Guilhermier e Maria dos Anjos (Maria Ana Margarida de Rocher), virgens da Ordem de Santa Úrsula e mártires durante a Revolução Francesa. († 1794)
– Ver MÁRTIRES DE ORANGE
Também conhecido como
- Mulheres Religiosas de Orange
Perfil
32 freiras de várias ordens que passaram até 18 meses na prisão e foram finalmente executadas por se recusarem a renunciar ao cristianismo durante as perseguições da Revolução Francesa .
- Beata Ana Cartier
- Beata Anne-Andrée Minutte
- Beata Dorothée-Madeleine-Julie de Justamond
- Beata Elisabeth Verchière
- Beata Isabel-Teresa de Consolin
- Beata Jeanne-Marie de Romillon
- Beata Madeleine-Françoise de Justamond
- Beata Madeleine-Thérèse Talieu
- Beata Marguerite-Eléonore de Justamond
- Beata Marguerite-Marie-Anne de Rocher
- Beata Margarida-Rose de Gordon
- Beata Marguerite-Thérèse Charensol
- Beata Maria Cluse
- Beata Maria Anastasia de Roquard
- Beata Marie-Anne Béguin-Royal
- Beata Marie-Anne Depeyre
- Beata Maria Ana Doux
- Beata Marie-Anne Lambert
- Beata Marie-Anne-Madeleine de Guilhermier
- Beata Marie-Claire du Bac
- Beata Maria Clotilde Blanc
- Beata Maria-Elisabeth Pélissier
- Beata Marie-Gabrielle-Françoise-Suzanne de Gaillard de Lavaldène
- Beata Marie-Gertrude de Ripert d’Alauzier
- Beata Maria Margarida Bonnet
- Beata Maria Margarida de Barbégie d’Albrède
- Beata Maria-Rose Laye
- Beata Rosalie-Clotilde Bes
- Beata Suzanne-Agathe Deloye
- Beata Sylvie-Agnès de Romillon
- Beata Teresa-Henriette Faurie
- guilhotinado entre 6 de julho e 26 de julho de 1794 em Orange, Vaucluse, França
- 19 de março de 1925 pelo Papa Pio XI (decreto de martírio )
- 10 de maio de 1925 pelo Papa Pio XI
informação adicional
- livros
- Livro dos Santos , pelos Monges de Ramsgate
- A Enciclopédia de Santos do Nosso Visitante de Domingo
- outros sites em inglês
- sites em espanhol
- Martirologio Romano , edição de 2001
- fonte em italiano
Citação MLA
- “Mártires de Orange”. CatholicSaints.Info . 11 de junho de 2020. Web. 8 de julho de 2022. < https://catholicsaints.info/martyrs-of-orange/>
9. Em Kouy-Yang, cidade da província do Guizhou, na China, São Joaquim He Kaizhi, catequista e mártir, estrangulado por causa da sua fé cristã. († 1839)
– VER ACIMA: MÁRTIRES DA CHINA Nº 3
10. Em Tai-Yuan-fu, cidade da província do Shanxi, também na China, a paixão dos santos Gregório Grássi e Francisco Fógolla, bispos da Ordem dos Frades Menores, e vinte e quatro companheiros, mártires, que na perseguição dos «Yihetuan» foram mortos em ódio ao nome de Cristo. São estes os seus nomes: Elias Fachíni, Teodorico Balat, presbíteros, e André Bauer, religioso da Ordem dos Frades Menores; Maria Ermelinda de Jesus (Irma) Grivot, Maria da Paz (Maria Ana) Guliáni, Maria Clara (Cllélia) Nanétti, Maria de Santa Natália (Joana Maria) Kerguin, Maria de São Justo (Ana Francisca) Moreau, Maria Adolfina (Ana Catarina) Dierk, Maria Amandina (Paulina) Jeuris, religiosas do Instituto das Franciscanas Missionárias de Maria; e ainda João Zhang Huan, Patrício Dong Bodi, Filipe Zhang Zhihe, João Zhang Jingguangm, João Wang Rui, Tomé Shen Jihe, Simão Chen Ziman, Pedro Wu Anpeng, Francisco Zhang Rong, Matias Feng De, Tiago Yan Guodong, Pedro Zhang Banniu, Tiago Zhao Quanxin, Pedro Wang Erman. († 1900).
– Ver páginas 335-338: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2012.pdf
– VER ACIMA: MÁRTIRES DA CHINA Nº 3
11*. Em Dachau, perto de Munique, cidade da Baviera, na Alemanha, o Beato Fiel Chijnacki, religioso da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos e mártir, que, por causa do seu testemunho da fé em Cristo, foi deportado da Polónia, sua pátria, ocupada por um ímpio regime, e encarcerado no campo de concentração, onde sofreu cruéis tormentos e alcançou a glória eterna. († 1942)
12*. Em Roma, Santa Maria de Jesus Crucificado (Maria Petkovic), virgem, que, tendo nascido em Blato, localidade da ilha de Kórcula, na Croácia, se dedicou ardentemente à oração e às obras de beneficência e fundou a Congregação das Filhas da Misericórdia, da Ordem Terceira de São Francisco, destinada ao serviço dos doentes e dos marginados. († 1966)
13. No Martirológio Romano-Monástico, em Mésia, na Europa Balcânica, os mártires Santo Zenon e Cirilo (M).
14. Santa Everilda (também na Folhinha do Coração de Jesus)
– Ver “… Saint Everild of Everingham ( inglês antigo : Eoforhild ) [1] foi um santo anglo-saxão do século 7 que fundou um convento em Everingham , no condado inglês de East Riding of Yorkshire . Tudo o que sabemos dela vem do York Breviary . [2]
Existem duas igrejas dedicadas a St Everilda – Nether Poppleton e Everingham .
