Santas e Santos de 13 de junho

1. Me­mória de Santo An­tónio (Santo Antônio de Pádua ou de Lisboa), pres­bí­tero e doutor da Igreja, na­tural de Por­tugal, que, sendo có­nego re­gular, in­gressou na Ordem dos Me­nores re­cen­te­mente fun­dada, para se en­tregar à pro­pa­gação da fé entre os povos da África; mas foi na Itália e na França que, exer­cendo com muito fruto o mi­nis­tério da pre­gação, atraiu muita gente à ver­da­deira dou­trina. Es­creveu ser­mões im­preg­nados de dou­trina e su­a­vi­dade e, por ordem de São Fran­cisco, en­sinou te­o­logia aos seus ir­mãos, até que em Pádua partiu deste mundo ao en­contro do Se­nhor. († 1231).

Conforme o Martirológio Romano-Monástico, memória de Santo Antônio de Lisboa ou de Pádua (também na Folhinha do Coração de Jesus), franciscano português. Voltando de uma missão nas terras do Islamismo, pregou na Lombardia e depois no Limousin, onde fundou o convento de Brive, Seus sermões, ricos em citações da Escritura, valeram-lhe o título de “Doutor Evangélico”. Morreu em Pádua, no ano de 1231. (R).

Ver páginas 273-323 (NÃO TEM LINK): – Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume X – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

– Ver também “Santo António (português europeu) ou Antônio (português brasileiro) de Lisboa, também conhecido como Santo António (português europeu) ou Antônio (português brasileiro) de Pádua,Ver nota:[1] OFM (Lisboa15 de agosto de 1195? — Pádua13 de junho de 1231), de sobrenome incerto[nota 1] mas batizado como Fernando, foi um Doutor da Igreja que viveu na viragem dos séculos XII e XIII.[2]”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Santo_Ant%C3%B3nio_de_Lisboa

– Ver também “… Bento XVI dedicou sua catequese durante a audiência geral desta manhã (10 de fevereiro de 2010) a Santo Antônio de Pádua, “um dos santos mais populares da Igreja Católica”…. António de Pádua, ou de Lisboa como é conhecido, definiu a oração «como uma relação de amor, que leva o homem ao diálogo o Senhor”, e descreveu quatro “atitudes” que devem caracterizá-la: “(1) abrir com confiança o nosso coração a Deus, (2) conversar afetuosamente com Ele, (3) apresentar-lhe as nossas necessidades, (4) dar-lhe louvor e gratidão. Neste ensinamento de Santo Antônio”, explicou o Papa, “vemos um dos traços específicos da teologia franciscana; … isto é, o papel central do amor divino que entra na esfera dos afetos, da vontade, do coração, e que é a fonte de um conhecimento espiritual que ultrapassa todos os outros conhecimentos “…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune13.html

2.   Na Via Ar­de­a­tina, a sete mi­lhas de Roma, Santa Fe­lí­cula, martir. († c. s. IV)

3.   Em Ale­xan­dria, no Egipto, o Beato Aquileu, bispo, in­signe na eru­dição, na fé, na vida e virtudes. († 312)

4.   Em Ni­cósia, na ilha de Chipre, São Tri­fílio (também na Folhinha do Coração de Jesus), bispo, que de­fendeu vi­go­ro­sa­mente a ver­da­deira fé ni­cena e, como es­creve São Je­ró­nimo, foi o orador mais elo­quente do seu tempo e ad­mi­rável co­men­tador do “Cân­tico dos Cânticos”. († 370).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano do Senhor de 370, São Trifilio, bispo de Chipre. (M)

– Ver também “…A Igreja em Chipre no século IV numerou em sua hierarquia dois homens muito notáveis: St Spiridion e St Triphyllius (como seus nomes são escritos no Martirológio Romano). St Spiridion (lembrado dia 12 de dezembro), era originalmente um pastor, enquanto St Triphyllius, que se destinava à lei, recebeu uma excelente educação em Bairut, na Síria. Mudando de idéia, entretanto, ainda jovem, ele se ligou a São Spiridion, seu mais velho por muitos anos, e se tornou seu companheiro constante e discípulo devotado.

