Santas e Santos de 21 de junho

1. Me­mória de São Luís Gonzaga (também na Folhinha do Coração de Jesus), re­li­gioso, que, nas­cido de fa­mília de prín­cipes e no­bi­lís­simo pela ino­cência de vida, ab­dicou em favor do seu irmão o di­reito ao prin­ci­pado e in­gressou na Com­pa­nhia de Jesus. Pela as­sis­tência ge­ne­rosa aos con­taminados da peste, con­traiu a en­fer­mi­dade que o levou à morte ainda em plena juventude. († 1591).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Roma, em 1591, o nascimento no céu de São Luís Gonzaga. Renunciando ao trono de Mântua e à carreira militar, entrou para a Companhia de Jesus, onde sua inocência e seu enérgico caráter se expandiram em uma grave, porém delicada caridade. Morreu aos vinte e três anos, cuidando heroicamente de um doente de peste. São Luís Gonzaga é o padroeiro celeste da juventude cristã. (M).

Ver páginas 83-85 (NÃO TEM LINK): Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

– Ver também “Luís de Gonzaga S.J. (Castiglione delle Stiviere9 de março de 1568 — Roma21 de junho de 1591) foi um religioso italiano e santo da Igreja Católica.”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_de_Gonzaga

2*.   Em Ghé, na Bre­tanha Menor, ac­tu­al­mente na França, São Me­venno ou Mévio, abade, que, tendo nas­cido no País de Gales, se re­co­lheu numa flo­resta da Bre­tanha, onde fundou um mosteiro. († s. VI).

São Meven, abade. Ver página 91 (NÃO TEM LINK): Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

– Ver ‘St. Maine Fundador de Saint-Meon na Bretanha, França; um discípulo de St. Samson Maine, também está listado como Meen, Mevenus, Mavenus ou Mewan, era galês ou córnico…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune21.html

3.   No ter­ri­tório de Evreux, na Nêus­tria, também na ac­tual França, São Leu­fredo (Leutfrido), abade, que fundou o mos­teiro de La Croix-Saint-Ouen, ao qual pre­sidiu du­rante cerca de qua­renta e oito anos. († 738).

Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano do Senhor de 738, São Leofredo. Amigo e confidente de Santo Ansberto, antigo monge de Fontenelle, e por esta época bispo de Ruão, fundou às margens do rio Eure um mosteiro que mais tarde viria a chamar-se “La Croix-Saint-Leufroy” (M).

– Ver página 92 (NÃO TEM LINK): Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

4*.   Em Bourges, na Aqui­tânia, hoje também na França, São Ro­dolfo, bispo, que, pela sua grande so­li­ci­tude pela vida sa­cer­dotal, compôs, em co­la­bo­ração com os pres­bí­teros da sua Igreja, uma co­lec­tânea de ca­pí­tulos dos Santos Pa­dres e sen­tenças de câ­nones para uso pastoral. († 866)

– Ver “…  Raul, Rodulfo ou Rodolfo, pertencia a uma família de alta nobreza da Monarquia Franca. O pai, chamado também Raul, era conde de Cahors e tinha o título de abade leigo de Tulle… Raul ocupou-se também dos religiosos e das religiosas. Veio a morrer a 21 de Junho de 866. A diocese de Bourges celebra ainda a sua memória neste dia.”: http://fraternidadesaogilberto.blogspot.com/2012/06/sao-raul-bispo.html

São Raul, Bispo e Confessor. Ver página 86 (NÃO TEM LINK): Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

5*.   Em Hu­esca, ci­dade de Aragão, re­gião da Es­panha, São Rai­mundo, que era có­nego re­gular quando foi no­meado bispo de Roda e de Bar­bastro e, porque não quis vencer os ini­migos do nome cristão pela força das armas, foi três vezes ex­pulso da sua sede. († 1126).

– Ver “São Raimundo de Barbastro, Bispo e Confessor” páginas 87-88 (NÃO TEM LINK): Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

6*.   Em Or­vieto, na Tos­cana, re­gião da Itália, o Beato Tomás Cor­síni, re­li­gioso da Ordem dos Servos de Maria. (1343)

7.   Em Lon­dres, na In­gla­terra, São João Rigby, márt ir, que, de­tido e con­de­nado à morte por se ter re­con­ci­liado com a Igreja ca­tó­lica no rei­nado de Isabel I, foi sus­penso da forca em Southwark e es­quar­te­jado ainda vivo. († 1600).