Ela foi convertida ao cristianismo por São Birinus , junto com o rei Cynegils de Wessex , em 635. Sua lenda no York Breviário afirma que ela pertencia à nobreza de Wessex . Ela fugiu de casa para se tornar freira e juntou-se aos santos Bega e Wuldreda. São Wilfrid de York as tornou freiras em um lugar chamado Bishop’s Dwelling, mais tarde conhecido como Everildisham. Este lugar foi identificado com a atual Everingham. Ela reuniu uma grande comunidade de cerca de oitenta mulheres…”: https://en.wikipedia.org/wiki/Everilda
– Ver ainda “…SANTA EVERILDA – 09 DE JULHO
Santa Everilda (Everildis, Everild, Averil) de Everingham era uma santa saxã do século 7, que fundou um convento em Everingham, na parte inglesa do East Riding deYorkshire.
Ela se converteu ao cristianismo por São Birinus, juntamente com o Rei Cynegils de Wessex, em 635.
Sua lenda afirma que ela era da nobreza Wessex. Fugiu de casa para se tornar uma freira, e foi acompanhada pelas Santas Bega e Wuldreda. São Wilfrid de York fez todas elas freiras em um lugar chamado Quinta do Bispo, mais tarde conhecida como Everildisham…”: http://santossanctorum.blogspot.com/2010/07/santa-everilda.html
15. Santa Anatólia (também na Folhinha do Coração de Jesus).
– Ver Santa Anatólia e Santo Audácio, mártires. Ver página 322: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2012.pdf
– Ver “… 250 – Santa Anatólia Mártir com a irmã Victoria e seu guarda Audax, em Thora, no Lago Velino, na Itália, recusou o casamento; apoiada na sua decisão por uma visita de um anjo… Na cidade de Thora, no Lago Velino, na Itália, o martírio dos Santos Anatólia e Audax, sob o imperador Décio. Anatólia, uma virgem consagrada a Cristo, curou muitas pessoas que sofriam de várias enfermidades em toda a província de Piceno e as fez crer em Cristo. Por ordem do juiz Faustiniano, ela foi condenada a diferentes tipos de punições. Ela foi curada da picada de uma serpente à qual havia sido exposta, um milagre que converteu Audax à fé. Por fim, orando com as mãos estendidas, ela foi perfurada por uma espada. Audax foi enviado para a prisão e, sem demora, condenado à pena de morte, obtendo assim a coroa do martírio.
Anatólia morava com Vitória e foi procurada por um jovem chamado Aurélio, mas recusou. Ela foi apoiada em sua decisão pela visita de um anjo. Sua recusa resultou na prisão das irmãs durante as perseguições conduzidas pelo imperador Trajano Décio. Banido para Thora, Anatólia foi trancada em um quarto com uma serpente venenosa, mas o réptil não a atacou. Seu guarda, um homem chamado Audax, ficou tão comovido com o evento que se tornou cristão e sofreu o martírio com Anatólia pela espada. O martírio foi registrado em duas lendas ou tradições…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJuly09.html#975
16. Santo Auromundo, abade. Ver página 339: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2012.pdf
17. Trinta e duas religiosas mártires de Orange. Ver páginas 327-334: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2012.pdf
– Ver “… A história do martírio das 32 religiosas francesas faz parte da grande matança efetuada na Revolução Francesa, e, especificamente, durante o período conhecido como “o Terror”, que durou por toda a França a partir do outono de 1793 até o verão 1794.
Neste período, atuaram alguns tribunais extraordinários, dos quais um dos mais cruéis foi o da cidade de Orange, no sudeste da França, no Vaucluse. Suas atividades começaram em 17 de junho de 1794 e pararam em 5 de agosto daquele ano.
Nestes dois meses, ele perseguiu com ferocidade padres, freiras e religiosos, o clero “refratário” que havia se recusado a prestar o juramento de “liberdade-igualdade” e a Constituição Civil do Clero, que por seus princípios restritivos à dependência de Roma fora condenada pelo Papa Pio VI.
O tribunal especial de Orange julgou nesses dois meses 595 pessoas, das quais 332 foram condenadas à guilhotina. Entre elas havia 36 sacerdotes e 32 religiosas.
As Irmãs rastreadas na região da planície do Rodano foram levadas para a prisão de Orange, chamada “La Cure”. Faziam parte do grande grupo duas Cistercienses, uma Beneditina, dezesseis Ursulinas, que tinham várias casas na região, e treze Sacramentinas, Congregação fundada no século XVII pelo padre Antonio Lequieu…”: http://heroinasdacristandade.blogspot.com/2011/07/beatas-martires-de-orange-franca.html
18. Francisco Regis Clet. (Ver também 18 de fevereiro). . Em Ou-Tchan-Fu, no Hubei, província da China, São Francisco Régis Clet (Ver também 09 de julho), presbítero da Congregação da Missão e mártir, que anunciou o Evangelho no meio de extremas adversidades durante trinta anos, mas, denunciado por um apóstata, depois de um cruel cativeiro, morreu estrangulado pelo nome de Cristo. († 1820).
