1. São Norberto, bispo, homem de vida austera, totalmente consagrado à união com Deus e à pregação do Evangelho, que fundou a Ordem de Cónegos Regrantes Premonstratenses em Laon, na França; eleito depois bispo de Magdeburgo, na Saxónia, na actual Alemanha, empenhou-se na refoma da vida cristã e na expansão da fé entre os povos vizinhos. († 1134).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano da graça de 1134, o nascimento no céu de São Norberto (também na Folhinha do Coração de Jesus) fundador da ordem dos Cônegos Premonstratenses, cujos membros se dedicam ao ministério pastoral na comunhão fraterna e à celebração litúrgica. Tornando-se arcebispo de Magdeburgo, na Saxônia, mostrou-se um dos maiores artífices da reforma gregoriana. Seu corpo foi transferido para Praga. (R).
– Ver páginas 72-109: – Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume X – Editora das Américas – 10 de julho de 1959 (NÃO TEM LINK)
– Ver também “Norberto de Gennep (Gennep, Baixo Reno, c. 1080 — Magdeburg, 6 de junho de 1134) é um santo cristão holandês…
Norberto morreu no dia 6 de junho de 1134, na sua sede episcopal, onde foi sepultado.
Foi canonizado, em 1582, pelo papa Gregório XIII. Devido à Reforma Protestante, suas relíquias foram trasladadas para a abadia de Strahov, na cidade de Praga, capital da República Tcheca, em 1627, onde estão guardadas até hoje.
Ao lado de São Bernardo, São Norberto é considerado um dos maiores reformadores eclesiásticos do século XII. Atualmente, existem milhares de cônegos da Ordem de São Norberto, em vários mosteiros encontrados em muitos países de todos os continentes, inclusive no Brasil.”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Norberto_de_Xanten
2. Na Via Aurélia, a duas milhas de Roma, os santos Artémio e Paulina (também na Folhinha do Coração de Jesus), mártires. († c. s. IV)
3. Em Cete, no Egipto, São Bessarião, anacoreta, que viveu como mendigo e peregrino por amor de Deus. († s. IV)
4*. Em Grenoble, na Borgonha, actualmente na França, São Cerázio, bispo, que agradeceu ao papa São Leão Magno as cartas escritas a Flaviano e preservou o seu rebanho do contágio da heresia. († c. 452)
5. Em Milão, na Ligúria, hoje na Lombardia, região da Itália, Santo Eustórgio II, bispo, que foi insigne pela sua piedade, justiça e virtudes pastorais e edificou um célebre baptistério. († 518)
6*. Na Irlanda, São Jarlat, bispo. († c. 550)
7. No maciço do Jura, na Borgonha, região da França, São Cláudio, que é venerado como bispo e abade do mosteiro de Condat. († c. 703).
– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no séc. VI, São Cláudio. Inicialmente militar, abraçou a vida monástica em Condat, antes de ser eleito bispo de Besançon, mas demitiu-se logo desse cargo para buscar a solidão. Seu nome está ligado a seu mosteiro, e, por extensão, à cidade que se desenvolveu em seu redor. (M).
– Ver “Cláudio de Besançon (em francês: Claude; c. 607–6 de junho de 696 ou 699), chamado também de Cláudio, o Taumaturgo[1], foi um padre, monge, abade e bispo. Um nativo do Franco-Condado, Cláudio foi ordenado sacerdote em Besançon e depois tornou-se monge. Segundo a Enciclopédia Católica, “a vida de São Cláudio, abade do Condado, tem sido tema de muita controversa”.[2]”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cl%C3%A1udio_de_Besan%C3%A7on
8. No território de Bolonha, na Emília-Romanha, região da Itália, o passamento de Santo Alexandre, bispo de Fiésole, que, ao regressar da cidade de Pavia, aonde tinha ido reclamar ao rei dos Lombardos os bens da sua Igreja usurpados, foi lançado ao rio e afogado. († 823)
9. Em Constantinopla, hoje Istambul, na Turquia, Santo Hilarião, presbítero e hegúmeno do mosteiro de Dalmácio, que, por defender o culto das sagradas imagens, suportou invencivelmente o cárcere, as flagelações e o exílio. († 845)
10*. Nas ilhas Órcades, ao largo da Escócia, São Colmano, bispo. († c. 1010)
11*. No mosteiro de Cava de’ Tirréni, na Campânia, região da Itália, o Beato Falcão, abade. († 1146).