– Ver página 89 (NÃO TEM LINK): Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

– Ver “… Ele nasceu perto de Wigan, Inglaterra, e reconciliou-se com a Igreja. Admitindo que era católico, foi preso e colocado na prisão de Newgate. Ele foi enforcado, desenhado e esquartejado em Southwark em 21 de junho. John é um dos Quarenta Mártires da Inglaterra e País de Gales e foi canonizado em 1970 pelo Papa Paulo VI.
John Rigby M
(RM) Nasceu em Harrock Hall perto de Wigan, Lancashire, Inglaterra, c. 1570; morreu em 21 de junho de 1600; beatificado em 1929; canonizado pelo Papa Paulo VI em 1970 como um dos Quarenta Mártires da Inglaterra e Gales.”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune21.html

8*.   Num barco-prisão an­co­rado ao largo de Ro­che­fort, na França, o Beato Tiago Mo­relle Dupas, pres­bí­tero e mártir, que, sempre se­vero con­sigo e amável com os ou­tros, du­rante a Re­vo­lução Fran­cesa foi con­de­nado à prisão por exercer o mi­nis­tério pa­ro­quial no ter­ri­tório de Poi­tiers e morreu de fome e inanição. († 1794)

9♦.   Em Olot, na Ca­ta­lunha, re­gião da Es­panha, a Beata Li­be­rata Fer­ra­rons i Vives, virgem da Ordem Ter­ceira Carmelita. († 1842)

10.   Em Za­po­tla­nejo, lo­ca­li­dade do Mé­xico, São José Isabel Flores, pres­bí­tero e mártir no tempo da grande perseguição. († 1927)

11. Santa Demétria, na Folhinha do Coração de Jesus.

– Ver “… 363. Santa Demetria, irmã de Santa Bibiana, filha dos Santos. Flaviano e DafrosaDemetria VM (RM) Santa Demetria é irmã de Santa Bibiana, que caiu morta quando foram presas. Segundo a lenda, seu pai, o ex-prefeito, Flavian, foi banido e morto. Posteriormente, sua esposa, Santa Dafrosa, foi decapitada deixando suas filhas órfãs, que foram despojadas e depois martirizadas (Beneditinos, Delaney) .”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune21.html

12. Santo Albano, na Folhinha do Coração de Jesus. No Martirológio Romano, 22 de junho.

– Ver “Também chamado de Albinus em algumas listas. Ele é tradicionalmente conhecido como um padre grego ou albanês que foi com Santo Ursus à cidade de Milão, na Itália. Eles haviam deixado a ilha de Naxos, na Grécia, para escapar dos arianos que controlavam a Igreja naquela área. Santo Ambrósio deu as boas-vindas a Albano e Ursus, enviando-os à França e Alemanha para converter as tribos pagãs de lá. Ursus foi morto no caminho, mas Alban se estabeleceu em Mainz. Lá ele se tornou famoso como pregador, atacando as falsas doutrinas dos arianos. Acredita-se que ele tenha sido morto pelos vândalos, que atacaram a região. Alban foi decapitado em Hanum após ser morto.
Alban (Albinus) de Mainz M (RM) Quando o padre grego Santo Alban foi banido de Naxos pelos arianos, ele pregou o Evangelho na Alemanha. Novamente ele foi atacado pelos arianos e foi martirizado em Mainz, Alemanha…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune21.html

– Ver 22 de junho: Em Ve­rulam, na Bre­tanha, ter­ri­tório da ac­tual In­gla­terra, Santo Al­bano, mártir, que, se­gundo a tra­dição, ainda não bap­ti­zado se en­tregou em lugar de um clé­rigo que tinha re­co­lhido em sua casa e do qual re­ce­bera os en­si­na­mentos da fé cristã, tro­cando com ele as vestes. Por isso, foi fla­ge­laLdo, atroz­mente ator­men­tado e fi­nal­mente decapitado. († c. 287).

