Santas e Santos de 27 de junho

27 DE JUNHO: NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO (também na Folhinha do Coração de Jesus de 27 de junho).

VER TAMBÉM DIA 30 DE JULHO

Ver páginas 235-236 (NÃO TEM LINK): Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

– Ver também “… Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um título conferido a Maria, mãe de Jesus, representada em um ícone de estilo bizantino[1][2][3][4]. Na Igreja Ortodoxa é conhecida como Mãe de Deus da Paixão, ou ainda, a Virgem da Paixão… Festa litúrgica: 27 de junho”:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_do_Perp%C3%A9tuo_Socorro

– “No último dia 27 de junho comemoramos o dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro…”: https://www.nossasagradafamilia.com.br/conteudo/conheca-a-historia-da-nossa-senhora-do-perpetuo-socorro.html

– Ver 27 de junho: NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO: https://santo.cancaonova.com/santo/nossa-senhora-do-perpetuo-socorro-auxilio-dos-cristaos/

– Pesquisa sobre NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO:https://www.google.com/search?q=nossa+senhora+do+perp%C3%A9tuo+socorro&oq=Nossa+Senhora+do+Perp&aqs=chrome.0.0j69i57j0l4.11471j0j8&sourceid=chrome&ie=UTF-8

– Ver: “João Paulo II. Homilia nas vésperas e coroação da imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em WadowicePolônia, 16 de Junho de 1999… Sob a tua protecção, Maria, procuramos refúgio. À tua protecção confiamos a história desta cidade, da Igreja de Cracóvia e de toda a Pátria. Ao teu amor materno confiamos o destino de cada um de nós, das nossas famílias e da sociedade inteira. Não desprezes a súplica de nós que estamos na provação e livra-nos sempre de todo o perigo. Maria, pede para nós a graça da fé, da esperança e da caridade, a fim de que, sob o teu exemplo e a tua guia, levemos ao novo milénio o testemunho do amor do Pai, da morte redentora e da ressurreição do Filho e da acção santificadora do Espírito Santo. Permanece sempre connosco! Virgem gloriosa e bendita, Nossa Senhora, nossa Advogada, nossa Medianeira, nossa Consoladora, nossa Mãe! Amém.”: http://www.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/homilies/1999/documents/hf_jp-ii_hom_19990616_wadowice.html

– “Devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Depois desta missão recebida do papa, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro passou a ser oficialmente a Padroeira dos Redentoristas. Sua festa é comemoradaem 27 de junho. Após a restauração da imagem, ela foi devolvida à Igreja de Santo Afonso. Lá passou a ser venerada pelo povo. O quadro, atualmente, em se tratando de ícone bizantino, é o mais venerado em todo o mundo.

Oração a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Ó mãe do Perpétuo Socorro, nós vos suplicamos, com toda a força de nosso coração, amparar a cada um de nós em vosso colo materno, nos momentos de insegurança e sofrimento. Que o vosso olhar esteja sempre atento para não nos deixar cair em tentação. Que em vosso silêncio aprendamos a aquietar nosso coração e fazer a vontade do Pai. Intercedei junto ao Pai pela paz no mundo e em nossas famílias. Abençoai todos os vossos filhos e filhas enfermos. Iluminai nossos governantes e representantes, para que sejam sempre servidores do povo de Deus. Concedei-nos ainda muitas e santas vocações religiosas, sacerdotais e missionárias, para a maior difusão do reino de filho Jesus Cristo. Enfim derramai nos corações de vossos filhos e filhas a Vossa Benção de amor e misericórdia. Sede sempre o nosso Perpétuo Socorro na vida e principalmente na hora da nossa morte. Amém.” https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-nossa-senhora-perpetuo-socorro/49/102/

1. São Ci­rilo (também na Folhinha do Coração de Jesus) bispo e doutor da Igreja, que, eleito para a sede de Ale­xan­dria, no Egipto, dis­sertou com sin­gular em­penho em favor da in­te­gri­dade da fé ca­tó­lica no Con­cílio de Éfeso sobre o dogma da única pessoa em Cristo e a ma­ter­ni­dade di­vina da Virgem Maria. († 444).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano da graça de 444, o nascimento no céu de São Cirilo, patriarca de Alexandria e Doutor da Igreja. Pela autoridade de sua doutrina, conseguiu fazer triunfar a verdade católica no Concílio Ecumênico de Éfeso, que em 431 condenou a heresia de Nestório, patriarca de Constantinopla, e proclamou a Bem-Aventurada Virgem Maria “Mãe de Deus”, ou “Theotókos”. (M).

