SEMENTES QUE CAÍRAM EM TERRA BOA
Mas algumas sementes caíram em solo fértil e produziram frutos, cento, sessenta ou trinta vezes. Quem tem ouvidos deve ouvir”. Mateus 13:8-9
Os “ouvidos” de que Jesus fala são muito mais do que nossos ouvidos físicos. Ele está falando de nossas vidas interiores através das quais somos capazes de ouvir, compreender, aceitar e escolher Sua santa vontade. Ele fala Sua Palavra para nós de muitas maneiras. A questão a ser ponderada é se estamos ou não ouvindo e estamos prontos para permitir que Sua Palavra seja absorvida. Somente por uma atenção à Sua Palavra podemos abraçar Sua vontade.
Nossas almas devem ser como solo fértil. Esta é uma imagem familiar das Escrituras, mas é uma imagem que vale a pena gastar muito tempo em meditação. Solo rico em nossas almas não é fácil de obter. É muito mais fácil ser solo seco, espinhoso, rochoso e pouco acolhedor. Mas cultivar dentro de nós uma verdadeira riqueza e um solo fértil requer muito cuidado e atenção. Como isso é feito?
Um dos lugares mais importantes para começar, para criar um solo rico em nossas almas, é lutar pela verdadeira humildade. Humildade é, em última análise, ver a verdade de quem somos e, especificamente, ver a necessidade da graça de Deus em nossas vidas. A humilde admissão de que somos impotentes sem a graça de Deus é essencial para criar um solo rico em nosso interior.
A partir daí, devemos chegar a um ponto de total confiança em Deus. Quando primeiro nos humilharmos e reconhecermos nossa total necessidade de Deus, estaremos em condições de confiar Nele quando Ele falar. E quando Ele falar, ouviremos e obedeceremos com alegria. Só então o bom fruto de Sua misericórdia pode ser derramado em nossas vidas e, através de nós, na vida dos outros.
Reflita, hoje, sobre sua vida interior. O que é aquilo? É mais como um solo rochoso seco? Ou você procura regularmente nutrir sua alma e prepará-la para receber a santa Palavra de Deus? Busque criar uma disposição fecunda em seu interior e o Senhor cuidará de dar bons frutos em sua vida.
Senhor da verdadeira riqueza, ajuda-me a tornar-me solo verdadeiramente fértil para a Tua santíssima Palavra. Que eu receba tudo o que Você fala e que a semente da fé seja plantada profundamente. Ajude esta fé a crescer e a produzir as bênçãos que Você deseja conceder. Jesus eu confio em vós.
Reflexões da Divina Misericórdia
Santo do dia: Santo Apolinário