Conforme o Martirológio Romano-Monástico (de 22 de junho), no tempo do imperador Diocleciano, Santo Albano, primeiro mártir da Grã-Bretanha. Ele havia salvo um padre cristão, que depois o converteu à fé. Um célebre mosteiro beneditino foi fundado sobre seu túmulo. (M).

Lembrado dia 21 de junho na Folhinha do Coração de Jesus. Ver páginas 101-102 (NÃO TEM LINK): Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

– Ver “Santo Albano é um santo, primeiro mártir da Grã-Bretanha. Faleceu em Verulâmio, sítio da atual São Albano, e sua festa é celebrada em 17 e 22 de junho.”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Albano_de_Verul%C3%A2mio

13. São Paládio, Bispo e Confessor. Ver página 90 (NÃO TEM LINK): Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

– Ver “São Paládio de Embrun ( francês : Pallade, pelade , catalã : Patllari, Pal·ladi ) (. D ca. 541 dC) foi um século 6- Bishop de Embrun. Nascido em uma família cristã, ele estudou com Catulin, bispo de Embrun , que participou do Concílio de Epaona em 517. Quando o arianos e Sigismund da Borgonha oposição do conselho, Catulin foi exilado para Vienne . Paládio acompanhou lá, e aproveitou a oportunidade para estudar exaustivamente a Escritura. Paládio foi ordenado sacerdote e, segundo a lenda, ganhou o dom da profecia. Ele disse ter previsto a queda e a morte de Sigismundo. Catulin morreu por volta de 518, e Paládio viria a ser eleito bispo de Embrun. Durante seu episcopado ele construiu inúmeras igrejas, em Chorges, Sauze, e Rama, bem como santuários dedicados a São Martinho de Tours, e Santos Vincent, Orontius, e Victor, bem como a Genesius de Arles. Uma fonte afirma que Palladius “possuía uma eficácia excepcional na obtenção de tudo o que ele pediu a Deus para.” Muitos milagres foram atribuídos a ele, e, além do dom da profecia, ele teve uma “familiaridade mística com os anjos … [e] derrotou as maquinações do diabo simplesmente fazendo o sinal da cruz.” Paládio de Embrun – https://pt.xcv.wiki/wiki/Palladius_of_Embrun”: https://pt.xcv.wiki/wiki/Palladius_of_Embrun

14. Outros santos do dia 21 DE JUNHO: páginas: 71-93 (NÃO TEM LINK):  Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959

“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.

Sobre 21 de junho, ver ainda: 21 de junho – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

BIBLIOGRAFIA:

1.MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia – Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/

2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIA NO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINA 483-485: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp- content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf

3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%2 0-%201.pdf

4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997

5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com

6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.

7. http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune21.html

DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)

* Senhor, nosso Deus e Pai amado, obrigado por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!

Querida Mãe Virgem Maria, socorra-nos, proteja-nos

São José, Anjos e Santos, intercedam por nós! Obrigado! Amém!

PAI AMADO DÊ-NOS, À NOSSA FAMÍLIA E A TODOS OS QUE O SENHOR JÁ CHAMOU E OS QUE ESTÃO AQUI, A GRAÇA DE ESTARMOS COM O SENHOR, A  MÃEZINHA MARIA, SÃO JOSÉ E TODAS AS SANTAS E SANTOS QUANDO O SENHOR NOS CHAMAR TAMBÉM! DÊ-NOS A SUA GRAÇA! OBRIGADO PAI AMADO! PEDIMOS POR JESUS CRISTO, SEU FILHO, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! NÓS CONFIAMOS NO SENHOR! AMÉM!

OBSERVAÇÃO:

MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE   SANTAS, SANTOS E MÁRTIRES.

ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA:

barpuri@uol.com.br

SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!

“O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)

“Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio, lembrado em 10 de fevereiro)

“Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia, 14 de fevereiro). Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!

* “Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu sempre lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)

* Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”

* “Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”,
mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível.

(conforme: Saint of the Day (lngplants.com)

ou

Saint of the Day May 20 (lngplants.com)

* “…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio, lembrados em 21 de maio)

-Ver o blog:

https://vidademartiressantasesantos.blog/

MUITO OBRIGADO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.