Santas e Santos de 04 de junho

1.   Em Sa­vária, na Pa­nónia, hoje Szom­bathly, na Hun­gria, a paixão de São Qui­rino, bispo de Sis­zeck, na Ilíria, e mártir, que, no tempo do im­pe­rador Ga­lério, por causa da sua fé em Cristo, foi lan­çado ao rio com uma grande pedra li­gada ao pescoço. († 309).

Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Sabaria, atualmente no território da Hungria, durante a perseguição de Diocleciano, a paixão de São Quirino, bispo. Ao governador Máximo, que o intimara a sacrificar aos ídolos, replicou: “Eu exerço o sacerdócio, e serei plenamente sacerdote se oferecer a mim mesmo em sacrifício ao Deus verdadeiro”!

– Ver páginas 23-24 no Vol X do VIDAS DOS SANTOS.

2.   Em Cons­tan­ti­nopla, hoje Is­tambul, na Tur­quia, São Me­tró­fanes, bispo de Bi­zâncio, que con­sa­grou a Deus a Nova Roma. († 325).

São Metrófano, bispo de Constantinopla. Ver página 25 no Vol X do VIDAS DOS SANTOS.

3.   Em Mi­levi, na Nu­mídia, ac­tu­al­mente na Ar­gélia, a co­me­mo­ração de Santo Op­tato, bispo, que, nos seus es­critos contra a he­resia do­na­tista, afirmou a uni­ver­sa­li­dade da Igreja e a ne­ces­si­dade in­trín­seca da uni­dade dos cristãos. († s. IV).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Milévia, na Numídia, nos fins do séc. IV, Santo Optato. Pagão de nascimento, logo que se tornou bispo teve de lutar contra o herege Donato. Em seus escritos, opôs com energia a pequena igreja donatista e a grande Igreja Católica, da qual Roma é o centro e vínculo de união. Mostrou as características da Igreja verdadeira, proclamando que “os sacramentos são santos por eles mesmos e não por causa dos homens que os administram”. (M).

Ver páginas 13-22 no Vol X do VIDAS DOS SANTOS.

– Ver também “Optato (em latimOptatus) foi um bispo na cidade de Milevi na Numídia, no século IV, lembrado principalmente por suas obras contra o donatismo.”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Optato_de_Milevi

4*.   Na Cor­nu­alha, re­gião da ac­tual Grã-Bre­tanha, São Pe­troco de Gales, abade. († s. VI).

Ver página 26 no Vol X do VIDAS DOS SANTOS.

5*.   Em Ser­vi­gliano, no Pi­ceno, hoje nas Marcas, re­gião da Itália, São Gualter, abade do mos­teiro deste lugar. († s. VIII)

6*.   Na ilha da Sar­denha, re­gião da Itália, os santos Ni­colau e Trano, eremitas. († a. s. XII)

7*.   Em Sás­sari, também na Sar­denha, o Beato Pa­cí­fico Ra­máti, pres­bí­tero da Ordem dos Me­nores, que, em plena cru­zada de pre­gação em de­fesa dos cris­tãos, partiu ao en­contro do Senhor. († 1482)

8.   Em Ag­none, no Mo­lise, re­gião da Itália, São Fran­cisco Ca­rác­ciolo, pres­bí­tero, que, abra­sado pelo amor de Deus e do pró­ximo, fundou a Con­gre­gação dos Clé­rigos Re­grantes Menores. († 1608).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico São Francisco Caracciolo tornou-se, sem ter buscado isso, um dos fundadores dos Clérigos Menores Regulares, encarregados do apostolado nas prisões. Apelidado “o Pregador do Amor Divino”, propagou o culto da Eucaristia sob a forma de Adoração Perpétua (M).

– Ver páginas 9-12 no Vol X do VIDAS DOS SANTOS.