– Ver “Tendo vivido o início da Revolução Francesa, tornou-se missionário na China a partir de 1791. Desenvolveu a sua actividade missionária em Jiangxi, em Hubei e em Hunan. Denunciado por um cristão, ele foi preso, torturado e estrangulado no dia 18 de Fevereiro de 1820. Ele foi beatificado no dia 27 de maio de 1900 e canonizado juntamente com os outros 119 mártires chineses, no dia 1 de outubro de 2000, pelo papa João Paulo II…”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Francisco_Regis_Clet
19. VER SANTAS E SANTOS DE 09 DE JULHO (ALGUNS DESTACADOS ACIMA):
20. Outros santos do dia 09 de JULHO, páginas 315-340:
http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2012.pdf – Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XII – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.
“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.
R/: Demos graças a Deus!”
OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.
– Sobre 09 de julho, ver ainda: 9 de julho – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
CURIOSIDADE SOBRE O DIA 09 DE JULHO E A REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932 EM SÃO PAULO
– Ver “A Revolução Constitucionalista de 1932, também conhecida como Revolução de 1932 ou Guerra Paulista, foi o movimento armado ocorrido nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, entre julho e outubro de 1932, que tinha por objetivo derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas e convocar uma Assembleia Nacional Constituinte.[4]… O levante armado começou de fato em 9 de julho de 1932… Atualmente, o dia 9 de julho, que marca o início da Revolução de 1932, é a data cívica mais importante do estado de São Paulo e feriado estadual. Os paulistas consideram a Revolução Constitucionalista como sendo o maior movimento cívico de sua história… No total, foram 87 dias de combates (de 9 de julho a 4 de outubro de 1932 – sendo os últimos dois dias depois da rendição paulista), com um saldo oficial de 934 mortos, embora estimativas, não oficiais, reportem até 2 200 mortos, sendo que numerosas cidades do interior do estado de São Paulo sofreram danos devido aos combates.[14] Apesar da derrota militar do movimento, algumas de suas principais reivindicações foram obtidas posteriormente, por exemplo, com a nomeação de um interventor civil e paulista, a convocação de uma Assembleia Constituinte e a promulgação de uma nova Constituição em 1934.[15] No entanto, essa Constituição teve curta duração, pois em 1937, Vargas fechou o Congresso Nacional, cassou a Constituição vigente e outorgou uma nova Constituição, justificando tais medidas a um suposto extremismo de movimentos políticos da época. Assim, a partir de então, foi estabelecido o regime ditatorial conhecido como Estado Novo que perdurou até 1945, ano em que Vargas foi deposto por um grupo militar composto por generais, antigos aliados.[16]…”: Revolução Constitucionalista de 1932 – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org) e
https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Constitucionalista_de_1932
– Ver ainda “A Revolução de 1932 e o Batalhão Padroeira do Brasil…
Uma frente de combate chamada ‘Linha Nossa Senhora Aparecida’ ou um ‘Batalhão Padroeira do Brasil’ soam estranho para quem pouco sabe sobre a Revolução Constitucionalista de 1932… O nome da linha de combate foi uma homenagem à Padroeira do Brasil, feita pelo Estado Maior do Exército Constitucionalista.
A data cívica mais importante para o Estado de São Paulo não envolveu oficialmente a Igreja Católica, mas também não impediu a atuação de religiosos que concordavam com a proposta revolucionária de apoiar o Movimento que exigia uma nova Constituição para o Brasil e a manutenção do respeito político pelo Estado de São Paulo… ”: https://www.a12.com/academia/artigos/a-revolucao-de-1932-e-o-batalhao-padroeira-do-brasil
– Ver: SANTIDADE E POLÍTICA de Dom Demétrio Valentini “… A coincidência de datas, entre a festa de uma Santa (Santa Paulina)e a celebração de um feriado estadual (Revolução Constitucionalista), ajuda a perceber o relacionamento fecundo que pode haver entre fé e política. Parodiando São Tiago, de que a fé sem obras é morta, podemos dizer que a vida comunitária sem incidência política é morta e que a política sem motivação cristã perde seu horizonte e frustra suas finalidades (Dom Demétrio Valentini, Bispo de Jales e presidente da Cáritas brasileira)”:
http://www.acidadevotuporanga.com.br/artigo/2011/07/santidade-e-politica-n5709
================
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (Na internet, foram consultadas no dia de hoje):
- MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia –Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
- MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 527-531: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp- content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf e
https://idoc.pub/queue/martirologio-romanopdf-2nv8gx23j9lk
- VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%2 0-%201.pdf
- Martirológio Romano-Monástico – adaptado para o Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
- Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com
- Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
- The Book of Saints – A Comprehensive Biographical Dictionary – Dom Basil Watkins, OSB on behalf of the Benedictine monks of St Augustine’s Abbey, Ramsgate Eighth Edition Entirely revised and reset – T&T Clark; 8ª edição (19 novembro 2015)
- https://catholicsaints.info/9-july/
- https://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJuly09.html#
(este site mostra os santos do dia, em inglês. Tradução Google)
DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)
* SENHOR, NOSSO DEUS E PAI AMADO, OBRIGADO POR TUDO O QUE O SENHOR NOS TEMDADO E PERMITIDO VIVER!
