Santas e Santos de 22 de novembro

Me­mória de Santa Ce­cília (também na Folhinha do Coração de Jesus), virgem e mártir, que, se­gundo a tra­dição, al­cançou a dupla palma da vir­gin­dade e do mar­tírio por amor de Cristo, em Roma, no ce­mi­tério de Ca­listo, junto à Via Ápia. Desde a an­ti­gui­dade, tem o seu nome o tí­tulo de uma ba­sí­lica no Transtêvere. († data inc.). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, memória de Santa Cecilia, virgem e mártir, cuja generosidade e gloriosa morte a Igreja canta. Enterrada no cemitério dos bispos de Roma, por deferência a sua origem nobre, teve seu corpo transportado, no séc. IX, além do Tibre, para uma basílica que desde então traz seu nome. (R). Ver páginas 186-200: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2020.pdf

– Ver também pág. 242 (16 de setembro): http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2016.pdf

– Ver também: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Cecília_de_Roma

– Ver “Santa Cecília é uma santa cristã, padroeira dos músicos e da música sacra, pois consta que ao morrer ela teria cantado a Deus[1]. Não se tem muitas informações sobre a sua vida. É provável que tenha sido martirizada entre 176 e 180, sob o império de Marco Aurélio. Escavações arqueológicas não deixam dúvidas sobre sua existência, mas sua história só foi registrada no século V, na narrativa Paixão de Santa Cecília.”: Cecília de Roma – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

2.   Co­me­mo­ração de São Fi­lémon de Colossos, na ac­tual Tur­quia, cujo amor a Jesus Cristo foi causa de ale­gria para São Paulo; jun­ta­mente com ele é ve­ne­rada sua es­posa, Santa Ápia. Santa Áfia, (também na Folhinha do Coração de Jesus). Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no séc. I, São Filêmon, rico habitante de Colossos. O Apóstolo Paulo dirigiu-lhe uma carta na qual louva “sua caridade e sua fé em relação Senhor Jesus e a todos os seus fiéis”. (M). Ver páginas 201-202: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2020.pdf

– Ver também “Áfia e Arquipo parecem ter sido membros da família de Filémon, visto que Paulo também se dirige a eles na sua carta particular. Áfia talvez fosse a esposa de Filêmon, e Arquipo pode ter sido filho dele.”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Filémon_(Bíblia)

– Ver “Filémon, Filêmon ou Filemom como está na bíblia (consoante a grafia escolhida por tradutores tanto portugueses como brasileiros), era cristão e amo ou dono de escravos. A sua casa situava-se em Colossas, cidade da parte sudoeste da Ásia Menor, e servia de local de reunião para a congregação de cristãos naquela região. ”: Filémon (Bíblia) – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

3.   Em Ar­bela, na Pérsia, hoje Erbil, no Iraque, Santo Ana­nias, mártir, que, no tempo do rei Sapor II, por ordem do ar­qui­mago Ar­disag foi feito pri­si­o­neiro e por três vezes es­pan­cado com tal cru­el­dade, que os ver­dugos, jul­gando-o já morto, o dei­xaram caído na praça; mas de noite os cris­tãos le­varam-no para sua casa, onde en­tregou a alma a Deus. († 345)

4.   Em Milão, na Li­gúria, hoje na Lom­bardia, re­gião da Itália, São Be­nigno, bispo, que na grande per­tur­bação cau­sada pelas in­va­sões, ad­mi­nis­trou com grande zelo e pi­e­dade a Igreja que lhe foi confiada. († c. 470)

5.   Em Autun, na Gália Li­o­nense, na ho­di­erna França, São Prag­mácio (também na Folhinha do Coração de Jesus), bispo. († c. 517)

6*.   Junto ao rio Zihun, perto de Maras, ci­dade da Ci­lícia, no ter­ri­tório ac­tual da Tur­quia, os be­atos Sal­vador Lillo, pres­bí­tero da Ordem dos Frades Me­nores, João, filho de Balzi, e ou­tros seis com­pa­nheiros na­tu­rais da Ar­ménia, már­tires, que, pe­rante a im­po­sição dos sol­dados oto­manos para re­ne­garem Cristo, re­cu­saram trair a sua fé e, tres­pas­sados pelas lanças, emi­graram para o reino eterno. São estes os seus nomes: K´adir, filho de Xo­di­anin; Cerun, filho de K´urazi; Var­davar, filho de Dim­balac; Paulo, filho de Je­re­mias; David e Te­o­doro, ir­mãos, fi­lhos de David. († 1895)