Juntos, eles participaram do Concílio de Sardica (ver “O Concílio de Sárdica foi um de uma série de concílios regionais (ou sínodos) reunidos para ajustar a doutrina e resolver as dificuldades da controvérsia ariana, realizado provavelmente em 343. Os imperadores romanos Constante I e Constâncio II chamaram este concílio[1]. Outro concílio foi realizado em 347…: https://pt.wikipedia.org/wiki/Conc%C3%ADlio_de_S%C3%A1rdica”:) em 347, onde foram zelosos oponentes da heresia ariana… São Jerônimo o descreve como “o mais eloquente de sua época e o mais célebre durante o reinado do rei Constâncio”. Em outro lugar, ele escreve sobre “Triphyllius, o cretense, que preencheu seus livros com as doutrinas e máximas dos filósofos que você não sabia quais admirar mais – sua erudição secular ou seu conhecimento das Escrituras”…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune13.html

5.   Nos Abruzos, re­gião da Itália, São Ceteu ou Pe­re­grino (também na Folhinha do Coração de Jesus), bispo de Ami­terno, que, no tempo em que os Lom­bardos in­va­diram a re­gião, acu­sado fal­sa­mente de su­blevar a ci­dade, foi por eles con­de­nado à morte e afo­gado no rio. († c. 600).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, na Itália, no séc. VI, São Peregrino, que sofreu perseguições por ter proclamado sua fidelidade a Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem. (M)

6.   Em Ale­xan­dria, no Egipto, Santo Eu­lógio, bispo, cé­lebre pela sua dou­trina, a quem o papa São Gre­gório Magno es­creveu vá­rias cartas, es­cre­vendo sobre ele: «Não está longe de mim quem está unido a mim». († c. 607)

7*.   Em Li­moges, na Aqui­tânia, ac­tu­al­mente na França, São Sal­módio, eremita. († s. VII)

8*.   No ter­ri­tório de Lião, na Gália, também na ac­tual França, São Ram­berto, mártir, que, sendo de ilustre fa­mília e do­tado de no­bres vir­tudes, foi tão odiado por Ebroíno, chefe do pa­lácio real, que este o en­viou para o des­terro e fi­nal­mente o mandou matar com um golpe de lança. († 680).

– Ver páginas 324-325 (NÃO TEM LINK): – Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume X – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

9*.   No vale de Lar­boust, nos montes Pi­re­neus, também na ho­di­erna França, Santo Aven­tino, ere­mita e mártir, que, se­gundo a tra­dição, foi morto pelos Mouros. († s. VIII)

10.   Em Cór­dova, na An­da­luzia, re­gião da Es­panha, São Fân­dila (ou Fandilho), pres­bí­tero e monge, que, du­rante a per­se­guição dos Mouros, no tempo do rei Mo­amed I, foi de­ca­pi­tado em ódio à fé cristã. († 853).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Córdova, na Espanha, no ano da graça de 852, São Fandilho, sacerdote e monge, testemunha da divindade de Cristo em face ao Islamismo. (M)

11*.   No mos­teiro de Cla­raval, na Bor­gonha, re­gião da França, o Beato Ge­rardo (ou Geraldo), monge, irmão de São Ber­nardo, que, apesar da es­cassa cul­tura, tinha uma grande in­te­li­gência e dis­cer­ni­mento espiritual. († 1138)

12.   Em Hué, no Anam, hoje no Vi­etnam, os santos Agos­tinho Phan Viet Huy e Ni­colau Bui Viet Thê, már­tires, que, de­pois de terem pi­sado a cruz, cons­tran­gidos pelo terror, quando re­cu­pe­raram a cons­ci­ência, de­se­josos de ex­piar a sua culpa, pe­diram ime­di­a­ta­mente ao im­pe­rador Minh Mang que fossem no­va­mente jul­gados como cris­tãos e, por isso, es­quar­te­jados vivos num barco, al­can­çaram as ale­grias celestes. († 1839)