QUERIDA MÃE VIRGEM MARIA, SOCORRA-NOS, PROTEJA-NOS!
SÃO JOSÉ, SANTAS/OS E ANJOS, INTERCEDAM POR NÓS! OBRIGADO TODOS! AMÉM!
================
* PAI AMADO, DÊ-NOS ESPÍRITO DE ORAÇÃO, VIGILÂNCIA, RENÚNCIA, PENITÊNCIA! DÊ-NOS ARDOR MISSIONÁRIO PARA E PELO SENHOR! TIRE-NOS O TORPOR E A TIBIEZA! DÊ-NOS, AMADO PAI, CORAGEM DE LUTAR COM ENTUSIASMO E FORÇA DE VONTADE, MESMO EM SITUAÇÕES SEDUTORAS, DIFÍCEIS E ESPINHOSAS, PARA ALCANÇAR AQUELA PERFEIÇÃO CRISTÃ DE BONS COSTUMES E SANTIDADE POR MEIO DA ORAÇÃO, ESFORÇO E TRABALHO. DÊ-NOS A DOCILIDADE DAS OVELHAS! SOBRETUDO, DÊ-NOS A GRAÇA! PEDIMOS EM NOME DE JESUS, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!
================
* MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE SANTAS, SANTOS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA, ESCREVA-NOS:
================
- SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!
================
* “O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)
================
“Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu só lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)
================
* Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”
================
- “Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”, mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível”.
================
* 07 de janeiro ou 09 de abril – Beata Lindalva Justo de Oliveira: “Toda santidade passa pelo crisol (lugar ou circunstância apropriada a evidenciar as melhores qualidades de algo ou alguém) do sofrimento“
(referente à Beata Lindalva de Oliveira, conforme http://www.santosdobrasil.org.br/?system=news&eid=294)
================
* 17 de janeiro: Santo Antão ou Antônio
Oração: “Santo Antônio, você falou da importância de perseverar em nossa fé e nossa prática. Ajude-nos a acordar a cada dia com um novo zelo pela vida cristã e um desejo de enfrentar o próximo desafio em vez de apenas ficar parado. Amém!”
================
* 19 de janeiro, São Macário. “… “A oração não requer muitas palavras. sobre você, você só precisa dizer: “SENHOR, TEM MISERICÓRDIA!” O Senhor sabe o que é útil para nós e nos concede misericórdia.”… “Se você deseja ser salvo, seja como um morto. Não fique com raiva quando insultado (e provocado), nem orgulhoso quando elogiado.” E ainda: “Se a calúnia (e a provocação) é como o louvor para você, a pobreza como a riqueza, a insuficiência como a abundância, então você não perecerá.“…”
================
- 04 de fevereiro, SANTO ANDRÉ CORSINI: “Ele trabalhou arduamente para subugar suas paixões por meio de humilhações extremas, obediência até mesmo à última pessoa na casa, pelo silêncio e oração (HUMILHAR-SE, OBEDECER, SILENCIAR, REZAR)”.
================
* 10 de fevereiro, SÃO JOSÉ SÁNCHEZ DEL RIO “Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio).
Ver: https://catholicsaints.info/saint-jose-sanchez-del-rio/
================
* 14 de fevereiro, SÃO JOÃO BATISTA DA CONCEIÇÃO GARCIA “Ó meu
Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.” (últimas palavras de
São João Batista da Conceição Garcia).
Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!
================
* 14 de março, Albert Einstein: “Deus Todo-Poderoso não joga dados… Diante de Deus somos todos igualmente sábios – igualmente tolos!“
================
- 15 de março: São Clemente-Maria Hoffbauer: “Ó Meu Redentor, chegará aquele terrível momento em que restarão poucos cristãos inspirados pelo espírito de fé, aquele momento em que Sua indignação será provocada e Sua proteção será tirada de nós? Nossos vícios e nossas vidas más moveram irrevogavelmente Sua justiça a se vingar, talvez neste mesmo dia, de Seus filhos para não deixar que a luz da fé se apague nas almas? “Lembre das antigas misericórdias, volta os olhos compassivos para a vinha plantada com a sua destra, regada pelas lágrimas dos Apóstolos, pelo sangue precioso de inúmeros mártires, e fecundada pelas orações de tantos confessores e virgens inocentes.
“Ó divino Mediador, olhe para aquelas almas zelosas que elevam seus corações ao Senhor e oram sem cessar pela manutenção desse seu dom mais precioso, a Verdadeira Fé. Mantenha-nos seguros na verdadeira fé católica e romana. Preserve-nos em sua santa fé, pois se formos ricos com este dom precioso, suportaremos com prazer todas as tristezas e nada poderá mudar nossa felicidade. Sem este grande tesouro da fé, nossa infelicidade seria indizível e sem limites.
“Ó Bom Jesus, Autor da nossa fé, conservai-a pura em nós; guardai-nos na barca de Pedro, fiel e obediente ao seu sucessor, e Vosso vigário aqui na terra, para que se mantenha a unidade da santa Igreja, a santidade promovida, a Santa Sé protegida em liberdade e a Igreja universal estendida em benefício das almas.
