Santas e Santos de 24 de junho

1. So­le­ni­dade do Nas­ci­mento de São João Bap­tista (também na Folhinha do Coração de Jesus), o Pre­cursor do Se­nhor, que já no seio ma­terno, por vir­tude do Es­pí­rito Santo, exultou de ale­gria com a vinda da sal­vação hu­mana, pro­fe­ti­zando com o pró­prio nas­ci­mento o Se­nhor Jesus Cristo. De tal modo se ma­ni­festou nele a graça di­vina, que o pró­prio Se­nhor disse a seu res­peito: «Entre os fi­lhos de mu­lher, não apa­receu nin­guém maior do que João Baptista».

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no sexto mês antes do Natal, o nascimento de São João Batista, acontecimento que causou a alegria de muitos e inspirou a seu pai, Zacarias o “Benedictus”, hino em honra à fidelidade do Deus de Israel e profecia sobre a vocação do Precursor. O próprio Cristo afirmou que, “entre os filhos de mulher, não surgiu ninguém maior do que João Batista”, enviado para dar testemunho da Luz do mundo e do Cordeiro de Deus. (R).

– Ver páginas 143-160 (NÃO TEM LINK): Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

– Ver também “O Nascimento de João Batista (ou Dia de São João ou Nascimento do Precursor ) é uma festa cristã celebrando o nascimento de João Batista, um profeta que previu o advento do Messias na pessoa de Jesus Cristo e o batizou. Esta festa é amplamente comemorada no mundo cristão no dia 24 de junho e é uma das festas juninas. É também o único santo cujo nascimento e martírio, este último em 29 de Agosto, são evocados em duas solenidades pelo povo cristão.[1]

…A festa se originou na Idade Média na celebração dos chamados Santos Populares (Santo AntónioSão Pedro e São João; ver Festa de São Pedro e São Paulo). Além de São João, comemorado no dia 24, os outros são São Pedro (no dia 29) e Santo António (no dia 13). Em Portugal, as festas dos três marcam o início das festas católicas em todo o país.[2]

João Batista é o único santo, além da Virgem Maria, de que se celebra o nascimento tanto para a terra, quanto para o céu. Segundo os evangelhos, é o maior dos profetas (Lucas 7:26-28), porque pôde apresentar o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1:29-36). Sua vocação reveste-se de acontecimentos extraordinários, repletos de júbilo messiânico, que preparam o nascimento de Jesus (Lucas 1:14-58).”: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Nascimento_de_João_Batista

– Ver: https://pt.wikipedia.org/wiki/Nascimento_de_Jo%C3%A3o_Batista

– Ver ainda “… Quanto à data do nascimento de João Batista, nada pode ser dito com certeza. O Evangelho sugere que o Precursor nasceu cerca de seis meses antes de Cristo; mas o ano da natividade de Cristo ainda não foi apurado. Também não há nada certo sobre a época do nascimento de Cristo, pois é sabido que a atribuição da festa de Natal até o vigésimo quinto de dezembro não está fundamentada em evidências históricas, mas é possivelmente sugerida por considerações meramente astronômicas, também, talvez, inferidas a partir de raciocínios astronômico-teológicos…”: https://en.wikisource.org/wiki/Catholic_Encyclopedia_(1913)/St._John_the_Baptist

2.   Em Roma, junto à Via Sa­lária An­tiga, no ce­mi­tério “Ad septem Co­lumbas”, os santos João e Festo, mártires. († data inc.)

3.   Em Autun, na Gália Li­o­nense, ac­tu­al­mente na França, São Sim­plício, que, per­ten­cendo a uma fa­mília nobre e pi­e­dosa, viveu em per­feita cas­ti­dade com sua vir­tu­o­sís­sima es­posa e de­pois foi eleito para o episcopado († 375).

Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no séc. IV, o sepultamento do Bem-Aventurado Simplício, bispo de Autun, que fez com que um grande número de fiéis abandonasse o culto de Cibele e se convertesse a Cristo. (M).  

– Ver página 178 (NÃO TEM LINK): Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

4.   Em Cré­teil, no ter­ri­tório de Paris, também na ac­tual França, o mar­tírio dos santos Ago­ardo e Agil­berto e ou­tros muitos mártires. († s. V/VI)

– Ver “…Na diocese de Paris, em Creteil, o martírio dos Santos Agoard e Aglibert, com uma grande multidão de outros de ambos os sexos.
Séculos V-VII. O Martirológio Romano repete a lenda: “Nos arredores de Paris, na aldeia de Creteil, a paixão dos santos mártires Agoard e Aglibert, e inúmeros outros de ambos os sexos.” Os Jesuítas Bollandistas datam seu martírio entre os séculos I e III, mas alguns afirmam que era mais provável que tenha ocorrido em uma data posterior – talvez por volta de 400 DC. Dizem que eles migraram para Creteil, foram convertidos por Santo Altinus , puxados desceu por um templo pagão e sofreu a conseqüência da morte pela espada. Posteriormente, foi erguida uma igreja sobre o cemitério, onde suas relíquias agora estão guardadas…A festa é celebrada na diocese de Paris no dia 25 de junho (Beneditinos, Husenbeth).”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune24.html