– Ver páginas 225-229: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%20-%202.pdf

– Ver “Cirilo de Alexandria (c.375 ou 378 – 444) foi Patriarca de Alexandria quando a cidade estava no auge de sua influência e poder no Império Romano. Um dos Padres gregos, Cirilo escreveu extensivamente e foi protagonista nas controvérsias cristológicas do final do século IV e do século V. Foi uma figura central no Primeiro Concílio de Éfeso, em 431, que levou à deposição do patriarca Nestório de Constantinopla. Ele é listado entre os Pais e os Doutores da Igreja, e, por sua reputação no mundo cristão, é conhecido como “Pilar da Fé” e “Selo de Todos os Pais”. Entretanto, os bispos nestorianos no Segundo Concílio de Éfeso o declararam herético, rotulando-o como um “monstro, nascido e criado para a destruição da Igreja“.[2]”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cirilo_de_Alexandria

2.   Em Car­tago, na ho­di­erna Tu­nísia, Santa Gu­dena, mártir, que, por ordem do procônsul Ru­fino, tor­tu­rada quatro vezes com o su­plício do ca­va­lete e com a di­la­ce­ração das unhas, foi também ator­men­tada muito tempo na esquá­lida as­pe­reza do cár­cere e fi­nal­mente morta ao fio da espada. († 203)

3.   Em Cór­dova, na His­pânia Bé­tica, São Zoelo (Zóilo), mártir. († 303)

– Ver pág. 244: São Zoel e outros 19 Santos Mártires: (NÃO TEM LINK): Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

4.   Em Cons­tan­ti­nopla, hoje Is­tambul, na Tur­quia, São Sansão, que foi re­fúgio dos po­bres e, se­gundo a tra­dição, cons­truiu um hos­pital por su­gestão do im­pe­rador Jus­ti­niano, que ele tinha cu­rado de uma enfermidade. († 560).

Conforme o Martirológio Romano-Monástico, em 960, São Sansão: Romano, estudou em Constantinopla, onde recebeu o sacerdócio. Após ter obtido a cura do imperador Justiniano, usou a recompensa obtida na construção de um hospital, onde ele mesmo tratava os doentes. (M).  

– Ver páginas 239-240 (NÃO TEM LINK): Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

5.   Em Chinon, na Gália Tu­ro­nense, ter­ri­tório da ac­tual França, São João, pres­bí­tero, na­tural da Bre­tanha, que, ocul­tando-se aos olhares dos ho­mens por amor de Deus, viveu numa pe­quena cela-ora­tório junto da igreja do lugar. († s. VI).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no séc. IV o retorno para Deus de São João, eremita de origem bretã, que viveu perto da Igreja de Chinon (M).

– Ver páginas 237-238 (NÃO TEM LINK): Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

6*.   Em Milão, na Lom­bardia, re­gião da Itália, Santo Ari­aldo, diá­cono e mártir, que se opôs te­naz­mente aos in­sen­satos pro­ce­di­mentos dos clé­rigos si­mo­níacos e de­pra­vados e, por causa do seu zelo em favor da casa de Deus, foi cru­el­mente ator­men­tado e morto por dois clérigos. († 1066).

– Ver Santo Arialdo e Santo Herlembaldo, mártires, páginas 241-242 (NÃO TEM LINK): Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

7*.   Em Cor­neto, hoje Tarquínia, perto de Bo­vino, na Apúlia, re­gião da Itália, São Ben­vindo de Gúbbio, re­li­gioso da Ordem dos Me­nores, que, tra­ba­lhando hu­mil­de­mente no ser­viço dos po­bres, se con­fi­gurou a Cristo pobre. († c. 1232).

– Ver páginas 243-244 (NÃO TEM LINK): Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

8.   Em Nam Dinh, ci­dade do Ton­quim, no ac­tual Vi­etnam, São Tomás Toan, mártir, que, sendo ca­te­quista e ad­mi­nis­trador da missão de Trung Linh, no tempo do im­pe­rador Minh Mang so­freu por Cristo inau­ditos e atrozes su­plí­cios no cár­cere, onde fi­nal­mente morreu de fome e sede. († 1840)

9*.   No ter­ri­tório de Fri­burgo, na Suíça, a Beata Mar­ga­rida Bays, virgem, que, exer­cendo em fa­mília o ofício de cos­tura, se de­dicou to­tal­mente às múl­ti­plas ne­ces­si­dades do pró­ximo, sem des­cuidar nunca a vida de oração. († 1879)

10*.   Em Mo­lins, na França, a Beata Luísa Te­resa Mon­taignac de Chauvance, virgem, que fundou a Pia União das Oblatas do Sa­grado Co­ração de Jesus. († 1885)

11. Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no mesmo dia, São Ladislau (também na Folhinha do Coração de Jesus), rei da Hungria, que colocou sua autoridade a serviço do cristianismo em seu país. Designado pelos cruzados franceses, saxões e espanhóis para seu chefe, foi inesperadamente surpreendido pela morte em 1095 (M).