“Ó Jesus, Autor da nossa fé, humilha e converte os inimigos da Sua Igreja; conceda verdadeira paz e concórdia a todos os reis e príncipes cristãos e a todos os crentes; fortalece-nos e preserva-nos no Seu santo serviço até ao fim, para que vivamos com o Senhor e morramos no Senhor. “Ó Jesus, Autor de nossa fé, deixe-nos viver pelo Senhor e morrer pelo Senhor. Amém.”
================
- 15 de março, SANTA LUÍSA DE MARILLAC “… “SEDE DILIGENTES NO SERVIÇO AOS POBRES . . . AMEM OS POBRES, HONREM-NOS, MEUS FILHOS, COMO VOCÊS HONRARIAM O PRÓPRIO CRISTO”
================
- 21 de março, SÃO NICOLAU DE FLUE: “Salve, ó Mãe de toda pureza, virgem imaculada, Mãe de toda misericórdia e Mãe de nosso Salvador; venho rogar-lhe que interceda por um pobre pecador junto ao Seu Divino Filho, para que me conceda Sua santa Graça. O inimigo implacavelmente me persegue e me ataca. Você uma vez esmagou a cabeça da serpente ao dar à luz nosso Salvador – ajude-me a superar suas artimanhas e enganos. Você é meu refúgio. Por que você me afastaria? …
Não, ó Virgem graciosa! Você virá em meu socorro e o inimigo será derrotado. Amém! “São Nicolau relatou que nunca invocou Maria em vão e que sempre sentiu visivelmente os efeitos de sua proteção.”
================
- 21 de março, SÃO SERAPIÃO DE THMUIS “A mente é purificada pelo conhecimento espiritual (ou pela santa meditação e oração), as paixões espirituais da alma pela caridade e os apetites irregulares pela abstinência e penitência… (regra resumida da perfeição cristã – que São Serapião repetia muitas vezes) … “Nossos corpos podem se tornar instrumentos do bem ou do mal, dependendo da disposição do coração; tanto os homens justos quanto os ímpios são frequentemente mudados para o outro tipo.” http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayMarch21.html#370_St._Serapion_th e_Scholastic_Bishop)
================
- 05 de abril, SÃO VICENTE FERRER “Faça o que fizer, não pense em si mesmo, mas em Deus…
Você deseja estudar a seu favor? Deixe a devoção acompanhar todos os seus estudos, e estude menos para se tornar um sábio do que para se tornar um santo.
Consulte a Deus mais do que seus livros, e peça-Lhe, com humildade, que faça você entender o que lê.
O ESTUDO CANSA E ESGOTA A MENTE E O CORAÇÃO. VÁ DE VEZ EM QUANDO, PARA REFRESCÁ-LOS, AOS PÉS DE JESUS CRISTO SOB SUA CRUZ. REPOUSE ALI.
Alguns momentos de repouso em suas chagas sagradas dão novo vigor e novas luzes.
Aplique-se por orações curtas, mas fervorosas e jaculatórias. Nunca comece ou termine seu estudo, sem ser pela oração.
A ciência é um dom do Pai das luzes“.
================
* 06 de abril: São Zeferino Agostini
Fundou a Pia União das Irmãs Devotas de Santa Ângela Merici…
Dizia a elas: “Não se assustem com o trabalho ou o sofrimento, nem com o fruto escasso de seu trabalho. Lembrem-se de que Deus recompensa não pelos resultados, mas pelo esforço.” (L’Observattore Romano).
Ele sabia que sua primeira prioridade era desenvolver seu relacionamento com Deus por meio da oração pessoal, porque Deus era a fonte de sua alegria e poder para fazer o bem…
================
*12 de abril: São David Uribe
“Perdoo todos os meus inimigos e peço a Deus e a quem ofendi que me perdoe.” -da última vontade e testamento de Saint David
PAI AMADO, QUE ESTA SEJA A MINHA (NOSSA) VONTADE E MEU (NOSSO) TESTAMENTO! AMÉM!
===============
* 21 de maio, PADRE MANOEL E COROINHA ADÍLIO “…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio)
================
- 20 de abril: Projeto de vida de SÃO CONRADO DE PARZHAM
“MEU PROJETO DE VIDA É PRINCIPALMENTE ESTE: amar e sofrer, sempre meditando, adorando e admirando o amor indizível de Deus por suas criaturas mais humildes.”
RESOLUÇÕES DE SÃO CONRADO DE PARZHAM:
- Resolvo em primeiro lugar permanecer continuamente na presença de Deus e perguntar-me frequentemente se faria isto ou aquilo se meu confessor ou superior estivesse me observando e principalmente se Deus e meu anjo da guarda estivessem presentes.
- Resolvo me perguntar, sempre que tenho que encontrar cruzes de sofrimento: “Conrad, por que você veio aqui?”
- Resolvo evitar sair do convento, na medida do possível, a menos que seja por amor ao próximo, obediência, motivos de saúde, peregrinação piedosa ou outra boa causa.
- Resolvo fomentar a caridade fraterna em mim e nos outros. Portanto, resolvo tomar cuidado para nunca dizer uma palavra
indelicada. Resolvo suportar pacientemente os defeitos e as fraquezas dos outros e, na medida do possível, escondê-los com o manto da caridade, a menos que seja obrigado a manifestá-los a alguém que possa corrigi-los.