5.   Em Ma­linas, no Bra­bante, na ac­tual Bél­gica, São Ru­moldo, que é ve­ne­rado como ere­mita e mártir. († 775).

– Conforme o Martirológio Romano-Monástico, no ano do Senhor de 775, São Rombaudo (São Rombaldo), originário da Ilhas Britânicas, dirigiu-se a Roma pregando o Evangelho pelo caminho. Na volta fixou-se em um eremitério nos arredores da cidade de Malines, no Brabante belga. Ali morreu assassinado por dois homens a quem havia recriminado por seus vícios (M).

– Ver páginas 173-174 (NÃO TEM LINK): Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

6.   Em Lobbes, na Aus­trásia, ac­tu­al­mente também na Bél­gica, São Te­o­dolfo (São Teodulfo, conforme o Martirológio Romano-Monástico), bispo e abade (de Lobbes na Bélgica). († 776)

7.   Em Nantes, na Bre­tanha Menor, hoje na França, São Go­ardo, bispo e mártir, que, ce­le­brando a Missa com o povo na igreja ca­te­dral, quando can­tava «Sursum corda» (“Co­ra­ções ao alto”) foi tres­pas­sado com as setas de ím­pios nor­mandos e morreu com muitos fiéis. († 843)

8*.   Em Ves­tervig, na Di­na­marca, São Te­od­garo, pres­bí­tero, o mis­si­o­nário que cons­truiu nesta re­gião a pri­meira igreja de madeira. († c. 1065)

9.   Em Si­chuan, pro­víncia da China, São José Yuan Zaide, pres­bí­tero e mártir, es­tran­gu­lado em ódio à fé cristã. († 1817)

10*.   Em Gua­da­la­jara, no Mé­xico, Santa Maria Guadalupe (Anas­tásia Gua­da­lupe Garcia Za­vala), virgem, que co­la­borou muito ac­ti­va­mente na fun­dação da Con­gre­gação das Servas de Santa Mar­ga­rida Maria e dos Po­bres e se de­dicou di­li­gen­te­mente às obras de ca­ri­dade em favor dos po­bres e dos enfermos. († 1963)

11.São Fausto na Folhinha do Coração de Jesus. São Fausto e outros 23 mártires. Ver página 178 (NÃO TEM LINK): Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

12. Em Satala, na Armênia, sete irmãos mártires: Orêncio, Herói, Farnácio, Firmino, Firmo (também na Folhinha do Coração de Jesus), Ciríaco e Longino, soldados, aos quais o imperador Maximiano mandou tirar as armas porque eram cristãos: separados, em seguida, dos outros, e encerrados em lugares diversos, morreram, sucumbindo às misérias e sofrimentos.

13. Os Mártires de Roma, sob Nero. Ver páginas 161-170 (NÃO TEM LINK): Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

14. São Lupicínio, ermitão e confessor. Ver páginas 171-172 (NÃO TEM LINK): Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

15. Bem-Aventurada Raingarda, viúva. Ver páginas 175-176 (NÃO TEM LINK): Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

16. São Bartolomeu, ermitão. Ver página 177 (NÃO TEM LINK): Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959.

17. Outros santos do dia 24 DE JUNHO: páginas: 143-178 (NÃO TEM LINK):  Rohrbacher, Padre – VIDAS DOS SANTOS – Volume XI – Editora das Américas – 10 de julho de 1959

“E em outras partes, muitos outros santos Mártires, Confessores, Virgens, Santas e Santos”.

R/: Demos graças a Deus!”

OBSERVAÇÃO: Transcrito acima conforme os textos da bibliografia: português de Portugal, por ex., ou português da época em que o livro foi escrito.

