Santas e Santos de 28 de junho

1. Me­mória de Santo Irineu (também na Folhinha do Coração de Jesus), bispo, que, como es­creve São Je­ró­nimo, foi desde a in­fância dis­cí­pulo de São Po­li­carpo de Es­mirna e guardou fi­el­mente a me­mória dos tempos apos­tó­licos. Era pres­bí­tero de Lião quando su­cedeu ao bispo São Po­tino e, se­gundo a tra­dição, re­cebeu como ele a coroa do mar­tírio. Es­creveu muito sobre a tra­dição apos­tó­lica e compôs li­vros ex­ce­lentes contra os he­reges para de­fender a fé católica. († c. 202).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, memória de Santo Irineu. Ele mesmo conta que foi discipulo de São Policarpo de Esmirma, que, por sua vez, conhecera o Apóstolo São João. sucedendo a São Potino na Sé episcopal de Lião, defendeu a autoridade da predicação evangélica contra as heresias gnósticas, coroando com o martírio sua obra de Doutor da Igreja. (R).

Ver páginas 245-253 (NÃO TEM LINK): Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

– Ver “Ireneu ou Irineu de Lyon ou Lião, em grego Εἰρηναῖος [pacífico] transliterado [Eirenaios], em latim Irenaeus, (ca. 130 – 202) foi um bispo gregoteólogo e escritor que nasceu, segundo se crê, na província romana da Ásia Menor Proconsular – a parte mais ocidental da actual Turquia – provavelmente Esmirna…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ireneu_de_Lyon

2.   Em Ale­xan­dria, no Egipto, os santos már­tires Plu­tarco, Se­reno, He­rá­clides ca­te­cú­meno, Herão neó­fito, outro Se­reno, He­raides (Heraís) ca­te­cú­mena, Po­ta­miena (Potamiana) e Mar­cela sua mãe, que foram todos dis­cí­pulos de Orí­genes e, no tempo do im­pe­rador Sep­tímio Se­vero deram tes­te­munho de Cristo, uns tres­pas­sados pela es­pada, ou­tros lan­çados ao fogo. Entre eles brilha es­pe­ci­al­mente Po­ta­miena, virgem, que teve de travar inú­meros com­bates pela sua vir­gin­dade, so­freu tor­mentos inau­ditos pela fé e, por fim, foi con­su­mida pelo fogo com sua mãe. († c. 202).

Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Alexandria, no começo do séc. III, a paixão de um grupo de Sete Cristãos que pertenciam à escola de Orígenes. (M).

Ver páginas 257-258 (NÃO TEM LINK): Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

3.   Em Roma, São Paulo I, papa, que, mo­vido pelos seus sen­ti­mentos de bon­dade e grande mi­se­ri­córdia, vi­si­tava de noite em si­lêncio as celas dos en­fermos e lhes pres­tava au­xílio. De­fensor da fé or­to­doxa, es­creveu aos im­pe­ra­dores Cons­tan­tino V e Leão IV para que se res­ta­be­le­cesse a an­tiga ve­ne­ração às sa­gradas ima­gens. https://pt.wikipedia.org/wiki/Papa_Paulo_I († 767).

– Ver páginas 254-255 (NÃO TEM LINK): Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

– Ver “São Paulo I foi Papa entre 29 de maio de 757 a 28 de junho de 767 e irmão do Papa Estêvão II. Outro caso encontraremos entre os irmãos Bento VIII e João XIX…”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Papa_Paulo_I

4.   Em Cór­dova, na An­da­luzia, re­gião da Es­panha, Santo Ar­gi­miro (também na Folhinha do Coração de Jesus, Santo Argemiro), mártir, que, sendo monge já de avan­çada idade, na per­se­guição dos Mouros, du­rante o rei­nado de Mo­amed II, foi in­ti­mado pelo juiz a negar a Cristo e, per­ma­ne­cendo fir­me­mente na con­fissão da fé, foi tor­tu­rado no ca­va­lete e por fim pas­sado ao fio da espada. († 856).

Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em Córdova, na Andaluzia, no ano da graça de 856, a morte sangrenta de Santo Argemiro. Após vários anos a serviço do rei mouro passou ao serviço de Cristo. (M).