- Resolvo observar o silêncio conscientemente. Resolvo falar brevemente e assim evitar muitas armadilhas e ser mais capaz de conversar com Deus.
- Quando à mesa, resolvo colocar-me na presença de Deus o máximo que puder, permanecer recolhido e deixar de lado meus pratos favoritos para praticar uma forma oculta de mortificação. Resolvo não comer entre as refeições, a menos que seja ordenado a fazê-lo sob obediência.
- Resolvo atender ao primeiro toque da campainha, a menos que seja legitimamente impedido.
- Resolvo evitar, na medida do possível, conversar com o sexo oposto, a menos que a obediência me imponha deveres que tornem necessário falar com mulheres. Nesse caso, resolvo ser muito reservado e manter a guarda dos olhos.
- Resolvo cumprir as ordens pontualmente e ao pé da letra. Resolvo especialmente fazer todos os esforços para conquistar minha própria vontade em todas as coisas.
- Resolvo me forçar a prestar muita atenção aos pequenos detalhes e, na medida do possível, evitar todas as imperfeições. Resolvo observar fielmente a santa regra e não me afastar dela um fio de cabelo, aconteça o que acontecer.
- Resolvo cultivar uma profunda devoção à Bem-Aventurada Virgem Maria e me esforçar para imitar suas virtudes.
UMA COMUNHÃO ESPIRITUAL, À NOITE, DE SÃO CONRADO DE PARZHAM
“Vim para passar alguns momentos contigo, ó Jesus, e em espírito me prostro no pó diante do Teu Santo Tabernáculo para adorar-Te, meu Senhor e Deus, na mais profunda humildade. Mais uma vez, um dia chegou ao fim, querido Jesus, outro dia que me aproxima da sepultura e do meu amado lar celestial. Mais uma vez, ó Jesus, meu coração anseia por Ti, o verdadeiro Pão da Vida, que contém toda doçura e prazer. Ó meu Jesus, perdoa-me misericordiosamente pelas faltas e ingratidão deste dia, e vem a mim para refrescar o meu pobre coração que anseia por Ti. Como o coração anseia pelas águas, como a terra seca anseia pelo orvalho do céu, assim meu pobre coração anseia por Ti, Tu Fonte da Vida. Eu Te amo, ó Jesus, espero em Ti, Te amo, e por Ti lamento sinceramente todos os meus pecados. Que Tua paz e Tua bênção sejam minhas agora e sempre e por toda a eternidade. Um homem.”
================
- 28 de abril, São Luís Maria Grignion de Montfort. Algumas máximas… “…Você é verdadeiramente abençoado se o mundo o persegue injustamente, opondo-se a seus desígnios, por melhores que sejam, julgando mal suas intenções, caluniando sua conduta, roubando injustamente sua reputação ou sua riqueza.
Cuida, então, minha filha (meu filho), de não reclamar a ninguém, a não ser a mim, dos maus-tratos que você está sendo tratado, e de buscar meios de se justificar quando, em particular, é só você que sofre com isso…
Pelo contrário, reza por aqueles que te trazem a felicidade da perseguição…
Agradeça-me por tratarem-no como fui tratado na terra, sendo um sinal de contradição…
Não desanime em suas boas intenções, por causa da contradição; é uma marca de vitória futura; uma boa obra que não está marcada com o sinal da cruz, não tem grande valor diante de mim e em breve será destruída”. Conforme: https://catholicsaints.info/saint-louis-marie-grignion-de-montfort/
================
- 29 DE ABRIL: SANTA CATARINA DE SENA:
“«Por misericórdia Vós lavastes-nos no Sangue e por misericórdia desejastes dialogar com as criaturas. Ó Louco de amor! Não vos foi suficiente encarnar, mas também quisestes morrer! …»”
================
* 31 de maio: NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO
ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO
Lembrai-vos, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração, do poder inefável que vosso divino filho vos concedeu sobre seu Coração adorável.
Com a maior confiança em vossos merecimentos, vimos
implorar a vossa proteção.
Vós sois celeste Tesoureira do Coração de Jesus, daquele coração que é o
manancial inexaurível de todas as graças e que podeis abrir a vosso
bel prazer para fazer descer sobre os homens todos os tesouros de amor e
misericórdia, de luz e salvação que Ele encerra;
concedei-nos, vo-lo pedimos, os favores que suplicamos (fazer o pedido).
Sois nossa Mãe, ó Nossa Senhora do Sagrado Coração.
Acolhei benignamente as nossas preces e dignai-vos a deferi-las.
Amém!
Nossa Senhora do Sagrado Coração, rogai por nós!