– Ver também “… Ele nasceu em 1563, membro de uma família nobre napolitana. Embora tivesse uma doença de pele rara, muito parecida com a lepra, Francisco se tornou padre, quando sua doença de pele desapareceu. Em 1588, ele co-fundou os Escriturários Regulares Menores e passou o resto de sua vida como superior. Ele foi canonizado em 1807. Seu culto agora está restrito aos calendários locais…”:   http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune04.html

9*.   Em Lecce, na Apúlia, também re­gião da Itália, São Fi­lipe Smal­done (também na Folhinha do Coração de Jesus) pres­bí­tero, que se de­dicou com ar­do­rosa di­li­gência ao cui­dado dos surdos e dos cegos in­di­gentes e à sua for­mação hu­mana e cristã, fun­dando com esta fi­na­li­dade a Con­gre­gação das Irmãs Sa­le­si­anas dos Sa­grados Corações. († 1923).

– Conforme a Folhinha do Coração de Jesus de 03.06.2008: “04/06: SÃO FILIPPO SMALDONE. Filippo Smaldone nasceu em 1848 em Nápoles, Itália. Até os 15 anos foi educado nas capelas “serotinas” fundadas por Santo Afonso Maria de Ligório. Em 23 de setembro de 1871 é ordenado padre. Sentiu o desejo de ser missionário na China. No entanto, sabendo de seu belo trabalho na educação e evangelização dos surdos, seu diretor espiritual diz: “Tua China é Nápoles e teus infiéis os surdos!” Assim, para os surdos deu mães, ao fundar a Congregação das Irmãs Salesianas dos Sagrados Corações em 1885. Atualmențe elas estão na Itália, no Paraguai, Brasil, África e Moldávia. Após uma vida rica de virtudes heróicas, frutos de seu amor imenso à Eucaristia e à Virgem de Pompéia, São Filippo morreu aos 4 de junho de 1923. É primeiro santo proclamado Apóstolo dos Surdos. Saiba mais: Irmãs Salesianas dos Sagrados Corações – SGAN W5 Quadra 911- CEP 70790-110- Brasília – DF. Tel,: (61) 3274-4329. E-mail; smaldone@solar.com.br”.

– Ver “Filippo Smaldone foi um padre católico italiano dedicado aos surdos

Ordenado sacerdote no dia 23 de setembro de 1871. Iniciou um fervoroso ministério sacerdotal como catequista, colaborador em várias paróquias e visitante assíduo de doentes. A sua caridade alcançou o auge da generosidade e do heroísmo por ocasião de uma forte peste difundida em Nápoles, pela qual também ele foi atingido, arriscando a vida, mas tendo sido curado por Nossa Senhora de Pompeia, que se tornou a sua devoção predileta por toda a vida.

Contudo, o cuidado pastoral privilegiado pelo padre Smaldone era pelos surdos, pobres, aos quais dedicou as suas energias com critérios mais idôneos e convenientes do que aqueles aplicados no sector educativo da época. No dia 25 de março de 1885 partiu para Lecce a fim de abrir, junto com o padre Lorenzo Apicella, um instituto para surdos. Acompanharam o sacerdote algumas religiosas que ele formara precedentemente, e desse modo, criou-se uma base para a fundação da Congregação das Irmãs Salesianas dos Sagrados Corações, que foi muito apoiada pelos bispos da cidade Salvatore Luigi dei Conti Zola e Gennaro Trama tendo, por consequência, uma rápida e sólida expansão.

… Foi beatificado por João Paulo II em 12 de maio de 1996, e foi canonizado por Bento XVI (em 15 de outubro de 2006).”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Filippo_Smaldone

– Ver também IRMÃS SALESIANAS DOS SAGRADOS CORAÇÕES: https://www.facebook.com/FilippoSmaldoneBrasile/

– Ver ainda: https://www.google.com/search?safe=active&sxsrf=ALeKk03jMz3nhsNMGUY-sDeFKmK0-gnqWg%3A1591259980139&source=hp&ei=TLPYXoepBvO_5OUPtbWYmAE&q=congrega%C3%A7%C3%A3o+das+irm%C3%A3s+salesianas+dos+sagrados+cora%C3%A7%C3%B5es&oq=Congrega%C3%A7%C3%A3o+das+salesianas&gs_lcp=CgZwc3ktYWIQARgAMgYIABAWEB4yBggAEBYQHjoECCMQJzoFCAAQsQM6BQgAEIMBOgIIAFCmCViANGCUSWgAcAB4AIABjAeIAYwrkgEOMC4xOS4yLjIuMC4xLjGYAQCgAQGqAQdnd3Mtd2l6&sclient=psy-ab