Sobre 24 de junho, ver ainda: 24 de junho – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

BIBLIOGRAFIA:

1.MARTIROLÓGIO ROMANO – Secretariado Nacional de Liturgia – Portugal http://www.liturgia.pt/martirologio/

2. MARTIROLÓGIO ROMANO ITALIA NO – Editore: LIBRERIA EDITRICE VATICAN – A © Copyright by Fondazione di religione Santi Francesco di Assisi e Caterina da Siena, Roma, 2004 ISBN 978-88-209-7925-6 – PÁGINA 489-491: Via Internet: https://liturgico.chiesacattolica.it/wp- content/uploads/sites/8/2017/09/21/Martirologio-Romano.pdf

3. VIDAS DOS SANTOS – PADRE ROHRBACHER – Abaixo o vol 1. São 22 volumes, sendo 20 volumes em PDF; 2 volumes não estão em PDF: Vol. 10 e 11: http://obrascatolicas.com/livros/Biografia/VIDAS%20DOS%20SANTOS%2 0-%201.pdf

4. Martirológio Romano-Monástico – adaptado para Brasil – Abadia de S. Pierre de Solesmes – Mosteiro da Ressurreição, Edições – 1997

5. Martirológio Romano – Editora Permanência – Rio de Janeiro, 2014 – Livraria on line – www.editorapermanencia.com

6. Folhinha do Coração de Jesus – virtual – aplicativo para celular.

7. http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune24.html

DIVERSOS (OBSERVAÇÕES, CITAÇÕES E ORAÇÕES)

* Senhor, nosso Deus e Pai amado, obrigado por tudo o que o Senhor nos tem dado e permitido viver!

Querida Mãe Virgem Maria, socorra-nos, proteja-nos

São José, Anjos e Santos, intercedam por nós! Obrigado! Amém!

PAI AMADO DÊ-NOS, À NOSSA FAMÍLIA E A TODOS OS QUE O SENHOR JÁ CHAMOU E OS QUE ESTÃO AQUI, A GRAÇA DE ESTARMOS COM O SENHOR, A  MÃEZINHA MARIA, SÃO JOSÉ E TODAS AS SANTAS E SANTOS QUANDO O SENHOR NOS CHAMAR TAMBÉM! DÊ-NOS A SUA GRAÇA! OBRIGADO PAI AMADO! PEDIMOS POR JESUS CRISTO, SEU FILHO, NA UNIDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO! NÓS CONFIAMOS NO SENHOR! AMÉM!

OBSERVAÇÃO:

MUITO MAIS PODE SER ACRESCENTADO A ESSA LISTA DE   SANTAS, SANTOS E MÁRTIRES.

ACEITAMOS SUGESTÕES. CONTATE-NOS, POR GENTILEZA:

barpuri@uol.com.br

SANTAS E SANTOS DE DEUS, INTERCEDAM POR NÓS! AMÉM!

“O maior jejum é a abstinência do vício” (Santo Agostinho)

“Nos vemos no Céu. Viva Cristo Rei! Viva sua mãe, a Virgem de Guadalupe!” (últimas palavras do jovem mártir São José Sánchez del Rio, lembrado em 10 de fevereiro)

“Ó meu Deus, sabeis que fiz tudo quanto me foi dado fazer.” (últimas palavras de São João Batista da Conceição Garcia, 14 de fevereiro). Que essas palavras sejam também as nossas, quando o Pai amado nos chamar. Amém!

* “Senhor, não permita que eu entristeça o Divino Espírito Santo que o Senhor derramou sobre mim na Confirmação. Divino Espírito Santo me inspire, me guie para que eu sempre lhe dê alegria! Peço-lhe, Senhor, Pai amado, por Jesus Cristo, na unidade do Divino Espírito Santo! Amém!” (baseado na Coleta Salmódica após o Cântico Ez 36,24-28 do sábado depois das cinzas de 2021)

* Jesus me diz: “Filho (filha), eu estou com você!”

* “Os santos são uma “nuvem de testemunhas sobre a nossa cabeça”,
mostrando-nos que a vida de perfeição cristã é possível.

(conforme: Saint of the Day (lngplants.com)

ou

Saint of the Day May 20 (lngplants.com)

* “…santo é aquele que está de tal modo fascinado pela beleza de Deus e pela sua perfeita verdade que é por elas progressivamente transformado…” (Homilia de Beatificação de Padre Manoel e o Coroinha Adílio, lembrados em 21 de maio)

* Dia 23 de junho: SÃO JOSÉ CAFASSO:  Meios de se preparar para uma boa morte:…Na primavera de 1860 Dom Cafasso previu que a morte o levaria durante o ano. Ele redigiu um testamento espiritual, ampliando os meios de preparação para uma boa morte que tantas vezes expôs aos retirantes de Santo Inácio, a saber, uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado...”: http://www.lngplants.com/Saint_of_the_DayJune23.html

Pai amado, dê-nos a graça de nos prepararmos bem para a morte vivendo uma vida piedosa e justa, o desapego do mundo e o amor a Cristo crucificado. Amém!

* PAI, ABRACE-NOS! JESUS, ACOLHA-NOS EM SEU CORAÇÃO! DIVINO ESPÍRITO SANTO, NOS UNA! MÃEZINHA MARIA, VELE POR NÓS! EM NOME DE JESUS, PAI! AMÉM!

-Ver o blog:

https://vidademartiressantasesantos.blog/

MUITO OBRIGADO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.