(conf.https://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_do_Sagrado_Cora%C3%A7%C3%A3o)
================
- 31 de maio, São NICOLAS BARRÉ, citações:
- “ACONTEÇA O QUE ACONTECER, ESTEJA SEMPRE EM PAZ E CONFIE EM DEUS, ISSO SERÁ FEITO A VOCÊ DE ACORDO COM SUA FÉ, SUA ESPERANÇA E SUA CARIDADE E MUITO MAIS. » Carta 61 (OC p 538) – Máxima de conduta para as amantes número 21 obras completas p.128
- “DEVEMOS NOS CONCENTRAR MAIS EM ESTABELECER O BEM AO INVÉS DE DESTRUIR O MAL. ESTABELECIDO O BEM, O MAL NÃO PODERÁ MAIS SUBSISTIR. » Máxima para a Direção das Almas 17 Obras Completas p.357
- “QUANTO MAIS ESTAMOS UNIDOS A DEUS, MAIS RECEBEMOS FORÇA DE ESPÍRITO E INFLUÊNCIA, POIS ELE É SUA FONTE E
OCEANO”. – Carta 27 (OC p 457)
================
* 08 DE JUNHO (09 de junho): SANTO EFRÉM
“As virtudes são formadas pela oração. A oração preserva a temperança. A oração suprime a raiva. A oração previne emoções de orgulho e inveja. A oração atrai para a alma o Espírito Santo e eleva o homem ao céu. – Santo Efrém
Lembrem-se de mim, vocês, herdeiros de Deus, irmãos de Cristo; suplicai fervorosamente ao Salvador por mim, para que eu seja liberto por meio de Cristo daquele que luta contra mim dia a dia. – Santo Efrém, O Medo no Fim da Vida
Vós, mártires vitoriosos , que suportastes com alegria os tormentos por amor de Deus e Salvador, vós que tendes ousadia de falar para com o próprio Senhor, vós santos, intercedei por nós, homens tímidos e pecadores, cheios de preguiça, para que a graça de Cristo venha sobre nós e ilumine os corações de todos nós para que possamos amá-lo. – Santo Efrém, de Comentário sobre Marcos
Senhor, derrama sobre nossas almas obscurecidas a luz brilhante de tua sabedoria para que possamos ser iluminados e servi-lo com pureza renovada. O nascer do sol marca a hora para os homens começarem sua labuta, mas em nossas almas, Senhor, prepare uma morada para o dia que nunca terminará. Através do nosso zelo incessante por você. Senhor, coloca sobre nós o sinal do teu dia que não é medido pelo sol. Em seu sacramento, todos os dias te abraçamos e te recebemos em nossos corpos; torna-nos dignos de experimentar a ressurreição pela qual esperamos. Ensina-nos a encontrar a nossa alegria a teu favor! Salvador, sua crucificação marcou o fim de sua vida mortal; ensina-nos a crucificar-nos e a abrir caminho para a nossa vida no Espírito. – de um sermão de Santo Efrém”
================
* 13 DE JUNHO: SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA
“…. António de Pádua, ou de Lisboa como é conhecido, definiu a oração «como uma relação de amor, que leva o homem ao diálogo o Senhor”, e descreveu quatro “atitudes” que devem caracterizá-la: “(1) abrir com confiança o nosso coração a Deus, (2) conversar afetuosamente com Ele, (3) apresentar-lhe as nossas necessidades, (4) dar-lhe louvor e gratidão…” Conforme:
http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune13.html#1231_St._Anthony_or_Antonio_Of_Padua_a
================
* 21 DE JUNHO: SÃO LUÍS GONZAGA
“Não há sinal mais evidente de que alguém é santo e do número dos eleitos, do que vê-lo levando uma vida boa e ao mesmo tempo vítima de desolação, sofrimento e provações”. – São Luís Gonzaga
“Aquele que deseja amar a Deus não o ama verdadeiramente se não tiver um desejo ardente e constante de sofrer por Ele”. – São Luís Gonzaga
“Ó Santa Maria! Minha mãe; em tua bendita confiança e custódia especial, e no seio de tua misericórdia, eu neste dia, e todos os dias, e na hora de minha morte, entrego minha alma e meu corpo. A ti entrego todas as minhas ansiedades e dores, minha vida e o fim de minha vida, para que por tua santíssima intercessão e por teus méritos, todas as minhas ações sejam dirigidas e governadas por tua vontade e a de teu Filho”. – São Luís Gonzaga
“Que o conforto e a graça do Espírito Santo sejam seus para sempre, honrada senhora. Sua carta me encontrou ainda nesta região dos mortos, mas agora devo me levantar para finalmente fazer meu caminho para o céu e louvar a Deus para sempre na terra dos vivos; na verdade, eu esperava que antes dessa época minha viagem tivesse terminado. Se a caridade, como diz São Paulo, significa “chorar com os que choram e alegrar-se com os que se alegram”, então, querida mãe, você se alegrará muito que Deus em sua graça e seu amor por você está me mostrando o caminho para a verdadeira felicidade e me assegurando que nunca o perderei. Cuide-se acima de tudo, honrada senhora, para não insultar a infinita bondade de Deus; você certamente faria isso se lamentasse como morto um vivo face a face com Deus , alguém cujas orações podem lhe trazer em seus problemas uma ajuda mais poderosa do que jamais poderiam na terra. E nossa separação não será por muito tempo; nos veremos novamente no céu; estaremos unidos com nosso Salvador; lá o louvaremos de coração e alma, cantaremos suas misericórdias para sempre e desfrutaremos da felicidade eterna”. – de uma carta à mãe de São Luís Gonzaga
Ó Deus, doador de dons celestiais, que em São Luís Gonzaga uniu a penitência a uma maravilhosa inocência da vida, concede por seus méritos e intercessão que, embora não o tenhamos seguido na inocência, possamos imitá-lo na penitência. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que vive e reina convosco na unidade do Espírito Santo, um só Deus, pelos séculos dos séculos. – coleta para a memória litúrgica de São Luís Gonzaga
Citação MLA
================
* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO: “Meios de se preparar para uma boa morte: na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado…” Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém! http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html
================
27 de junho: NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO
ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO”
Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Ó Mãe do Perpétuo Socorro, nós vos suplicamos, com toda a força do nosso coração, amparar a cada um de nós em Vosso colo materno, nos momentos de insegurança e sofrimento.