13*.   Em Nau­mowicze, ci­dade pró­xima de Grodno, na Po­lónia, a Beata Maria Ana Biernacka, mãe de fa­mília e mártir, que, no re­gime de ocu­pação mi­litar da sua pá­tria, du­rante a guerra, se ofe­receu aos sol­dados para subs­ti­tuir sua nora que es­tava grá­vida e, ime­di­a­ta­mente fu­zi­lada, re­cebeu a palma glo­riosa do martírio. († 1943)

14. No Martirológio Romano-Monástico, em Biblos, na Fenícia, Santa Aquilina (também na Folhinha do Coração de Jesus), que consagrou sua virgindade por meio de um glorioso martírio (M).

– Ver “… Os cristãos orientais dos primeiros tempos tinham uma grande veneração por Santa Aquilina, e seu nome aparece em quase todos os seus martirológios… Ela era nativa de Byblus, na Fenícia, filha de pais cristãos, e foi batizada pelo bispo local Euthalius. Aos doze anos, durante a perseguição a Diocleciano, foi presa e apresentada ao magistrado Volusian. Ela confessou sua fé com ousadia e, quando as lisonjas e ameaças não conseguiram abalar sua constância, foi esbofeteada, açoitada e decapitada…

Seus chamados atos, escritos em grego séculos após sua morte, são pouco confiáveis, embora possam conter um substrato de verdade. Segundo eles, agulhas em brasa foram enfiadas em seus ouvidos, de modo que ela desmaiou e foi considerada morta…

Santa Aquilina tinha doze anos quando sofreu pelo Senhor; ela suportou sua Paixão e foi coroada com uma coroa de martírio no ano 293.”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune13.html

15. Outros santos do dia 13 DE JUNHO: páginas: 273-327 – Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume X – Editora das Américas – 10 de julho de 1959 – NÃO TEM LINK

“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.

Sobre 13 de junho, ver ainda: 13 de junho – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

BIBLIOGRAFIA:

1.MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia – Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/

2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIA NO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINA 468-470: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp- content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf

3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%2 0-%201.pdf

4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997

5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com

6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.

7. http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune13.html

DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)

* Senhor, nosso Deus e Pai amado, obrigado por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!

Querida Mãe Virgem Maria, socorra-nos, proteja-nos

São José, Anjos e Santos, intercedam por nós! Obrigado! Amém!

PAI AMADO DÊ-NOS, À NOSSA FAMÍLIA E A TODOS OS QUE O SENHOR JÁ CHAMOU E OS QUE ESTÃO AQUI, A GRAÇA DE ESTARMOS COM O SENHOR, A  MÃEZINHA MARIA, SÃO JOSÉ E TODAS AS SANTAS E SANTOS QUANDO O SENHOR NOS CHAMAR TAMBÉM! DÊ-NOS A SUA GRAÇA! OBRIGADO PAI AMADO! PEDIMOS POR JESUS CRISTO, SEU FILHO, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! NÓS CONFIAMOS NO SENHOR! AMÉM!

OBSERVAÇÃO:

MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE   SANTAS, SANTOS E MÁRTIRES.

ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA:

barpuri@uol.com.br

SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDEI POR NÓS! AMÉM!

“O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)

“Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio, lembrado em 10 de fevereiro)

“Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia, 14 de fevereiro). Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!

* “Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu sempre lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)

* Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”

* “Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”,
mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível.

(conforme: Saint of the Day (lngplants.com)

ou

Saint of the Day May 20 (lngplants.com)

* “…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio, lembrados em 21 de maio)

-Ver o blog:

https://vidademartiressantasesantos.blog/

MUITO OBRIGADO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.