– Ver página 119 (NÃO TEM LINK): – Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume X – Editora das Américas – 10 de julho de 1959
– Ver páginas 123-124 (NÃO TEM LINK), São Gilberto, abade, e Santas Petronilha e a Bem-Aventurada Pôncia, abadessas: – Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume X – Editora das Américas – 10 de julho de 1959
13*. Em Údine, no Friúli-Venézia Giúlia, região da Itália, o Beato Beltrão, bispo de Aquileia e mártir, que promoveu com ardor a formação do clero, sustentou com os seus bens os pobres no tempo da fome, defendeu vigorosamente os direitos da sua Igreja e morreu nonagenário, ferido pelos golpes de alguns sicários. († 1350)
14*. Em Ortona, nos Abruzos, também região da Itália, o Beato Lourenço de Másculis de Villamagna, presbítero da Ordem dos Frades Menores, insigne na pregação da palavra de Deus. († 1535).
– Ver página 122 (NÃO TEM LINK): – Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume X – Editora das Américas – 10 de julho de 1959
15*. Em Londres, na Inglaterra, o Beato Guilherme Greenwood, mártir, da Cartuxa desta cidade, que, pela sua tenaz fidelidade à Igreja, no reinado de Henrique VIII, sofreu o martírio, consumido pela sordidez do cárcere, pela fome e pelas enfermidades. († 1537)
16. Em Saint-Chamond, cidade do território de Lião, na França, São Marcelino Champagnat (também na Folhinha do Coração de Jesus), presbítero da Sociedade de Maria, que fundou o Instituto dos Pequenos Irmãos de Maria para a formação cristã das crianças. († 1840).
– Ver “Marcellin Joseph Benoît Champagnat, aportuguesado para Marcelino José Bento Champagnat (20 de maio de 1789, Marlhes – 6 de junho de 1840, Notre Dame de l’Hermitage) foi um presbítero da Sociedade de Maria, fundador do Instituto dos Pequenos Irmãos de Maria e das Escolas Irmãos Maristas. Foi canonizado pelo Papa João Paulo II em 1999…
… Chega em La Valla em junho de 1816 e em 2 de janeiro de 1817, aos seus 27 anos, reúne seus dois primeiros discípulos formando os irmãos Maristas. Ele forma seus irmãos com o intuito de catequizar os jovens e criar neles o espírito cristão, tendo por base as lições “mariais”.
Funda sua primeira casa, que logo se torna pequena pela quantidade de gente necessitando de ajuda, passa por inúmeras dificuldades, a principal delas a incompreensão do clero em relação aos seus projetos catequistas, mesmo assim continuou abrigando e catequizando crianças devido a intensa procura da população rural.
Eles fundam uma nova casa, com capacidade para um maior número de pessoas tendo o nome de: “Nossa Senhora de l’Hermitage”. “Tornar Jesus Cristo conhecido e amado” é a missão dos Irmãos, e eles realizam essa missão através das escolas e instituições sociais.
Em 1836, a igreja reconhece a Sociedade de Maria e lhe confia a missão da Oceania.
Esgotado pelo trabalho, morre aos 51 anos de idade, 6 de junho de 1840, deixando aos irmãos a mensagem: “Que haja entre vocês um só coração e um só espírito! Que se possa dizer dos irmãozinhos de Maria como dos primeiros cristãos: ‘vejam como eles se amam!'”.”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Marcellin_Champagnat
– Ver também “…São Marcelino Champagnat, fundador dos Pequenos Irmãos de Maria, os maristas, colega de classe de São Vianney, nasceu em 20 de maio (1789-05-20) St. Etienne, França. Morreu em 6 de junho de 1840 (51 anos) Marlhes, França… O Instituto dos Irmãos Maristas não foi formalmente aprovado até 1863 pelo Papa Pio IX. A filosofia educacional de Champagnat era simples: para ensinar as crianças é preciso amá-las, e as disciplinas seculares deveriam ser bem ensinadas como meio das crianças para as escolas, onde aprenderiam os elementos básicos de sua fé. Champagnat viu Deus no centro da vida e a Virgem Maria como meio seguro de atrair as pessoas para Deus. Marcelino Champagnat foi declarado Venerável em 1920 pelo Papa Bento XV, beatificado pelo Papa Pio XII em 29 de maio de 1955 e canonizado pelo Papa João Paulo II em 18 de abril de 1999. Sua festa é celebrada na Igreja Católica Romana em 6 de junho. Em seu maior número, os Irmãos Maristas somavam cerca de 10.000. Em 2005, havia cerca de 5.000 irmãos…
Depois de uma longa e dolorosa enfermidade de câncer, Champagnat faleceu em 6 de junho de 1840, aos 51 anos, em Nossa Senhora de l’Hermitage, no vale do rio Gier, a cerca de 30 quilômetros de onde havia começado seu trabalho. Foi sepultado em 8 de junho. Ele deixou esta mensagem em seu Testamento espiritual de 18 de maio de 1840: “Haja entre vocês um só coração e uma só mente. Sempre se diga dos Pequenos Irmãos de Maria como o foi dos primeiros cristãos: Vede como eles amam um outro!” Naquela época, havia 280,4 Irmãos e 48,8 escolas maristas na França e na Oceania (Pacífico Sul), e em 1856 havia 300 casas e mais de 1.500 Irmãos…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune06.html