– Ver páginas 233-234 (NÃO TEM LINK): Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

– Ver “Ladislau I (em húngaroLászló27 de junho de 1040 – 29 de julho de 1095) foi rei da Hungria de 1077 até a sua morte. Filho de Bela I da Hungria com uma princesa polaca, nasceu na Polónia, onde seu pai se havia refugiado, e foi portanto baptizado com um nome eslavo.

Ladislau foi canonizado pela Igreja como São Ladislau (em húngaroSzent László).”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ladislau_I_da_Hungria

12. Santa Madalena Fontaine, na Folhinha do Coração de Jesus.

– Ver “1794 B Madeleine Fontaine e suas companheiras, virgens e mártires Irmãs da caridade de São Vicente de Paulo do convento de Arras. ESTAS quatro mártires eram Irmãs da Caridade de São Vicente de Paulo, do convento de Arras. Eles eram a superiora, BD MADELEINE FONTAINE, de 71 anos; Bd FRANCES LANEL, 49 anos; BD TERESA FANTOU, 47 anos; e BD JOAN GERARD, de 42 anos. Tendo, por decisão do seu ordinário, recusado prestar o juramento prestado pela Convenção a clérigos e religiosos em 1793, foram detidos como suspeitas a 14 de fevereiro do ano seguinte. Com base em certos documentos “plantados” em seu convento, foram interrogadas sobre sua “atividade contra-revolucionária”; e o notório sacerdote apóstata Joseph Lebon ordenou que fossem enviadas a ele em Cambrai, onde chegaram em 26 de junho. No mesmo dia foram levados perante o tribunal, onde Irmã Madeleine foi condenada… Sem mais demora, as irmãs foram corajosamente para a execução, cantando Ave maris stella ; e no cadafalso houve um acontecimento notável. Irmã Madeleine foi a última a sofrer e, ao se aproximar da guilhotina, virou-se para a multidão e gritou: “Escutem, cristãos! Nós somos as últimas vítimas. A perseguição vai parar; a forca será destruída; os altares de Jesus ressuscitarãoá gloriosamente.” A profecia se cumpriu. Diante das críticas violentas, Lebon teve que interromper a sucessão de execuções; e em seis semanas sua própria cabeça caiu na cesta. Estas quatro Irmãs da Caridade foram beatificadas em 1920, e sua festa é celebrada em 27 de junho.

Ver L. Misermont, Les bienheureuses Filles de La Charité d’Arras (1920), na série “Les Saints”; e Baudot e Chaussin, Vies des saints   vi (1948), pp. 448-455.”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune27.html

14. São Crescêncio. Ver “Crescêncio ou Crescente foi dos primeiros seguidores de Jesus citado no Novo Testamento. Ele é citado como tendo sido um missionário na Galácia e se tornou um companheiro de prisão de Paulo. O nome “Crescêncio” deriva do latim crescere, que significa “crescer”.”: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cresc%C3%AAncio

15.Outros santos do dia 27 DE JUNHO: páginas: 233-244 (NÃO TEM LINK):  Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959

“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.

Sobre 27 de junho, ver ainda: 27 de junho – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

BIBLIOGRAFIA:

1.MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia – Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/

2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIA NO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINA 496-498: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp-

3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%2 0-%201.pdf

4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997

5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com

6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.

7. http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune27.html

DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)

* Senhor, nosso Deus e Pai amado, obrigado por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!

Querida Mãe Virgem Maria, socorra-nos, proteja-nos

São José, Anjos e Santos, intercedam por nós! Obrigado! Amém!

PAI AMADO DÊ-NOS, À NOSSA FAMÍLIA E A TODOS OS QUE O SENHOR JÁ CHAMOU E OS QUE ESTÃO AQUI, A GRAÇA DE ESTARMOS COM O SENHOR, A  MÃEZINHA MARIA, SÃO JOSÉ E TODAS AS SANTAS E SANTOS QUANDO O SENHOR NOS CHAMAR TAMBÉM! DÊ-NOS A SUA GRAÇA! OBRIGADO PAI AMADO! PEDIMOS POR JESUS CRISTO, SEU FILHO, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! NÓS CONFIAMOS NO SENHOR! AMÉM!

OBSERVAÇÃO:

MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE   SANTAS, SANTOS E MÁRTIRES.

ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA:

barpuri@uol.com.br

SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!

“O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)

Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio, lembrado em 10 de fevereiro)

“Ó meu Deus,

“sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia, 14 de fevereiro). Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!

* “Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu sempre lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)

* Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”

* “Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”,
mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível.

(conforme: Saint of the Day (lngplants.com)

ou

Saint of the Day May 20 (lngplants.com)

* “…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio, lembrados em 21 de maio)

* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO: Meios de se preparar para uma boa morte:…Na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado...”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html

Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém!

PAI, ABRACE-NOS! JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO! DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS UNA! MÃEZINHA MARIA, VELE POR NÓS! EM NOME DE JESUS, PAI! AMÉM!

-Ver o blog

https://vidademartiressantasesantos.blog/

MUITO OBRIGADO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.