10*.   Perto de Mu­nique, ci­dade da Ba­viera, na Ale­manha, os be­atos An­tónio Zawistowski, pres­bí­tero, e Es­ta­nislau Starowieyski, már­tires, que, du­rante a guerra, de­pois de cruéis tor­mentos su­por­tados no campo de con­cen­tração de Da­chau, mor­reram por Cristo. († 1942)

11♦.   Em Mor­tara, na Lom­bardia, re­gião da Itália, o Beato Fran­cisco Pianzola, pres­bí­tero da di­o­cese de Vi­gé­vano, fun­dador da Con­gre­gação das Irmãs Mis­si­o­ná­rias da Ima­cu­lada Rainha da Paz. († 1943)

13. São Quintino (também na Folhinha do Coração de Jesus)

– Ver 31 de outubro: Em­Ver­mand, hoje Saint-Quentin, na Gália Bél­gica, ac­tu­al­mente na França, São Quin­tino, mártir, da ordem se­na­to­rial, que pa­deceu por Cristo no tempo do im­pe­rador Maximiano († s. III).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no séc. III, a paixão de São Quintino, cidadão romano, que ao espalhar a luz do Evangelho pelo norte da Gália, pagou o preço de sua própria vida. Foi martirizado no lugar que tomou o seu nome e se tornou o centro de peregrinações populares. (M)

14. São Daciano (também na Folhinha do Coração de Jesus)

15. Santa Saturnina (também na Folhinha do Coração de Jesus).

– No Martirológio Romano-Monástico, perto de Arras, Santa Saturnina que consagrou sua virgindade ao martírio. (M).

16. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, na Borgonha, perto de 939, a morte de Santo Adegrino. Abandonou a vida militar para vestir o hábito monástico com o futuro Santo Odo, em Baume. Dois anos mais tarde, Odo chegava a Cluny, enquanto que Adegrino se fazia eremita (X).

Santo Adegrin. Ver páginas 29-30 no Vol X do VIDAS DOS SANTOS.

17. Outros santos do dia 04 DE JUNHO: páginas: 09-31 – Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume X – Editora das Américas – 10 de julho de 1959 – NÃO TEM LINK

“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.

Sobre 04 de junho, ver ainda: 4 de junho – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

BIBLIOGRAFIA:

1.MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia – Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/

2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIANO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINA 449-450: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp- content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf

3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%2 0-%201.pdf

4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997

5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com

6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.

7. http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune04.html

DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)

* Senhor, nosso Deus e Pai amado, obrigado por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!

Querida Mãe Virgem Maria, socorra-nos, proteja-nos

São José, Anjos e Santos, intercedam por nós! Obrigado! Amém!

PAI AMADO DÊ-NOS, À NOSSA FAMÍLIA E A TODOS OS QUE O SENHOR JÁ CHAMOU E OS QUE ESTÃO AQUI, A GRAÇA DE ESTARMOS COM O SENHOR, A  MÃEZINHA MARIA, SÃO JOSÉ E TODAS AS SANTAS E SANTOS QUANDO O SENHOR NOS CHAMAR TAMBÉM! DÊ-NOS A SUA GRAÇA! OBRIGADO PAI AMADO! PEDIMOS POR JESUS CRISTO, SEU FILHO, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! NÓS CONFIAMOS NO SENHOR! AMÉM!

OBSERVAÇÃO:

MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE   SANTAS, SANTOS E MÁRTIRES.

ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA:

barpuri@uol.com.br

SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDEI POR NÓS! AMÉM!

“O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)

“Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio, lembrado em 10 de fevereiro)

“Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia, 14 de fevereiro). Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!

* “Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu sempre lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)

* Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”

* “Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”,
mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível.

(conforme: Saint of the Day (lngplants.com)

ou

Saint of the Day May 20 (lngplants.com)

* “…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio, lembrados em 21 de maio)

-Ver o blog:

https://vidademartiressantasesantos.blog/

MUITO OBRIGADO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.