Ver página 256 (NÃO TEM LINK): Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

5*.   Em Ha­sungen, no ter­ri­tório de Hesse, na ac­tual Ale­manha, Santo Hei­me­rado (Eimerado), pres­bí­tero e ere­mita, que, ex­pulso do mos­teiro e ex­posto ao des­prezo e zom­baria de muitos, viveu como pe­re­grino ao longe e ao largo por Cristo. († 1019).

– Ver Santo Heimrad, confessor. Ver página 261 (NÃO TEM LINK): Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

6.   Em Lon­dres, na In­gla­terra, São João Southworth, pres­bí­tero e mártir, que, por exercer o sa­cer­dócio na In­gla­terra, so­freu vá­rias vezes a prisão e o exílio; fi­nal­mente, con­de­nado à morte no tempo de Oliver Cromwell, olhando para a forca pre­pa­rada na praça de Ty­burn, ex­clamou que o pa­tí­bulo era para ele como a cruz de Cristo. († 1654).

– Ver páginas 262-263 (NÃO TEM LINK): Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

– Ver “…1654 Saint John Southworth tornou-se padre em 1619 em Douai Um dos Quarenta Mártires da Inglaterra e relíquias de Gales estão na Catedral de Westminster em Londres,descobertas lá em 1927. O Papa Paulo VI o canonizou em 1970.
BD JOHN SOUTHWORTH, MARTYR 1654. O interesse em Bd John Southworth foi acelerado pela descoberta de seus restos mortais em Douai em 1927, e por sua consagração na capela de São Jorge e os Mártires Ingleses na catedral de Westminster…”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune28.html

7.   Em Ló­vere, na Lom­bardia, re­gião da Itália, Santa Vi­centa Ge­rosa (Santa Viência, na Folhinha do Coração de Jesus), virgem, que, jun­ta­mente com Santa Bar­to­lo­meia Ca­pi­tânio fundou o Ins­ti­tuto das Irmãs da Caridade. († 1847)

Bem-Aventurada Vicenta Gerosa, (Maria Catarina Francisca Gerosa) virgem. Ver “Pio XI declarou-a bem-aventurada a 7 de maio de 1933”, páginas 27-28 no Vol X do VIDAS DOS SANTOS (de 04 de junho).

– Ver também “Virgem da Ordem Terceira de São Francisco (1784-1847), fundadora das Irmãs da Menina Maria, canonizada por Pio XII em 18 de maio de 1950… ”: https://franciscanos.org.br/carisma/calendario/santa-vicenta-gerosa#gsc.tab=0

– Ver “”:  Santa Vicenta Gerosa – Carisma – Franciscanos Carisma – Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil – OFM

– Ver ainda “… Ela se voltava continuamente para a lembrança dos sofrimentos de nosso Senhor na cruz em busca de força e orientação. Por isso ela costumava dizer: “Quem não aprendeu nada sabe o que significa o crucifixo, e quem conhece o seu crucifixo nada mais tem a aprender”. Depois de uma longa doença suportada com muita paciência, Madre Vincentia morreu em 29 de junho de 1847. Ela foi canonizada em 1950.”:   http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune28.html

8.   Em Wan­glajia, lo­ca­li­dade pró­xima de Dong­guang­xian, no Hebei, pro­víncia da China, as santas mártires Lúcia Wang Cheng, Maria Fan Kun, Maria Qi Yu e Maria Zheng Xu, que, tendo sido edu­cadas num or­fa­nato, du­rante a per­se­guição dos se­quazes «Yihe­tuan» se di­ri­giram para a morte por de­ca­pi­tação, de mãos dadas e fe­lizes como quem vai para as bodas. († 1900)

9.   Em Ji­eshuiwang, junto da ci­dade de Shen­xian, na mesma pro­víncia da China, Santa Maria Du Zhaozhi, mártir e mãe dum sa­cer­dote, que, de­sis­tindo da fuga, re­gressou por não querer trair a fé de Cristo e su­jeitou a ca­beça se­re­na­mente ao ma­chado dos inimigos. († 1900)

10*.   Em Drohobych, na Ucrânia, os be­atos Se­ve­riano Ba­ranik e Jo­a­quim Senkivskyj, pres­bí­teros da Ordem de São Jo­safat e már­tires, que, em tempo de per­se­guição contra a fé, através do mar­tírio se tor­naram par­ti­ci­pantes da vi­tória de Cristo. († 1941)