7*.   Na lo­ca­li­dade de Triora, na Li­gúria, re­gião da Itália, o Beato Tomás Réggio, bispo de Gé­nova, que, as­so­ci­ando a aus­te­ri­dade de vida a uma ad­mi­rável afa­bi­li­dade, con­se­guiu es­ta­be­lecer a con­córdia entre os ci­da­dãos e as­sistiu com todos os meios os in­di­gentes, aten­dendo es­pe­ci­al­mente aos pro­blemas da con­vi­vência humana. († 1901)

8.   Em Te­o­cal­ti­tlan, ci­dade do Mé­xico, São Pedro Es­queda Ra­mírez, pres­bí­tero e mártir, que, du­rante a per­se­guição me­xi­cana, por ser sa­cer­dote foi en­car­ce­rado e fuzilado. († 1927)

9*.   Em Pa­terna, ci­dade da pro­víncia de Va­lência, na Es­panha, os be­atos Elias (Juliano ou Ju­lião Tor­rijo Sánchez) e Bel­trão Fran­cisco (Fran­cisco Lahoz Mo­liner), re­li­gi­osos da Con­gre­gação dos Ir­mãos das Es­colas Cristãs e már­tires, que, ani­mados pelo exemplo de Cristo, du­rante a per­se­guição re­li­giosa me­re­ceram al­cançar o prémio eterno pro­me­tido aos que per­se­veram na fé. († 1936)

10♦.   Em Or­fans, perto de Ge­rona, também na Es­panha, o Beato Fer­nando Maria (Fer­nando Maria Llo­vera Puig­sech), pres­bí­tero da Ordem dos Car­me­litas e mártir, que, na mesma per­se­guição contra a fé, re­cebeu a coroa de glória. († 1936)

11. Anfilóquio de Icônio. Ver “Anfilóquio de Icônio (em grego: Ἀµφιλόχιος Ἰκονίου) foi um bispo cristão do século IV, filho de uma família de alguma distinção na Capadócia, nascido talvez na Cesareia em ca. 339 ou 340. Morreu provavelmente entre 394 e 403[1] Seu pai Anfilóquio era um eminente advogado e sua mãe Lívia era uma pessoal admirável por sua gentileza e sabedoria… Jerônimo afirma,[3] sobre a “tríade da Capadócia” (Basílio, Gregório e Anfilóquio), que “eles se dedicam aos seus livros com as lições e frases dos filósofos com tanta dedicação que é impossível distinguir o que devemos admirar mais, sua erudição secular ou o seu conhecimento das escrituras”.”: Anfilóquio de Icônio – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

12. Outros santos do dia 22 de novembro: págs. 186-203: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%2020.pdf                

Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XX – Editora das Américas – 10 de julho de 1959

“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex. ou português da época em que o livro foi escrito.

Sobre 22 de novembro, ver ainda: 22 de novembro – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

 1. MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia – Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/

2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINAS 896-898:

Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf

3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%201.pdf

4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997

5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com

6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.

Senhor, nosso Deus e Pai amado, obrigado por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!

Querida Mãe Maria, protegei-nos!

São José, Anjos e Santos, intercedei por nós!

Amém!

PAI AMADO DAI-NOS, À NOSSA FAMÍLIA E A TODOS, A GRAÇA DE ESTARMOS COM O SENHOR, A MÃEZINHA MARIA, E TODAS AS SANTAS E SANTOS QUANDO O SENHOR NOS CHAMAR! DAI-NOS A VOSSA GRAÇA! OBRIGADO PAI AMADO! PEDIMOS POR JESUS CRISTO, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO!  NÓS CONFIAMOS EM VÓS! AMÉM!

OBSERVAÇÃO: MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE SANTAS/OS E MÁRTIRES. ACEITAMOS SUGESTÕES.

CONTATE-NOS, POR GENTILEZA:

barpuri@uol.com.br

SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDEI POR NÓS!

MUITO OBRIGADO!

Ver:

https://vidademartiressantasesantos.blog/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.