17. Em Luong My, cidade do Tonquim, hoje no Vietnam, os santos mártires Pedro Dung e Pedro Thuan, pescadores, e Vicente Duong, agricultor, que, por se recusarem firmemente a pisar a cruz, foram condenados à fogueira no tempo do imperador Tu Duc. († 1862)
18*. Na Cidade do México, o passamento de São Rafael Guizar Valência, bispo de Vera Cruz, no México, que, no tempo da perseguição, apesar da sua situação de exilado e clandestino, exerceu valorosamente o ministério episcopal. († 1938)
19*. Em Sachsenhausen, na Alemanha, o Beato Inocêncio Guz, presbítero da Ordem dos Frades Menores Conventuais e mártir, natural da Polónia, que, durante a ocupação militar da sua pátria por sectários de uma doutrina hostil à dignidade humana e à religião, pela sua fé em Cristo foi cruelmente morto pelos guardas do campo de concentração. († 1940)
20. No Martirológio Romano-Monástico, na Palestina, São Filipe, que foi um dos sete primeiro diáconos ordenados pelos Apóstolos. Evangelizou a Samaria, converteu o mago Simão e batizou um criado da rainha da Etiópia, depois de haver-lhe anunciado a Boa Nova de Jesus, o Cordeiro de Deus e Servo Sofredor profetizado por Isaías (M).
– Ver páginas 110-115 (NÃO TEM LINK): – Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume X – Editora das Américas – 10 de julho de 1959
21. São Cerácico, Cerato ou Cerásio, bispo e confessor. Ver página 116 (NÃO TEM LINK): – Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume X – Editora das Américas – 10 de julho de 1959
22. Santo Agobardo, arcebispo. Ver páginas 117-118 (NÃO TEM LINK): – Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume X – Editora das Américas – 10 de julho de 1959
23. São Geraldo de Monza, confessor. Ver páginas 120-121 (NÃO TEM LINK): – Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume X – Editora das Américas – 10 de julho de 1959
24. São Bertrand de Angoulème, patriarca da Aquiléia e Mártir. Ver páginas 125-126 (NÃO TEM LINK): – Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume X – Editora das Américas – 10 de julho de 1959
25. Outros santos do dia 06 DE JUNHO: páginas: 72-128 – Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume X – Editora das Américas – 10 de julho de 1959 – NÃO TEM LINK
“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.
R/: Demos graças a Deus!”
OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.
– Sobre 06 de junho, ver ainda: 6 de junho – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
BIBLIOGRAFIA:
1.MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia – Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/
2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIA NO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINA 452-455: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp- content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf
3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%2 0-%201.pdf
4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997
5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com
6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.
7. http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune06.html
DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)
* Senhor, nosso Deus e Pai amado, obrigado por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!
Querida Mãe Virgem Maria, socorra-nos, proteja-nos
São José, Anjos e Santos, intercedam por nós! Obrigado! Amém!
PAI AMADO DÊ-NOS, À NOSSA FAMÍLIA E A TODOS OS QUE O SENHOR JÁ CHAMOU E OS QUE ESTÃO AQUI, A GRAÇA DE ESTARMOS COM O SENHOR, A MÃEZINHA MARIA, SÃO JOSÉ E TODAS AS SANTAS E SANTOS QUANDO O SENHOR NOS CHAMAR TAMBÉM! DÊ-NOS A SUA GRAÇA! OBRIGADO PAI AMADO! PEDIMOS POR JESUS CRISTO, SEU FILHO, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! NÓS CONFIAMOS NO SENHOR! AMÉM!
OBSERVAÇÃO:
MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE SANTAS, SANTOS E MÁRTIRES.
ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA:
SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDEI POR NÓS! AMÉM!
“O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)
“Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio, lembrado em 10 de fevereiro)
“Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia, 14 de fevereiro). Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!
* “Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu sempre lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)
* Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”
* “Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”,
mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível.”
(conforme: Saint of the Day (lngplants.com)
ou
Saint of the Day May 20 (lngplants.com)
* “…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio, lembrados em 21 de maio)
-Ver o blog:
https://vidademartiressantasesantos.blog/
MUITO OBRIGADO!