Que o Vosso olhar esteja sempre atento, para não nos deixar cair em tentação e, que em vosso silêncio, aprendamos a aquietar nosso coração e fazer a vontade do Pai.
Intercedei junto a Ele pela paz no mundo e por nossas famílias.
Abençoai todos os Vossos filhos e filhas enfermos.
Iluminai nossos governantes e representantes para que sejam sempre servidores do grande povo de Deus.
Concedei-nos, ainda, muitas e santas vocações religiosas, sacerdotais e missionárias para a maior difusão do Reino de Vosso Filho Jesus Cristo. Enfim, derramai no coração dos Vossos filhos e filhas a Vossa bênção de amor e misericórdia. Sede sempre o nosso Perpétuo Socorro na vida e, principalmente, na hora da morte.
Amém.
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rogai por nós!
================
- 15 de setembro, SANTA CATARINA DE GÊNOVA “… a oração por um ente querido é, para o crente, uma forma de apagar qualquer distância, até mesmo a morte. Em oração, permanecemos na presença de Deus na companhia de alguém que amamos, mesmo que essa pessoa tenha morrido antes de nós…
“Não devemos transformar o purgatório em um campo de concentração em chamas à beira do inferno – ou mesmo em um ‘inferno por um curto período de tempo’. É uma blasfêmia pensar nisso como um lugar onde um Deus mesquinho cobra a última libra – ou grama – de carne … Santa Catarina de Gênova (Festa dia 15 de setembro, mística do século 15), escreveu ‘fogo’ do purgatório é o amor de Deus ‘queimando’ a alma para que, por fim, a alma esteja totalmente em chamas. É a dor de querer ser feito totalmente digno de Alguém que é visto como infinitamente amável, a dor do desejo de união que agora está absolutamente assegurada, mas ainda não completamente experimentada”
(Leonard Foley, OFM, Crendo em Jesus) …”:
================
* 21 de outubro, SANTO AGATÃO “… Não há nada mais difícil do que a oração, pois não há esforços que os demônios não façam para interromper este poderoso meio de os desanimar”
================
* 27 de outubro SANTO ABRAÃO, ERMITÃO “… A PAIXÃO VIVE; APENAS ESTÁ REPRIMIDA… ESTÁ APENAS PRESA… AS PAIXÕES VIVEM, APENAS SÃO REPRIMIDAS PELOS SANTOS (COM A GRAÇA DE DEUS!) …”. SANTAS E SANTOS, INTERCEDAM POR NÓS PARA QUE POSSAMOS REPRIMIR AS PAIXÕES! PAI AMADO, DÊ-NOS A GRAÇA DE REPRIMIR AS PAIXÕES! SANTO
ABRAÃO, ROGUE POR NÓS! AMÉM!”, conforme páginas 52-53: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2019.pdf
================
* ORAÇÃO DO ANO DE SÃO JOSÉ “PATRIS CORDE”
Salve, guardião do Redentor e esposo da Virgem Virgem Maria!
A vós, Deus confiou o seu Filho;
em vós Maria depositou a sua confiança;
convosco, Cristo tornou-Se homem.
Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai
também para nós e guiai-nos no caminho da vida.
Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem e coragem,
e defendei-nos de todo o mal. Amém!
(Conforme < https://radio.cancaonova.com/sao-jose-do-rio-preto/oracao-ano- de-sao-jose/ >)
================
” Santo não é aquele que não cai, santo é aquele que mesmo caindo não desiste de levantar” (São João Paulo II)
================
* PAI, ABRACE-NOS!
JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO!
DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS ENCHA E NOS UNA NO AMOR!
MÃEZINHA MARIA, CUIDE DE NÓS!
SÃO JOSÉ, SANTAS, SANTOS E ANJOS, ROGUEM POR NÓS! POR CRISTO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO! AMÉM!
================
- Após Deus, o Pai amado, chamar minha amada esposa e companheira por 38 anos, 9 meses e oito dias, em 24.09.2017, descobri:
- Posso comunicar com a minha Frô, pela ORAÇÃO;
- Posso VER, ESCUTAR, SENTIR a FRÔ (transformada, sem dores, linda, maravilhosa) em meu ser;
- Ela está vivendo nos braços de Deus (bondosos, vigorosos);
- Um dia vamos estar juntos;
- Quando Deus me chamar, quero levar coisas boas para o banquete celeste (contrição e obediência ao que Jesus mandou: amor a Deus e ao próximo. Jo 15,14.17).
Dê-nos essa Graça, Pai amado! Dê-nos A GRAÇA! AMÉM! Obrigado, Senhor, por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!
================
“Senhor, eu tenho fé. Ajude-me a ter mais fé ainda!” (Mc 9,24)
================
“Coração de meu Jesus, doce e terno alanceado, seja o meu no vosso amor, cada vez mais abrasado”
“Doce coração de Maria, sede a nossa salvação”
================
* Ver o blog: https://vidademartiressantasesantos.blog/
MUITO OBRIGADO