11♦. Em Roma, a Beata Maria Pia Mastena (Te­resa Maria), virgem, fun­da­dora do Ins­ti­tuto das Irmãs da Santa Face. († 1951)

12. Santa Teodechilda, virgem. Ver páginas 259-260 (NÃO TEM LINK): Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

13. Bem-Aventurado Zenão, Nicolau, Ivan e Basílio (também na Folhinha do Coração de Jesus). 28/06: Bvs. ZĘNÃO, NICOLAU, IVAN E BASÍLIO. Todos estes padres redentoristas ucranianos se destacam pelo seu testemunho de fé e resistência ao regime comunista. Zenão nasceu em 1903 e foi ordenado em 1932. Seu zelo pastoral despertou a ira dos comunistas. Aprisionado em 1941, foi assassinado no mesmo ano, provavelmente crucificado na parede da prisão. Nicolau foi ordenado em 1910. Em 1932 foi nomeado bispo. Preso em 1945, libertado em 1956, morreu em 1959, em consequência das torturas. Ivan nasceu em 1889. Ordenado em 1923, foi preso em 1950. Morreu na sexta-feira santa de 1952, após ser duramente torturado. Basilio, nascido em 1903, foi feito prisioneiro dos russos em 1945. Resistiu a 10 duros anos de prisão. Em 1959 foi nomeado pelo papa “bispo da Igreja do Silêncio”. Morreu em 1973. Frei Sandro Roberto da Costa, OFM (Conforme a Folhinha do Coração de Jesus de 27/06/2010) – Petrópolis/RJ”

14 Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no mesmo dia, durante a perseguição de Diocleciano, São Pápias ou Pápio, torturado por causa de Cristo (M).

15. Conforme o Martirológio Romano-Monástico,  no ano do Senhor de 1528, o Bem-Aventurado Paulo Giustiniani. Em plena Renascença italiana, este humanista veneziano, tornando-se monge no deserto de Camaldoli, esforçou-se para reavivar a chama de sua Ordem, fundando a “Companhia dos eremitas de S. Romualdo”, ou “Congregação do Monte Corona”. Na solidão com Deus, elaborou uma doutrina equilibrada do ideal eremítico (X).

16. Outros santos do dia 28 DE JUNHO: páginas: 245-264 (NÃO TEM LINK):  Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959

“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.

Sobre 28 de junho, ver ainda: 28 de junho – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

BIBLIOGRAFIA:

1.MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia – Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/

2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIA NO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINA 498-500: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-

3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%2 0-%201.pdf

4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997

5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com

6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.

7. http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune28.html

DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)

* Senhor, nosso Deus e Pai amado, obrigado por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!

Querida Mãe Virgem Maria, socorra-nos, proteja-nos

São José, Anjos e Santos, intercedam por nós! Obrigado! Amém!

PAI AMADO DÊ-NOS, À NOSSA FAMÍLIA E A TODOS OS QUE O SENHOR JÁ CHAMOU E OS QUE ESTÃO AQUI, A GRAÇA DE ESTARMOS COM O SENHOR, A  MÃEZINHA MARIA, SÃO JOSÉ E TODAS AS SANTAS E SANTOS QUANDO O SENHOR NOS CHAMAR TAMBÉM! DÊ-NOS A SUA GRAÇA! OBRIGADO PAI AMADO! PEDIMOS POR JESUS CRISTO, SEU FILHO, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! NÓS CONFIAMOS NO SENHOR! AMÉM!

OBSERVAÇÃO:

MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE   SANTAS, SANTOS E MÁRTIRES.

ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA:

barpuri@uol.com.br

SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!

“O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)

Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio, lembrado em 10 de fevereiro)

“Ó meu Deus,

“sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia, 14 de fevereiro). Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!

* “Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu sempre lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)

* Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”

* “Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”,
mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível.

(conforme: Saint of the Day (lngplants.com)

ou

Saint of the Day May 20 (lngplants.com)

* “…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio, lembrados em 21 de maio)

* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO: Meios de se preparar para uma boa morte …: Na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado...”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html

Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém!

PAI, ABRACE-NOS! JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO! DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS UNA! MÃEZINHA MARIA, VELE POR NÓS! EM NOME DE JESUS, PAI! AMÉM!

-Ver o blog

https://vidademartiressantasesantos.blog/

MUITO OBRIGADO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.